sábado, 2 de outubro de 2010

[Ed. #83] RastaFórum: Bob Conhece Johnny Nash!

Johnny Nash Hoje continuamos a contar a história da vida do nosso ídolo Rasta que se mistura com a história do Reggae e da cultura canábica jamaicana.

Em 1968, o professor da cultura Rasta de Bob, Mortimo Planno, apresentou Bob a um músico americano chamado Johnny Nash. Ele tinha aparecido várias vezes nos programas de TV e rádio de Arthur Godfrey, e fez sucesso em 1957 com a música “A Very Special Love.” Mais de uma década depois, a música “Hold Me Tight”, que ele havia gravado no Federal Studios na Jamaica, ficou no Top 10 dos EUA.

Danny Sims Bob tocou algumas de suas músicas para Nash e seu agente, Danny Sims. Ele ficou tão impressionado que ofereceu a Bob, Bunny e Peter um contrato com sua companhia, Cayman Music. Cada um deles recebia 50 dólares por semana. Os Wailers ainda estavam gravando para Lee Perry, mas produziram músicas pra Sims, gravando mais de 80 músicas entre 1968 e 1972. As gravações (que, como demos, não tinham a intenção de serem lançadas) mostram um outro lado das composições dos Wailers. “Não havia ‘Jah’ nas músicas que Bob fazia até então,” disse Sims. “Era só ‘Jesus’ isso e ‘Senhor’ aquilo.” Adicionou o biógrafo Stephen Davis, “...com exceção de ‘Mellow Mood,’ [as gravações] não se ligavam com a experiência de Trench Town, que era o que os jovens jamaicanos esperavam dos Wailers agora.”

Enquanto isso, no fim dos anos 70, Sims ofereceu a Bob a oportunidade de fazer parte do elenco de um filme de Johnny Nash, Want So Much to Believe. Sims mandou Bob para o set do filme, na Suécia.

Através de Sims, Bob e Nash fecharam contratos com a CBS International Records, embora tenham continuado contratados da empresa de Sims. Bob foi a estúdio gravar algumas músicas com a banda de apoio de Nash chamada Rabbit and the Jungles (Rabbit vinha de John “Rabbit” Bundtrick, um tecladista texano que posteriormente ficaria famoso como membro do The Who). De acordo com Rabbit, “Johnny decidiu que devíamos colocar um tempero mais exótico nas músicas pro filme, então ele trouxe o Bob da Jamaica pra ensinar a mim e aos outros músicos a tocar Reggae.

6 comentários:

  1. arnold assinou a parada laaa e vcs ficam falando dessa bosta?????

    ResponderExcluir
  2. Salve salve Danny Sims e Johnny Nash!!!

    ResponderExcluir
  3. O reggae não é apenas tocado, ele é sentido, a vibe e tals... pro Bob não deve ter sido difícil ensinar os caras... Mas graças a Jah o nosso camninho é iluminado e conhecemos muitas pessoas afim de ajudar.. partilhar o pão, como foi com Bob! Um salve a todas as pessoas que exercem o bem!

    ResponderExcluir
  4. Mais um grower preso como traficante:

    http://oglobo.globo.com/rio/mat/2010/10/01/policiais-encontram-estufa-de-maconha-em-itaipu-922678617.asp

    ResponderExcluir
  5. Muita chuva! Chuva de sábado!
    Pega logo uma seda e o dixavador
    Para fazer um bem bolado!
    Pra pensa um pouco no dia de amanha,
    Nos filhos da puta q vão para o senado!
    O foda, é o povão burro!
    Que continua votando errado!
    Continuarei aqui sentado
    lamentando a derrota de Plínio de A. Sampaio,
    O único que prometeu,
    Fazer o bagulho ser legalizado!
    Não gosto do que disse?
    Então vai se FUDER
    Seu careta do caralho!

    ResponderExcluir
  6. Bosta é o que você comenta.
    Salve bob e a cultura rasta.

    ResponderExcluir