domingo, 10 de outubro de 2010

[Ed. #85] Discovery Hemp: Maconha e Gravidez – Continuação do Artigo da Revista de Psiquiatria!

por Dr. Moura Verdini

Continuando o assunto abordado na semana passada, o uso de maconha durante a gravidez e seus possíveis efeitos sobre o desenvolvimento do feto e do recém nascido, o Discovery Hemp mostra agora a segunda parte da revisão feita sobre o assunto pela Associação Brasileira de Psiquiatria. O texto abaixo trata do desenvolvimento do feto em termos de peso e comprimento e da probabilidade de surgimento de patologias associadas ao uso de maconha durante a gravidez no feto e/ou no recém nascido.

“A exposição fetal prolongada à maconha pode ocorrer se a mãe fizer uso regular da droga, uma vez que o tetrahidrocanabinol não só cruza a placenta, como pode ser detectado nos tecidos fetais até 30 dias após seu uso isolado. Dentre os diversos possíveis efeitos da exposição fetal à maconha, à luz da teoria da origem fetal das doenças do adulto, é interessante abordar as possíveis repercussões do uso da substância pela gestante em termos do crescimento pré- e pós-natal. Quanto ao feto, os resultados são controversos, parecendo haver uma fraca associação negativa entre o abuso de maconha pela gestante e o comprimento do feto e do recém-nascido. Em relação ao peso, há indicação de uma associação entre a exposição comprovada por exames toxicológicos à maconha e uma redução no peso fetal, ao redor de 15 gramas, entre 17 e 22 semanas de gestação. Uma metanálise, englobando dez estudos, mostra uma fraca associação entre o uso materno de cannabis e o peso ao nascer, sendo que o uso da substancia quatro ou mais vezes ao dia leva a uma redução de 131 gramas (IC 95% 52-209g) no peso ao nascer. Nos primeiros dois anos de vida, parece haver uma tendência dos lactentes expostos intra-útero à maconha a apresentarem maior ganho de peso e estatura de forma simétrica, mas há uma diminuição do perímetro cefálico destas crianças avaliadas entre nove e 12 anos de idade.

Alguns estudos têm relacionado a exposição fetal à maconha ao aparecimento de tumores malignos na infância. Em um estudo caso-controle, tal exposição elevou em 11 vezes o risco de leucemia não linfoblástica aguda, mas a taxa de exposição à maconha do grupo controle foi muito mais baixa do que a relatada para a população geral americana, podendo representar um viés de seleção da amostra avaliada. Em outro estudo, a exposição do feto à maconha se associou à maior freqüência de rabdomiosarcoma. O maior problema deste último estudo, entretanto, foi diferenciar o efeito da maconha do de outras drogas consumidas pelas gestantes. Diante destes dados, é impossível estabelecer qualquer relação entre o uso de maconha na gestação e o aparecimento de tumores malignos na infância, sendo necessários novos estudos, com metodologia apropriada.

Outro assunto que suscita interesse é a possibilidade de haver alguma relação entre o uso pré e pós-natal de maconha pelos pais e a Síndrome da Morte Súbita Infantil. Um estudo caso-controle englobou 239 crianças que morreram com a síndrome entre 1989 e 1992 na Califórnia – EUA. Estas crianças foram pareadas com 239 controles de acordo com idade, sexo, local e data do nascimento. O consumo de drogas pelos pais durante a gestação e amamentação foi questionado por telefone para os casos e para os controles. Nesta investigação, o uso materno de maconha durante a gestação, ajustado para o uso de tabaco, não modificou de forma significante a incidência da Síndrome de Morte Súbita. Já o consumo de maconha pelo pai durante a concepção, gravidez ou após o nascimento elevou em duas a três vezes o risco da síndrome, risco este ajustado ao uso pelo pai de tabaco e álcool. Os vieses relacionados à metodologia empregada, com entrevista telefônica dos pais, são potencialmente múltiplos, mas os resultados indicam que os efeitos do uso de maconha pelo pai durante a concepção, gestação e infância merecem ser estudados com maior profundidade. Em outro ensaio de base populacional na Nova Zelândia, 393 casos de Síndrome da Morte Súbita Infantil e 1592 controles foram avaliados. Após o ajuste para etnia e uso materno de tabaco, a exposição pós-natal à maconha inalada pela mãe desde o nascimento elevou apenas de forma marginal o risco da síndrome (OR 1,55; IC 95% 0,87-2,75). Tais achados isolados merecem novos estudos, mas, de qualquer modo, a exposição do feto à maconha não modifica a mortalidade até dois anos de idade.”

23 comentários:

  1. pixar é crime num pais onde roubar é arte! ;S

    ResponderExcluir
  2. Tudo a ver...Provavelmente foi pego Pixando...
    PIXAR é crime sim... Grafite não.

    ResponderExcluir
  3. Porraaaa, até no discovery hemp esse assunto. Maaaiiiiis maconha e menos discuções please.
    nem parece q é um blog pra maconheiroos ta todo mundo nervoso. tão precisando fuma maais pra fica di boua isduahsiuahsuiahsuiahsihasa
    Legalize
    by rafinhá
    paazzzz,...

    ResponderExcluir
  4. -
    hahahahahahaha
    Cooncordo cm vooose Rafinhá!(y'


    ou ta mto chapado, ou ta mto indignado msmo!

    ResponderExcluir
  5. a cara é estar chapado! sorrindo para todos os lados!
    ficar irado é coisa de noiado!;)
    a cara é catch a fire momes e depois sai pra lança uns pixo!

    ResponderExcluir
  6. se minha esposa estivesse gravida não deixaria ela mafu um doaseba! vai que rola uma zica!

    ResponderExcluir
  7. To muito chapádo,
    suiahusiahsuiahsiua
    meio indiguinado, mas muito chapado.
    num sei responde disculpa. siuahsuiahsuaihsuia
    by rafinhá
    jahbless

    ResponderExcluir
  8. Cara, pra por um fim nessa discussão do "pixar é ou não é crime?"... imaginemos por um momento que NÃO, pixar NÃO é crime...

    Você acorda e tá lá pixado na porta da sua casa "VIVA A POLÍCIA, VIVA O BOPE, ABAIXO A LEGALIZAÇÃO".. alguém ae ia gostar? Ou então um clássico "pixei e saí correndo, pau no cu de quem ta lendo". Isso é arte?

    Juro que eu pixo a cara do vagabundo (SIM, VAGABUNDO) que pixar meu muro.. sendo ARTE, OU NÂO SENDO ARTE, VC ESTÁ INVADINDO O DIREITO DE ALGUÉM. QUAL A DIFERENÇA DO GOVERNO TE OBRIGAR A NÃO PLANTAR ERVA, E DE ALGUÉM TE OBRIGAR A TER O SEU MURO PIXADO? nenhuma... A gente merece a liberdade, e dentro da MINHA LIBERDADE EU EXIGO QUE O MEU MURO CONTINUE BRANCO! B.R.A.N.C.O E SEM PIXAÇÕES... por mais arte que isso seja.

    ResponderExcluir
  9. E agora, seguindo no tema "GRAVIDEZ + MACONHA"...

    Acho que mulher nenhuma vai morrer por ficar 9 meses sem fumar um... Nessa hora entra o planejamento familiar, o apoio do marido e da família. A gravidez é um período mágico, onde homem e mulher tem o dever de proporcionar a melhor festa de boas vindas pro futuro filho. O bebê não pede pra nascer, os pais devem ter um mínimo de consciência de não fumar na presença dos filhos enquanto crianças e as grávidas de cuidarem da saúde física e mental durante essa maravilhosa etapa que os futuros pais vivem.

    ResponderExcluir
  10. E não to falando só de fumar maconha... QUALQUER COISA QUE A MULHER FUME NO PERÍODO DE GRAVIDEZ, AFETA NEGATIVAMENTE O BEBÊ.

    Vejo todos os dias (todas as quartas) no hospital algum tipo de anomalia em fetos/recém nacidos relacionado com o uso indevido de algum tipo de tabaco na gravidez. A questão não é "faz muito mal, ou pouco?" a questão é: FAZ MAL!

    O mundo já é difícil pra quem nasce saudável, imagine nascer com o cérebro 1\4 menor do que o normal...

    ResponderExcluir
  11. o texto é incoerente... fala o tempo todo que o consumo aumenta o risco da morte subita e no final fehca com a frase "Tais achados isolados merecem novos estudos, mas, de qualquer modo, a exposição do feto à maconha não modifica a mortalidade até dois anos de idade.”

    Bota ter mais compromisso galera, aqui é espaço de conttracultural, não de contrainformação... não nos subestime...

    ResponderExcluir
  12. muito bom o segundo e terceiro comentario do CHONGUERA.;)

    ResponderExcluir
  13. concordo com os 3 comentarios do chonguera!

    ResponderExcluir
  14. Concordo PLENAMENTE com todos os comentários do Chonguera. Se vem um vagabundo pixar no meu muro eu cago a pau! E ainda vo dizer que é arte os roxos pelo corpo dele. Ora, se pixar é arte, porque um amontoado de roxos não pode ser? Ein, ein? Vocês tem que aprender a se colocar no lugar dos outros galera, parar de olhar só pro próprio umbigo um pouco.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  15. "Concordo PLENAMENTE com todos os comentários do Chonguera. Se vem um vagabundo pixar no meu muro eu cago a pau!" se caga a pau ou se entra no pau kkkkkkkkkkkkkkkk seu mané deve te a casa tudo pixada

    ResponderExcluir
  16. CARA FALA QUE SE O MALUCO PIXA O MURO DELE ELE CAGA NO PAU DO MALUCO. QUE VIADINHO. KKKKK

    ResponderExcluir
  17. eu axo que se foda tipo pixa é crime do mesmo jeito que fuma maconha tbm.
    nada ve essas leis do brasil

    ResponderExcluir
  18. Sou o mesmo anônimo que postou sobre ter o muro pixado.
    Pixar algum lugar abandonado até vai, mas é foda ver o pessoal que luta pela legalização a favor de pixar a casa dos outros. Que moral vocês querem ter em frente aos proibicionistas? Comentários como os que tem por aqui só fazem eles pensarem: "São uns vagabundos de mente fraca mesmo" e fecharem mais ainda a cabeça pra idéia da legalização.
    Tem gente que parece que não pensa. =/

    ResponderExcluir
  19. Vi apenas 1/2 pessoas comentando sobre o post..

    ResponderExcluir
  20. Sorte que sou homem e não fico gravido assim posso fumar sem problemas hahahahahahahah

    ResponderExcluir
  21. Gente, nem cheguei perto de maconha na gravidez. Meu bb tá com 6 meses e essa semana sucumbi e fumei um. O problema é q gosto mto da coisa, então tá difícil voltar a segurar a onda, ainda mais q é por tempo indeterminado, pois ele não dá nem sinal de querer largar o peito, gosta mto! Uma coisa é saber q vai ficar sem fumar por 9 meses, outra é não saber se vai ficar, sei lá, 2 ou 3 anos, é phoda! Gostaria mto de saber os efeitos da maconha durante a amamentação.

    ResponderExcluir
  22. Muito bom o artigo!Eu li alguns estudos de universidades americanas a respeito e o que eu mais li foi que nenhum estudo possui resultados significativos. A canabis me possibilita uma experiencia linda de ligacao com meu bebe. Neste link: http://www.theweedblog.com/jamaican-study-of-pregnant-mothers-shows-that-marijuana-doesnt-harm-newborns/ eh possivel encontrar um esutdo que perdeu seu financiamente exatamente por mostrar que o uso da ganja pelas mulheres jamaicanas (que fazem uso isolado da substancia, sem mistura com alcool tabaco e etc, por isso a escola da pesquisadora ) nao fazia mal, inclusive, ouvi dizer que um cha com as folhas da planta da maconhacura colica do bebe.

    ResponderExcluir