sábado, 13 de novembro de 2010

[Ed. #89] Discolized: Laricas de InformaSom - RZO e Família!

por Várzea Crew

O Discolized de hoje é especialmente dedicado a uma rapaziada que desde o início representou e acrescentou demais à música brasileira: a Rapaziada da Zona Oeste. Há algum tempo fizemos um post dedicado ao mestre Sabotage, logo nada mais justo do que um post pro grupo que lançou no mundo da música não só a lenda Sabota como também outros grandes nomes do Rap, entre eles a cantora Negra Li, Sandrão, Helião e é claro, Dj Cia.

Os idealizadores do grupo foram Helião e Sandrão. O RZO foi algo completamente inovador no Rap nacional, uma forma diferente de fazer e cantar Rap. A filosofia do grupo sempre foi inspirada na ideia de uma parceria de rappers com estilos e levadas diferentes...e a ideia realmente vingou.

Foi no começo da década de 80, na periferia de São Paulo (mais precisamente em Pirituba), que o grupo começou sua luta nas ruas. Helião conta que já tinha a ideia e o nome formados, mas foi quando conheceu seu parceiro Sandrão que começou a levar a parada a sério: “Um dia eu estava sentado em frente de casa o Sandro passou e se apresentou...a idéia inicial era fazer samba, outro dia estávamos no rolê ai eu cantei um trecho de um rap meu, o Sandro gostou, ai começamos cantar e ensaiar na direta, naquela época éramos só nos dois, compravámos as bases de vinil na 24 (galeria do Rap) e íamos cantar nos bailes. Uma  vez fomos no Santana Samba chegando lá quem era encarregada de por os grupos pra cantar na festa era Rúbia do RPW e deu mó força pra nós".

Sandro trouxe diversas influências de fora do Brasil, a principal delas o grupo stadunidense WU Tang Clan, que tinha essa pegada de não ser somente um grupo, mas uma família de músicos, cada um com seus diferentes talentos. Os dois rappers começaram a abrir alguns shows do grupo Consciência Humana, e não demorou muito para o nome RZO começar a circular pela cena Rap paulistana. Em 96, receberam um convite da gravadora Porte Ilegal para gravar um single. A música gravada foi "O Trem", e já contava com a participação da Negra Li nos vocais.

Após a gravação do primeiro single, as coisas começaram a fluir até mais rápido do que o grupo esperava... não é nada muito impressionante quando vários talentos diferentes se juntam  com vontade de fazer algo inovador e de qualidade. Em paralelo ao sucesso do RZO, o já renomado grupo de Rap Racionais vendeu mais de 1 milhão de cópias do álbum "Sobrevivendo no Inferno". Todo esse sucesso abriu mais portas para a Rapaziada, não só por aumentar a visibilidade do Rap nacional, mas principalmente pelo fato de os Racionais terem fundado sua própria gravadora - a Cosa Nostra. Por interesse de ambas as partes, o RZO gravou seu álbum "Todos são Manos" com a gravadora parceira, e foi o que consagrou a Rapaziada como um dos grupos de Rap nacional de maior respeito.

Alguns anos depois, foi lançado o terceiro álbum do grupo, entitulado "Evolução é uma coisa". O novo disco tem um nome auto explicativo, mostrando um amadurecimento incrível tanto nas letras, como na produção dos sons.

Devido à própria filosofia do grupo, que tem como princípio deixar cada integrante seguir seu caminho com as parcerias e projetos que queiram, o RZO desde seu último disco não mantém mais a mesma estabilidade e regularidade de sons novos e apresentações. Todos que passaram pelo grupo são artistas de um valor imenso, que têm reconhecimento hoje em dia e por isso acabaram tomando cada um seu rumo. Entretanto, até hoje, o nome RZO ainda aparece em alguns sons, e os membros oficiais são Sandrão, Helião e Dj Cia. Durante todos estes anos, podemos citar diversas lendas do Rap que fizeram parte dessa família e deixaram sua marca na história da música nacional, vale a pena citar talentos como U-Inversu, Wagno Vox, Sabotage, Marrom, Negro Útil, Bem Bom, Nego Vando e Negra Li.

Fiquem com os 3 álbuns da família RZO, e tirem suas próprias conclusões sobre essa Rapaziada. Vale muito a pena buscar os trampos em paralelo de cada um dos membros, só som de primeira!

images (5)RZO TSM

13 comentários:

  1. tenho maior respeito com a caminhada e a luta dos caras, mais ta ai uma ideologia e uma banda que nao me agrada em nenhum ponto...minha opiniao vlew galera!!!

    ResponderExcluir
  2. Sempre curtindo um RZO no busao ou no trem de volta pra casa depois de um dia longo de trabalho...
    E claro um fino pra agradar e abrir o apetite da janta.

    ResponderExcluir
  3. Diretamente de pirituba, são feras.

    ResponderExcluir
  4. da hora. Coloca o de menos crime "fogo na bomba"

    ResponderExcluir
  5. coloca a discografia do snj
    eh animal tambem

    ResponderExcluir
  6. Demenos crime ja foi postado!!!

    confere no link da discografia no post passado.

    ResponderExcluir
  7. RZO sempre representou, berço do sabotagem
    em hits como "a lei" ou "pirituba" a gente ve o talento incomum dos caras pra passar a realidade em forma de apologia ao certo, grande grupo, respeito dos maoires no nosso rap

    ResponderExcluir
  8. ai sim representou mais uma vez no estilo rap nacional!! rzo vale a pena ouvir pode acredita nao so em relaçao ao green mais sim em um bom rap!!!......os mano sabe que se é um do verdinho vamo fuma nao precisa bomba é fumador da um doi pega melhor passa....

    kxn!

    ResponderExcluir
  9. ti ti ti ti, bla bla bla bla, lero lero lero zero vezes zero ,hmmm chera mal hmmmm chera mal

    ResponderExcluir
  10. Vi o cara comentano e achei uma boa ideia, a coletania do SNJ!! valeu ae pelo RZO, muito bom o som deles..

    ResponderExcluir
  11. ae ♣ maTeeus ☼
    também notei sandrão
    o estopim deu varios grim
    por fim louquim
    dissera Maurin
    melhor sozim
    te culpam, sistema fede, mente apodrece
    policia segue sabotei por deus na febre

    ResponderExcluir
  12. "Pirituba é assim assim que é... Durma no barulho e nunca mais ficara em pé...."
    " O cheiro é mal de ponta a ponta, mais normalmento o que predomina é a maconha..."

    Os cara representa nossa quebrada Pirituba pro mundo........Uma pena eles terem se afastado por um tempo....

    Mais eles tao cantando juntos novamente tem até musica nova no youtube

    "Vejo a policia Ali, Vou por aki.."

    ResponderExcluir
  13. Evolução é uma coisá, na capa do CD RZO, para os adeptos refletir não poderia ser melhor

    ResponderExcluir