por Fernando Beserra
Continuando nossas conversas sobre Leary e suas pesquisas com enteógenos ou psiquedélicos, vamos falar sobre as experiências com psilocibina em Harvard. As experiências em Harvard começaram com a orientação existencial-transacional conforme abordamos no último post. Isso quer dizer que, ao contrário de muitos estudos atuais sobre enteógenos, Tim Leary e Cia não entraram nas regras do jogo médico. Nada de cenário branco ou neutro e especialmente nada de pesquisador fora da experiência. Um primeiro guia, nos primórdios das pesquisas, foi fornecido por Aldous Huxley. Trata-se de uma descrição feita por Teophile Gautier das técnicas usadas por Baudelaire e pelo Clube de Haxixe de Paris. Eis a importante passagem para enteogenistas (especialmente aos que fazem suas sessões fora de religiões estabelecidas):
Sabe-se, portanto, que se alguém deseja aproveitar ao máximo os feitos mágicos do haxixe, é necessário se preparar antecipadamente e fornecer de alguma maneira o motif para suas variações extravagantes e fantasias irrestritas. É importante estar com a mente e o corpo tranqüilos, não ter nesse dia nenhuma ansiedade, tarefa ou horário, e estar em um apartamento que Baudelaire e Edgar Alan Poe adorariam: um quarto de decoração poética e confortável, luxo bizarro e elegância misteriosa; um retiro privado e escondido.[1]
Enquanto as experiências em Harvard aconteciam, Tim Leary conheceu o beatnik Alen Ginsberg que ficou maravilhado com os efeitos da psilocibina. Logo formaram um pequeno grupo que foi “ligando” pessoas importantes nos EUA, dentre elas muitos poetas, como Neal Cassady e Jack Kerouac. Posteriormente foram Richard Alpert e Ralph Metzner os que levaram a frente com Leary este trabalho.
Num período posterior Tim escreveu o famoso “A Experiência Psicodélica: um manual baseado no livro tibetano dos mortos“ um guia para viagens com LSD procurando induzir ou facilitar a transcendência ou libertação dos limites do ego.
Ainda em Harvard, Leary e Cia fazem uma experiência na penitenciária de Massachusetts. Ninguém imaginava que o grupo de Leary aceitasse o convite para iniciar um programa de ressocialização voluntário na penitenciaria, aonde as taxas de reincidência na criminalidade chegavam a 70% e, pior, nenhuma psicologia conseguia resultados satisfatórios. Foi neste setting “terrível” que o grupo de Leary acompanhou dezenas de prisioneiros e fez um trabalho fantástico[2]. Os presos que participaram do trabalho experimental com psilocibina foram acompanhados após a saída da prisão (no chamado projeto CONTACT) e após 2 anos de projeto a taxa de reincidência na criminalidade, entre os participantes do projeto, era de apenas 10%. Finalmente, apesar de tudo, o projeto foi cancelado após a saída de Leary e Richard Alpert de Harvard. Muitos estudos de re-imprinting e bonding, isto é, de alterações abruptas de comportamento e aprendizagem instantânea, foram realizados a partir destas experiências.
Num terceiro projeto destes cientistas contraculturais e brilhantes, eles administraram, na tese de doutorado de Walter Pahnke, psilocibina a estudantes de teologia que procuravam uma experiência mística numa sexta feira da paixão. Tiveram um grupo de controle usando placebo e um grupo que usou de fato a psilocibina. Logo ficou claro qual grupo era qual, deixando sem sentido as experiências com duplo cego. Os resultados foram evidentes e ficou comprovado no âmbito científico a possibilidade da experiência mística ser induzida pelo uso de substâncias enteogênicas. Como resultado, a tese só foi aprovada com dificuldades e o principal teólogo participante das experiências de Leary foi convidado pelos seus superiores a sair do experimento, o que o teólogo não fez. O experimento ainda seria ridicularizado por um medíocre agente da FDA (Food and Drug Administration).
A saída de Leary de Harvard e a fundação da IFIF (International Foundation for Internal Freedom) ficarão para uma próxima, porque esgotamos o nosso espaço e nosso tempo nesta Zona Autônoma.
Gostaríamos, por último, perguntar a nossos queridos leitores se este pensam da diferença de uso de enteógenos dentro e fora do contexto ritual? O que é mais seguro? O que é mais benéfico para o usuário?
[1] - Nos casos de experiência enteogênica introvertida a maioria dos usuários procura tapar os olhos, p.ex, ou mesmo ouvidor, procurando o afastamento dos estímulos mundanos.
[2] - No outono de 1962 já compunham o grupo 35 detentos e 15 acadêmicos.
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ResponderExcluire esse livro ai rola ?
ResponderExcluirAi o link do Experiência Psicodélica:
ResponderExcluirhttp://www.experienciapsicodelica.kit.net/
Abç
esse manual( a experiencia psicodelica) é baseado no livro Tibetano dos mortos!!!
ResponderExcluirMuito bacana o post.. acho importante divulgar outros pontos de vistas e fatores.. o livro do hoffmann e o portas da percepçao de huxley, fazem um otimo complemento, acho que deviam ser uma trilogia...hehehe...
ResponderExcluirAcho que oque importa é que mesmo quem usa as drogas psicodelicas sempre podem aprender algo, mesmo fora de ritual, por serem drogas que abrem a mente.. huxley fala que nossa cerebro na verdade é um contensor da nossa capacidade, entao abrindo nossa mente podemos ser MAIS do que somos.. e aprender com essa evoluçao..
abraços!
As coisas devem ser usadas com sabedoria e finalidade,sou contra e desprezo pessoas que fazem uso de entéogenos para diversão,no meio disso,há um fundo ancestral,vindo dos maias,astecas e incas que faziam uso religioso e sagrado de algumas plantas.
ResponderExcluirO uso dessas plantas tem finalidade de autoconhecimento e abrir percepções cegas.Acho que a Maconha é tida como droga por justo fato,as pessoas a fumam pra rir e se divertirem,ou se auto afirmar,coisa que acho errada,a maconha é sim um entéogeno,dependendo da dose e do usuario,infelizmente ela não é fumada com esse intuito pela maioria !!!
Falo tambem das pessoas hipócritas e sem educação que vão a uma sessão do Santo Daime apenas pra curtir a onda da Ayahuasca - outra coisa que desprezo.
Te todos entéogenos que experimentei,vale até cita-los - Salvia Divinorum,Jurema Preta,San Pedro,Agrieya Nervosa (LSA), Ayahuasca - fiz com intuito espiritual,e hoje posso dize-los que sei quem sou,por tal uso,hoje fico com meu entéogeno mais eficaz a mim mesmo,a maconha.
Então meus irmãos,vos digo que o uso de plantas sagradas deve ser feita com um intuito,não só o de ficar lombrado,até porque pessoas que a usam pensando só nisso,não tem uma trip muito agradavél !
Abraços fraternos.
Eu já discordo do usuário acima...Pra mim, o uso de enteogenos é intimamente ligado a uma grande experiencia mistica...eu mesmo, antes de usar, tinha uma visão completamente diferente do que tenho agora (no caso, o lsd).
ResponderExcluirTem quem use somente num contexto recreativo?Tem, porém, a beleza dos enteogenos é essa; cada um tem sua maneira de utilizar, e viva a liberdade de escolha!
E viva a psicodelia!
HIPROCRISIA É O REFLEXO DE FRACA ALMA, QUEM FUMA CANHAMO PRA RIR NUNCA SE OLHOU NO ESPELHO DOIDÃO!
ResponderExcluirPAZ E CULTURA
simplismente não adianta. enteogenos, são e sempre serão ligados ao lado espiritual e mistico do ser humano e da natureza.
ResponderExcluirminhas experiencias com LSD, cogumelos, salvia, foram extremamentes satisfatorias pra mim.
explicar é dificil, só posso dizer que achei a resposta...
o que eu tenho a dizer é: nao usem enteogenos pra ficar doidao. a parada é diferente. aliás, pra mim maconha é muito mais espiritual do que pra muita gente q eu conheço, que fuma pra ficar locao.
nunca fumei maconha pra ficar locao.
ResponderExcluirRapaz,vocês só irão se calar,no dia que tomarem algum enteogeno e cairem numa bad.
ResponderExcluirEnteogeno se faz uso com respeito meu caro anônimo,não existe essa de que cada um usa do jeito que quer,até porque não é em qualquer lugar que se acha,como maconha que em qualquer buraco vende !!
Desde quando LSD é enteogeno?Sabes ao menos o significado de ENTEOGENO?
Essas cultura vem desde os maias,não foi com Tim Leary que apareceu,ele só quebrou um tabu,não se usa enteogenos de qualquer jeito meu caro anonimo,vocês precisa pesquisar mais hein?Te aconselho ler,ficar so fumando xila,não vai te adiantar de nada.
Sabes ao menos o significado de misticismo?Uso de plantas sagradas não tem nada a ver com o mistico meu caro,vá ler,vá ler,é o que te falta.
Eai pessoal!
ResponderExcluirFico feliz pelos comentários e pela discussão.
Os enteógenos, além da cultura maia, asteca, xinoteca, etc., fizeram parte de um enorme mosaico de culturas, da Asia as Americas, da Europa a Africa, fato é que enteógenos existem desde a aurora dos tempos.
Existem substâncias que facilitam um contato com uma alteridade interna, um guia interior, ou mesmo com o Self (si-mesmo, Jesus interior, Selbst, Tao, Atman-purusha, etc), mas este contato é realmente facilitado, é realmente enteogênico a partir de uma finalidade prévia do usuário, de um set e setting propícios. Digo isso genericamente, pois sabemos que muitos que usam enteógenos recreativamente, em algumas situações, tem que lidar com peias que levam a uma experiência renovadora, transformadora.
Isso não significa, por outro lado, que com pequenas quantidade não seja possível um uso lúdico de tais substâncias. No caso da cannabis isso é mais comum, em outras vezes com o LSD. Mas isso também é feito com cogumelos psilocíbicos.. Não há dúvidas de que o LSD é uma substâncias com alto potencial de indução de experiências enteogênicas, muito embora, tenha sido usado de modo tão frequente em raves para "derreter" ou pelo puro prazer.
Vários povos tradicionais usavam, em algumas situações, enteógenos, de forma não enteogênica, mas lúdica. A maconha entre alguns povos indígenas no Brasil é um exemplo.
Achei muito bacana também nos comentários esta visão de não usar uma substância para ficar "doidão". Podemos até usar uma subst. por prazer ou mesmo para relaxar num dia de stress, mas temos que fugir a estas palavras denegridoras, feitas para estigmatizar os usuários. Uma delas é "doidão". Então, é importante que possamos abrir margem a usos positivos de substâncias psicoativas, que não visem reduzir um estado de desconforto anterior, que não sirvam como "tapa-buraco" de uma angustia, mas que venham afirmativamente na produção de uma transformação ou agencimanto positivo e renovadores na existência tanto de nós mesmos como sujeitos, mas também na ascendência de uma nova consciência.
Além de tudo, é urgente a produção de um novo mundo.
Pra mim, ficar crucificando o uso lúdico é o mesmo discurso do proibicionista. Vivemos ou não numa democracia, onde cada um DEVERIA ter o direito de fazer o que quer, CONTANTO que não interfira a liberdade alheia?
ResponderExcluir"Te aconselho ler,ficar so fumando xila,não vai te adiantar de nada.
Sabes ao menos o significado de misticismo?Uso de plantas sagradas não tem nada a ver com o mistico meu caro,vá ler,vá ler,é o que te falta."
Já ouviu falar em liberdade?Acaso és tu um Deus agora, dono da verdade absoluta?Dá até desgosto de ler algo assim, nesse tipo de blog ainda!hahahah é pra se rir, MESMO!Dá até um desgosto, um PRECONCEITO como esse
"Va ler, ler é o que te falta"
Eu prefiro VIVER, é bem melhor...só estou indignado por você assumir várias preconceitos na sua cabeça e perdido na sua prepotência, que aparenta saber muito, JULGANDO SEM CONHECER...isso pra mim é IMPOSIÇÃO de visão...
Isso me remete a facismo haha "Faças como o Estado Mandas, caso contrário, vá embora"
Como dizem né, quem acha que está certo toda hora, toda hora está errado...
Paz a todos!
Olha por experiências próprias ja desfrutei de diversos momentos tanto em rituais em plena chapada diamantina com sementes de lsa e chá de ayhuasca qto ja os usei em momentos de rave não com o propósito de derreter mais de abrir as portas das sensações e sentir tudo com mais intensidade tive bons momentos em ambas escolhas isso é muito pra onde nossas energias estão direcionadas, e o que cada um busca ja passei por momentos muito dificeis fazendo o abuso de lsd uma grande "bad trip" achei que não voltaria mais a realidade mais tbm me ensinou que o excesso sempre e a pior escolha e tudo com equilibrio e conscência e acima de tudo liberdade de escolha por que somos vencedores desde qdo fui um espermatozoide e ganhei a corridaa!!
ResponderExcluirmuito bom! era o que faltava no hempadão! viva a enteogenia!
ResponderExcluirEu - da hora a discussão, pegou fogo nos posts acima. Na minha experiencia, eu gosto de dizer que o problema não entrar no inferno, e sim entrar nele sem luz.
ResponderExcluirEstas plantas podem derrepente sacudir o individuo e levar a um sentimento forte e novo que nunca teve em toda a vida, esta experiencia dentro de um ritual acaba sendo organizada, ou com maiores possibilidades de organização possivel. Ja fora do rito o individuo fica mais apto a desordem e a esperiencia ser desorientada.