sábado, 30 de outubro de 2010

[Ed. #87] RastaFórum: Bob Marley Bio - Produção do Catch a Fire com The Wailers!

Para quem não sabe, o RastaFórum é uma editoria especial para o mestre Bob Marley e sua rica biografia. Se você não acompanha os posts desde o começo e quer ter ideia dessa história, clique aqui! Larica informativa e, enquanto isso, taca fogo!

The Wailers – agora Bob Marley, Peter Tosh, Bunny Livingston e Carlton and Asron Barrett – perceberam que essa era a última chance de se lançar internacionalmente. Eles voltaram pra Jamaica e imediatamente começaram a gravar o que seria o Catch a Fire. “Era questão de provar o nosso potencial,” disse Peter em um documentário sobre a feitura do álbum Catch a Fire. “E uma questão de espalhar mais mensagens.”

Bunny Livington“Tínhamos muita disciplina,” acrescentou Bunny. “Eu, Bob e Peter tínhamos que encontrar uma fórmula que fosse aceitável. Então o que fizemos foi estabelecer um ritmo pesado que segue os princípios do Reggae e depois colocar batidas e cores aqui e ali que não fugiriam do princípio básico do Reggae mas atrairiam o mercado internacional.”

Bob levava os ensaios e as gravações a sério. Sua ética de trabalho em estúdio é lembrada com unanimidade entre seus filhos e colegas de trabalho.

“Ele era muito rigoroso,” escreveu Rita. “Se você tem um ensaio, tem que chegar na hora. E não deve rir. É uma coisa séria. E se você quer ter um futuro, tem que trabalhar pra isso.”

O grupo gravou nove faixas para o álbum, duas das quais escritas por Peter (400 Years e Stop That Train) e as outras de Bob. 400 Years já havia sido lançada anteriormente como um single dos Wailers e Stir It Up, de Bob, também já havia aparecido antes, só que em um álbum de Johnny Nash. Quando eles completaram as gravações no inverno de 1972, Bob levou as fitas com oito faixas a Londres, onde ele e Blackwell voltaram a estúdio.

“Aquela gravação tinha muitos overdubs,” disse Blackwell no já referido documentário. “Nós queríamos alcançar o mercado do rock.” Blackwell sentiu que o grupo tinha todos os elementos – boas letras, bons vocais e musicalidade – para se tornar estrela internacional. Para conquistar isso, no entanto, ele percebeu que o som deles precisava de um empurrãozinho para aumentar seu atrativo. “O Reggae era desprezado pela maioria dos fãs do rock,” disse o jornalista musical britânico Richard Williams no documentário. “Não era levado a sério. Um trabalho de mudança tinha que ser feito.”

3 comentários:

  1. kkk q q um rockero sabe da vida ? eauiheaiuheauiae bando de puto =p reggae eh a vida (8) (Y)

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  2. vichhh!!!!!!! é na real esses disco foi meio babylouco mais ta valendo tem umas pedradas no album!

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  3. Não diga besteira caro anônimo,sem o rock você não estaria escutando bob marley,ele era um rockstar,isso é fato.O potencial do grande Nesta é incrível,sua música é excelente e sem o rock ele não teria alcançado o sucesso.Nós absorvemos os mitos criados,não criamos..

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