por Rafael Braz
Como 4 mil metros quadrados (1 acre) de cânhamo produz fibra de celulose tanto quanto 16 mil metros quadrados (4,1 acres) de árvores*, ele é o melhor material para substituir as árvores utilizadas na produção de vários tipos de madeira e no concreto utilizado nas construções.
*Dewey & Merrill, Bulletin #404, United States Dept. of Agriculture, 1916.
Material barato para construção, com resistência ao fogo, prático e com excelente isolamento acústico, é feito aquecendo e comprimindo as fibras das plantas para criar painéis bem sólidos, substituindo o drywall e a madeira compensada.
A corporação William B. Conde of Conde’s Redwood Lumber, Inc., próximo de Eugene, Oregon, em conjunto com Washington State University (1991-1993), demonstrou a superioridade dos materiais de construção feitos de cânhamo: mais vigoroso, flexível e econômico se comparado às fibras e vigas de madeira.
Isochanvre, um material de construção francês redescoberto feito de barreiras de cânhamo misturadas com cal, se petrifica em um estado mineral e dura séculos. Arqueólogos encontraram uma ponte no sul da França do período merovíngio (500-751 D.C.) que foi construída dessa forma.
(Veja Chènevotte Habitat of René, France no Appendix I da versão impressa desse livro.)
O cânhamo tem sido usado por toda a história para revestir tapetes. A fibra tem grande potencial na fabricação de tapetes rijos, mas não resistentes – eliminando a fumaça tóxica da queima comercial ou caseira de materiais sintéticos, junto com reações alérgicas associadas às novas práticas sintéticas de tapeçaria.
Canos PVC podem usar celulose de cânhamo (que é renovável) como matéria-prima, substituindo as não renováveis, como o carvão ou químicas com base no petróleo. E assim poderemos ter uma visão de uma casa no futuro, construída, pintada e mobiliada pela melhor fonte renovável – o cânhamo.
Versão Completa em Inglês!
A tradução do Capítulo 1 já pode ser baixada aqui!
Qualquer dúvida, sugestão ou crítica, poste um comentário.
mas é aí que tá o problema, na verdade é confuso, porque também é a solução. Hauehkaeha
ResponderExcluir... na verdade, a produção de cânhamo só foi proibida porque ela tem muitas utilidades, se tirar o cânhamo do mercado, abre-se muitas outras formas de ganhar dinheiro explorando as reservas de petróleo, plantando arvores e por aí vai...
Pensa na indústria farmacêutica, eles ganham mto dinheiro com coisas que a cannabis sativa poderia resolver, mas é ilegal, porque quem é dono de industria? os ricos, e são eles quem mandam.
isso é uma conspiração a nível mundial, todos sabem que o cânhamo resolveria muitos problemas atuais e futuros, mas só querem ganhar dinheiro.
falo e dizeu!
ResponderExcluire outra coisa, se fosse possivel plantar cênhamo no mundo todo, o preço seria muito baixo... ele teria muita utilidade por um preço bem baixo, mas não é isso que as pessoas que nos governam desejam.
ResponderExcluirAe Hempadão. Esses dias mandei um ótimo material sobre o cânhamo na construção civil, com links de empresas contendo muitas imagens e textos. Pena que não aproveitaram nada para enriquecer a pesquisa.
ResponderExcluirO canhamo tem diversao utilidades assim como toda a planta cada parte delea da para ser usada de diversas formar so que temos algo no meio que se chama interesses a maconha qualquer um pode plantar e usufruir dos beneficios que ela nos proporciona mas o petroleo arvores gigantes isso requer uma grande estrutura que esta nas maos dos ricos quanto milhoes e ate bilhoes de dolares empresas de tecidos, farmaceuticas, petroliferas,construção civil entre outras iriam perder ... UMA UNICA PLANTA com MIL E UMA UTILIDADES. melhor deixar ela so na mao do traficante para alimentar politicos e policiais corruptos que enriquecem cada vez mais .
ResponderExcluirExcelente artigo para demonstrar o quanto canhamo é útil.
ResponderExcluir