quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

[Ed. 92#] Hemportagem: A Rede Globo diz que "Vencemos", mas... Será?

por Tales Henrique Coelho

 

Quem acompanhou os acontecimentos da ultima semana pelos jornais, principalmente a Televisão, em particular a Rede Globo, viu um verdadeiro reality show em tempo real. Nele, os inocentes, a honesta e cumpridora das leis classe média carioca, estavam sendo “atacados” pelo inimigo do mal, que se veste de bermuda e chinelo, mora nas favelas, vende drogas e geralmente é negro. Rapidamente, o herói Beltrame entrou em ação com toda a sua “liga da justiça”, que vai de carniceiros altamente treinados a tanques utilizados em guerras continentais. No fim, venceu o “bem”, e rapidamente foram escolhidos os culpados: os usuários de drogas.

 

Não vou me ater particularmente a nenhuma destas questões. O principal problema de toda esta narrativa formada, esse consenso geral que defende simplesmente a guerra e a repressão, é que ela reduz uma questão extremamente grave da nossa sociedade a uma equação que não só não resolve como agrava o problema.

 

A “libertação” das comunidades cariocas, tão propagada, jamais se dará totalmente enquanto vivermos sob o domínio de uma polícia extremamente corrupta, preconceituosa e assassina. As UPPs são ainda protótipos, que obtiveram êxito mas não podem ser superestimados. A Unidade mais antiga, no morro Santa Marta, tem 2 anos de idade. Ninguém sabe quais serão os efeitos a médio e longo prazo se a ocupação continua sendo feita pela mesma polícia, na mesma lógica de ocupação militar de um território inimigo.

 

Esta guerra maniqueísta entre o “bem” (que neste caso é, ironicamente, representado por uma bandeira preta com uma caveira) e o “mal” só tira o foco da discussão que deve ser travada. É preciso buscar um entendimento mais amplo sobre toda esta situação. Se no Rio traficantes utilizam armamentos de exército para proteger seus territórios, isso tem muito a ver com a história da cidade. Se centenas de fuzis entram na  cidade todos os anos, meses, dias, tem gente ganhando alto com isso. Sempre haverão aquelas “tenebrosas transações”...

 

Há muitos outros interesses envolvidos na política de UPPs além da “libertação” das favelas. Há um projeto de cidade, excludente e autoritário, nascendo junto com esta política de “segurança”.

 

Infelizmente o consenso geral é o de que “os maconheiros são os culpados por tudo isso”. No entanto, é preciso aproveitar este momento para denunciar toda essa hipocrisia. A solução para estes problemas não é simples nem rápida, mas é preciso começar a mudar desde já. E mudar a política de drogas deste país é essencial para este objetivo.

44 comentários:

  1. Ótimo texto. Concordo plenamente Thales. Logo após o brasil adotar o capitão Nascimento como herói nacional, a polícia do Rio de Janeiro ganhou o coração do povo, simplesmente, por fazer o que deveria fazer sempre. Operações sem [tanta] carnificina. Mas é difícil pensar em operações que envolvem armas de fogo sem mortes. A narrativa construída em cima de mitos deforma a historicidade da coisa. Mas fico feliz que existam pessoas que questionem tudo isso. Enquanto resistirmos, haverá esperança.

    ResponderExcluir
  2. Me orgulho de ser maconheiro e prezo pela paz! Só tenho isso a dizer....
    Não há mais nada a fazer, a não ser esperar algum tempo até a maconha legalizar.

    ResponderExcluir
  3. Hoje vi a Miriam Leitão ser a primeira na globo a questionar porque a polícia não sabia da possível fuga pelas galerias pluviais que eram obras do PAC (a polícia não tava planejando essa ação há dois anos?) e a outra repórter disse: "é que a polícia teve que antecipar essa invasão,né? Não estavam preparados..." Ai ai... (Milene)

    ResponderExcluir
  4. Uma das propostas de campanha da futura Presidenta Dilma é abrir uma verdadeira discussão sobre a legalização de drogas leves e levá-las para o povo. Já acho um passo a frente se comparado com toda essa repressão e preconceito que acontecia e ainda acontece em nosso país em relação a maconha.
    É fazer de tudo para dar certo, pois só assim seremos um país não livre do tráfico, mas com certeza muito mais pacífico. ;)

    ResponderExcluir
  5. (...)Esta guerra maniqueísta entre o “bem” (que neste caso é, ironicamente, representado por uma bandeira preta com uma caveira) e o “mal” só tira o foco da discussão que deve ser travada(...)

    Perfeito.

    Enquanto a classe média-alta comemora a "Libertação" do Rio, os moradores do morro, que conviviam lado-a-lado com as armas do crime, agora convivem com as armas dos militares.

    ResponderExcluir
  6. "Quando estiver com tudo...
    ...espada e escudo
    sua consciência adormecerá"

    ResponderExcluir
  7. Fala hempada,
    Também não concordo com a violência, com a intolerância e principalmente com a impunidade.

    A mídia está sendo nojenta e ignorando o princípio da Imparcialidade que deve ser adotado por qualquer profissional dessa área, e retratando essa guerra como o confronto entre o bem e o mal e sempre com o ponto de vista de um NÃO-USUÁRIO.

    De fato acho que mudanças devem ocorrer, e o estado deve interferir SIM, e se nescessário com força policial. Mas antes de toda essa violência deveriam vir ações sociais sólidas para realmente motivar esses muleques que estão entrando pro tráfico a darem outro rumo para vida deles.

    Os bandidos, assassinos e traficantes de hoje são os meninos de ontem, meninos que não nasceram com maldade no coração, mas sim foram "tragados" pela violência que os cercam.

    Srs. Gorvernates, não esqueçam que existem milhares de vidas humanas no meio dessa guerra insana e cruel.
    O dia que resolverem escutar o usuário e o morador de favela ai sim as coisas mudarão.

    "A GUERRA CONTRA AS DROGAS É A GUERRA CONTRA OS POBRES".

    ResponderExcluir
  8. e agora?...tudo muito lindo para a sociedade, os bandidos foram presos e os morros "libertados"...mas e agora, quem vai vender a droga? porque usuario tem milhões. Não será essa a hora da legalização, ja que o poder da droga esta nas "mãos" do estado. Acho que seria uma forma inteligente de controlar a venda, sem que esse poder volte para o traficante. Seja ele de chinelo e bermuda ou de farda.

    ResponderExcluir
  9. Caro Tales,

    Com todo o respeito, eu não concordo que é assim que a globo e as pessoas estão enxergando: que os maconheiros são os culpados pela guerra no rio. Para a grande maioria das pessoas, os traficantes de bermuda e chinelo (independente da cor da pele) são os homens maus, enquanto nós, usuários de droga, somos a vítima. Não que essa seja uma visão coerente, mas é assim que eu leio a opiniao da maioria das pessoas.

    Agora, pera lá, aqueles seres que fugiram de bermuda, chinelo e arma de fogo, são sim uma das expressões do mal, não podemos nem pensar em caracteriza-los como vitimas. Lógico que eles não são todo o mal, existe um grande sistema, como esse negócio das armas circularem livremente, que voce mesmo falou. Há sim também expressoes do mal de terno e gravata, mas nem por isso temos que inocentar os bandidos das comunidades, que por tantos anos escravizaram a populaçao.

    Concluindo, a sociedade não pode pensar que basta enfrentar de verdade e expulsar esses marginais que se aproveitam da pobreza da populaçao. O que aconteceu no Rio semana passada foi sim um passo importante, mas não o suficiente. A populaçao dessas comunidades está feliz e esperançosa, mas nao pode se contentar com tao pouco. Tem que reinvidicar uma mudança estrutural nas leis, uma nova politica de educação, emprego e drogas.

    O que aconteceu no Rio foi só um primeiro passo, e governo desse estado está de parabéns.

    ResponderExcluir
  10. "Enquanto a classe média-alta comemora a "Libertação" do Rio, os moradores do morro, que conviviam lado-a-lado com as armas do crime, agora convivem com as armas dos militares."

    Será? Os militares, de um modo geral, não vão ameaçar e punir a população, e nem impedir a entrada de pessoas como nós nessas comunidades. Aliás, a populaçao dali nunca se sentiu tao segura, podem ver um pontinho de luz no fim do tunel.

    Nós que pregamos tanto a extinçao de qualquer preconceito, nao podemos nos deixar cair nessa armadilha. Não é sempre que o governo e a policia fazem merda. Dessa vez estao de parabens, excluindo uma minoria de corruptos e alguma imcompetencia/inexperiencia de alguns envolvidos na operacao.

    ResponderExcluir
  11. Minha opnião é a de que essas operações policiais, ou militares, devem ocorrer mas com o foco voltado aos criminosos.Sejam eles os de bermuda..de farda ..ou de gravata.E mudar esta corrida que visa encontrar e expor como troféus o as drogas e armas usadas por eles.

    Sem alguem para maneja-las não haverão tiros, e isso se consegue com o que o nosso amigo Vitor comentou sobre muleques que entram para o tráfico.

    ResponderExcluir
  12. A TV aberta brasileira é um lixo, em especial a rede globo que se aproveita da 'desgraça' alheia, fazendo sensacionalismo, gerando polemica e apelando por audiência. O triste é que isso ta mais na cara do que o nariz, e tem muita gente que não quer enxergar.

    E mudar a política de drogas deste país é essencial para este objetivo.


    DESCRIMINAZILA A CANABIS BRASIL!!

    ResponderExcluir
  13. com toda a certeza irmãos... quando chegarmos aos 50 60 70 falaremos para nossos netos ou filhos que seja, que esta erva era considerada o problema...

    ResponderExcluir
  14. é complicado ver que mesmo com tantos meios de comunicação, com a internet em alta, a inclusão digital as pessoas ainda se deixam manipular por emissores de tv como a globo... ao invés de buscar o conhecimento e o entendimento do problema eles preferem ignorantemente acatar o que a mídia fala como a única verdade...

    ResponderExcluir
  15. Eu sou contra todo o tipo de injustiça, mesmo que a ação vise o bem, se ela for mal feita não serve.

    Como é que a polícia e as forças de ocupação arrombam casas de moradores impunemente? Não tem um juiz no RJ para determinar que a polícia só entre em uma casa se tiver mandado de busca e apreensão ESPECÍFICO para o endereço em questão?

    Não há legalidade nenhuma em uma ordem para arrombar todas as casas de um bairro com base na presunção de que um bandido possa ter se abrigado na moradia de outra pessoa. Se isso ocorresse em um bairro de ricos o comando dessa operação já tinha caído e os policiais envolvidos estariam presos, mas como estão arrombando casas de favelados fica tudo na boa.

    A polícia que atua SEMPRE com policiamento ostensivo, com presença constante, não precisa usar do abuso para estar em um lugar onde SEMPRE deveria estar.

    ResponderExcluir
  16. "Somos vítimas de uma sociedade, famigerada e cheia de malícias
    No morro ninguém tem milhões de dólares, depositados nos bancos da Suíça" -Bezerra da Silva

    ResponderExcluir
  17. Ainda bem que cada um pode falar o que der na cuca,né hempresários crew? A gente tem mania de ver a solução no movimento armado,da força, da repressão, ao invés de pensar em onde começa o problema.Ninguém tá defendendo bandido que tortura pessoas,mas dizer que eles tb não são vítimas da sociedade, acho demais.E quem disse que esses policiais não são bandidos tb? E as milícias? Existem vários especialistas apontando eles em várias favelas e eles torturam e matam.Devem ser vítimas tb pq ganham mal,são mal treinados (tipo uma lavagem cerebral) e não tem aparato pra "lutar" contra os outros bandidos.Os que não são bandidos têm que fechar os olhos pra não morrer pq sabem que a briga é perdida.Não aplaudirei o que acho estúpido. Não moro em favela,mas sou inteligente o suficiente pra ver que entrar em 965 (acho q é esse o número) favelas do Rio pra acabar com a violência é impossível e coisa pra "inglês ver"."Olho por olho e dente por dente acabaremos cegos e banguelas"Mahatma Gandhi (foi aquele cara que venceu a repressão sem lutar,lembra?)Milene

    ResponderExcluir
  18. A filosofia da não violÊncia de Mahatma gandhi,era para ser seguida em todo mundo,libertar um país sem dar um tiro,não é impossível,basta querermos tentar a paz. O que mata fulminante é a arma, que se encontram sempre na mão da polícia na mão dos traficantes,nuna vi arma na mão de usuários.

    ResponderExcluir
  19. Henrique S:

    O que critiquei no meu texto está presente na sua fala também. Achei que a ação policial foi até bem feita, não houve a chacina que a classe-média pediu, nesse ponto foi bom.

    Claro que para quem mora ali é melhor não viver sob o domínio daqueles moleques loucos armados até os dentes.

    Digo que eles não são o mal sim, porque eles são é grandes vítimas desse sistema todo. Devem ser presos, sim, mas não são eles os responsáveis por tudo isso. São a mão de obra barata que gera lucro para os grandes traficantes de drogas e armas.


    Esse "primeiro passo" é muito relativo. O primeiro passo de verdade só acontece na hora que acontecer uma reforma geral na PM...

    ResponderExcluir
  20. Tales,

    Entendi o seu comentario, mas acredito que antes de vitimas eles são mal caráters, malandros no sentido negativo da palavra, esses chefoes do tráfico (em escala municipal), de bermuda, chinelo e AR-15. Lógico que os traficantes gigantescos estão trajando terno e gravata e vivendo no mais extremo luxo e viajando pelo mundo. Mas dizer que os donos do morro são mão-de-obra barata é exagero. Os funcionarios do trafico no morro sim sao vitimas da exclusao (apesar de terem que pagar o que fizeram), mas os grandes traficantes do morro escolheram esse caminho por contra propria, já que sao pessoas inteligentes, porém ambiciosas a ponto de não ligarem em serem sanguinarios. Podiam ter escolhido ter vivido só de bermuda e chinelo,mas acrescentaram a arma e o sangue no vestuário por que assim o quiseram. Não devemos ter pena desses caras, e nem passar a mão na cabeça.

    ResponderExcluir
  21. Henrique, não estou falando de passar a mão na cabeça, mas também não estou falando para "metralhar todos eles" como muitos dizem.


    O que digo apenas é que estes pobres coitados que vivem num mundo paralelo, que são sim cruéis e extremamente violento, representam a parte que é fácil de ser reposta.

    Podem prender/matar o Zeu, o faustão, o FB, o MK, o Elias Maluco, são todos uns zé ninguém que se impõem com o poder bélico.

    Focar a repressão nesses caras pra mim é burrice. Focar os esforços na guerra na favela e não prender o milionário que está agora andando de lancha na baía de Angra com um monte de puta graças ao dinheiro do tráfico de armas pra mim não é o certo.

    O moleque segurando AK na favela é só a ponta, o lado mais fraco de tudo isso. Tanto que o "bunker" desses caras foi rapidamente tomado, bastou o Estado se articular e fazer um cerco bem feito. Eles não são nada.

    É isso que eu digo. Solução pra essa situação é pensar além dessa coisa simplista de "bem" contra o "mal". Tem muito mal nas forças de "segurança" também.

    Grande passo para mim seria uma corregedoria interna séria na PM, investimentos em inteligência e investigação de verdade, pra pegar o AK antes dele chegar na mão do moleque de 18 anos cheio de ódio na mente.

    ResponderExcluir
  22. Henrique, dá uma lida nessa entrevista http://www.ihu.unisinos.br/index.php?option=com_noticias&Itemid=18&task=detalhe&id=38721

    ResponderExcluir
  23. Agora sim Tales, entendi completamente o seu ponto de vista, e chego à conclusão que a minha opinião é exatamente como a sua. Concordo que se nada for feito estruturalmente, outros substituirão os Zeus e os Faustões do Rio.

    Lerei a entrevista só a noite, e então comento. Fique atento.

    ResponderExcluir
  24. Armas e mais Armas, além de matar, para que se serve ?

    ResponderExcluir
  25. "Um dia me disseram
    Quem eram os donos da situação
    Sem querer eles me deram
    As chaves que abrem essa prisão...
    ...E tudo ficou tão claro
    Um intervalo na escuridão
    Uma estrela de brilho raro
    Um disparo para um coração"

    ResponderExcluir
  26. Na verdade a polícia entrou nos morros para ROUBAR,tanto de traficas,como da comunidade,e de tudo:eletrodomesticos,grana,drogas,etc...e ai deixam escapar os vagabundos(que foram avisados c/ antecedência)e fazem showzinho pra rede globo!

    ResponderExcluir
  27. No JB de hoje tem um policial fazendo pose apontando uma arma. Eu ri. Não havia combate nenhum naquele momento, todos ao redor caminhando calmamente, conversando, e tal...O "herói" se acocora próximo a um poste, aponta o fuzil para o nada e olha deslumbrado para a câmera do fotógrafo, provavelmente outro boboca de plantão. O estado coloca armamento pesado na mão dessas crianças com necessidade de auto-afirmação. Errei, não devia rir. É digno de pena. É só mais um "otário ideal" como disse Gabriel o Pensador.

    ResponderExcluir
  28. Hoje uma juíza se pronunciou denunciando a farsa em nome de uma entidade lá de São Paulo.

    ResponderExcluir
  29. Cabral corrupto filha da puta! Cabral terrorista encomendou a merda toda! Filha da puta!!!!!!!FAscista arrombado, assassino, miliciano!

    ResponderExcluir
  30. http://www.jb.com.br/rio/noticias/2010/12/03/juiza-operacao-no-alemao-e-verdadeira-enganacao/

    ResponderExcluir
  31. "Armas e mais Armas, além de matar, para que se serve ?" Servem para derreter, fazer um poço gigante e jogar esses putos tudo dentro. Corruptos, traficantes, governantes, enfim, toda a laia. E, não querendo passar a mão na cabeça de traficantes, mas são os menos criminosos. Eles enlouqueceram. Se tornaram assassinos cruéis devido ao descaso e covardia dos outros.

    ResponderExcluir
  32. O cara aí de cima falou tudo. Os traficantes enlouqueceram no meio desse mundo paralelo da guerra e das drogas.

    ResponderExcluir
  33. cara, conheço o hempada tem muito tempo, e posso garantir q nesses ultimos tempo os post estao espetaculares ! muita viagem com informaçao da melhor qualidade.. é nois

    ResponderExcluir
  34. @j_passoni "Trabalho pra caraio e fumo a minha erva e a culpa é de quem a culpa é de quem???"

    ResponderExcluir
  35. Eu concordo parcialmente com a juiza. Concordo que o problema está no topo da pirâmide, porém sou totalmente a favor da invasão nas favelas por parte da policia e na prisão de pequenos e médios, porém sanguinários traficantes. Mas que acima de tudo temos que prender os grandes e poderosos, que circulam pelo mundo com suas fortunas fruto do tráfico isso temos.

    Concordo também com a juiza que o estado tem que entrar com educação, cultura e emprego pra essa gente. Mas na minha visão agora ficou mais fácil fazer isso, pois um garoto como eu e você pode também ir no alemão com mais tranquilidade agora. Consequentemente fica mais fácil instalar escolas e hospitais nas comunidades, urbanizar, etc. Garanto que os militares não vão impedir. Os Zeus impediriam. Agora está nas mãos do poder publico, que vai ter que mostrar se tá afim mesmo de resolver o problema ou só fazer barulho.

    Por ultimo temos que legalizar a erva.

    ResponderExcluir
  36. Eu até fiquei surpreendido que a operação funcionou. Teve muito 'showzinho', é claro, mas funcionou. O problema é que enquanto não mudar a política de drogas no país, simplesmente 'nascerão' outros traficantes, aí a polícia faz outra 'limpa', e vem outros... Cria-se um ciclo sem fim.

    Pois o traficante é perverso, mas é igual uma bactéria. Eles se regeneram. Mudando a política de drogas, acaba com todos os traficantes, acabam também com os engravatados que estão acima dele, mas lucram muito com o proibicionismo, pois esse é o pior dos problemas. Mas também tem que dar oportunidade para quem mora nas favelas, melhorar a condição de vida, a educação... E como disse aí o Henrique, aí legalizamos a erva e ponto final.

    ResponderExcluir
  37. Rio de Janeiro cidade pânico, onde o governo disputa o poder dos morros com os traficantes, escorraçaram os bandidos formados pelo sistema corrupto (que poderiam ser seus filhos, pois foram criados por eles) para la implantarem mais um modelo curral de cobrança de impostos, só no complexo do Alemão são 400.000 pessoas,e o carvalho vai entrando devagarzinho, não existe bandido pior do que politico, os grandes culpados do inferno social, ambicionistas inconsequentes, que a tudo endemonisão, quem deveria ser escorraçado são os politicos , pra bem longe levando bala nas costas e reencarnando como ratos dos esgotos.

    ResponderExcluir
  38. Caros amigos do hempadao
    eu aprovo a acao da policia carioca pois o trafico de drogas nao so e uma pessima imagem para o Brasil e para o mundo como e uma vergonha para todos aqueles fumam maconha ,pois eu nao quero entrar em uma comunidade que sofre dia e noite so para comprar maconha na mao de um cara que a qual quer momento pode disparar contra mim e contra um senhor que acaba de chegar do trabalho
    A lei nao esta correta em proibir uma planta que forma pessoas de bem como espalha o bem,mas de maneira indireta mata e traz tristeza ,ja que aquele dinheiro que voce compra maconha se tranforma e municao e armas
    A policia do Rio de Janeiro apreendeu milhares de armas e municoes o suficiente para matar mais da metade do Rio de Janeiro.
    Se voce for pensa o que e maconha para as pessoa de uma comunidade onde o trafico comanda voce percebe que a maconha nao e so uma erva ,e tambem uma planta que financia morte e dor para muitas familia dessas comunidade
    eu fumo maconha,sou contra traficante,e acho que a maconha poderia ser manuseada por pessoas de bem ao inves de sociopatas que espalham terror no meio de pessoas honestas.
    O povo brasileiro devia saber escolher melhor a pessoa que vai sentar numa cadeira por quatro anos e comandar o nosso pais,pois eu ja visitei alguns pais belos por sua arquitetura e suas cultura,mais o Brasil e muito mais belo do que qualquer fachada de uma catedral,pois o Brasil e um pais belo por natureza e em nenhum lugar do mundo voce vai achar uma vasta diversidade igual a nossa.
    Um grande Abraco para todos que conferem as belas reportagens do Hempadao,e sinto muito se eu ofendi alguem pois eu so esteva querendo espor os meus pensamendos

    ResponderExcluir
  39. Como Muitas pessoas também sou a favor limpeza no rio de janeiro, a maconha diferente de outras drogas e natural e deveria ser legalizada. Mas infelizmente vivemos num pais onde maconha eh ilegal e bebida alcoólica que faz mal eh legalizada... Ou vc jah viu uma noticia dizendo que um cara fumado bateu o carro por excesso de leseira? Bem, acho que não, para finalizar quero pedir um pouco mais de mentes abertas neste mundo, ja que tudo esta errado vamos tentar por nos mesmos fazer o correto. Obrigada pela a atenção

    ResponderExcluir
  40. Anônimo educadinho, almofadinha...Não vou me estender nos "adjetivos", pois não ia caber aqui. Não, você não ofendeu, não. Até porque eu não passei da segunda linha. Em primeiro lugar, vai dar o seu cú na zona. A lei permite e não mancha a imagem dessa merda de país. Em segundo lugar, vai dar o seu cú na zona! Se você não quer fumar, não fuma, mas não esquece, vai dar o cú na zona! O estado (o culpado, aliás, o estatismo é uma merda, a cuklpa não exatamente desse estado, mas de todos os líderes de merda mundo afora)...onde é que eu estva mesmo? Ah, sim estava lhe mandando ir tomar no cú! Em terceiro, quarto e quinto lugares, vai dar o seu cú na zona! Em terceiro lugar, espero que uma bala de fuzil perdida acerte o centro do seu cú. Espero não ter lhe ofendido, serzinho bem comportado.

    ResponderExcluir
  41. Eu tambem sou a favor da acao da policia naum so no Rio de Janeiro como em todo Brasil
    Eu acho q muitas pessoas q fumam maconha gostariam de poder compra a sua erva sem de q passar o desconforto de entra em alguma favela onde os traficantes comandam
    a lei naum e de toda forma errada mais tem pontos q poderiam ser mudados
    eu fumo maconha e como outros ja falaram sou contra o trafico e contra traficandes
    E gente naum precisa abaixa o nivel para expressar

    ResponderExcluir
  42. Eu duvido que legalizar vai mudar muita coisa, pode ate mudar num primero momento, mas o fato eh o trafico existe pq da grana, e se o traficante nao vai mais poder vender droga ele vai procurar otro jeito de ganhar dinheiro. E enqto ele nao tiver a oportunidade de considerar uma carreira digamos legal, ele pode nao continuar no crime, mas vai ficar akela tentaçao

    ResponderExcluir