domingo, 21 de novembro de 2010

[Ed. #91] WeedNews: Da Escravidão às Cadeias – Maconha e Marginalidade!

por Marco Hollanda

O estudo de culturas marginalizadas sofre com a precariedade da preservação de registros que contam sobre o passado. Mas a história da maconha no Brasil, que se encaixa perfeitamente neste contexto, vai aos poucos saindo do abismo provocado pelo processo de criminalização e demonização da maconha.

 

Em um trabalho de campo realizado por arqueólogos da UFRJ foram encontrados em Itaboraí, Região Metropolitana do Rio, 198 cachimbos com resquícios de maconha. O material pertencia a escravos que viviam na região no século 19. Para alegria da comunidade canábica, os cachimbos serão exibidos a partir do dia dois dezembro na mostra "Arqueologia no recôncavo da Baía de Guanabara".

 

Algumas linhas de pesquisa sobre a introdução do hábito de fumar maconha no Brasil relacionam o fato a chegada de escravos das etnias Quicongo e Quimbundo, que trouxeram as sementes de maconha escondidas na roupa. A erva era utilizada por eles em rituais religiosos e nos raros períodos de lazer.

 

Quem são os traficantes de drogas?

Essa pergunta já foi feita pelo delegado Orlando Zaccone em seu livro Acionistas do Nada. Mas é preciso repeti-la diante da continuidade de uma repressão que coloca apenas os autênticos “pés de chinelo” atrás das grades. Enquanto os escravos do século XIX desfrutavam de certa liberdade para o consumo da erva, seus descendentes do presente sofrem com perversa política de criminalização da pobreza. Esta semana um camelô foi preso no morro Chapéu Mangueira, no Rio de Janeiro, por portar 19 trouxinhas, além da impressionante quantia de sete reais.

 

Acusado de tráfico de drogas, Edmilson de Jesus da Silva, de 22 anos, engrossa ainda mais a estatística do perfil básico dos traficantes. Dentre os condenados por esse tipo de crime, a maioria foi detida sem armas, com pequena quantidade de drogas, além de serem réus primários. A prisão de Edmilson pode até servir para enfeitar as estatísticas de combate ao crime apresentadas pelo governo, mas certamente não gerou nenhum prejuízo a estrutura dos verdadeiros traficantes.

 

Caso semelhante aconteceu esta semana no badalado Posto 9 da praia de Ipanema, no Rio de Janeiro. Desta vez, a figura do perigoso traficante foi representada por três vendedores de mate detidos com três trouxinhas e um cigarro de maconha. De acordo com a própria polícia, a investigação durou três meses e mobilizou agentes do serviço reservado da corporação. A polícia também afirma que a investigação trabalhava com a ligação de ambulantes com furtos ocorridos na região.

 

Com uma pesada pena de prisão, que pode chegar a 15 anos de reclusão, Edmilson e os três vendedores de mate terão pela frente uma vida semelhante aos presos das masmorras medievais. E assim, a guerra às drogas vai cumprindo seu papel na construção de um mundo melhor.

19 comentários:

  1. é... um mundo melhor pra quem?
    tomar no cu dessa politica que NUNCA muda! puta que o pariu.

    ResponderExcluir
  2. isso é ridiculo!
    a gente não pode ficar parado.. alguma coisa tem de ser feita...
    a legislação brasileira é uma vergonha, reprime o menos favorecido e endeusa os mais poderosos...
    essa porra tem que mudar, "QUE PAÍS É ESSE? É A PORRA DO BRASIL!"
    marcha da maconha já !

    ResponderExcluir
  3. Toma no cú lei escrota. Princípio básico do direito: os costumes fazem as leis. As leis é que têm de se adaptar aos costumes. E pau no cú dos legisladores ladrões vermes canalhas! Vamo p rua 20, 30 mil fumando!

    ResponderExcluir
  4. É foda estudar direito e ver tantos direitos que regem o princípio básico da humanidade serem descumpridos por leis arcaicas e reacionárias

    ResponderExcluir
  5. Eu sou estudante de história e pretendo desenvover uma pesquisa sobre as formas que o Estado usava (e usa) para coibir o uso da maconha.
    O post tá muito bom, realmente é uma política de merda, mas a gente pode mudar, é só se ligar em quem votar, não adianta a gente reclamar se na hora de eleger nós ainda votamos pela cor do partido, ou pela cara bonita do candidato, é só dá uma ligada ali na good list, ou então vota em nulo, que ainda sim estará exercendo sua democracia..;

    P.S.: O blog tá bonito pra carai...

    ResponderExcluir
  6. É a revolução da maconha! A gente enfumaça a cidade inteira, deixa esses otários tudo chapado, literalmente criamos uma atmosfera. Quando eles se ligarem até se esqueceram que são otários e relaxam.

    ResponderExcluir
  7. Não adianta só votar bem. Temos que reclamar bem alto, para que esses políticos de merda e toda a nação possam ouvir. Além da marcha da maconha temos que marchar pela reforma política, saúde, educação, etc. Nos interessar, acompanhar e entender o processo político brasileiro. Identificar quem são os canalhas engravatados que iludem o povo e ficaram milionários em suas "carreiras" políticas. As coisas só mudam quando o povo vai para a rua, é uma batalha longa. Como disse um certo ex-capitão, "para mudar as coisas vai demorar muito tempo. O sistema é foda".

    ResponderExcluir
  8. Sorria, você está sendo manipulado. Teoria conspiratória: estão querendo nos chipar? http://www.youtube.com/watch?v=QYLLFpNn4lM&feature=player_embedded

    ResponderExcluir
  9. Eu tenho um ódio mortal da politica do Brasil, ainda mais dos vermes.. que trata a gente como se fossemos uns marginais!
    Idéia louca de vocês meu, adorei o hempadão!! Linkei vocês no meu blog, estou começando com ele agora. espero trocar bastante idéia com vocês. Valeeu!

    ResponderExcluir
  10. "Toda unanimidade é burra"

    ResponderExcluir
  11. aaaaaaaaaaaaaagh
    Inacreditável
    A que ponto de alienação a nossa população está chegando?

    ResponderExcluir
  12. o foda eh q nem um politico tem coragem de chega em brasilia e fala q eh a favor de legalizar... todos tem medo de perder voto com isso

    ResponderExcluir
  13. a investigação durou três meses e mobilizou agentes do serviço reservado da corporação.

    muuuuito bem usado nosso dinheiro.
    parabens ae pra que voto na dilma (y)

    ResponderExcluir
  14. O país ta uma merda e a culpa é de quem ... ?

    ResponderExcluir
  15. de tudo mundo, ficar apontando dedo eh oq levou o brasil na situaçao q ta

    ResponderExcluir
  16. Só foi preso por ser pobre, se for negro então, aí que ta fudido mesmo, se fosse um playboy de merda já estaria solto... Uma vergonha essa merda de país, mais vergonhoso ainda essa bosta de Estado que nos rouba mais de 1 TRILHÃO (1.000.000.000.000,00) todo ano e não nos dá nada, só esmola e uma industria de medo, como fala Bauman no livro Medo Líquido...

    ResponderExcluir
  17. Quem são os traficantes de drogas (que são presos) deveria ser o título...

    Assim que os países ricos liberarem eles forçam a gente liberar... Ou não, vai que eles vão querer exportar para nós. Que absurdo seria.

    ResponderExcluir
  18. A Policia nao tem culpa, nao se pode generalizar e descriminar. Com isso voces só estao agindo como a babilonia quer, a culpa é do sistema, a culpa ta em brasília a culpa esta na nas cabeças de ricos, pobres, pretos, brancos que a anos vem sendo ensinados em sociedade que a maconha é ruim, é uma droga e que te faz mal. São poucos os que abriram a sua mente para a verdade, os que nao abriram nao os culpo por nao ver a Cannabis como algo natural ou sem descriminalização. Devemos entender que eles foram adestrados assim pela televisão, por toda sociedade, enfim por toda a babilonia à verem que a "maconha" vulgar te faz mal.

    ResponderExcluir