sábado, 11 de dezembro de 2010

[Ed. #93] Discolized: As Releituras Dub de Easy Star All-Stars!

por Várzea Crew

 

O Discolized de hoje é sobre um grupo musical no mínimo curioso: Easy Star All-Stars. Para quem nunca ouviu falar, o Easy Star é uma banda formada originalmente em Nova York, e prefere ser chamado de Grupo Coletivo em lugar de Banda, já que segundo eles próprios, os membros da banda costumam variar e alguém sempre seria esquecido ao mencionar um por um. O grupo tornou-se bastante famoso após gravar um cover (praticamente um tributo) do álbum do Pink Floyd "Dark Side of the Moon". A diferença estava justamente em não se tratar de um simples cover dos caras, mas sim uma releitura totalmente baseada e inspirada na cultura e na música Jamaicana, mais precisamente no Dub.

 

Dub Side of the Moon em pouco tempo rodou o mundo todo e agradou não só aos milhares de fãs de Pink Floyd, como também aos fãs do Dub jamaicano de qualidade. O disco não traz apenas os sons da banda britânica em Dub, como também agrega efeitos que lembram a cultura canábica. No começo de "Money" por exemplo, aonde originalmente temos o som de um caixa abrindo e fechando, foram colocados os típicos sons de um bong sendo aceso. As letras são sempre iguais, mas a banda aproveita alguns momentos para adequá-la à cultura Jamaicana, substituindo God por Jah, entre outras adaptações. Para este disco, a banda contou com participações especiais, incluindo o jamaicano Ranking Joe.

Após o grande sucesso deste álbum, lançado em 2003, o Easy Star surge novamente em 2006, lançando o álbum "Radiodread", desta vez em homenagem ao Radiohead, utilizando o álbum "Ok Computer" como base para as releituras. O disco foi tão bem aceito e repercutiu tanto quanto o anterior, permanecendo por 1 ano e meio no top lançamentos da Billboard, uma lista que apesar de não atestar qualidade, significa muito em volume de ouvintes. Neste segundo álbum o Easy Star foi muito mais longe nas participações, e agora que já tinham mostrado que não estavam apenas brincando de fazer covers, conseguiram artistas muito respeitados para produzir e participar do álbum. Isso inclui Sugar Minott, Toots and the Maytals, Horace Andy e a banda Israel Vibration. O resultado não teria como ficar ruim com tantos ícones do reggae em sua produção.

 

Após todo o sucesso dos 2 primeiros álbuns, estava claro que a banda não pararia por aí. A próxima vítima a ter seus sucessos gravados em Dub foram ninguém menos que os Beatles. O álbum escolhido foi o consagrado "Sgt Pepper's Lonely Hearts Club Band", que teve o nome brilhantemente adaptado para "Easy Star's Lonely Hearts Dub Band". Música a música este álbum surpreende. Inclusive, dizem por aí que Paul McCartney se manifestou preocupado, dizendo que as pessoas poderiam esquecer os sons dos Beatles originais e passariam a escutar somente os covers em Dub. Com as participações de Ranking Roger, Matisyahu, Max Romeo, Sugar Minott, U-Roy e Steel Pulse, não poderia ser diferente. Foi mais um sucesso absoluto e consagrou o ano de 2009 para a banda.

 

Não sei se foi o repertório ou a criatividade, mas o último álbum do Easy Star, lançado em 2010, trata-se mais uma vez de um cover do "Dark Side of the Moon". Foi isso o que eu pensei ao ver o lançamento do "Dubber Side of the Moon", mas após escutá-lo percebi que os caras realmente não lançaram este CD em vão. É como se fosse uma releitura da obra relida, uma recriação do que já havia sido recriado. O álbum ultrapassa o superficial e atinge um ponto em que Roger Waters ficaria muito satisfeito ao ouvir. Desta vez com menos participações especiais, mas com uma que compensa em qualidade: Mad Professor, tocando uma versão de Money.

 

Clique nas Capas para Baixar!

 

Dub Side of the Moon

Radiodread

Easy Star's Lonely Hearts Dub Band

Dubber Side of the Moon

18 comentários:

  1. curto demais o som do easy,é meu preferido na hora do chosen.

    ResponderExcluir
  2. NNOH easy star all stars é MUITO BOM,o dub side of the moon é sonzera!

    ResponderExcluir
  3. Essa banda é MUITO boa

    Outra adaptação foda foi em "A Day in The Life", dos Beatles. Na Letra original ele diz: "Acordei, caí da cama, passei uma escova pela minha cabeça", e na adaptação:"Acordei, caí da cama, passei os dedos pelos meus Dreads" hehehe.

    Simplesmente GENIAL...

    ResponderExcluir
  4. Pedrada! Tem um cd deles que não é uma releitura....chama "Until That Day"...é de 2008 vale a pena conhecer...
    PAZ

    ResponderExcluir
  5. Galera tem a manha demais !!!
    Soh somzera !!!
    Mesmo quem não gosta de dub, ficaria maravilhado com as versões que eles fazem.

    ResponderExcluir
  6. Caralho! eu escuto essa banda desde o primeiro cd deles e nao conhecia a historia e nem sabia desse ultimo disco! baxando jahhh! valeuu

    ResponderExcluir
  7. caralho nem conhecia a banda...
    baixei um cd...
    o dos beatles...
    agora jah to baixando todos...
    vo acende aquela trave e coloca meu capacete
    pois pelo que eu vi vai rolar pedrada!!!

    ResponderExcluir
  8. O CD 'Ok Computer' do Radiohead que eles gravaram em Versão Dub ficou muito bom, curto já faz tempo!

    ResponderExcluir
  9. nossa show de bola!!
    tinha todos menos esse último, to baixando vo escutar..

    ResponderExcluir
  10. dubber side of the moon tá pedrada na cachola!!!

    ResponderExcluir
  11. tah faltando um disco deles que tb eh mt bom. Se chama until that day e é o unico disco da banda com musicas feitas por eles.
    Eu recomendo pra qualquer um q se amarra num reggae/dub de raiz

    ResponderExcluir
  12. massa. só não conhecia o dubber side. fiquei surpreso qdo ouvi pela primeira vez, comecei pelo radiodread. parecia impossível chapar mais esse play do radiohead. PARECIA.

    ResponderExcluir
  13. QUE PEDRADA NA MENTE IRMÃOS.. OTIMO SOM,ISSO QUE EU DIGO QUE É SABER VIAJAR HAHAHA

    ResponderExcluir
  14. A versão do Dark side of the moon ficou muito boa, ja a do Sargent Peppers achei que ficou foi uma bela de uma merda.

    ResponderExcluir
  15. porraaa pedrada demais
    easy star eh vida

    ResponderExcluir
  16. Sonzera de alto nivel ...

    Vale a pena curtir ... Reggae Music ...

    Forever loving ...

    ResponderExcluir