sábado, 23 de outubro de 2010

[Ed. 86#] RastaFórum: Catch a Fire – A Longa Estrada até o Lançamento do Álbum!

Chris BlackwellHoje voltamos a contar a história da vida de Bob Marley. É o começo de uma saga que iria terminar com o lançamento do álbum Catch a Fire! Dá uma olhada…

Abandonados em Londres, Bob e os Wailers decidiram tentar a sorte e visitar Chris Blackwell no Island Records’ Basing Street Studios. Apesar de ter nascido em Londres, Blackwell passou a maior parte de sua infância na Jamaica onde ele teve uma ótima educação graças à ligação de seus pais com uma destilaria de rum. Depois de sair da escola, ele teve vários empregos na área de música e filmes antes de encontrar a Island Records no fim dos anos 50. Em 1962 ele mudou a companhia da Jamaica para Londres apostando no crescimento da popularidade do Ska no Reino Unido especialmente entre Mods, pessoas estilosas e jovens trabalhadores que foram particularmente atraídos pela black music.

A Island se tornou um grande sucesso. Durante os anos 60, era a principal importadora britânica do Ska, Rock-steady e Reggae jamaicanos. Mas o selo também deixou sua marca no mundo do Rock em artistas como Traffic, Roxy Music, King Crimson, Free, Fairport Convention e Cat Stevens.

Embora eles não se conhecessem, Blackwell já conhecia a música dos Wailers e os fez uma proposta. “Ele era desaconselhado a fazer isso”, Rita se lembrou em sua autobiografia. A fé Rasta dos Wailers era duvidosa, assim como a mudança de produtor que eles faziam num curto período de tempo. “Ele tinha sido avisado que era louco apenas em pensar que poderia fazer um acordo com eles, e que eles não eram pessoas confiáveis e com certeza iriam lhe enganar.” Mas Blackwell não se intimidou. Rita se lembra “Chris disse que ‘algo neles’ o fazia sentir que podia confiar neles.”

Blackwell pagaria 4.000 libras adiantado aos Wailers com as quais eles viajariam pra Jamaica, gravariam os vocais e músicas para um álbum e trariam de volta pra ele. Se ele gostasse, ia lançar internacionalmente pela Island. (Afim de fechar o contrato, Blackwell também teve que pagar Danny Sims e a CBS International Records para cancelar os contratos anteriores de Bob).

O acordo de Blackwell não era considerado generoso para os padrões do Rock, mas era algo praticamente desconhecido no mundo do Reggae, onde os artistas raramente recebiam adiantamentos para financiar suas gravações e ganhavam muito pouco por cada single lançado. Mas o que fez do contrato da Island único foi que Blackwell queria que os Wailers gravassem um álbum inteiro sendo a maior parte de músicas inéditas, da maneira como faziam as bandas de Rock, e não as coleções de Reggae comuns com uma reunião de singles previamente lançados. Com certeza Blackwell percebeu que os Wailers tinham um grande potencial e acreditava que eles poderiam conseguir o mesmo sucesso internacional que outros artistas do Reggae já haviam conseguido.

Um comentário:

  1. pois éhhh mais as pedradas maximas mesmo são da STUDIO ONE é de arepiar eu curto muito rocksteady o pai do reggae,!!!

    ResponderExcluir