quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

[Ed. 98#] Adão e a Erva da Lata: Verão em Família para Memória Nenhuma Esquecer!

É claro que nós já falamos do Verão da Lata, episódio que marcou para sempre a cultura da cannabis no Brasil. Talvez você nem tivesse nascido ainda naquela época, mas foi no final da década de 80 que milhares de latas com uma maconha de excelente qualidade foram jogadas ao mar. A história de hoje é desse episódio, mas na visão bem particular de um leitor que nos escreveu sobre iniciação no mundo da cannabis: sim, logo com o bagulho da lata.

 

Quem tem mais de 30 anos e não fumou esse beck tem que passar na Universal mais próxima para pegar certificado de careta. Adão tá longe dessa e o que carrega na caretira são vários cartões do Hempadão. Na memória quase nada de recente, mas o verão de 88 não esquece jamais.

 

Adão era apenas uma criança. Estava com irmão passando uns dias na Ilha Bela, preparando a embarcação para seguir viagem pelo mar até Recife. Durante as manutenções diárias, em um teste de motor, a não mais que 2 quilômetros da costa, eis que surgem latas - grandes e pequenas - das quais eles conseguiram recolher entre 30 e 50, com estampas gasta de salsicha ou feijão. Ao abrir, o irmão de Adão já logo identificou o que era. Como ainda era novo, Adão mal sabia, mas viu o irmão fumar o beck da lata durante aquela noite.

 

A viagem que ia rolar em dois dias acabou não acontecendo. Na semana seguinte quem iria compor a família era a mãe dos irmãos, que chegou já com um aviso ao mais novo: "Você é esperto o suficiente para experimentar e guardar segredo". Enquanto fumavam, a mãe propunha sempre exercícios de desafio que envolviam matemática, inglês e história. Milenar, é claro que Adão ia bem, mesmo início de sua adolecência.

 

A rotina da família passou ser procurar as latas no mar. E todos os dias o estoque aumentava. Papai e irmão mais velho acharam mais ainda meses depois da primeira e as vezes as latas apareciam até mesmo na deserta praia de Ilha Bela, embora algumas já molhadas por dentro. Toda essa maconha demorou quase 3 anos para ser queimada. Por isso Adão pode dizer que foi educado fumando a maconha da lata, com a sorte de conviver no antro de uma família completamente legalized.

 

Hoje em dia, em reuniões de família, não dá outro assunto. Todos adoram lembrar dessa época em que não foi precisa gastar um tostão para conseguir um beck maravilhoso. A família da Lata ainda não sabe até hoje como as latas foram parar no mar. O que se sabe, que todos já sabem, é verídico, mas muito pouco para de fato dimensionar o que foi viver aquilo.

 

Adão é qualquer um e a história de hoje foi enviada por e-mail a nossa redação. Adão e Erva é uma editoria literária semanal do Hempadão. Clique aqui para ler todos os posts.

45 comentários:

  1. queeeeem me dera achar uma dessas latas nos dias de hje.. hehe

    ResponderExcluir
  2. Hoje em dia em 24 horas as latas sumiriam.

    ResponderExcluir
  3. chaverage em, bem que podia da uma merda dessas denovo e aparece umas latinhas por aqui :)

    ResponderExcluir
  4. DAE GALERA ESSA ÉPOCA MEU VELHO QEIMAVA MUITA ERVA E SEMPRE COLAVA NA ILHA DO MEL(PR),DA HR ESCUTAR AS HISTORIAS SOBRE ESSE FUMO AI DIZEM Q ÉRA UM LENHÃO IMPERIAL MASTER ULTRA MESMO!!!FELIZ D QEM FUMOU NEH!
    CWB 4:20 É HORA!
    1° O AMARELINHO AGORA O SOLTINHO A SAFRA TA BOA!
    PAZ

    ResponderExcluir
  5. baaaaaah. que inveja! já queriaaaa...

    ResponderExcluir
  6. Acredito que fumar a coisa da lata virou uma lenda urbana.Tenho 53 anos fumo desde os 13.Me lembro muito bem de quando se acharam as primeiras latas. Conheci pessoas que na época que o Solano Star jogou as latas no mar estavam com 2 ou 3 anos e hoje juram de pé juntos que fumaram da lata.
    Não fumei da lata,gostaria muito de ter fumado.
    Nao tive a sorte nem o prazer,mais se alguem por um na roda a gente fuma

    ResponderExcluir
  7. vou fumar o meu amarelinho.....ja que o da lata não tem como....

    ResponderExcluir
  8. É o veneno da lata by Planet Hemp!

    ResponderExcluir
  9. uai nao entendo,pq com as inumeras especies existentes de canabis e hj com a compra de sementes das mesmas,como alguem pode dizer que nao tem maconha forte como essa?...tem sim!

    ResponderExcluir
  10. o problema nao é existir maconha forte assim o problema é ter

    manga rosa é uma maconha forte pra caralho mais nao é igual essas combinçoes que os caras vendem em semente e mesmo assim continua sendo forte pra caralho

    o fato de existir outra mais forte nao faz a maconha da lata ficar mais fraca

    ResponderExcluir
  11. pod cre rapaziada,ke bom ke a história da minha vida atinge o concient de voces,hoje estou com 42anos,tenho minhas plantas em casa,pra consumo propio,sou formado em teologia,mas isso foi só pra adiquirir conhecimento sobe a biblia,a PALAVRA DE DEUS. sou adepto da cultura rastafari e vivo uma vida que agrada a DEUS,fazendo o bem sigo tralahando como dezenhista e amando minha esposa educando minha filha e nunca,nunca jogando cunversa fóra,paz a todos voces,1 bom ano,e lembrese,vc colhe o que planta. Jesus te ama.

    ResponderExcluir
  12. Maconheiro já da sorte, é JHA que abençoa!
    Muito boa essa história.

    ResponderExcluir
  13. essa historia eu nunca ouvi.
    ctz q vo lembrar dela pro resto da vida.

    hemp family na area auehaue

    ResponderExcluir
  14. Eu já tinha ouvido muito essa história da " maconha em latas", poww sempre fikei com muita água na boca em ouvir os mais velhos dizendo sobre...

    que pena que não damos outra sorte dessa...

    Paz!

    ResponderExcluir
  15. ; Porra, queria muito achar uma lata dessa, ja penso 3 anos fumando so o "venenodalata"

    ResponderExcluir
  16. veneno da lata é o cacete do marinheiro popeye

    ResponderExcluir
  17. ja que a da lata acabou-se, fico com a massinha que busquei. legalize

    ResponderExcluir
  18. Heee cumpadi, eu acho que os duendes tiraram uns dias de folga em algum lugar escondido no mar e quis dar presentinho pros homens da ganja... ashusahuuhasuhsa. Quando acontece esse tipo de coisa eu só acho que foram os doendes...crendo nisso já me armei muito!

    ResponderExcluir
  19. Pena que hoje as latas são outras

    ResponderExcluir
  20. ("Pena que hoje as latas são outras")2

    ResponderExcluir
  21. Q legal cansei de ouvi essas historias da lata , eu moro em angra dos reis eu tenho um til que pego algumas lata de maconha dessa " ele q me Falo." Nessa epoca eu nem era vivo ainda ( tava no saco do meu pai ) .. mas do jeito q ele contava essa historia eu fikva ate com vontade de fuma essa maconha !! abçs paz de jah!

    ResponderExcluir
  22. Só uma correção,não foi no final dos 90,e sim dos 80...acho que 1987 foi o ano,se os poucos neurônios não me falham...

    ResponderExcluir
  23. Aé rapaziada do Hempada ...Pega o abridor e a seda
    Vamo abri uma lata e pô na roda que é pra todo mundo fumá !!!


    Paz&Amor

    ResponderExcluir
  24. poow a mãe de um amigo meu ja me contou dessa historia ela falo que pegou umas 3 latas no mar.. e que nunca mais fumou uma erva igual aquela

    ResponderExcluir
  25. um salve para a familia de adão!!

    ResponderExcluir
  26. segundo historia q ouvi, se nao me engano foram cubanos q estavam chegando com um aviao lotado disso, e se pah descobriram q a policia ja estavam com o bote armado esperando eles. dai entao jogaram tudo no mar um pouco perto da costa pra tentar salvar algumas depois!!

    t+

    ResponderExcluir
  27. essa chegou aki na minha terra tbm!!!

    ResponderExcluir
  28. Vou ter que fuma o beck de Belo Horizonte já que na num tem mais...

    ResponderExcluir
  29. Eu nasciii eu nasci a 10 mil anos atras...

    ResponderExcluir
  30. e nao tem nada desse mundo que eu nao fumei de mais

    ResponderExcluir
  31. ainda tenho duas dessas latas-vazias ,claro,so de recordacao. tenho 55 e moro no rio. realmente foi bom demais,ganja da melhor geral.....

    ResponderExcluir
  32. posta uma foto dessa lata anonimo

    ResponderExcluir
  33. lata hoje em dia só pra pedra mesmo... é triste vei...

    ResponderExcluir
  34. hoje no litoral nao se acha nem mais latinha de refri.....

    ResponderExcluir
  35. Alguém que tenha as latas post a foto ai, seria lendário!

    ResponderExcluir
  36. eu ja queimei algumas velas com um 60tao carioca que atualmente vive em sergipe e ele sempre me contava essa historia da lata na praia e diz ele que o fumo era bom foi provado e atestado!!

    ResponderExcluir
  37. É verdade! Eu e mais dois amigos tivemos a sorte de comprar uma dessas, em plena Copacabana.
    Além de ser um fumo importado da Asia, Sativa total. Chegou em nossas praias em uma época que geralmente havia "seca", verão a erva sumia... O assunto nas praias, entre Cabo Frio e Ubatuba era só esse. Na mídia, nos bares, shows, o cheiro era super exclusivo.
    E como veio fácil, ia fácil. E ainda era políticamente correto, sequer passou pelas violentas gangues locais. O Suvaco do Cristo, fez até um samba em homenagem.

    ResponderExcluir
  38. tenho 36anos e um camarada que pega onda comigo com a mesma idade segundo o pai dele com 65 que mora em ilha bela afirma ter pego 3 latas na praia dos castelianos por ser mar aberto aparecia com mais facilidade mas como todos ficaram sabendo da historia a policia tambem ficou e colocaram patrulhas nas praia para recolherem as latas quando aparecia.

    ResponderExcluir
  39. fla ae história de mil graus.
    Sou de BAURU SP, e uma amiga minha de 42 anos flou q exprimentou o DALATA era amareloooo e muito saboroso,tinha trazido da Ilha Bela,até o Bezerra enjuou dalata , Qm tiver uma latinha com musgo,põe um pra nóis pq Bauru ta osso

    ResponderExcluir
  40. estou aqui contando pra minha filha de 20 anos essa história. fumei muito desse da lata, que já ao acender exalava um perfume extraordinário, muito diferente de tudo que já tínhamos fumado, e o sabor também era especial, por isso a gente sempre já reconhecia de cara qunado era da lata ou não. e a qualidade, nossa, era boa demais! lendário verão de 1988!

    ResponderExcluir