sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

[Ed. 96#] bONG: Um Resumo da Repressão Abusiva no Ano de 2010!

por Marco Hollanda

 

O Hempadão passou a semana festejando o que de melhor aconteceu no calendário canábico de 2010. Mas não poderíamos encerrar o ano sem falar das histórias de uma das editorias mais badaladas do blog: o bONG. Infelizmente, a negligência da guarda ainda corre solta pelo país que ainda trata usuário como criminoso. Esta posição política tem sido responsável por uma série de violações a dignidade garantida a qualquer pessoa.

 

Em 2010, o bONG viajou  por 26 cidades contando histórias de homens que se aproveitam da farda que utilizam para humilhar consumidores da diamba, que em alguns casos nem portavam a droga. Somam-se a esses casos relatos de extorsão, flagrantes forjados e até ameaças de morte.

 

Analisando todos os relatos do bONG publicados este ano chegamos a triste constatação de que cidade mais perigosa do Brasil fica com o Rio de Janeiro. Foram nove casos recheados de truculência de uma polícia reconhecida internacionalmente por ser gravemente contaminada pelo câncer da corrupção.

Curiosamente o segundo lugar no ranking de negligência do bONG não ficou com nenhuma grande capital. De São José dos Campos, no interior de São Paulo, recebemos outros três relatos que revelam uma cidade que pode ser bem perigosa para quem ousa queimar a erva proibida em local público.

Mas é preciso lembrar a realização de boas iniciativas no combate a este ambiente de intolerância e violência. Em novembro foi lançado na sede da OAB-RJ o Cartão dos Direitos dos Usuários de Drogas, produzido pela ONG Psicotropicus. Em oito tópicos ele explica como o usuário deve se comportar diante de uma abordagem policial, se protegendo contra um eventual abuso de autoridade.

Outro momento marcante de 2010 foi o lançamento da música Nunca Serão, do Gabriel, o Pensador. A canção feita especialmente para o filme Tropa de Elite 2 começa questionando a implacável saga do Capitão Nascimento contra os maconheiros, que finalmente percebeu que o verdadeiro inimigo é outro:

 

 

Enquanto a legalização (ou a descriminalização) não chega, o combate a negligência da guarda é feito acima de tudo como informação. Nada pode ser feito diante de uma abordagem correta, que leve o usuário para uma delegacia para assinatura do Termo Circunstanciado. Afinal, o maior problema não está na polícia e na legislação que teima em tratar aquele que porta alguma droga ilícita como criminoso.

17 comentários:

  1. nunca serão!
    porcos fardados!
    LEGALIZA!

    PAZ!

    ResponderExcluir
  2. esses porcos fardados
    q se matem com a quimica com a quimica
    paz !!!!
    o hempadão é o melhor site q tem
    vcs tão de parabéns
    eu lebro o dia q eu conheci o site fui muito style ushaushuahsuha
    entrõ to dia
    sem atraso!!
    abraço

    ResponderExcluir
  3. Eu acho uma hipocrisia utilizar o contexto “porcos fardados”. Aqui no Bong vemos várias matérias onde existe o relato de abuso de poder da policia, e eu como um usuário, entendo muito bem tais questões, pois também já fui abordado injustamente pela policia.
    O caso é que a maioria das pessoas avalia o trabalho da policia como um todo, apenas por tais eventos, esquecendo-se também dos grandes feitos da policia como na questão “segurança publica”. A maior dificuldade dos brasileiros, ao meu ver, é a preguiça em analisar todos os lados da história. Nem todos os fardados abusam de poder, e muitos dos mesmo arriscam diariamente suas vidas para melhorar a segurança que você tem em sua casa. Não tenho intenção de proteger a policia, só desejo que antes de gerar ofensas, aja um reconhecimento pelo bom trabalho de alguns, que se arriscam todos os dias.

    ResponderExcluir
  4. "Eu acho uma hipocrisia utilizar o contexto “porcos fardados”. Aqui no Bong vemos várias matérias onde existe o relato de abuso de poder da policia, e eu como um usuário, entendo muito bem tais questões, pois também já fui abordado injustamente pela policia.
    O caso é que a maioria das pessoas avalia o trabalho da policia como um todo, apenas por tais eventos, esquecendo-se também dos grandes feitos da policia como na questão “segurança publica”. A maior dificuldade dos brasileiros, ao meu ver, é a preguiça em analisar todos os lados da história. Nem todos os fardados abusam de poder, e muitos dos mesmo arriscam diariamente suas vidas para melhorar a segurança que você tem em sua casa. Não tenho intenção de proteger a policia, só desejo que antes de gerar ofensas, aja um reconhecimento pelo bom trabalho de alguns, que se arriscam todos os dias."
    Expressou tudo o que eu sempre quis dizer sobre o "Bong". Concordo 100%

    ResponderExcluir
  5. São José é foda , já levei tres gerais la , osso e uma foi a pior da minha vida :/

    ResponderExcluir
  6. Se fui abordado n vezes e em 100% me ameaçaram até de morte, de tortura, pressão psicológica e ao final propuseram suborno, como querem que eu não pense que algo próximo de 100% da polícia é corrupta? Diante das lentes da imprensa, quando o momento é de "glamour" perante o povo imbecil é claro que os porcos vão se portar como gente.

    ResponderExcluir
  7. Nunca terão sequer idéia do que é realmente ser homem. Expulsem todos os policias já! Recomecem do zero. Nível superior para todos os policiais. Chega de analfabetos ignorantes com armas na mão!

    ResponderExcluir
  8. porco bão é porco morto!!1!

    ResponderExcluir
  9. '' O caso é que a maioria das pessoas avalia o trabalho da policia como um todo, apenas por tais eventos, esquecendo-se também dos grandes feitos da policia como na questão “segurança publica”. ''


    mano fica queto fuma um e vem fala bobagem aqui no blog, se liga a policia nao presta e se a gente tem segurança é a gente mesmo que faz ate porque na maioria das vezes a policia não consegue evitar "TAL CRIME" seja qual for!
    pra mim são um bando de incopententes, não todos + a grande maioria 80 %



    by gUi x)

    ResponderExcluir
  10. vermes que só faiz peso na terraa tira o zoio ve c me erra

    _\|/_legalize-ja

    ResponderExcluir
  11. moro em São José dos Campos, é tenso saber disso já que tenho que pegar onibus pra chegar no "point"


    @Olga, policias fazem a segurança pública de quem? Já precisou alguma vez deles e eles chegaram a tempo? aqui no Brasil até a pizza chega mais rapido que policial !!!
    quem sofreu enquadro alguma vez sabe o que esses porcos procuram, DINHEIRO!
    claro que devem haver policias melhores, pena que eu não conheço NENHUM !

    ResponderExcluir
  12. polícia para quem precisa de polícia!

    ResponderExcluir
  13. Eu sinto pena de ler comentários como estes. Pessoas intencionadas com a legalização de uma erva tão boa, normalmente ligada em questões de paz, fazem uso de ofensas ao invés de argumentos. Desejo paz e sabedoria pra cabeça de vocês nesse ano de 2011, e espero com sinceridade, que vocês comecem a pesquisar um pouco, e quem sabe, comecem olhar um pouco além de seus próprios narizes. Quem sabe no dia em que o Brasil começar a usar cabeça, nossa erva venha a ser legalizada. Paz.

    ResponderExcluir
  14. Ogawa acredito que você nunca tenha tomado tapa na cara de um "porco fardado" que se acha o heroi pq ta fardado e armado. Depois de passar mals bocados por causa de um baseado, o que me resta é xingar e desprezar os policiais, e torcer para a legalização.
    A maioria que entra pra PM hoje em dia não sabe nem manusear uma arma, quanto menos dialogar pacificamente.
    Policia 24hrs é pura incenação, não sejam alienados!!

    ResponderExcluir
  15. Não precisamos de herois, deixem para os quadrinhos!

    Precisamos de policias preparados, que saiba diferenciar um maconheiro de um assaltante de banco!

    ResponderExcluir
  16. Tapa na cara? Meu amigo, eu já tive o desprazer de receber até coronhada na perna, mas isso não vem ao caso agora. Entretanto, já tive a honra de ter minha vida salva por uma ação policial, o que pelo jeito, nunca aconteceu com você. Mas tudo bem, eu entendo que é difícil pra você entender algo pelo qual você nunca passou. Não pense que sou um “alienado”, tenho estudo, corro atrás de informações e faço tudo que esta ao meu alcance em prol da descriminalização, pois a legalização por assim dizer não irá ocorrer antes disso. Minha argumentação inicial, foi só no intuito de fazer os brasileiros perceberem que ficar gerando ofensas ao invés de argumentos, não irá resolver nada. Paz e sabedoria.

    ResponderExcluir