sábado, 15 de janeiro de 2011

[Ed. 98#] Discolized: Notorious B.I.G.–Ready to Die!

por Várzea Crew

Depois de seu arqui-inimigo Tupac, não poderíamos deixar de postar ele, o tão talentoso e excelente rapper, Christopher George Latore Wallace, mais conhecido como Notorious B.I.G. (B.usiness I.nstead of G.ame), ou também Biggie Smalls, Big Poppa ou Frank White.

 

B.I.G. nasceu na região de Bed-Stuy, Brooklyn, New York. Desde jovem já traficava drogas em Bedford-Stuyvesant. Quando abandonou sua vida criminal, acabou por virar um rapper. Lançou o criticamente aclamado álbum Ready To Die em 1994, que foi seu único álbum vivo, todos os outros lançados foram póstumos, e é o álbum que postamos hoje.

 

Notorious se converteu na principal figura do rap da Costa Leste dos E.U.A., e do outro lado, na Costa Oeste, era então liderada pelo rapper Tupac Shakur, que inicialmente não era seu inimigo. Notorious Big e Tupac tentavam realizar o que parecia impossível: uma união de amizade entre os rappers da Costa Leste e a Oeste, mas quando Tupac sofre um atentado dentro da gravadora de Notorious as coisas mudam e este passa a ver Notorious como um inimigo. Daí começam todos os conflitos de quais sabemos. Mas que não são o foco de hoje, vamos deixar o acontecimento mais triste da história do rap de lado pra falar de música, e falar do legado que esses dois deixaram. 2pac já dispensa comentários, já postamos aqui, e quem conhece sabe que o cara tem unanimidade quando se trata de rap. Alguns fãs de Notorious acabam não gostando de 2pac, mais pela rivalidade do que de fato música. Como somos imparciais quando o assunto é esse, aqui vai, "Ready to die", o primeiro, único e mais excelente álbum de Notorious.

 

Ready to Die foi lançado em 13 de setembro de 1994, e alcançou a posição #13 na Billboard 200, chegando a ser certificado com disco de platina quatro vezes. O álbum, lançado numa época em que o hip hop da Costa oeste era destaque nas listas de vendas dos Estados Unidos, segundo a Rolling Stone, "quase sozinho...mudou o foco de volta ao rap da Costa Leste". O principal hit do LP é "Juicy", e claro, para B.I.G. ganhar ainda mais nosso respeito, seu hit principal é sobre ela mesmo: "Juicy" fala sobre maconha. O registro produziu dois singles, o platina "Big Poppa", que alcançou a posição #1 na lista de vendas de álbuns de rap nos Estados Unidos, e "One More Chance" com Faith Evans, um remix que se tornou seu single mais vendido.

 

Baixa logo! Essa é nossa homenagem ao conflito mais triste e que mais prejudicou o rap, independente de quem é o certo, o que interessa é que essas duas lendas tinham muito talento pra dominar a cena do rap por mais anos e anos que viriam. R.I.P.! Descansem em paz mestres, e mais PAZ e tolerância na música.

Clique na Capa para Baixar!

 

Tracklist:
01- Intro
02- Things Done Changed
03- Gimme The Loot
04- Machine Gun Funk
05- Warning
06- Ready To Die
07- One More Chance
08- Fuck Me (Interlude)
09 -The What
10- Juicy
11- Everyday Struggle
12 -Me & My Bitch
13- Big Poppa
14- Respect
15- Friend Of Mine
16- Unbelievable
17 -Suicidal Thoughts
18- Who Shot Ya
19 - Just Playing

15 comentários:

  1. Escuto Notorious desde os 12 anos! Tenho 23 agora e ainda acho o cara muito fóda!

    ResponderExcluir
  2. esse cd eh um dos melhores dele

    ResponderExcluir
  3. daki a pouco nao vão me dizer q vocês vão soltar o downdois do filme do notorious!!

    ResponderExcluir
  4. já tem o filme aqui. Inclusive está com o link aqui no post.

    ResponderExcluir
  5. FRANK WHITE EH OUTRA PESSOA

    ResponderExcluir
  6. e juicy nao tem nada a ver com maconha...

    ResponderExcluir
  7. o filme dele tambem eh muitobom. baixem..

    ResponderExcluir
  8. vcs podiam postar uns jazz aqui né?

    ResponderExcluir
  9. podiamos! :) anotado e em breve rola!

    ResponderExcluir
  10. droga, comentei e foi como anônimo ai em cima.
    mas certeza que rola um jazz em breve, hehe.

    ResponderExcluir
  11. Cdzao classico do rap. Ai um cd que combina mt com o discolized é o cd de rap Natural do Pentagono fica ai a dica!

    ResponderExcluir
  12. muito pica nunca tinha escutado!!

    ResponderExcluir
  13. Who Shot Ya... manda o recado!
    jah bless

    ResponderExcluir