Hoje continuamos a contar a história de uma dos maiores ídolos da cultura canábica e, junto com ela, os acontecimentos importantes do meio em que vivia. O reggae não foi criado por Bob Marley, mas surgiu na época em que o músico já havia começado a cantar com os Wailers. Dá uma olhada nessa história!
Mais confiante, Bob voltou para Trench Town no outono de 1968, onde ele e os Wailers conversaram com Leslie Kong sobre a possibilidade de trabalhar com ele de novo. Kong lançou vários singles do grupo como “Can’t you see”, “Caution”, “Soon come” e “Do it twice.” Em 1969, The Wailers estavam focados já em outro produtor, mais inovador, Lee “Sctatch” Perry.
Perry começou sua carreira trabalhando com Coxsone Dodd no Studio One. No final dos anos 60, Perry estaca se tornando um produtor mais experimental e sentiu que Dodd não lhe permitia crescer como produtor. Ele saiu e lançou dois singles, “Run for cover” e “The upsetter”, ambos se tornaram seus hits. Ele também uniu uma banda, chamada “The Upsetters”, que contava com Aston Francis Barret no baixo e seu irmão, Carlton Lloyd Barret na bateria.
Em 1969, a banda “The Upsetters” gravou a música “Return of Django”, um hit internacional considerado por muitos historiadores como sendo o primeiro exemplo de um novo estilo de música jamaicana chamada Reggae. No ano anterior, um outro grupo jamaicano, “Toots and the Maytals”, lançaram um hit chamado “Do the Reggay”. Mas nem todo mundo concorda que essa música foi a responsável por dar nome a esse novo estilo musical – que destacava o baixo e a guitarra dos outros instrumentos. Alguns dizem que o nome vem da palavra streggae, uma gíria das ruas de Kingston para prostituta. Bob disse que a origem da palavra era espanhola e que significava “a música do rei”.
De onde quer que esse nome tenha vindo, Bob adorou o novo som e, depois que The Upsetters voltaram de uma turnê na Inglaterra, ele os convidou para trabalhar com os Wailers. O primeiro trabalho que fizeram juntos foi uma música chamada “My Cup”; depois seguiram “Duppy conqueror”, “Man to Man (Who the Cap fit)” e “Soul Almighty”. Lee Perry, no entanto, ficou indignado que Bob tentou roubar sua banda até que eles se encontraram e fizeram um acordo: Lee Perry seria o produtor desse novo supergrupo de reggae. The Wailers lançaram seu primeiro álbum sob a direção de Perry, Soul Rebels, no verão de 1970.
Rob Partridge, que administraria a PR para Marley nos anos 70, escreveu que “a combinação Perry/Wailers resultou no que se pode chamar de música mais refinada que a banda já fez. Algumas faixas como ‘Soul Rebel’, ‘Duppy Conqueror’, ‘400 Years’ e ‘Small Axe’ não foram apenas clássicos, mas definiram a direção do Reggae.”
O álbum “Soul Revolution” saiu em 1971 e se destacou por algumas músicas como “Keep on Moving”, “Put it On” e “Kaya”. Nessa época, os Wailers se tornaram estrelas por todo o território caribenho, levando Leslie Kong a lançar uma coleção de suas gravações com a banda, chamada The Best of The Wailers.
Apesar desse sucesso, The Wailers ainda era uma banda desconhecida na maior parte do mundo.
reggae aaaaaaaaaa viiiiiiiiiiidaaaaaaaaaa commmmmmmmmmm AAAAAAAAMOOOOOOOOOOOOOOOOOORRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRR.............SEJA COMO FOR MEU BROTHER.....DOUGLAS
ResponderExcluirSalve os primeiros
ResponderExcluirGarotos do reggae
ResponderExcluirHoje às 13:39 eu semeei o futuro. Que felicidade jahajahjahajha
sem querer tirar vcs, mas o texto só fala de bob marley. Na moral, tem um monte de informação muito mais relevante e vital da verdadeira historia do reggae. O texto não fala do ska, dop rocksteady, de como esses ritmos surgiram, as influencias.... O blog tem um monte de informação legal, informação pra quem quer sair do senso comum, mas quando o assunto é musica, a unica coisa que vejo é Bob Marley/Cachoeira/Rastafari.
ResponderExcluirRecomendo o texto http://youandmeonajamboree.blogspot.com/2006/07/um-pouco-sobre-o-skinhead-reggae.html
abraços!