quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

[Ed. #97] Hemportagem: Índio vira traficante e sofre com as leis do homem branco!

A guerra por causa de uma planta deve algo difícil de compreensão para o índio que teve sua terra tomada pelo homem branco. É fato que não havia consumo de maconha no Brasil antes da chegada de Cabral. Mas se houvesse, certamente ele não seria encarado como um problema pelos caciques que comandavam as tribos. Em território tupiniquim a cannabis sativa passou a ser tratada como um problema quando caciques brancos do século 20 inventaram que a erva destruía os valores morais, além de "poluir cultura nacional".

 

Mas no mundo moderno, onde as culturas se misturam e acabam perdendo os valores individuais, o índio que retirava da natureza tudo que precisava para sua sobrevivência passou a viver como o homem branco. Na última quarta-feira um indígena de 22 anos foi preso com 550 gramas de maconha em Coronel Sapucaia, em Mato Grosso do Sul. Otávio Martins Oviedo disse que estava levando a erva para a Aldeia Amambaí Ele foi autuado em flagrante por tráfico de drogas e permanece preso.

 

Independente da finalidade da maconha que transportava, a história de Otávio revela situação de abando do índio brasileiro. Passados mais de 500 anos da ocupação portuguesa do seu território, o índio agora consome bebidas alcoólicas, utiliza armas de fogos e se envolve em atividades criminosas.

 

Seduzidos pelo dinheiro que agora é necessário para sua sobrevivência, muitos indígenas acabam seduzidos por quadrilhas que buscam na figura do índio uma estratégia para burlar a fiscalização policial. Nas tribos localizadas em regiões de fronteira o no caminho das rotas utilizadas no transporte de drogas, o tráfico surge como uma tentadora alternativa de trabalho.

22 comentários:

  1. Caralho é de cair lágrimas !
    =/ foda

    MEU BRASIIIIIIIIIIIL

    ResponderExcluir
  2. Vi uma matéria hoje,onde a "única" alternativa do povoado era dizimar tartaruga aos montes pra "sobreviver".
    essas histórias não me descem,mas pelo menos no caso do otávio martins num era arma de fogo e nem alcoolismo como acontece em outras tribos,a atividade criminosa dele é questão de ponto de vista.
    ponto de vista "branco"
    :(

    mantenha a gente informado sobre o desfecho viu ?
    e ainda tem gente que pensa que esse blog é de doidão...
    belo post.

    ResponderExcluir
  3. vejam o documentário "dirijo"

    ResponderExcluir
  4. Realmente, o documentário DIRIJO é muito bom!
    Vale apena assistir.

    ResponderExcluir
  5. Tem um post sobre o uso da cannabis em tribos no Brasil naquele livro Drogas e Cultura lançado recentemente... vale a pena, porque fala sobre a forma muito particular destes povos de consumir a cannabis... depois procuro o livro e confirmo se é isso mesmo, mas pelo que me lembro eles consumiam bastante durante uma época e depois o resto do ano não usavam mais...

    ResponderExcluir
  6. o Brasil ainda é uma colônia de exploração, até quando? Acho que pra sempre.

    ResponderExcluir
  7. Interessante essa mescla cultural, mas nem sempre ela sai bem proveitosa né? Vamos esperar um desfecho feliz...

    ResponderExcluir
  8. Me lembra aquela musica do Gabriel Pensador.

    ResponderExcluir
  9. Me lembra aquela musica do Gabriel Pensador 2

    ResponderExcluir
  10. E tentou acalmar os outros presos:
    "Peraí..., vamo fumar um cachimbinho da paz"
    Eles começaram a rir e espancaram o velho índio até não poder mais e antes de morrer ele pensou:
    "Essa tribo é atrasada demais...
    Eles querem acabar com a violência, mas a paz é contra a lei e a lei é contra a paz"
    E o cachimbo do índio continua proibido mas se você quer comprar é mais fácil que pão
    Hoje em dia ele é vendido pelos mesmos bandidos que mataram O velho índio na prisão

    ResponderExcluir
  11. deprimente,lamentavel...

    ResponderExcluir
  12. Continuem votando em Dilma,Sarney,Collor,Maluf e contribuindo para o atraso,a exploração e a corrupção!

    ResponderExcluir
  13. absurdo. qualquer um dos camaradas da cannabis com o minimo de noção de antropologia já entra em choque com a notícia, inumeras tribos indigenas brasileiras(alem de comunidades rasta,hippies,quilombolas,etc) efetuam o uso ritual da maconha, o direito de exercer as atividades culturais ou rituais destes povos encontram-se reprimidos por leis esdruxulas, que não são pensadas para eles.
    enquanto isso nós "brancos" otários continuamos pagando os impostos que pagam salário de delegado e juiz que prendem indio com sacola de maconha.

    ResponderExcluir
  14. Moro num estado onde muitas plantações estão em terras indigenas. Muitos dos indios sao bandidos sanguinarios que se escondem atras das leis federais. Indios estupram, roubam e chegram a mutilar um delegado que se recusou a pagar pedagio numa rodovia proxima a uma reserva. Sinceramente? Indio nao existe ha mais de 100 anos. Se vc entrar numa aldeia vai ve até iphone.

    Existem muitos orgaos que defendem porque se trata de verbas federais e sao muito volumosas, mas cultura indigena mesmo pouco é preservada.
    É uma situação muito séria.

    ResponderExcluir
  15. ATE QUANDO O HOMEM VAI DOMINAR OS INDIOS(DESTRUINDO SUA CULTURA,CRENCA,TERRA,AS CRIANCAS INDIAS ESTAO MORRENDO DE FOME,OS PODEROSOS ESTAO TENTANDO DESTRUIR OS INDIOS PORQUE DESEJAM A TERRA DELES QUE E RICA EM MINERIOS,FAUNA E FLORA,TEMOS MUITO QUE APRENDER COM OS INDIOS QUE SAO VALENTES OS VERDADEIROS DONOS DA TERRA,REIS E GUARDIOES DA NATUREZA QUE DEUS OS ABENCOE: QUEM ME DERA AO MENOS UMA VEZ TER DEVOLTA TODO O OURO QUE ENTREGUEI A QUEM...VIVEMOS NUM MUNDO DOENTE...OS MAIS BELOS INDIOS...NAO SER ATACADO POR SER INOCENTE...

    ResponderExcluir
  16. O PROBLEMA NAO E A DROGA DO INDIO E SIM A DO BRANCO QUE SAO MUITAS PRODUZIDAS NO BRASIL E QUE VEM DE OUTRA PARTE DO MUNDO.
    NAO SOU A FAVOR DA DROGA DE FORMA NENHUMA ATE O CIGARRO E O ALCOOL SAO PARA MIM PODRE: PRIMEIRO VAMOS PRENDDER OS PODEROSOS NE SENHORES...E DEPOIS CUIDAR DOS INDIOS RESPEITANDO SUA CULTURA

    ResponderExcluir
  17. Oi! amigos se voces gostam de musica indigena entra no youtube: musica indigena tem do brasil e de todo continente americano.
    Faz bem para alma e para o coracao.
    Bjs Paz e Luz para todos.

    ResponderExcluir
  18. O verdeiro presidente do Brasil e um Indio
    ele tem o poder para governar este pais, porque eles tem sabedoria...estavam no br a mais tempo, estamos pisando na terra e sangue do indio, eles nao querem o dinheiro querem mostrar como se ama a natureza.
    Ps: indio no poder sem o dominar e sim ajudar...todos juntos formamos uma verdadeira nacao. Que assim seja. Amem

    ResponderExcluir
  19. O indio presidente que maravilha, sem o branco dominar principalmente os jude...vcs sabem quem

    ResponderExcluir