segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

[Ed. #95] OnJack: Capítulo 3 – O Cânhamo como Fonte Ecológica!

por Rafael Braz

Fevereiro de 1938, Popular Mechanics:

“A SAFRA BILIONÁRIA”

Fevereiro de 1928, Mechanical Engineering:

“A MAIS RENTÁVEL E DESEJADA SAFRA QUE SE PODE PLANTAR”

 

A modernidade estava quase atingindo a produção de cânhamo, o fazendo a fonte agrícola número um nos EUA. Dois dos mais respeitados jornais da região, Popular Mechanics e Mechanical Engineering, previram um ótimo futuro para o cânhamo americano. Milhares de produtos criando milhões de novos empregos que poderiam acabar com a grande depressão. Ao invés disso, o cânhamo estava sendo perseguido, banido e esquecido pela licitação de W.R. Hearst, que rotulou o cânhamo como “a erva mexicana matadora, a maconha”.

 

Antes de 1901 e depois de 1937, o departamento da agricultura dos EUA repetidamente previu que, uma vez que uma máquina capaz de colher, descascar e separar a fibra da polpa fosse inventada, o cânhamo poderia voltar a ser a cultura agrícola número 1 da América. A apresentação do decorticador de G.W. Schlichten em 1917 quase realizou essa profecia.

 

Essa “profecia” foi reafirmada pela mídia popular quando o Popular Mechanics publicou em fevereiro de 1938 um artigo chamado “A safra bilionária”.  Por causa do planejamento e dos prazos, a Popular Mechanics preparou esse artigo ainda na primavera de 1937 quando o cânhamo, usado para produção de fibras, papel, dinamite e óleo, ainda era legal e era, na verdade, uma indústria incrível se expandindo rapidamente.

 

Relatórios da USDA (departamento de agricultura dos EUA) durante a década de 30 e depoimentos do congresso, mostraram que a plantação de cânhamo tem dobrado nos EUA quase a cada ano, de 1930 – quando 1.000 acres foram plantados – até 1937 – quando 14.000 foram cultivados – com planos de duplicá-los anualmente num futuro próximo.

 

Como você verá nesses artigos, a nova indústria mecanizada da cannabis estava apenas começando, mas exatamente no caminho de transformar a planta na maior safra agrícola dos EUA. E, em face aos seus desenvolvimentos subsequentes (energia da biomassa, tecnologia, materiais de construção etc) sabemos agora que o cânhamo é a fonte ecológica mais importa do mundo, e, portanto, a maior atividade do planeta.

 

No artigo da Popular Mechanics que foi utilizado pela primeira vez na história o termo “bilhão de dólares”* para uma safra agrícola!
*O equivalente a $40-$80 bilhões atualmente.

 

Especialistas hoje estimam que, uma vez que restaurado inteiramente, as indústrias de cânhamo gerariam entre $500 bilhões e $1 trilhão de dólares por ano e salvariam nosso planeta e a civilização, os combustíveis fósseis e seus derivados e é claro, acabaria com o desmatamento!

 

Se Harry Aslinger, Dupont, Hearst e os seus políticos comprados (não se sabe, mas é como os dias de hoje) não tivessem proibido a maconha – e reprimido o conhecimento sobre o cânhamo de nossas escolas, pesquisadores e até de cientistas; as previsões desses artigos já teriam se tornado verdade – e mais benefícios do que qualquer um possa imaginar – assim como as novas tecnologias e seus usos continuariam a se desenvolver.

 

Como um grande amigo de Jack Herer dizia:  “Esses artigos foram as últimas palavras honestas a respeito do cânhamo por mais de 40 anos...”

 

Clique AQUI para ler os dois artigos ou AQUI para baixar!

 

Versão Completa em Inglês!
A tradução do Capítulo 1 já pode ser baixada aqui!
Qualquer dúvida, sugestão ou crítica, poste um comentário.

9 comentários:

  1. Chega de Hipocrisia Brasil, lezalize ganja!!!

    ResponderExcluir
  2. muito bom o texto, atrasaram o avanço da humaninado anos e anos por causa dessa proibição e vai continuar adiando até o momento em que a legalização for proclamada...

    LEGALIZA BRASIL!
    PAZ!

    ResponderExcluir
  3. porra só nao fica de acordo com a legalização quem nao quer, TA NA CARA DELES BROTHER, parem de se fechar pra realidade po chega de cair na pilha da midia, vao procurar a realidade.


    LEGALIZAGANJABRASIL

    ResponderExcluir
  4. deve estar faltando alguma coisa pra gente fazer pra mudar esse quadro de ignorancia no nosso pais...

    temos que mostrar nossa cara com mais frequencia....sei la..


    to cansado dessa putaria.....

    ResponderExcluir
  5. cara muito bom artigo, mais a idéia da legalização está ,muito longe de se concretizar pois os "mitos" criados por questões extremamente política influência muito até hoje ...
    exemplo disto e a alienação brasileira a regimes e culturas norte americanas, os Europeus estão com uma ideologia muita a frente dos demais continentes, prova disso e o plebiscito proposto na Califórnia propondo a liberação e foi negado pela população ...

    A Minha Frase antes, de: LEGALIZE JÁ seria: Desligue a Televisão Saia da Alienação! Leia Um Livro se Informe"

    ResponderExcluir
  6. “Esses artigos foram as últimas palavras honestas a respeito do cânhamo por mais de 40 anos...”

    DUXOW CWB VERDIN NA MENTE"

    ResponderExcluir
  7. Um dia legaliza.... um dia................

    ResponderExcluir
  8. Um dia ainda apresento essas matérias no meu colégio,um dia....

    ResponderExcluir