domingo, 23 de janeiro de 2011

[Ed.100#] DiscoveryHemp: FHC segue a Luta pela Legalização do THC!

fernando_henrique_cardoso2Indo além das fronteiras da ciênica, o Discovery Hemp de hoje traz um notícia antiga, que se desdobra nessa semana com gosto de boa expectativa. Janeiro chega ao fim e o trabalho retoma, por isso há 4 dias Fernando Henrique e companhia se reuniram para traçar e especificar exatamente o que pretendem levar a ONU, o projeto já formatado e e a matéria de Themys Cabra, da Gazeta do Povo, você vê aqui:

 

A descriminalização da posse de maconha para o consumo pessoal pode ser uma das saídas para reduzir o dano que as drogas trazem à sociedade. É o que defende o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. A sugestão foi dada, ontem [18.01], na abertura da 3ª Reunião da Comissão Latino-Americana sobre Drogas e Democracia, no Rio de Janeiro.

 

A proposta está na declaração apresentada pela comissão e será levada para a próxima reunião da Organização das Nações Unidas, que será realizada em março, em Viena, na Áustria, com o objetivo de avaliar as políticas de drogas em todo o mundo.

  •  
Sugestões

Além da descriminalização da maconha, a comissão tem várias propostas. Veja quais são as principais:

Diretrizes

- Tratar o consumo de drogas como uma questão de saúde pública.

- Reduzir o consumo por meio de ações de informação e prevenção.

- Focar a repressão sobre o crime organizado.

Iniciativas

- Transformar os compradores compradores de drogas no mercado ilegal em pacientes do sistema de saúde.

- Avaliar, com um enfoque de saúde pública e fazendo uso da ciência médica mais avançada, a conveniência de descriminalizar a posse da maconha para consumo pessoal.

- Reduzir o consumo por meio de campanhas inovadoras de informação e prevenção que possam ser compreendidas e aceitas pela juventude.

- Focar as estratégias repressivas na luta implacável contra o crime organizado.

- Reorientar estratégias de repressão a cultivo de drogas ilícitas.

 
Quem são

A Comissão Latino-Americana sobre Drogas e Democracia é composta por 17 personalidades:

- César Gaviria (Colômbia)

- Ernesto Zedillo (México)

- Fernando Henrique Cardoso (Brasil)

- Ana María Romero de Campero (Bolívia)

- Antanas Mockus (Colômbia)

- Diego García Sayán (Peru)

- Enrique Krauze (México)

- Enrique Santos Calderón (Colômbia)

- General Alberto Cardoso (Brasil)

- João Roberto Marinho (Brasil)

- Mario Vargas Llosa (Peru)

- Moisés Naím (Venezuela)

- Patrícia Marcela Llerena (Argentina)

- Paulo Coelho (Brasil)

- Sergio Ramirez (Nicarágua)

- Sonia Picado (Costa Rica)

- Tomás Eloy Martínez (Argentina)

 

De acordo com o relatório intitulado “Drogas e Democracia: rumo a uma mudança de paradigma”, apresentado ontem pela comissão, as políticas repressivas de combate às drogas na América Latina fracassaram. “É preciso falar com todas as letras: a guerra às drogas é fracassada”, afirma o membro da comissão e diretor executivo da organização não governamental Viva Rio, Rubem César Fernandes.

 

Segundo Fernandes, na última década o Brasil deixou de ser um país apenas de trânsito para se transformar em um consumidor.

De acordo com ele, ainda, a produção e o preço das drogas não diminuíram ao mesmo tempo em que aumentou a variedade delas. “O mercado de consumo funciona à revelia da repressão. Os lucros são tão altos que os traficantes conseguem absorver qualquer tipo de perda com apreensão”, afirma.

 

O grupo formado por 17 personalidades e liderado por Fernando Henrique Cardoso e pelos ex-presidentes César Gaviria (Colômbia) e Ernesto Zedillo (México) sugere ainda que a saída está em enfocar o consumo de drogas como um tema de saúde pública e em trabalhar na redução do uso. De acordo com o estudo, isso ajudaria a diminuir a produção e a desmantelar redes de traficantes.

 

Neste caminho, a nova lei anti-drogas (11.343/2006), que abrandou a punição para os usuários de drogas no Brasil, é apontada por Fernandes como um avanço. Segundo ele, entretanto, é necessário mais. “É um bom começo, mas tem de avançar mais”, diz.

 

A posição da comissão, contudo, é criticada pelo diretor de inteligência da secretaria municipal antidrogas de Curitiba, Hamilton Klein. Segundo Klein, a nova lei anti-drogas foi um passo para trás. “Só conseguimos combater as drogas com base em um tripé: repressão, prevenção e recuperação”, explica. De acordo com ele, o problema é que os governos trabalham, normalmente, apenas em uma frente: a repressão.

 

“Fica tudo na conta da repressão. Os trabalhos de prevenção e recuperação estão começando agora”, afirma. Klein lembra, ainda, que países que tiveram ações de liberação de drogas voltaram atrás. “Na Holanda, esse é um problema de saúde pública, eles se arrependeram e estão tendo que voltar atrás”, diz.

 

A comissão argumenta que a criminalização por si não diminui a demanda, mas implica na geração de novos problemas. A entidade afirma também que o encarceramento de usuários não condiz com a realidade da América Latina, considerando a superlotação, as condições do sistema penitenciário e o fato de o continente ser o maior exportador mundial de cocaína e de maconha. A repressão pura e simples propicia a extorsão dos consumidores e a corrupção da polícia, defende a entidade.

41 comentários:

  1. legaliza a nossa erva, não aguento mais toma bica de policia

    ResponderExcluir
  2. mandou mt bem toda essa galera!
    Daniel Felipe
    moderador da legalizacao consiente

    ResponderExcluir
  3. Com certeza teremos avanços significativos mais uma vez, assim como houve em 2006.

    ResponderExcluir
  4. eh facil..eh soh ver o que deu errado nos paises que estao voltando atras e nao repeti-los...

    um dia quem sabe..

    ResponderExcluir
  5. O ex presidente da republica democrata do Brasil, o tal Fernando Henrique Cardoso , é um grande interesseiro na causa por questões financeiras.
    Na epoca que o Alemão foi envadido ele mudou de "papo", dizia que as drogas deveriam ser banidas, e depois ele volta no assunto de legalização.

    Afinal de contas , o que ele quer?
    Mídia?

    Porfavor, esqueçam esses velhos gagás do passado...

    Vamos dar espaço para os novos ativistas e politicos, e deixar de lado essa velhice burra!

    ResponderExcluir
  6. ao invés de fazer isso quando era presidente...

    ResponderExcluir
  7. Como sempre o Hempadão com a mesma ladainha... pra daqui 1 mês falar que tudo voltou a ser o que era, essa merda de país de sempre. Parem de iludir.

    ResponderExcluir
  8. informar não é iludir.

    ResponderExcluir
  9. Eh isso aee!
    Esse ano a legalizaçao vai pra frente heein!!

    ResponderExcluir
  10. “Na Holanda, esse é um problema de saúde pública, eles se arrependeram e estão tendo que voltar atrás”.

    Como assim a Holanda arrependeu e quer voltar atrás?! Sempre vejo críticas favoráveis à política de drogas da Holanda, dizendo q o consumo de drogas pesadas diminuíram e o consumo de maconha permanece, no máximo, o mesmo de antes com a sua legalização...será mesmo verdade ou mais uma falácia proibicionista ? Alguém sabe ?!

    ResponderExcluir
  11. A MAIORIA DAS PESSOAS ACHAM QUE TODA DROGA MATA..PORÉM FREQUENTAM DROGARIAS COMO SE FOSSEM SUPERMERCADOS.......A MAIORIA DAS PESSOAS COMEM MC DONALDS E BEBEM COCACOLA QUASE TODOS OS DIAS...A MAIORIA DAS PESSOAS ASSISTEM A NOVELAS E NAO GOSTAM TANTO DE LER........A MAIORIA DAS PESSOAS SABEM MESMO O QUE É BOM PRA ELAS????????????
    GRANDES LIDERES SAO INDISPENSÁVEIS PARA A EVOLUÇÃO DA HUMANIDADE....FOI ASSIM NA CONQUISTA POR LIBERDADE RELIGIOSA...FIM DA ESCRAVIDAO ....FIM DE DITADURAS E REGIMES TOTALITARIOS....E RECONQUISTA DA SOBERANIA DOS POVOS......SERÁ ASSIM COM O FIM DA ABERRAÇÃO PATROCIANADA PELO IMPÉRIO EM DECLINIO..QUE DESENVOLVEU SUA ECONOMIA BASEADO NA GUERRA E NA DESTRUIÇAO.....E AGORA ESTÁ SEM LUGAR EM UM MUNDO QUE PREZA CADA VEZ MAIS PELA PAZ DURADOURA.......FIM DA GUERRA ...CORRUPÇÃO INSTITUCIONALIZADA....FIM DA HIPOCRISIA.....BOAS NOVAS VIRAM....O FIM DA DEPENDENCIA ECONOMICA JA E QUASE UMA REALIDADE...AGORA SIM A AMERICA LATINA SE MOBILIZARÁ DE VEZ E IRÁ CONQUISTAR O RESPEITO E A AUTOAFIRMAÇÃO TAO SONHADA E MASSACRADA DURANTE SECULOS.........SEJAMOS PIONEIROS.....DESSA FORMA IREMOS HUMILHAR AQUELES QUE POR TANTO TEMPO NOS HUMILHARAM.....VIVA A LIBERDADE.... O RESPEITO ........VIVA CANNABIS.....A ERVA QUE IRÁ PROPORCIONAR AQUILO QUE TODO LATINO AMERICANO SEMPRE SONHOU...PROSPERIDADE E AUTONOMIA...LEGALIZZE..REGULAMENTE..PLANTE E PONHA FIM NO MUNDO SUJO DA GUERRA E DA FONTE DE ENERGIA NEGRA E DESTRUIDORA......ABRAÇO....LEGALIZADOR!

    ResponderExcluir
  12. se legalizar vo fumar uma vela na frente da delegavia!

    ResponderExcluir
  13. tamo xegando!!!!..nos aguarde!

    ResponderExcluir
  14. FHC THC alguma semelhanca?

    ResponderExcluir
  15. daqui pra o TAO ESPERADO 2012 legalizam !
    enquanto isso a gente curte,

    \|/
    Legalize JAH

    ResponderExcluir
  16. caro tigu, ele mudou de opnião apenas! aleluia se não fosse o FHC hoje em dia provavelmente não teriamos a menor chance de discutir tão abertamente o assunto, suas propostas pra legalização estão fazendo finalmente o brasil abrir os olhos e dar uma passo a frente da legalização!
    LEGALIZE BRASIL!

    ResponderExcluir
  17. FHC é um bundão que só aumentou a repressão em seu governo enquanto Portugal descriminalizava tudo. Agora, pra continuar na mídia, inventou de defender a legalização. É bom, mas soa oportunista demais. Acredito que a tendência é de aprofundamento da discussão. Lula nunca prometeu nada mas assinou a lei que tira a pena de prisão para usuários. Acredito que a Dilma vai avançar um pouco mais. A própria indicação do Abramovay indica isso, em certa medida.

    ResponderExcluir
  18. bla bla bla bla... Quero ver acontecer. Esse ano vou na marcha

    ResponderExcluir
  19. AEW! RUMO A LEGALIZAÇÃO CONCIENTE!

    |
    \ | /
    \ | /
    _ __\|/_ __

    ResponderExcluir
  20. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  21. Na real eu acho o seguinte legalzim isso que ele ta fazendo, mais tipo oque nos temos que fazer e cada vez mais colocar jovens na política pq esses velhos já tão passados sak os caras só querem saber de interesses propios, sak já tem dinheiro pra caralho e nunca e o bastante pra eles querem mais sak , vc pode vê que isso já vem da antigüidade sak com a época dos reis e tals , já nossos interesses são totalmente diferentes nos crescemos vendo a merda que eles fizeram, pra gente no colégio nos aprendemos que devemos preservar o planeta , não desmatar e tals , preocupar se com o próximo sak , e no colégio deles , quer dizer são poucos que tem conhecimentos pra pode falar que estudou Ne , intão o que eu acho e que ta na hora de fazer uma troca total sak na política brasileira , tirar esses velhos corruptos e colocar uns candidatos mais novos sak , aí sim agente vai ver o pais andar pra frente em vários aspectos não só com a descriminilizaçao da erva e sim no resto tudo sak , que tipo para pra conversa com sei lá seu avo sak e pergunta pra ele sobre algumas idéias dele sobre varias coisas que vcs vão entender do que se trata....
    Então nas próximas eleições tentem votar nuns candidatos mais novos sak ...
    E me desculpem aí os de idade mais avançadas mais e isso que eu axo ...

    ResponderExcluir
  22. Sabe o que eu percebo?
    Nós não temos informações realmente confiáveis sobre quase nada!
    Portugal descriminalizou ou não? E a Holanda, se arrependeu?
    A Legalização aumentou o consumo ou o alto consumo das drogas legais está apenas ligado a sua significativa herança cultural?
    Mas tem uma coisa que todos nós sabemos muito bem! Do jeito que está, NÃO DÁ!
    A Política de Drogas é um sintoma da nossa sociedade doente! O Governo age como pai da população, reprimindo e proibindo. Ninguém pode decidir por nós qual o melhor caminho para as nossas vidas, temos o direito de saber quais são os reais riscos e benefícios da cannabis sativa e então teremos condições de decidir o que fazer.
    Vamos nos organizar! Nós estamos com a razão, os proibicionistas não tem nenhum argumento.

    ResponderExcluir
  23. Eh um ex presidente falido, mas pelo menos eh uma voz alta, onde frequencia nehuma como nos simples, escravos desse porco sistema capitalista vai chegar. Sua voz pelo menos eh ouvida. Concordo que ja foi um lixo pra nos e para o pais, mas ele ta ali tentando direcionar o pais pra um patamar melhor. DUVIDA!

    ResponderExcluir
  24. só nao podemos nos deixar se iludir pelo ato do fhc de bosta foi bom a atitude que teve agora mas ja fodeu muito esse brasil.

    ResponderExcluir
  25. foi boa mas concordo com o outro comentario que diz que temos nós que tomar essa direção e nao velhos passados que ja tem seus interesses , ele deve ta velho podre,sem sexo e deve ta ficando sem dinheiro e quem pesquisa sabe oquanto os usuarios de maconha lutam pela legalização e quem pesquisa sabe q o governo só enganou o povo nessa questao , e sabo o quanto o brasil ainda eh atrasado nessa questao e investiu nisso. haha

    ResponderExcluir
  26. Foda-se a decisão deles. Vou continuar fumando de um jeito ou de outro. A sociedade aceita na boa a indústria bélica, sem jamais questionar o porquê da existência dessa merda. A sociedade usa terno e gravata debaixo de 40º. Com que inteligência quer discutir alguma coisa? Careta, o pulmão é meu e eu fumo. O cú é teu e se vc quiser pode dar. Não é crime.

    ResponderExcluir
  27. Toda força de Jah para ajudar-nos!! Agente vai precisar.
    boa sorte pra nóss.

    ResponderExcluir
  28. Antes ele do que ninguem... mesmo ele querendo fama se nao for ele vai ser quem? voc que esta ai criticando o cara? pelo amor ne

    ResponderExcluir
  29. Recomendo mais um texto aos amigos leitores do hempadão!

    Abraço a todos e paz!

    ResponderExcluir
  30. o LINK:
    http://maierovitch.blog.terra.com.br/2011/01/24/de-genebra-fhc-ensina-como-dilma-deve-proceder-com-relacao-as-drogas-ilicitas/

    ResponderExcluir
  31. O discurso tá se fortalecendo, mas ainda tem muito cabeça dura no poder, vamo continuar estudando galera q é a única maneira de tomarmos o poder e mudar essa história.

    ResponderExcluir
  32. Ae mafra
    "Acredito que a Dilma vai avançar um pouco mais. A própria indicação do Abramovay indica isso, em certa medida"
    Ela jah tirou ele do cargo justamente pelo posicionamento que ele apresentou =/

    ResponderExcluir
  33. FHC querendo se eleger atraves do usuario, sou usuario mas nao voto nele, pois sei que ele nao vai fazer tal legalização e sim roubar

    ResponderExcluir