sábado, 15 de janeiro de 2011

[Ed. 98#] ErvaMundi: A Cultura da Maconha na França!

 

Apesar de forte tradição do consumo de maconha e sobretudo haxixe, a França é um país onde a cannabis está um tanto quanto longe de ser legal. Comprar, vender, plantar ou fumar maconha são verbos passíveis de pena de dois meses a um ano de cadeia, mais um multa que varia de valor conforme cada caso. Mas quem não sabe que a proibição não funciona? Em 2004 as autoridades descobriram que o uso de álcool está tão difundido com o da erva entre estudantes franceses.

 

A AFP, agência que responsável por divulgar a notícia, escreveu: “Aos 18 anos, 21% dos rapazes e 7% das moças fumam mais de dez cigarros de haxixe por mês. Nesta idade, dois em cada dois rapazes e uma em cada duas moças já provaram a droga pelo menos uma vez”. Não convencidos, os governantes lançaram uma política de tolerância zero ao consumo da droga.

 

O portal RFI publicou detalhes sobre essa política, que incluiu principalmente aumentar muito a multa, fazendo com que fumar um baseado na França se tornasse ainda mais caro e perigoso. E a medida parece não ter tomado o efeito desejado, sendo a redução de danos o novo modelo adotado, quando em 2008 foram criados cursos de conscientização para usuários de maconha. Os cursos são parte da pena e a multa não deixou de existir.

 

Uma das teorias mais correntes para justificar o uso de haxixe entre os franceses é que em 2006 correu pelo país uma notícia de que a maconha traficada estava sendo misturada com vidro picado, areia e metais como mercúrio. Isso fez com que o governo tomasse uma preocupação gigante em relação a política de drogas devido ao verdadeiro risco a saúde do cidadão francês. Desde então o uso do hash, que por lá é chamado de shit, tem crescido ainda mais.

 

Mas é claro que isso não é o único motivo, afinal de contas, remonta do passado a relação entre os intelectuais franceses e o uso de Haxixe. Hoje em dia a droga é vendida não em gramas, mas em barras. E uma barra com 15 a 20 gramas de haxixe pode ser encontrado entre 35 e 50 euros. França, país da tão famosa Revolução, parece mesmo parada no tempo na questão das drogas. Basta lembrar que Paris Hilton foi interrogada no aeroporto Figari, sul da França, porque portava consigo um grama – sim, 1g – de maconha. Apesar do alarde, a socialite foi liberada sem acusação mediante a ínfima quantidade.

13 comentários:

  1. Triste o fato do país ser tão 'revolucionário' e não revolucionar nada na questão da nossa tão amada cannabis sativa, lamentável. Todos os dias leio esse blog, muito interessante!

    Fortaleza - CE

    ResponderExcluir
  2. E no Brasil que os nêgo misturam com crack e o governo não faz merda nenhuma. Por isso que digo, não compre, plante!

    ResponderExcluir
  3. Moro na França a mais de dois anos é acho bem discriminalizado a cannabis aqui,em geral haxixe e skunk,ja presenciei um cara sendo preso com 20€ de haxixe e sai da delegacia com os mesmos 20€.
    Outra que os franceses tem o habito de fumar o "tabac à rouler" em português,cigarro enrolado,então se vc vier aqui vai ver muita gente enrolando cigarro na rua oq facilita bolar um cigarro de haxixe enquanto toma um café no bar e fumar tranquilamente.
    Ja fiz varios amigos em saidas de boates ou bares compartilhando um baseado.

    @MarcoHorodenski

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Blz amigo eatou indo pra paris frança fim do mes queria umas dicas de maconheiro chama la por favor 3191880444

      Excluir
  4. E no Brasil que os nêgo misturam com crack e o governo não faz merda nenhuma.2 mas fodace meio kilo do amarelinho ja ta guardado =]

    ResponderExcluir
  5. Mas quem fez a revolução foi a burguesia, a mesma que hoje proibi.

    ResponderExcluir
  6. Falam do revolucionismo da França. Mais e os "caras pintadas" do Brasil, cade ?? Povo reclama calado, sentando vendo as piadas sem graça do faustao na TV. Isso em nada ajuda.
    Quer ajudar? quer mudar a situação?

    Saia do sofa, venha pra rua. Una-se a marcha da maconha e ajude promover outras manifestações contra esse governo corrupto e discarado que governa o país. Tome uma atitude.

    ResponderExcluir
  7. Concordo com o anônimo aki em cima!!!
    é isso ai mesmo, saia do sofá, venha pra rua...

    ResponderExcluir
  8. estou indo morar na frança,no fim do ano. Não acho que seja pior que o Brasil. Aqui aonde eu moro,em Goiânia ser usuária é complicado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou indo morar fim do mes queria umas dicas chama zap 3191880444

      Excluir
  9. to em paris a 3 dias e ficarei 6 meses ainda nao encontrei maconha nem haxixe porai entao qm quiser dar uma dica daonde conseguir um dobom falaiii xD

    ResponderExcluir
  10. Pode ser realmente que a França esteja "atrasada" nesse quesito, mas o policial de lá respeita o ser humano pelo menos, quando pega o cara fumando duvido que fazem o que os nossos policias fazem.

    ResponderExcluir