por Baco Paez
eu não vou parar de fumar
enquanto houver senado
e uma mão maior que a outra
grana na cueca e corrupção
fujo da polícia para não perder
tempo e dinheiro – tempo e dinheiro
o mundo nessa brisa bisonha
em 2012, come back to caos
legalizarão a maconha
esquecerão o: “come o beck ou apanha”
e vão esquecer a erva
assim como a economia
e tudo mais que ousou um dia
existir
se o mundo acabar
todo mundo vai parar de fazer o que faz
só eu vou intensificar – até os minutos finais
minha paz.
Muito boa!
ResponderExcluirreflexão...
ResponderExcluirParanbens belo pensamento.
ResponderExcluirAonde posso mandar poesias?! Tenho contribuições canábicas para visualização e quem sabe até para post!!! (Caso elas seja boas)
ResponderExcluirFumar maconha acelera início da esquizofrenia
ResponderExcluirSegundo estudo, usuários têm sintomas três anos antes do que os não usuários
Quem tem predisposição à doença é mais suscetível aos efeitos da droga, conforme hipótese
GUILHERME GENESTRETI
DE SÃO PAULO
Fumar maconha pode adiantar em quase três anos o aparecimento de esquizofrenia e de outros quadros psicóticos.
A conclusão é de uma revisão de 83 estudos científicos já publicados sobre a relação entre o consumo dessa erva e o transtorno.
Os resultados, divulgados no periódico médico "Archives of General Psychiatry", dão mais munição a pesquisadores que se opõem à liberação da substância ilícita.
Os pesquisadores das universidades de New South Wales, Austrália, e Emory, EUA, avaliaram dados de 22 mil portadores de distúrbios psicóticos -sendo 8.167 deles usuários da droga.
A doença aparecia em média 2,7 anos antes entre quem consumia a erva do que nos membros do grupo-controle.
"Acredito que essa relação seja de causa e consequência, e a maconha tem um papel importante [no aparecimento precoce do transtorno] em certas pessoas", disse à Folha o psiquiatra australiano Matthew Large, um dos autores do estudo.
Uma hipótese é que pessoas com predisposição genética para esquizofrenia são mais suscetíveis à influência da maconha.
Nelas, os quadros psicóticos poderiam ser desencadeados pela alteração na concentração de neurotransmissores como dopamina e serotonina, causada pela droga, o que desregularia o funcionamento cerebral.
"Pessoas com histórico familiar de esquizofrenia devem ser instruídas a jamais usar essa droga. Não dá pra arriscar", diz Hélio Elkis, coordenador do Projeto Esquizofrenia do Hospital das Clínicas de São Paulo.
Segundo o psiquiatra, quanto mais cedo aparece a doença, pior o prognóstico. "Se surge na adolescência, o cérebro não teve tempo de se desenvolver completamente." Isso piora o deficit cognitivo, próprio do transtorno.
ANSIOLÍTICO
Mas para Marcelo Niel, psiquiatra do Programa de Orientação e Atendimento a Dependentes da Unifesp, deve-se ter cuidado ao fazer a relação direta entre esquizofrenia e uso da cânabis.
"Em pacientes com vulnerabilidade, isso pode acontecer, mas há fatores que devem ser considerados."
Niel afirma que, como a esquizofrenia geralmente começa quando os indivíduos são adolescentes ou adultos jovens, pode ser que o consumo da substância esteja mais relacionado a um hábito do grupo social naquela idade do que a uma causalidade.
"E muitos pacientes esquizofrênicos começam a fumar maconha para aliviar os sintomas do estágio inicial da doença, como ansiedade e depressão", diz.
Matthew Large, o autor do estudo, sugere: "Jovens deveriam evitar o uso de maconha ou, mais precisamente, deveriam se conscientizar sobre os seus riscos. Como informá-los disso já é outra história", completa.
não vou me identificar pq era só pra assinantes, mas ta aí, tomem cuidado so menores de idade ou os que estão começando com erva agora,.
abraço
show !
ResponderExcluirGalera, podem enviar contribuições pelo e-mail: redacao@hempadao.com
ResponderExcluirnão gostei ;B
ResponderExcluiradiantar 3 anos?
ResponderExcluirn eh nada, vou continuar fumando