sábado, 13 de novembro de 2010

[Ed. #89] ErvaMundi Especial: Libertem o Rappaz - Governo da Suíça ignora Greve de Fome de 80 dias!

Galera, hoje era a vez das Filipinas, mas tivemos um problema técnico e não conseguimos trazer de lá as informações necessárias para que possamos desvendar a cultura canábica daquele lugar. Mas para que esse editoria não passa mais uma vez em branco, nós resolvemos trazer a vocês uma realidade que está acontecendo em outro país, a Suíça. Por lá um homem que plantava maconha foi preso e na cadeia, em protesto a sua condenação, ele resolveu fazer uma greve de fome que já se arrasta por mais de 80 dias.

A questão já virou um ponto de interrogação para as autoridades do país, que não sabem mais o que fazer. Bernard Rappaz foi preso por violar a lei suíça contra estupefaciantes, além de ser acusado de lavagem de dinheiro. Sua pena foi calculada para ser de cinco anos e oito meses. Rappaz chegou a prisão pesando 90 quilos e após esses dois meses de greve de fome, ele se encontra fraco e frágil, pesando apenas 58 quilos.

O que está em jogo aqui é a vida de um ser humano de 57 anos, barba e cabelos longes e grisalhos. Na Suíça o debate político ao redor da causa torna-se cada vez mais quente.  O tribunal federal já ordenou a alimentação forçada de Bernard Rappaz, que no dia 21 de Outubro foi internado numa ala dedicada a prisioneiros num hospital de Genebra, mas acontece que os médicos recusam cumprir essa deliberação por ir contra a vontade expressa do paciente. Desta verdadeira luta, ainda não resultou qualquer decisão, Rappaz continua determinado a não comer.

O diário “Le Temps” apelava ontem para que se inventasse “uma saída para a crise política”, enquanto o francês “L’Express” perguntava em título “Pode deixar-se morrer um grevista de fome?” e o diário suíço “Tribune de Genéve” questionava se seria possível “uma solução humanitária para salvar Rappaz”. Mas infelizmente não parece haver muito tempo para tomar uma decisão, já que o cara está sem comer há mais de dois meses.

Os dois lados são muito defendidos e o debate começa realmente a crescer no país. Muita gente mobiliza o que pode para pedir a soltura de Bernard, mas grupos mais conservadores enxergam a medida de Rappaz como uma "chantagem contra o Estado, e que deve ser sumariamente ignorada". A idéia de alimentação forçada não foi acatada pela junta médica, que prefere dar autonomia ao paciente, se valendo assim da própria ética dos profissionais da medicina para dar o poder de decisão ao próprio condenado.

A verdade é que Rappaz está conseguindo o que queria, a atenção de medias e da sociedade para que seja avaliada a sua questão com um pouco mais de humanismo. Essa não é a primeira vez que ele entre na greve de fome. Rappaz já passou por 50 dias sem comer, e assim conseguiu o relaxamento da sua prisão, passando a ser um preso domiciliar. Mas a decisão foi revogada depois. Bernard é acusado de ter vendido cinco toneladas de haxixe. Em 2001 a polícia confiscou em sua propriedade 50 toneladas de maconha.

22 comentários:

  1. nossa,que bad,a galera tem que se toca,lbera o cara mano!

    ResponderExcluir
  2. 50.000 kg de maconha, nao é muito fumo, nem no paraguai uma fazenda colhe tanto de uma só vez.

    ResponderExcluir
  3. caralho, ateh bateu uma larica!

    ResponderExcluir
  4. 50 toneladas é fumo pra caramba sim...

    No começo a parecia que ele era um grower lutando pelos seus direitos, mas no final vi que ele é um traficante fazendo chantagem

    ResponderExcluir
  5. ah fala serio chantagem, e sobre filipinas procura bem, porque filipinas eh vida, alguns foram compra uma paranga sairam com o pe....procura bem que acha....to em singa, filipinas aqui do lado, to loca pra ir pra lar

    ResponderExcluir
  6. Um possível heroi na luta pela legalização. Força Bernard Rappaz.

    ResponderExcluir
  7. Pra onde ia essas 50 toneladas, ein? Será que ele fumariaa? Fala sério, isso é puta traficante. Ele tem maconha pra abastecer uma país todo como o Brasil por um tempo bom. Não é um grower

    ResponderExcluir
  8. Vocês, que SEMPRE, apedrejam os traficantes.
    Já pararam pra pensar que plantar e vender não DEVERIA ser considerado uma atitude criminosa?

    Isso é uma questão fronteiriça hoje em dia, inclusive. Pior é imaginar que vocês devem comprar maconha também de traficantes. Compram e desejam que todos sejam presos??

    Na sua cabeça é assim: vendeu maconha quando ela é ilegal = traficante safado. Vendeu maconha quando ela é legal = legal.

    Chato falar, mas os traficantes - HOJE - são os heróis da cultura canábica. Sem eles 99% dos maconheiros do mundo não teriam acesso a maconha pra fumar.

    Que ele fosse traficante. Abastecia a Suíça inteira. Se você fosse de lá ia protestar pela soltura dele. Ou será que não?

    Eu protesto daqui, como posso.
    Porque por trás desse recalque com os traficantes, tem uma porrada de usuário sendo preso. Traficar drogas é crime hediondo, quando lei diz que até em passar um baseado para outra pessoa pode ser considerado tráfico. Dar um pedaço de maconha para alguém é tráfico perante a lei. E aí, quem já traficou?

    Tudo traficante, nessa porra.

    ResponderExcluir
  9. No atual contexto não acho que traficantes sejam heróis. Não que não possam existir traficantes heróis - e de fato já existiram. A maioria dos traficantes hoje, no Brasil, é obrigado pela violencia policial, das milicias, etc. a matar e morrer numa guerra sangrenta - com torturas, muito poder e covardias. Isso, é claro, falo do traficante que fica na favela.

    Também tem o traficante com R$, e ai teríamos vários perfis diferentes para os traficantes de classe média e classe média alta.

    De modo geral, mesmo estando claro que o Rappaz não é grower, é uma questão humanitária. Como é possível que alguem morra por vender uma erva? A solução já está escrita no cartaz: legaliza porra!

    ResponderExcluir
  10. ja pensou se todos (digo todos mesmo)maconheiros fizessem greve de fome ?????????
    Hmmmmm ............................ ;)

    ResponderExcluir
  11. " Como é possível que alguem morra por vender uma erva? A solução já está escrita no cartaz: legaliza porra!" (Assino embaixo)

    Ah e o traficante do morro é a maior vitima da guerra. Um texto ae pra galera ler.

    http://www.neip.info/html/objects/_downloadblob.php?cod_blob=724

    ResponderExcluir
  12. Ah, tem esse tb
    http://www.neip.info/html/objects/_downloadblob.php?cod_blob=661

    ResponderExcluir
  13. boa anonimo 14 de novembro de 2010 06:48! boa homem verde!

    ResponderExcluir
  14. resista, Legaliza... Força camarada!

    ResponderExcluir
  15. ele é traficante fato lol

    ResponderExcluir
  16. traficante metido a 'legalize'

    ResponderExcluir
  17. na europa o conceito grower/traficante eh mais misturado, os leitores tem q se lembrar que la toda produçao de cannabis é INDOOR e em pequena escala(comparado com as fazendas paraguaias e pernambucanas) entao esse senhor devia COMPRAR MACONHA DE PEQUENOS GROWER E DEPOIS REVENDER MAIS CARO NO COMERCIO DE RUA...la o trafico ocore de outras formas...tudo eh bem mais pacifico...

    ResponderExcluir
  18. tudo bem...mas e as 5TONELADAS de haxixe?
    isso deve ter sido comprado no marrocos e entrado na suiça ilegalmente...foda axo q a justiça nao vai soltar ele nao, e com uma certa razao..pq depois disso todos os presos de la vao entrar nessa de fazer greve de fome...um assaltante de banco vai fazer greve alegando ser um ladrao de galinha...
    e assim pra frente ate a cadeia ficar vazia.

    ResponderExcluir
  19. Velho a erva é uma industria bilhonária, eu poderia ser rico com ela msm sem armas. o tráfico nao é só essa babozeira da tv nao galerinha!

    ResponderExcluir
  20. quem salva o amigo necessitado é traficante??

    se for.. vamo larga de hipocrisia

    ResponderExcluir
  21. ".foda axo q a justiça nao vai soltar ele nao, e com uma certa razao.."

    Pena que só li seu comentario quando a pagina ja não estava mais na capa. MAs vc acha ruim se as pessoas que foram presas como comerciantes fizerem ato de greve de fome? POrra, ia ser muito bom. Ia ser as pessoas deslegitimando aquelas prisões. O debate pela legalização se torna extremamente avançado, a repressão só existe pq as pessoas acreditam nela. E sobre bandidos no geral, por favor leia o primeiro texto que postei, é curtinho, tem s´po 30pg em espaçamento duplo. Ele debate o quão é ideologico o termo "bandido"

    ResponderExcluir
  22. o link ai de novo

    TRABALHADORES E BANDIDOS
    categorias de nomeação, significados políticos
    Gabriel de Santis Feltran

    http://www.neip.info/html/objects/_downloadblob.php?cod_blob=724

    ResponderExcluir