terça-feira, 4 de janeiro de 2011

[Ed. #97] Chapa2011: Será esse o Ano da Mudança?

Esse não é ano de eleição, nem de Copa do Mundo. Mas 2011 pode ser o ano para entrar na história da liberdade individual a respeito da cannabis sativa no Brasil! Os ventos que batem na costa da América do Sul são oriundos de influências estrangeiras tanto norte-americanas quanto europeias - cadê as orientais que ainda não chegaram? Bate forte e marolado o vento, e traz informações cada vez mais libertárias a esse povo de cabeça quente, temerosa por novos picos de guerras às drogas.

 

O Hempadão já anunciou boas novas no cenário político brasileiro, mas é claro que isso é apenas mais um passo. E de passo em passo... nessa caminhada longa que pisa diversas cidades do Brasil, esse ano ninguém duvida que a Marcha da Maconha vai ser maior e muito mais significativa. Tão clichê quanto enrolar um baseado, mas vale dizer: depende de nós.

 

Quem viajou no final do ano e não viu, vale ver a Retrospectiva Canábica 2010! Certamente um arquivo para se lembrar para sempre. Mas esse ano queremos muito menos prisões, por favor. Ficou provado que são dois trabalhos: um prender, outro soltar os growers! A mídia só trabalha em um deles, mas a justiça vê e leva em conta os dois.

 

Parodiando Augusto Boal, eu diria: não se pode fumar maconha sem fazer política. E é verdade, já que tá na conta do maconheiro até a culpa pelo "crime organizado". Mas a frase original é que "não se pode olhar a lua sem fazer política." E por isso mesmo sem eleição o Chapa2 continua trazendo notícias dessa área que, na verdade, é um esfera muito além de partidos e eleições.

 

E quem seria o grande nome da política para esse ano? Bem... comemoramos no ano passado a reeleição de Paulo Teixeira, sempre atuante a favor da nossa causa. Durante o ano anterior o deputado federal falou muito sobre um projeto de lei a ser apresentado no congresso. Acreditamos que não deva passar de 2011. Mas dá pra acreditar que vai passar?

 

Aos poucos, nossa história coleciona casos de alegrias e tristezas. Esse é o percurso de qualquer resistência, sobretudo quando lida com instintos culturais entranhados em preconceitos. O Hempadão trabalha todos os dias para a difusão de uma expressão milenar de cultura que está longe de se restringir ao seu uso em forma de cigarro. Além de bongs, pipes, receitas, o careta nunca imaginaria a mochila, o concreto, a hidroponia, o autossustento, o cânhamo industrial, a dieta do buda, a biografia dos THCélebres, as variedades... a flor!

 

Não sabem nem que maconha se planta na terra e querem proibir e falar mal. Isso porque os tempos de ignorância foram longos, mas estão prestes a acabar. A missão de informar faz muito mais sentido quando cada leitor se transforma em uma nova força de divulgação do conteúdo. Ninguém duvida que esse ano vamos chegar muito mais longe. A pergunta que fica é: onde vamos chegar? Enquanto houver jardineiro sendo preso como traficante, o tráfico seguirá solto, igual praga no jardim.

20 comentários:

  1. Sou uma pessoa muito clichê então...

    ResponderExcluir
  2. fico uma cara sem vir aqui... e nada muda. Para hempada, de alimentar ilusões, liberdade individual, direito de fumar maconha. Tem que parar de fumar pra ver direito o que está acontecendo politicamente no país. 2011 será de enquadros, repressão e mentiras. Então, parar com a utopia é necessário, este pédio ainda nem tá no alicerce. Nada vai mudar. Vou copiar isso e volto em 2012 para colar a mensagem. O ilegalismo já me conforma, o que é bom é proibido mesmo, historicamente, sempre.

    ResponderExcluir
  3. Sinto que mudanças virão em 2011,e para melhor!

    ResponderExcluir
  4. se a gente nao acreditar no nosso sonho...quem vai?

    ResponderExcluir
  5. tem até alguns maconheiros ignorantes aí né...
    porra mesmo, tem cara que perefere a ilegalidade !!!
    meu, enquanto vc nao for vitima de guerras diarias que acontecem, sem necessidade, só vai pensar no seu proprio umbigo !
    nao existe nada como a comunidade cannabica, cada vez mais descobertas são feitas e só é cego quem quer, vai ter uma hora que não vai ter outro jeito, e aí sim vao legalizar o beck !


    cabeça aberta pessoal

    ResponderExcluir
  6. marcio rodrigues...
    entao em 2012 volte denovo, e verá se nao aconteceu nenhuma mudança, nem que essa mudança seja gabé te enchendo de porrada na rua por vc ter um beck
    agora vc me diz, mas eu nao sou troxa de andar com beck no meio da rua...
    mas se vc tivesse com uma cerveja, nao aconteceria nada, nao acha injusto então? ainda mais vc sendo maconheiro como a gente, deveria se concientizar, ass hole !

    ResponderExcluir
  7. Belo texto.
    Fôrça..
    Em Frente...
    Viva Santa Maria.

    ResponderExcluir
  8. vamo lá, a marcha aqui em porto alegre vai bomba

    ResponderExcluir
  9. a marcha em porto tem q bomba

    vamo la gurizada medonha!!!



    LRitter

    ResponderExcluir
  10. MARCHA DA MACONHA JUNDIAI

    420 STOUROOOOOOO

    ResponderExcluir
  11. Cabeça quente e ativa, é isso aí. 2 dias sem fumar e me lembro de tudo, até deste comentário ácido que ficou registrado ali em cima.

    Legalização esquece. Para a descriminalização (o 1° passo) falta só uma pequena alteração em uma lei já existente e a aplicação depende da criação da interpretação da jurisprudência que atualmente ignora esta lei (11363/06) e utiliza a antiga (6368/76) quando encontra o suspeito de posse de plantas, acredito que como foi no caso do Pedrada. Eu votei no Paulo Teixeira e vou cobrar as alterações que acredito serem mais paupáveis.

    Aos revolucionários anonimos do Hempada, nem coragem de botar o nome vocês tem, de criar um perfil para mostrar a cara e acham que contribuem como? Se escondendo e agitando no escuro? Aos que estão na faculdade: que tal direcionar o seu TCC para falar da maconha, sejam estudantes de publicidade, jornalismo, radio e tv ou antropologia, tanto faz, que tal ao invés de me xingar sem que eu tenha direito de revidar dignamente, botar a cara na luz de verdade e admitir perante seu circulo social que é maconheiro e que luta pelo direito sagrado de fumar uma maconha boa, sem prensar, na porta de casa ao cair da noite? Mas a maioria de vocês esconde da família, esconde porque tem medo de perder o subemprego de vocês...

    Não me lembro se em 2007 ou 2008 a Marcha SP aconteceria no Ibirapuera. A liminar cassou o direito do cidadão e o cidadão recuou. Me lembro de ver, além de mim e uma amiga que acompanhava, duas ou tres pessoas passeando no parque com sua camiseta verde. Onde estavam os maconheiros? Pois os professores não correm da polícia na Paulista, aqui a treta é grande. Mas os maconheiros somem na fumaça.
    Eu sou cuzão por falar a real ou vocês são cuzões por se esconderem de todos, como ratos cinzas do esgoto, da sociedade que vos oprime?

    Pensando em meu próprio umbigo, já fui parado fumando maconha (flagrante) exatamente 10 vezes. Nunca fui sequer ofendido pela Polícia Militar do Estado de SP, nem pela Guarda Civil Metropolitana dos municipios onde "rodei", nas 3 cidades do ABC-SP. Mas não sou burro, nem Serrista: todas as drogas deveriam ser regulamentadas para ontem.

    Para terminar, dentro da política do eufemismo que assola São Paulo, sugiro a troca da verbete "legalização" pela verbete "regulamentação" quando explicar a quem não conhece a planta sobre seus benefícios e coisa e tal.

    ResponderExcluir
  12. eu vou ser sincero, para mim tanto faz...
    legalizando ou não eu vou continuar fumando!

    ResponderExcluir
  13. Enquanto houver jardineiro sendo preso como traficante, o tráfico seguirá solto, igual praga no jardim.
    Enquanto houver jardineiro sendo preso como traficante, o tráfico seguirá solto, igual praga no jardim.
    Enquanto houver jardineiro sendo preso como traficante, o tráfico seguirá solto, igual praga no jardim.

    Sábias palavras, nem precisa dizer mto ...
    LEGALIZA O CULTIVO!

    ResponderExcluir
  14. Clareou o cenário político. Está à frente agora quem conhece do assunto. Posso estar enganado, mas parece iminente a legalização.

    ResponderExcluir
  15. nem todos que sonharam conseguiram, mas pra conseguir é preciso sonhar...
    se liga sangue bom, se nós não lutarmos por nossos direitos, quem mais lutará?

    LEGALIZA BRASIL!
    PAZ!

    ResponderExcluir
  16. marcio rodrigues...
    entao vamos ver se em 2012 vc volta aki e nao estara legalizado, seu troxa

    nossa vitoria nao será por acidente
    afinal, de que lado vc está ?!?

    ResponderExcluir
  17. Como diz a musica "Todo mundo sabe,e nada muda"

    ResponderExcluir
  18. "Nossa vitória não será por acidente".

    Eu honestamente, estou cansado de ver pessoas que se julgam defensoras da maconha no mundo virtual, e na hora do "vamo vê" se escondem atras dos outros.
    Se for pra dizer frases criadas por outras pessoas, por favor, resguarde-se no silencio. Precisamos de pessoas com intenção de verdade, e não crianças que se julgam defensoras da causa.
    Para de perder tempo no msn dizendo pros amiguinhos que você fuma maconha, pega um livro e estuda. Quem sabe assim você colabora um pouco com a causa.
    Em relação ao cenario politico em 2011, concordo em parte com você Marcio. Acho que esse ano no minimo as coisas podem se encaminhar pro lado certo, pois estamos tendo vários defensores de potencia. Acredito numa discriminalização eminente da maconha. Paz e Sabedoria.

    ResponderExcluir
  19. A marcha de Curitiba
    vai bombar também!
    Esse ano vai ter
    uma divulgação boa!

    Lutemos pelos nossos sonhos!

    Abraço
    @pijamazul

    ResponderExcluir
  20. Igual praga no jadim!

    Eles nao enxergam q euma planta q deus fez.

    ResponderExcluir