quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

[Ed. 92#] Portas da Percepção: Cultivando Liberdade!

por Fernando Beserra

I

Uma tendência cada vez maior entre usuários de enteógenos, especialmente entre aqueles que não os utilizam apenas em ritos instituídos, tanto no Brasil (ex: Barquinha, Santo Daime, União do Vegetal, CEFLURIS, etc), quanto no mundo (Native American Church...) tem sido o auto-cultivo de seus próprios enteógenos. Com a prática do auto-cultivo de plantas de poder, os usuários de enteógenos têm um contato mais estreito com suas plantas e um vínculo diferente, portanto, daqueles que apenas compram.

 

Os conservadores alimentam a ideia de que o auto-cultivo, pela proximidade da substância com o usuário, poderia aumentar o uso. Por outro lado, é possível pensar, como já foi pensado, no cultivo de sua própria substância psicoativa como uma forma de estabelecer outra relação com a planta – tratando a substância menos como objeto de consumo e, portanto, estando mais distante da prática do consumismo, o que viria, mais propriamente, a criar usos mais saudáveis. Além do mais, o cultivo de uma planta exige uma enorme paciência e cuidado, o que potencializa no cultivador traços de personalidade e atitude que podem beneficiá-lo tanto em sua vida cotidiana quanto no uso do enteógeno. Sem contar o controle de qualidade da substância que sabemos, por viver nos obscuros tempos proibicionistas, é fundamental.

 

Em outras palavras, redução de danos.

 

Mais um fator importante nesta discussão é que a maioria dos enteógenos tem qualidades “anti-craving” e “anti-aditivas”, ou seja, não causam dependência e tampouco fissura. Exatamente por estes fatores os enteógenos têm sido usados cada vez mais em terapêuticas no campo da farmacodependência[1].

 

Zygmunt BaumanII

No atual momento de nossa história, que o sociólogo polonês Zygmunt Bauman chama de “modernidade líquida”, as pessoas procuram compulsivamente uma espécie de auto produção, consumindo produtos, estilos de vida, vestuários, para expressar quem são, numa espécie de “vício” da individualização. Neste momento os vínculos coletivos são rarefeitos, esvaziados, ganhando vez a tendência punk do “do it yourself” (faça VOCÊ mesmo), embora moldada pelo consumismo e pela transformação das pessoas em objetos de consumo (reificação). O que importa é consumir modos de estar, sempre modificando a máscara, numa liberdade paradoxal, pois por outro lado, mantemos sempre a própria estrutura do consumo.

 

Nesta relação social esvaziada, onde a punição/coerção deixa de ser o meio mais eficaz de controle social (o modelo que Foucault chamou de panopticum[2]), há uma diminuição progressiva, internacionalmente falando, das coerções a comportamentos moralmente descriminados. Sem diminuir a importância dos ativismos, que hoje são muito mais especifistas (luta pela legalização da cannabis, pelo feminismo, movimento LGBT, etc) e muito menos estruturais (luta pela alteração da infraestrutura social), o fato é que a maconha e talvez mesmo os princípios ativos dos enteógenos caminhem rumo à legalização, possivelmente comercializada por grandes empresas. A liberdade, neste caso, é ótima, porém relativa. Diferente da liberdade do auto-cultivo.

 

III

Neste contexto social, embora exista uma tendência enorme pelo aumento do auto-cultivo como forma de diminuição de vínculos (com agenciadores, traficantes, até mesmo sair de casa, etc.), por outro lado, o auto-cultivo é certamente uma forma de resistência ao consumismo capitalista, quando não está nos alicerces da política do lucro. A distribuição gratuita de mudas praticadas por enteogenistas, a criação de banco de sementes ou as rodas de fumo, não há dúvidas, são modos de enfrentamento a uma sociedade aleijada de vínculos sociais e da gratuidade espontânea, da radicalidade da doação. Ainda mais radicais são as associações de usuários que chegam mesmo a se reunir para criar verdadeiros jardins, cada um contribuindo para que a colheita sirva aos fins da associação e não do lucro.

 

Ipomoea Violacea Não há dúvida de que, no caso de substâncias tornadas ilícitas, se trata de um procedimento arriscado. Felizmente, no caso da maioria dos enteógenos, não existe legislação clara e a proibição não é, por exemplo, do cultivo do cacto são Pedro ou da planta Ipomoea Violacea, mas a proibição recai sobre a extração dos princípios ativos com a finalidade de alteração do estado de consciência.


[1] - Confiram o artigo: Estados modificados de consciencia con enteógenos en el tratamiento de las drogodependencias. no site do NEIP (http://www.neip.info/index.php/content/view/2469.html)

 

[2] - Modelo que Foucault usa o projeto do Panóptico de Jeremy Bentham como metáfora do poder moderno. Neste, que temos o modelo exemplar no caso das prisões, os prisioneiros eram observados integralmente a partir de um centro e pelo alto, portanto, os prisioneiros nunca sabiam quando estavam ou não sendo observados, o que cria uma sensação de sempre estar sendo vigiado sem saber onde se encontra o vigia. Os vigias neste modelo tinham liberdade de locomoção para controlar, enquanto os prisioneiros eram vigiados pela disciplina, rotina e impossibilidade de movimento.

6 comentários:

  1. Não Compre, Plante! www.cultivonatural.com.br

    ResponderExcluir
  2. Cogumelos são ótimos para caçar também... só ir para uma região rural que tenha criação de bois ou vacas, não é muito dificil, principalmente nessa época do ano. Sempre mantendo o respeito pela natureza, ao fazer a colheita, não pegue tudo, deixe alguns cogumelos para que se possam se espalhar mais, e por consequencia, possibilitar outras colheitas pra vc, usuário.

    ResponderExcluir
  3. sempre contemplando a mãe natureza!
    plante essa idéia e fume esse baseado!

    ResponderExcluir
  4. Foucault classico o mestre mostra por a + b que se faz necessario a abolição das penitenciarias, e de como podemos controlar o homem atravez do prazer e da dor

    ResponderExcluir