Vocês devem estar sentindo falta do nosso colaborador Dr. Moura Verdini, o biólogo que costuma assinar essa editoria. Ele vai voltar em breve, mas por enquanto enfrenta além do mestrado, dois projetos de iniciação científica, um deles que lida com reflorestamento da Floresta Amazônica. Eis que vimos a notícia abaixo, publicada no Extra Online e não pudemos deixar de pensar: Será que isso não é projeto dele? Hehehe…
Plantações de maconha invadem áreas da Floresta Amazônica no interior do país
“PARAGOMINAS (PA) - No último maciço de Floresta Amazônica em direção ao interior do Brasil, na divisa dos estados do Pará e do Maranhão, a ilegalidade prospera e dilapida o que deveria ser um santuário ecológico. O mosaico formado pela Reserva Biológica do Gurupi (MA) - área de preservação permanente - e três terras indígenas é povoado por madeireiras; agora, o Ibama identificou que o plantio de maconha também ressurge na área, após anos de trégua. A reserva biológica, unidade que, em tese, deveria ser intocada, transformou-se nos últimos anos em uma imagem esburacada, em que a extração ilegal de madeira é a principal fonte de renda para centenas de trabalhadores da região.
Não é à toa que, entre os fiscais, a área é considerada um “barril de pólvora”. Há quatro anos, a cidade de Buriticupu (MA), uma das principais rotas para o escoamento da madeira ilegal, foi cenário para um confronto sangrento, com uma morte e dezenas de feridos, durante operação de combate ao desmatamento. Em 2010, das 30 serrarias fiscalizadas na cidade, 80% eram clandestinas. Agora, a fiscalização identificou novos clarões de desmatamento encravados na reserva biológica.
"Naturalmente, esse deveria ser um local intocado. É o último maciço florestal, que está sendo dilapidado pelas madeireiras ilegais situadas no entorno", afirma o coordenador de Operações do Ibama, Roberto Cabral.
Não bastasse o crime ambiental, cuja a pena varia de um a cinco anos de reclusão, o desmatamento é alimentado pela crise fundiária e pela produção de maconha.
No Pará, o local está se transformando numa das maiores áreas para o plantio de maconha. É área de tráfico e consumo da droga. Essa é uma das regiões mais perigosas para a fiscalização - explica o superintendente substituto do Ibama no Pará, Alex Lacerda.
Apesar da tensão e da fragilidade da reserva de 272.349 hectares, apenas cinco fiscais do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMbio) e dez policiais militares do Maranhão protegem permanentemente a área. Esporadicamente, o Ibama atua na região. Porém, o próprio órgão admite que não tem capacidade operacional para fazer valer a inviolabilidade da terra protegida por lei.”
O plantio ilegal, escondido e predador é culpa da proibição, que obriga os traficantes e cultuivadores andarem sempre a margem, mesmo que da Floresta. Legaliza a erva e cuida da Floresta Dr. Moura! Deixa ela verdinha, Verdini!
Crime contra a natureza proibir plantar uma erva, isso é o verdadeiro crime!
ResponderExcluir#LEGALIZE JÁ
legalize e acabe o conflito com a força da paz
ResponderExcluirJah Bless!
Além de não fiscalizarem porra nenhuma ainda falam mal da plantinha inofensiva.
ResponderExcluirLegaliza de uma vez essa porra!
Eu acho errado o plantiu de maconha em areas de floresta amazonica, os traficantes estao desmatando a floresta para ter essas plantaçoes, areas que deveriam ser intocaveis e protegidas.
ResponderExcluirLegaliza é a soluçao, cada um planta o que consome, é o que deveria ser
legaliza brasil que vira paraíso....
ResponderExcluirhttp://twitter.com/JhonyDias
nao importa se eh pra plantar maconha, orquideas ou rosas, ta errado!!
ResponderExcluirkaikki huume kasvit on väärin. ei saa viljellä. niiden tilalle on laitettava syötävä ruoka kasvi. se mikä on siellä sopiva. Juuri, mukula, tai vilja. Kansakunnat kuolevat huumeiden takia. huume orjuuttaa ihmisen. hyvin paha.
ResponderExcluirPor quê o plantio de maconha pode ser predador?
ResponderExcluirEspecialmente na área desmatada, não entendo.
Se alguém puder dar uma palavra...
Obrigado
André - RJ
Se o IBAMA tá pegando no pé por conta do desmatamento a galera das serrarias ilegais, acharam um meio "camuflado" de garantir os rendimentos, a criatividade do brasileiro me impressiona, confesso. Isso só mostra o quanto é precaria a fiscalização dos orgãos responsáveis nessas áreas de preservação permanente e o pior é saber que a polícia da região não têm estrutura nenhuma pra impedir o avanço do desmatamento quem dirá enfrentar os "madeironarcotraficantes". A solução para o problema tá na cara só não enxerga quem não quer, tô falando em solução para os traficantes pq de madeira não entendo nada viu galera? kkkkkkkkkk. Legalize BRASILLL!
ResponderExcluirGood Vibes!
jack-anjos@live.com
legaliza brasil
ResponderExcluiros deputados filhos da puta aumentam o salario em 100% e na hora de votar o salário do povo, botam no cu de todo mundo, cambada de filha da puta,safados pilantras,
demoro galera, temos que dar um rumo pro nosso brasil
precisamos protestar contra esse brasil que nos faz de palhaço
demoro invadi o planalto e joga uma bomba
Legislativo pra quê? Tem que acabar com esse troço inútil, burocrático, mais que lento, parado e composto por 99% de ladrões e 1% de omissos.
ResponderExcluirA favor da crmininalização da política profissional.
Chega dessa palhaçada de que todo mundo sabe que todo mundo sabe que só tem ladrão e fica por isso mesmo.
O mais engraçado de tudo isso é que sabemos que a maconha mais especificamente o canhamo poderia substituir todas essas arvores que levam anos e anos para crescer, serem destruídas o canhamo poderia salvar todas essas arovores e nao precisando acabar com uma floresta que leva milhoes de anos para ser o que é hj.
ResponderExcluirMelhor plantar maconha do que usar a area devastada para o gado.
ResponderExcluirPreserve a AM4:20NIA!
ResponderExcluirinformação extra : crise fundiária refere-se ao péssimo distribuimento de terras, onde de um lado se encontram os latfidundiários(donos de terras com grandes extençoes) e de outro os minifundios(pessoas que possuem um terreno pequeno).
ResponderExcluirNão sou a favor de plantação de maconha na amazonia, e sim da legalização e uso domiciliar, apesar que a maconha da amazonia deve ser muito boa...rs
ResponderExcluirdevemos protestar cada vez mais para acabar com esses politicos que querem que a população se foda, e visão apenas do dinheiro...
como tira dentes e outros personagem da nossa hitoria do Brasil devemos nos organizar e criar um novo pais o BRASILIGALIZE com politicas sustentaveis...
abraço e nao esqueça 4:20...
ô povo burro, legaliza peloamor.
ResponderExcluirTÁ NA HORA DA GENTE FAZER BARULHO PORRA.
LEGALIZE BRASIL!!!!
ResponderExcluirSe cada um levasse seu pézinho na boa em casa não haveria erva no tráfico. Muita preguiça ainda é um mal brasileiro.
ResponderExcluirA área é de reserva, desmatar não parece boa idéia - e nem é preciso, para plantar cannabis, que é mato e mato não falta, para que matar?
Madeira é problema mais casca grossa.
maaaaais e claro que na amazonia e fofo de planta,eo oque a planta quer sol e umidade ja era!acho que a cada 1km² tem chance de topar com uma planta selvagen canabica.
ResponderExcluirEsses politicos brasileiros com cara de filha da puta, querem tudo só para eles, nem que tenham que sacrificar o planeta inteiro, quem faz faz quem não faz não faz porra nenhuma, vamo a luta de boa até onde der depois, vamo a luta!
ResponderExcluirlegaliza
ResponderExcluirque dai eu tenho um pé de maconha em casa
e não compro dos traficantes
simples policos porcos
tirem a policia do meu pé kralhoo
não cabe a policia ir atraz dos maconheiros
a policia do brasil é corrupta e nojenta
e com fortes lastros da ditadura
O policial brasileiro é tão folgado
que se eles me pegam na quebrada mesmo eu sem fragrante, eles me perguntam pq eu to ali
ueh porra
cade o direito de ir e vir
apenas to aki
e não sou bandido e não devo porra nenhuma de explicação a vcs policias de merda!