sexta-feira, 12 de novembro de 2010

[Ed. #89] bONG: Guarda Negligente invade Camarim de Show de Reggae!

por Marco Hollanda

Todo mundo tem uma boa história de Carnaval para contar. Mas as leis da Babilônia quase acabaram com a festa da banda de reggae Canal Roots, em show realizado de Cajazeiras, no alto sertão da Paraíba. Como acontece em todo bONG, a erva é o motivo central da repressão e da fúria da Guarda Negligente.

A van que saiu de Campina Grande rumo ao local do show transportava também cerca 100g de maconha, somado o flagrante de todos. A primeira repressão ocorre ainda na estrada, quando a viagem é interrompida na altura da cidade de Patos (PB). O clima dentro do veículo ficou tenso ao perceber que a blitz era feita em uma operação conjunta das policias Federal e Civil.

O tira encarregado da abordagem logo percebeu que se tratava de uma banda e questionou se era um grupo de pagode. Valendo-se de uma inocência fora do comum, o motorista da van tratou de esclarecer que eram integrantes de uma banda reggae. Foi o suficiente para o Guarda obrigar todos a descerem do veículo para que uma revista completa fosse realizada.

Diante do flagrante iminente, todos desceram do carro já esperando pelo pior. Afinal, a maconha estava guardada em duas bolsas que ficaram na van. Mas por obra de Jah a revista foi feita de forma pouco atenta. Os homens da lei revistam o veículo inteiro, abriram algumas caixas de instrumentos, mas nada foi encontrado. O frio na barriga de cada um só passou com a autorização policial para o prosseguimento da viagem.

A chegada a Cajazeiras ocorreu um dia antes do show. Como em qualquer lugar dominando pela mentalidade conservadora, a aparência dos integrantes de uma banda de reggae foi vista com maus olhos por moradores e policiais da cidade. Mas o que parecia apenas um comportamento preconceituoso transformou-se em repressão quando faltavam apenas duas horas para o início do show.

O camarim foi invadido por policiais que chegaram ao local no instante em que a diamba estava sendo apreciada por alguns integrantes. O flagrante de 20g levou a Guarda a algemar três pessoas, mesmo que em nenhum momento tivessem oferecido resistência a batida policial.

O clima só melhorou depois de uma longa negociação entre o delegado, policiais e os organizadores do evento. Em um caso raro dentre os relatos que passam pelo bONG, a polícia desmontou o circo e permitiu que a banda subisse ao palco para transmitir a mensagem de paz do reggae.

25 comentários:

  1. Paz sempreeeeeee a todose muita luz pra ilumina essas pessoas que insistem na repressão!!

    Ganjaaa!!!!

    ResponderExcluir
  2. Po cara, que que é isso...
    É o que eu sempre falo, ao inves de ta ai combatendo o crime, visam a erva como o mal mundial.
    Tem que combater o que um individuo faz de mal para o outro, e deixar as pessoas fazerem o que bem entenderem com o seu corpo. Além de medicinal, a ganja lhe da um poder de percepção total.
    Selassie.

    ResponderExcluir
  3. o reegae e a paz estão proibidos tbm?

    ResponderExcluir
  4. O povo Paraibano me desculpe a sinceridade, mas eles se encontram num coma de ignorância profundo em relação as leis que envolvem os usuários de drogas,o coronelismo é o prevalece. Lá na Paraíba no nordeste em geral,tirando o Maranhão, o preconceito de quem não fuma maconha é gigantesco. Não é atoa que o documento da proibição no Brasil veio de lá.

    ResponderExcluir
  5. Um dia vai ser legalizado e quando for, eu vo fumar sentado na frente da delegacia, de preferência olhando pro delegado.

    \o/

    ResponderExcluir
  6. é o Brasil ... vo falar oq ?

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Me sinto revoltado em ver uma banda de reggae que não espalha o mal e sim transmite muitaa Paz e Amor ser perseguida dessa maneira.

    Essa revolta vem pela perseguição da nossa amada erva e mais revolta em ALGEMAR pessoas inocentes!!!

    "Postem minha historia que eu mandei para vcs a quase 2 semanas"

    Abraços e muita PAZ

    ResponderExcluir
  9. organizadores do evento, vulgos subornados.

    ResponderExcluir
  10. vcs sabem porque isso tudo?....
    Porque policia gosta de cocaína...

    ResponderExcluir
  11. caralho, muita palhaçada. só porque os cara tocam numa banda de reggae os "poliça" tem que fazer uma abordagem. isso é ridículo !

    ResponderExcluir
  12. Se é loko, ta de boa no camarim fumando um os coxa entra com tudo, imagina o grau do susto.

    ResponderExcluir
  13. "vcs sabem porque isso tudo?....
    Porque policia gosta de cocaína..."

    Mesmo discurso de quem fala que quem fuma maconha é vagabundo e não faz nada.Antes de apontar o dedo pra sujeira dos outros, tenha certeza que seu próprio dedo não está sujo...não uso cocaina, mas quem quer usar, problema delas. Tenho colegas policiais na faculdade que sabem que uso maconha, e nem por isso me discriminam por causa disso e são inclusives a favor da legalização...o mal das pessoas é querer generalizar.

    ResponderExcluir
  14. Abaixo a repressão, libera o baseadão!

    ResponderExcluir
  15. E depois do show? ficaram liberados?

    ResponderExcluir
  16. Porque que sempre associam circo com coisas ruims , ou desorganizcao e bagunca

    vamos se informar , o circo eh a arte mae , tem que ser respeitada

    ResponderExcluir
  17. pq num vão prender a bandidagem, q rouba e mata?
    qndo isso vai acabar???

    ResponderExcluir
  18. "Valendo-se de uma inocência fora do comum"
    uhauahuahuaha

    ResponderExcluir
  19. Foi dificil depois do show agente foi liberado sim ainda fumamos outros baseados e voltamos para campina, entao como o cara falou em anonimo aqui na paraiba a maconha ainda e vista como coisa de ladrao i tal mas graças a deus aqui em campina ta bem mais tranquilo mais pelo o sertao e meio dificil a sintuação jah bless ( canal roots )

    ResponderExcluir
  20. http://www.youtube.com/watch?v=HdGGXC2JYLA&feature=related

    ResponderExcluir
  21. Como o policial falou ali não podemos generalizar, senão seremos tão idiotas quanto aqueles que nós criticamos, então eu uso essa frase pra falar que sou moro na Paraíba, em Campina Grande, e em um dos primeiros comentários eu vi uma pessoa falando que os paraibanos são preconceituosos e tal.

    Acho que né bem assim...tem muita gente preconceituosa em todo canto, aqui tem muita gente limpeza também...

    Que a PAZ DE JAH reine sobre nós !

    P.S.: Nós somos os representantes da legalização, não tenhamos preconceito com os outros, da forma certa nós vamos conseguir, com amor!

    ResponderExcluir