quinta-feira, 25 de novembro de 2010

[Ed. #91] Adão e Erva: A Guerra tá Armada - Vai dizer que a culpa é da Maconha?

Vocês já sabem que o Rio de Janeiro está pegando fogo. O que vocês provavelmente não sabem é que a redação do Hempadão fica muito perto do local onde vários ataques ocorreram. Adão não foi trabalhar, como milhares de cariocas, que tiveram de abandonar empregos ou faculdades, pelo estado de terror que assola a cidade.

 

Ficar em casa é ser bombardeado por notícias tristes e cada vez mais chocantes. É perceber que o nosso país é alvo da mídia internacional. Lidar com o twitter e todas as manifestações pífias de tentar impor culpa ao usuário de drogas por toda a situação. Todos os dias quilos e mais quilos de maconha são apreendidos nas fronteiras, eu vos pergunto: alguém vê apreensão de armas? E munição? Como isso tudo chega nas favelas? Muita gente coloca a culpa na maconha, uma planta. Mas que sentido isso faz?

 

Ver gente comemorando a fuga dos bandidos. Como se a fuga destes bandidos fosse representação da fuga de todos os marginais. Ou como se a morte de qualquer número de traficantes fosse comprar paz em alguma instância. A população do Rio se diz mais segura, enquanto vê passar pelas ruas nada mais que tanques blindados de guerra, fora uma ferramenta da polícia aplaudida por muitos, mas com o nome bizarro de Caveirão. O BOPE, conhecido nacionalmente pela geração Tropa de Elite, está nas ruas.

 

Há centenas de inocentes feridos. Há pânico, medo e muitos boatos. Tudo isso reacende o velho debate. Afinal de contas, além de matar muita gente, a polícia do Rio conseguiu apreender cerca de uma tonelada de maconha, só hoje. Embora a Vila Cruzeiro esteja sob caos, muitos outros pontos do tráfico funcionam de forma normal. Ninguém acredita no fim do tráfico, só se diz combate. E nesse combate, morrem inocentes e culpados, nascendo ódio e desespero, numa relação de causa e efeito.

 

Alternativas precisam ser pensadas. De Marcelo D2, passando por Bruno Mazzeo, o cartunista Latuff, chegando aos políticos como Ale Youssef e Paulo Teixeira, todo mundo matuta através do Twitter. Adão no meio do fogo de opiniões não acredita que o Estado possa ser tão covarde, elegendo e sentando bala numa comunidade em choque, sob choque.

 

Ninguém pensa em legalizar. Até o presidente da Organização Viva Rio, o Rubem César, participou do programa da GloboNews, mas não deixou em nenhum momento claro seu posicionamento em relação à política de drogas, algo que está relacionado diretamente com o que tem acontecido não só no Rio, mas também no México, onde cartéis se fortalecem às custas da proibição.

 

Adão pergunta ao policial e ao traficante: vocês gostariam de ver a maconha legalizada? E os dois dizem não. Há muito tempo atrás o Secretário de Segurança do Rio, José Mariano Beltrame, nesse mesmo contexto de guerra, disse que a culpa era do usuário de drogas. A Hempada respondeu e foi parar em diversas mídias, inclusive no Jornal O Globo. Acho que o som é atual e Adão adora ouvir, apontando a falta de sagacidade do estado na solução deste problema:

 

 

Enquanto novos planos de guerra são traçados por canetas de tinta preta, é sangue que jorra no morro. São os pobres, muitos sem poder voltar para suas casas, que realmente sofrem com toda essa calamidade. O direito de ir e vir do cidadão está desde já castrado. Hoje foi presenciado o ápice da violência e repressão. Adão passou o dia em meditação, orando à Jah por um pouco de paz. E - sobretudo - sabedoria.

36 comentários:

  1. "Hoje foi presenciado o ápice da violência e repressão. Adão passou o dia em meditação, orando à Jah por um pouco de paz. E - sobretudo - sabedoria."

    Sábias palavras..

    ResponderExcluir
  2. Não é à toa que no meu trabalho só digo "bom dia". Cada vez mais tenho nojo da humanidade. Olhem isso http://www.jblog.com.br/rioacima.php?itemid=24710#nucleus_cf

    ResponderExcluir
  3. se o que fosse gasto com armas tivesse valor para a paz, não teria armas.

    ResponderExcluir
  4. O que vai acabar me levando a drogas pesadas não é a maconha. É o asco pela sociedade hipócrita.

    ResponderExcluir
  5. Já dizia o Ponto de Equilíbrio:

    "Eu vejo na televisão
    A tropa invadindo o complexo do alemão
    eu leio nos jornais, novas noticias de guerras
    mortais
    Eu vejo muita corrupção
    Enquanto irmão, mata irmão
    O bonde dos amigos invadindo
    o bonde dos irmãos não

    Tanta guerra pra nada, nada,nada, nada,nada!"

    ResponderExcluir
  6. Realmente o estado é de calamidade, mais acho que se os bandidos tem tantas armas é pela venda de drogas, nós só compramos deles pq só eles vendem ... põe imposto, vende pra gente tudo certinho, coloque pessoas COMPETENTES para fiscalizar bem a restrição para menores e vamos ver oq dá ... se não diminuir o número de usuários, diminui o número de bandidos, que talvez em um outro país seriam como posso dizer, mega empresários.

    ResponderExcluir
  7. Jhonny, para pessoas que pensam e que tem coração, tá na cara q é isso que você falou. Mas com tanta tecnologia, modernização etc, a sociedade continua tapada e hipócrita. Aplaudem os corruptos. Vejam o que anovademocracia.com.br descobre entrevistando moradores de favelas ocupadas.

    ResponderExcluir
  8. O Rio quer resolver em um dia 50 anos de descaso.
    O interessante é que não se questiona o que fazer após essa guerra. Será mantido o estado de calamidade, ou, finalmente, reformas sociais serão feitas?
    Se não, essa operação histórica será nada mais do que rotina em pouco tempo.

    ResponderExcluir
  9. Verdade seja dita: O tráfico jamais irá acabar enquanto houver proibição das drogas! Pode ter a guerra que for sempre haverá pessoas que querem consumir e sempre terá pessoas que querem vender, isso é fato. . Não há como controlar o consumo com algo ilegal. Quem vai ganhar será os próprios traficantes com a guerra pq o preço aumentará e mesmo assim terá pessoas que irão comprar.

    ResponderExcluir
  10. Isso é um estupro da mente das pessoas. É uma prática malvada de manter as pessoas com medo para não verem a verdade. Pensem bem, falando do Rio, não se fala de DILMA, QUE ERA MUITO COMENTADA ANTES DISSO.


    E continuando sobre o medo das pessoas, quando alguém está assim, libera muita adrenalina no sangue. Imagine seu filho de 3 anos indo pra escolinha e ver canhão do exército, tiros, armas.

    Se tem algum criminoso na história é o Secretário.

    ResponderExcluir
  11. Triste demais,sou de SP e tenho certeza da tristeza de todo brasileiro vendo isso...Isso nada mais é do que o reflexo de anos de hipocrisia,corrupção,falta de estrutura...

    ResponderExcluir
  12. E como as pessoas têm cabeça fraca...Basta uma hora e meia de filme Bosta de Elite, ou sei lá qto tempo leva aquela merda, p sair todo mundo igual papagaio repetindo o aquele jargão. As pessoas adoram frases feitas. Assim elas não têm o trabalho de pensar com a própria cabeça.

    ResponderExcluir
  13. tá foda, e o debate sobre a legalização continua omisso..
    não entendo como o poder público ainda investe pesado em repressão, chegando ao ponto de colocar tanque de guerra nas ruas, achando que estão zelando pela integridade física dos moradores, acarretando numa aniquilação de direitos básicos assegurados pela constituição, o que dói mais ainda é ver parte da sociedade civil apoiando esse tipo de atitude, achando que a violência acabará com o extermínio de traficantes e inocentes, dá vergonha, nojo..

    ResponderExcluir
  14. se todos dermos as maos quem sacara as armas?

    ResponderExcluir
  15. Se vinte mil protestar na rua fumando...O que eles fazem? Prendem vinte mil? Jogam bomba atômica? "Estado-violência, deixe-me em paz!" (Titãs)

    ResponderExcluir
  16. Ei, Felipe, por favor, pode explicar melhor. Não entendi direito e fiquei curioso. Obrigado. André

    ResponderExcluir
  17. É uma situação de caos constante, o Estado não controla o que comanda e as consequências vão de mau a pior, são milhares de pessoas que precisam ter um pouco do que lhes é de direito, precisam ter capacidades justas de se ter uma vida digna, EDUCAÇÃO, SAÚDE, CADE??CADE??? É O BÁSICO para o povo poder viver em sociedade de forma humanizada e racionalmente coesa.

    É foda viver numa sociedade que oprime seu direito de ser feliz e te obriga a batalhar dia após dia na tentativa de tornar sua infelicidade mais tolerável!

    ESSA CORJA SUJA DE POLÍTICOS DE MERDA TEM QUE CAIR DO PODER!!

    ResponderExcluir
  18. Apreenderam 2,5 toneladas de maconha.
    E crack? e cocaína? e armas? não vi nada sobre isso.

    sem contar que os traficantes já começaram a contra-atacar. e aí, que que vai acontecer?
    até quando vai ficar essa guerra?
    o verão 2011 do turismo no rio já foi afetado. quem ia pra lá já desmarcou, com certeza.

    deprimente.

    ResponderExcluir
  19. eu acredito que a legalização vá acontecer logo logo.. mas antes disso tem que dar um jeito nas ovelhas negras da favela, porque imagina esse povo sem ter as drogas para traficar e ganhar seu dinheiro sujo.. vão descer o morro pra roubar, sequestrar.. tem mesmo que dar um jeito antes de legalizar.. mas é uma pena tudo isso que está acontecendo..
    "pela paz a gente canta a gente berra..
    pela paz eu faço mais, eu faço guerra!" ♫
    com a legalização os avanços medicinais e o uso correto da verba que irá gerar, tudo pode mudar...

    canhâmo foi proibido por causa de mafias, ao descobrir tantas utilidades as tais areas onde o canhamo teria atividade se sentiram ameaçadas, como a fibra, o tecido, a industria farmaceutica.. sim, por incrivel que pareça até a industria farmaceutica, não confunda com a medicina... a industria farmaceutica nao poderia deixar que voce cultivasse o remédio no proprio quintal, ela iria a falencia com suas aspirinas, anti depressivos, e tudo mais que fazem mais mal do que a propria maconha, não digo que a maconha é a maravilha da medicina, porque em excesso tudo faz mal, até água demais faz mal..

    PAZ, legalize já!

    ResponderExcluir
  20. "o que eu posso ver é só 1/3 do problema, é o sistema que tem que mudar.. não se pode parar de lutar, senão não mudaaa.. a juventude tem que estar afim, tem de se unir!"

    ResponderExcluir
  21. ei alcapone, vê se te emenda.

    assim dessa maneira, nego, chicago não aguenta.

    ResponderExcluir
  22. Grande palavra usada por todo usuário: “Hipocrizia”
    Uma das principais idéias divulgadas pelas pessoas que apóiam a legalização da maconha é que ela é tão “droga” quanto o álcool em uma cerveja ou caipirinha, mas mesmo assim somente fumar maconha é contra a lei, mas o porquê ninguém sabe. Todas as outras idéias são lindas: “è só uma planta!”, “foi Deus que criou”, etc...
    O que muita gente não enxerga é que no Brasil a maconha é a de pior qualidade no mundo, é o famoso prensado. Se droga fosse uma palavra para definir algo ruim nada melhor do que chamar a maconha de droga. É praticamente impossível um usuário saber o que há dentro delas, ao ponto de nem se saber que merda esta sendo fumado, infelizmente é a triste verdade. O verdadeiro Hipócrita hoje, é aquele que diz que fumar unzinho não faz mal a ninguém, no Maximo a ele mesmo, mas vai no morro ou manda ir e compra na mão de um bandido a “erva”.
    Quantos morreram nessa guerra até hoje? Se fossemos contar somente as pessoas que agiram fora da lei e que foram mortas de forma violenta para que esse prensado chegasse a um fumante? E quanto a idade de algumas das vitimas?
    Aquele que tenta se passar por uma pessoa que não faz mal a ninguém e tem esse tipo de atitude sim é que colabora para trazer problemas... COLABORA, MAS NÃO É CULPADO. Se não agüenta ficar sem erva e compra do tráfico porque não tem como plantar, torna-se um viciado, porque o vício é nada mais nada menos do que uma mania repetida constantemente que continua se repetindo mesmo causando danos, a si mesmo e aos outros. Temos que mostrar que erva é para o bem então comecemos por nós fazendo o mesmo. Plante e fume até não agüentar mais, vamos fazer por merecer a legalização mostrando que não somos “realmente culpados”
    Jah Bless

    ResponderExcluir
  23. É que existem 2 tipos de maconheiros, certo?

    O primeiro é aquele que pensa que a maconha só existe prensada, não conhece o Hempadão não se mexe pra nada.

    O segundo é aquele que planta sua maconha, é ativista, lê o Hempadão e tenta melhorar a cabeça das pessoas que vive a sua volta.

    Eu sou do segundo tipo. E vocês?

    ResponderExcluir
  24. Parabéns!

    Para o reduggy :) http://reduggy.net/noticia/guerra-ta-armada-vai-dizer-culpa-da-maconha

    ResponderExcluir
  25. Se a culpa é da maconha, taca fogo nela !

    ResponderExcluir
  26. parabens pelo texto, isso q é ser maconheiro, e falar e ter argumentos não só prensar e dizer pra legalizar, precisamos de argumentos pra ver se a cabeça dos alienados se abrem pra novas portas, portas da concepção

    ResponderExcluir
  27. essas pessoas deveriam pensar e sentir o verdadeiro poder da erva,ver que ela está aqui pra nos ajudar e não para destruir.
    é uma grande tristeza ver que pra nós fica facil ver a solução desse problema e eles não querem enxergar oque está na sua frente!!
    legalize!!

    ResponderExcluir
  28. Rapaziada de São Paulo...

    Se a coisa piorar no complexo do Alemão esse fds SP pode se preparar...


    "Tanta guerra pra nadaaa ndaaa ndaaaaa"

    Paz a todos de bom coração...

    ResponderExcluir
  29. To adorando a ação no Rio, tao encurralando esses bandidos malditos. Mas isso é pouco. Além disso tem que legalizar a maconha. O Rio e o Brasil ganhariam muito com isso.

    ResponderExcluir
  30. associar a maconha a o que esta acontecendo ou achar que associaram a maconha ao que está acontecendo é errado. Beltrame está certo.

    ResponderExcluir
  31. aperta, carbura e tu não compreende... geração futura todos consciente, queimamos da pura freneticamente...

    ResponderExcluir
  32. Por favor.... leiam a reportagem do Plinio de Arruda Sampaio na revista Carta Capital sobre esse assunto:
    http://www.cartacapital.com.br/sociedade/cacada-na-favela-da-vila-cruzeiro

    Ouso pedir ao hempadao que solicite à revista para reproduzir a matéria aqui no blog.

    E não se esqueçam de comentar por lá tbm.... pq ta saindo cada asneira por lá...

    Fica a dica. Andei acompanhando o site em silencio, mas essa valeu.

    Abracos hempaziada!

    Ah... to laricado por informações!! EU QUERO É MAIS!!!!!!!!!!

    parabens à redação do site

    ResponderExcluir
  33. ATENÇÃO: Por que nao legaliza e acaba com isso? milhares de pessoas morrendo, milhares de problemas na cabeça das pessoas, tiro pra tudo qualquer lado, Se fose legalizado nada disso aconteceria.Ai vem aquela velha historia "nao pode legalizar por que quem usa ta fazendo mau pros outros" QUE ABSURDOOOOOOOO
    1- CADA UM CUIDA DE SUA PROPIA VIDA
    2- A NOSSA QUERIDA MARIA JUANA NAO FAZ MAU PRA NGM, ELA NAO FAZ VOCE SE DESCONTROLAR AO PONTO DE COMETER UM CRIME POR CAUSA DISSO , COMO A MIDIA DIZ
    3- SO QUEM USA SABE QUE NAO FAZ MAU, PODE ATE FAZER NO SENTIDO DE SAUDE,MAIS UM DIA AGENTE MORRE MESMO, ESTAMOS NA TERRA PRA SER FELIZ, APROVEITAR A VIDA, E O QUE UM MATINHO PODE AFETAR TANTO COMO DIZEM?
    a verdadeira paz esta com nosco que usamos a canabis, e até hj nao entendo pq n legaliza. QUANTO A QUESTAO DO USUARIO, ELE N TEM Q PAGAR POR PENA RIDICULO ISSO, E O TRAFICANTE TB N TEM CULPA DE UMA CERTA FORMA TEM PQ ATRAVEZ DO TRAFICO GERA TODA ESSA MERDA MAIS SE FOSSE LEGALIZADO E CADA UM TOMASE CONTA DO SEU UMBIGO, O MUNDO NAO TARIA A MERDA Q TA

    ResponderExcluir