sábado, 9 de outubro de 2010

[Ed. 84#] Discolized: The Maytals - Do The Reggae!

por Várzea Crew

Com o nome de The Maytals, Toots Hibbert foi quem começou uma das maiores bandas de reggae de toda a história. Formada na década de 1960, durante o auge do Ska, os Maytals inovaram a música mundial, misturando diversas influências e fazendo um som altamente empolgante e contagiante. Devido ao seu groove sem igual, Hibbert chegou a ser comparado a Otis Redding, conhecido como The King of Soul.

Hibbert cresceu ouvindo música gospel, uma das principais influências no estilo de música feito pela banda. Mudou-se para Kingston em 1958 com 13 anos e formou o The Maytals. Desde o começo da banda, em 1962, Coxsone Dodd do Studio One já estava de olho no som dos caras, e logo os colocou como o coro de back vocals de ninguém menos que os Skatalites. Fizeram tanto sucesso que formaram uma banda completa, passando a ter prioridade na gravadora, antes mesmo que os Wailers.

Depois de 2 anos gravando no Studio One, os Maytals gravaram algumas sessões com Prince Buster e logo depois com Byron Lee, já em 1966. Junto com Byron Lee ganharam o Festival Popular de música jamaicana independente, com a música Bam Bam. A carreira do grupo foi interrompida no final de 1966, com Hibbert sendo preso por 18 meses, por uso de maconha. Hibbert não foi preso em vão...foi a convivência na prisão que o motivou a escrever a música 5446 That's My Number, um clássico da música mundial, que é regravada até hoje por diversos artistas.

Logo após a saída de Hibbert da prisão, no fim de 1967, os Maytals passaram a trabalhar com o produtor Leslie Kong, um jamaicano chinês. Foram vários os sons da banda que tornaram-se famosos na época de Kong, como Do The Reggay; Pressure Drop; 5446 Thats my Number; Sweet and Dandy; e Monkey Man.

Em meados de 1971, após assinarem um contrato com a Island Records, os Maytals deram o primeiro passo para a fama mundial. O contrato incluia distribuição e divulgação de seus sons em diversos países da Europa, e até mesmo a possibilidade de alguns shows nas Américas.

Depois da morte de Leslie Kong, ainda em 1971, o grupo continuou a gravar com seu sucessor, Warrick Lyn. Byron Lee voltou a ser o produtor da banda e mudou o nome do grupo para Toots & The Maytals. A mudança ocorreu por Toots Hibbert ter alguns trabalhos e participações solo e devido a isso ter uma visibilidade internacional maior.

O grupo continuou gravando bastante e lançou 3 álbuns que se tornaram recordes de vendas seguidos na Jamaica. Após estes lançamentos, a banda foi chamada para abrir um show do The Who, que aconteceu em 1976, nos EUA. Mas esse show não foi suficiente para que o Toots alcançasse o sucesso que Bob Marley e Peter Tosh já faziam na América.

A banda continua na ativa até hoje, e ganhou recentemente em 2005 o Grammy de melhor álbum de reggae, com True Love. O disco reunia regravações de seus clássicos e conta com a participação de artistas como Eric Clapton e Keith Richards. Outro Grammy foi ganho pela banda em 2008, com o CD "Light Your Light", e hoje em dia a banda realiza algumas turnês com os Rolling Stones, Dave Matthews Band e até mesmo Sheryl Crow.

Deixamos vocês com a coletânea "Do the Reggae", contendo 16 sucessos dos caras. Só com sons da era Leslie Kong, o disco foi lançado pela Attack Records em 1988. Clique na capa do disco para baixar!

4 comentários: