quinta-feira, 10 de março de 2011

[Ed.106#] Portas da Percepção: A Cannabis é Enteogênica ou não?

por Fernando Beserra

 

Após inacreditáveis críticas pelo relato do uso da salvia divinorum no último post, não poderíamos nos colocar um pé atrás em relação aos posts polêmicos. Resolvemos nos colocar no front da querela entre usuários de cannabis e enteogenistas e perguntar: Afinal, é a maconha um enteógeno?

 

Sabemos das dificuldades de determinar a origem da cannabis, embora fique claro que seus múltiplos usos remontem há, pelo menos, 10.000 anos. Não estamos aqui para discutir arqueologia, como os restos de fibra de cânhamo encontrados na China no quarto milênio a.C, ou se, de fato, o primeiro uso visando a alteração de consciência se deu no segundo milênio a.C no Atharva-Veda, quando já era considerada uma das cinco plantas sagradas da Índia. O que importa hoje, aqui e agora, é introduzir ou adentrar nos usos religiosos, introspectivos ou que visem ou visaram o auto-conhecimento ou o conhecimento de realidades extra-ordinárias. Em suma, seguindo as belas palavras de Walter Benjamin, falamos das "vivências de inspiração".

 

 

Para tal discussão, nos aconcheguemos na roda, e deixemos a fumaça baixar – ou subir. O uso da cannabis, ao longo da história, é múltiplo, isto é, serviu tanto para promover "atitudes lúdicas" quanto "formas de aprofundar a comunicação" (1). É evidente a maioria dos usuários que a cannabis promova, facilite ou induza a ambos: o uso recreativo e o uso visionário. O Dr. Charles Tart realizou um estudo pretendendo uma "fenomenologia do uso da maconha". Dentro das experiências comuns relatadas nos questionários por usuários, encontramos:

 

- Pulo de etapas intermediárias na resolução de problemas

- Insights sobre outras pessoas

- Idéias mais intuitivas

- Conversar inteligentemente, embora esqueça coisas

- Aprender muito sobre o que faz as pessoas funcionarem

- Falar coisas mais profundas, apropriadas

- Intuir, entendimento empático das pessoas

- No amor sexual, uma união dos espíritos, tal como dos corpos

- Diminui inibição

- A mente se sente mais eficiente em resolução de problemas

- Sentir-se um com o mundo

- Eventos, ações tornam-se arquetípicos (2)

 

A religião védica venerou a planta, fornecendo-lhe a pompa das belas palavras: "fonte de felicidade e de vida". As tradições bramânicas posteriores

consideraram que seu uso "agiliza a mente, concede saúde, valor e potência sexual"². De acordo com Escohotado, também possui um enorme valor dentro do budismo para a medicação transcendental. Estou certo de que o uso com esta última finalidade é, para os já acostumados a prática meditativa, e que se dão bem com a erva, um excelente auxiliador e, dependendo da qualidade da planta, pode levar a experiências equalizáveis a qualquer outro enteógeno de maior potência.

 

Embora o uso da cannabis tenha sofrido um eclipse no ocidente nas culturas cristãs (pós-gregas e romanas), seu uso manteve-se na África, Ásia Menor e Ásia Maior, sendo um "remédio dos mais versáteis, um veículo de meditação para xamãs, faquires, iogues e dervixes, e uma droga recreativa para diversos extratos sociais" (3)

 

Daí sua enorme importância nos meios Sufis, Rastafaris, no budismo, na contracultura psicodélica, no "club des haschischins", etc. Sendo tal sua história não é de estranhar que encontremos a maconha nos principais livros sobre enteógenos, tais como: "Las planta de los dioses", "Pharmacotheon", "Psychedelics Encyclopedia", etc, etc. Embora a cannabis seja um psicodélico sutil, como a chama Sttaford, não existem dúvidas quanto a suas capacidades para ampliação da consciência e contato com uma realidade numinosa, dependendo fortemente dos usuários, suas intenções e a preparação do cenário. O uso introspectivo se potencializa, sem dúvidas, quando é feito fora das famosas rodas de fumo e requer do usuário uma atenção não usual, senão uma verdadeira preparação. Isso não exclui, é claro, vislumbres intempestivos, que emergem, mesmo sem o controle voluntário do usuário.

 

E, aos leitores, fica a pergunta: Já tiveram experiências com o sagrado usando cannabis?

 

Abraços enteogênicos.


1 - ESCOHOTADO, Antonio. O livro das drogas. p.205.

2 - STAFFORD. Psychodelic Encyclopedia.

3 - ESCOHOTADO, op.cit

4 - Op.cit

43 comentários:

  1. haha acho que nunca, com alguns tipos de salvia e hash o cara boja mesmo mais acho que experiencia com o sagrado não, com salvia vi umas coisas mt loucas da vida mais acho que não era o tal sagrado ehaa

    legaliza

    ResponderExcluir
  2. alguns tipos de indica noiei na parada.

    ResponderExcluir
  3. sem dúvida é um planta enteógena.....

    ResponderExcluir
  4. grower sendo presos por todo pais até quando?

    ResponderExcluir
  5. claro que é enteógena. eu uso a 14 anos e não tenho duvidas sobre isto, e com a virada energética que esta ocorrendo para nova era, isso vai ficar mais evidente. gostei hempadao desse tópico, muito bem colocado e é uma das chaves para a liberdade de uso e plantio...

    ResponderExcluir
  6. Acredito que a cannabis independente do seu propósito faz suas percepções aumentarem (me referindo também a percepção espiritual) de uma forma que dependendo de qual seja o intúito do uso, ela se faz trabalhar aquilo que se desejou usando a Mary Jane! Saudações recifenses!

    ResponderExcluir
  7. Com certeza que a ganja é enteógena. A questão é que, assim como a ayahuasca, para que ela funcione "espiritualmente", tem que estar num contexto, tem que estar sendo utilizada com o intuito de se crescer espiritualmente, afinal, a ganja é inteligente e sabe muito bem como trabalhar com quem está se utilizando dela. Se a pessoa em questão está usando de forma recreativa, a ganja vai agir de forma unicamente recreativa. Já quando o usuário tá consagrando a erva num sentido de se elevar, buscar respostas, elaborar novas perguntas e etc, a ganja também age, mas atendendo ao anseio do usuário. Assim também funciona com a ayahuasca.
    Paz!

    ResponderExcluir
  8. Pra quem é ateu a cannabis não é enteógena! Mas que eleva a mente e fornece percepções diferenciadas isso sim é claro.

    ResponderExcluir
  9. Quando vc fuma como sitado no texto, num ambiente propício e sozinho, e se concetra em suas meditações em suas preces, com certeza há um contato com o divino.

    ResponderExcluir
  10. Ganja nao é enteogena, não sozinha, precisa de tempo pra se aperfeiçoar interiormente, pois se a ganja reage na nossa mente lá vai ter milhares de coisas, tipo é necessário uma avaliação interior, uma evolução é necessario crescer Espiritualmente, acredito que a Ganja me proporciona uma persepção maior, posso concentrar me melhor de maneira que posso fazer minhas orações mais profundas, mas isso tudo porque Eu fiz minha parte para talvez buscar uma resposta ou simplismente entrar em oração profunda.

    ResponderExcluir
  11. pro broder que falou em ateismo;
    espiritualidade nao tem absolutamente nada a ver com deus.

    ResponderExcluir
  12. Acho que a experiência mais próxima de algo espiritual que tive foi uma bad trip e foi muito intensa a experiência e muito claro a presença de algo espiritual ao meu redor,pena que foi uma experiência bastante desagradavel,mas ao mesmo tempo absorvi como algo útil...agora todas as experiencias boas que tive,tbm considero sagradas por me alterar a percepção e pelo bem estar que me trouxe.

    ResponderExcluir
  13. ja tive experiencias entendendo como funciona a vida e o sistema que nos prende

    ResponderExcluir
  14. aproveitando o assunto, eu penso em coisas magnificas cara, em relação a vida, ao universo, ao nosso motivo e razão de estar aqui .. coisas que não sei se são reais, mas que apareçem, se forma na minha cabeça de modo que não sei explicar; minha vontade é de anotar todas essas coisas que vivencio quando estado sob efeito.. mas nunca tive noção de como fazê-lo organizado, pq são coisas que dificilmente alguem imaginaria

    ResponderExcluir
  15. Acho que você tocou num ponto interessante e já tive experiências espirituais com esse elemental. Já consegui, inclusive, ter um mergulho em mim e enxergar processos comportamentais doloridos e aos quais eu negava, utilizando a Mary de uma forma muito semelhante a forma que normalmente experimento os enteógenos. Sem sombra de dúvidas isso é possível. No âmbito sexual, como muito bem colocado no artigo, muitas coisas a nível de auto-conhecimento e porque não, desbloqueios podem ser alcançados
    E achei o artigo muito bom, porque mostra o lado "espiritualista" do uso e como um colega respondeu nos comentários acima, sua intenção antes de ingerir de fato determina o nível da experiência.
    Gostei muito do post, honey! ^^

    Beijos

    ResponderExcluir
  16. ja tive, mas foi sempree depois que eu comi uns cogu :D

    ResponderExcluir
  17. depois de ler isso,cheguei a cunclusao que ja cheguei perto de uma espiritualidade interna muito intença....

    ResponderExcluir
  18. seria bacana a agente estar tomando notas dessas experiencias e estarmos compartilhando-as

    ResponderExcluir
  19. eu ja tive umas experiencias muito fortes com cannabis, eu fumo em casa sozinho, um dia parece que eu estava sendo levado por alguem ou algo, cai na cama fechei o olho e apaguei foi como se eu estivesse perto de uma divnidade sei la, um deus... e as imagens que eu sempre vejo, elas parecem que ja apareceram em meus sonhos e so esta aparecendo denovo mas cmg lucido... hehe

    ResponderExcluir
  20. CONSCIENCIA EXTRAVASADA, SIM, UM COM O MUNDO, O SER INTERPRETA O MUNDO AO SEU REDOR E SENTE DIFERENTEMENTE QUANDO EM ABSTINENCIA.

    ResponderExcluir
  21. com certeza é enteógena, existem trabalhos espirituais fortissimas com a planta, no meu caso é comum quando a utilizo houvir vozes, ter visões e sentir sensações de energias próximas. para viagem astral então, meu Deus como é bom. porém eu fui instruido para com o uso da planta utlizando mediunidade, e isto é mais comum do que muitos pensam, com o tempo aprendi como lidar com as percepções do além,percepções astrais. Porém alguns psicologos e outros engravatados que falam muito diriam que eu tenho algum tipo de doença mental,, hahahahaahaahah, fazemmais ou menos uns 7 anos de estudos espirituias com a planta. amo muito a cannabis, para mim é a verdadeira óstia de cristo e não um teco de pão.

    ResponderExcluir
  22. Claro que sim!
    Temos que lembrar que enteógeno não se resume na questão do VER de visão e sim do VIVER de nossas vidas e como podemos nos ajudar com o uso do enteógeno desde do campo espiritual,religioso,medicinal do viver bem consigo mesmo vai muito além da ´´ver coisas muito loucas``.

    ResponderExcluir
  23. eu acredito que ela lhe da a experiencia que voce está preparado para vivenciar, quanto mais vibrante for sua alma, mais complexa e inteligente será sua "brisa" .. quem fuma pra ficar locão, sem conceito algum não vivencia tais coisas

    ResponderExcluir
  24. Até sem uso de nada podemos ter experiencias tao sagradas comparadas as minhas de cogumelos.
    Para quem como eu, ultiliza a cannabis e outras plantas de poder, com intuito de evoluir, expandir a mente......etc..ela sim é enteógena...
    e viva as plantas de poder, sagradas pra mim
    eh sempre um ritual.......
    mta luz paz e amor a todos !
    Lótus

    ResponderExcluir
  25. a minha maior experiencia transcedental na vida
    eu estava totalmente limpa de qq coisa...
    e com uma grande dor de cabeça...
    nunca me esqueçerei do meu 16 d agosto d 2001...
    comemoro ate hj como meu aniversario
    um renascimento......

    ResponderExcluir
  26. leia o livro maconha,cerebro e saude. que lá fala que os primeiros relatos da canabis é na china sei la quando faz tempao que li rsrs

    ResponderExcluir
  27. Não usualmente, mas as vezes quando medito tenho a sensação espiritual de paz interior e de relaxamento do pensamento, correndo melhor, de forma que consigo responder perguntas filosóficas que eu costumo fazer a mim mesmo.

    ResponderExcluir
  28. Sim, me lembro de ter virado a fumaça depois que eu soltei...é incrível como a cannabis faz você criar uma empatia pelas coisas do ambiente....

    ResponderExcluir
  29. Esse post era tudo que eu queria ler.

    Nunca tive a sensação recreativa da cannabis...todas asvvezes alem das risadas, ela me levou a pensamentos e sentimentos nunca explorados.

    Sempre senti uma energia proxima...nao da pra explicar so vivendo.

    fora o modo de pensar, desde que comecei a fumar, comecei a ver a vida de outro jeito...de outra maneira.

    ResponderExcluir
  30. ja sim, em uma das minhas primeiras viajens, a 2 anos atras +/-, eu ficava mt loco e n entendia nada, então em uma delas pedi pra Jah me mostrar a grandeza das coisas, aquela sensação de grandeza do universo esta comigo até hoje.

    ResponderExcluir
  31. o ritual da cannabis se inicia desde seu plantio isso já é sagrado..

    ResponderExcluir
  32. Eu so utilizo da cannabis como etheogeno uma sacra sirena espiritual que possibilita uma maior conexão com a energia vital do universo.. Concerteza as coisas saum mais lindas e mais significativas conforme meus olhos humanos se fexam e trincam deixando espaço para o terceiro olho de shiva em todos nos piscar e brilhar ao sol..Gostaria de saber se eh possivel defender o uso de cannabis como etheogeno religioso para a evolucao espiritual.. como a babilonia ja aceitou o uso de daime na religiao do santo daime.. eh possivel fazer o mesmo com a santa erva flor da floresta de leao de judah? Se naum eh possivel criar uma igreja ou comunidade cannabica que viabilizada por lei seja permetida de utilizar a cannabis em seus rituais? Vlw obrigado.. qlq um q saiba mais informaçoes por favor me informe.. vlw abrss

    ResponderExcluir
  33. Não é imposssível e, de fato, as religiões que usam como sacramento o peiote e ayahuasca abrem margem para tal, entretanto, são enteógenos muito menos conhecidos e populares, portanto, pesando muito menos a proibição sobre suas cabeças...

    Se não fosse assim o GT do CONAD/SENAD não teria tido força para superar a proibição via princípios ativos destas plantas. A maconha, sabemos, a situação é mais complicada. Na Jamaica, p.ex, o uso religioso é regulamentado, embora não o recreacional..

    Mas veja o que ocorreu na Jamaica... a força do movimento..

    Precisariamos de algo similar no Brasil, rs. Acho que é preciso fazer frente, intensificar as energias... Se pudermos abrir frentes na academia, na política, no colégio, em qualquer lugar... estamos ganhando..

    Abraços

    ResponderExcluir
  34. com certeza... algumas espécies da erva me causaram, auto-conhecimento, entre eu e o universo, além da união entre corpos sexualmente falando... SANTA ERVA...

    ResponderExcluir
  35. Bom, na verdade não sempre, mas quando eu uso com o intuito, as vezes passo por experências enteógenas. Existem métodos para isso, e para quem tem costume de meditar, fica bem mais fácil.
    Se é enteógeno ou não eu não sei, mas com certeza absoluta a Cannabis já me ajudou muito, me ensinou muita coisa, e eu me conheci muito mais depois que passei a consumir.

    ResponderExcluir
  36. Com o sagrado nao pq sou ateu
    mas tenho muitas brisas no meu blog
    http://theparda.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  37. cara, depende da quantidade, da qualidade, do cenário e da pessoa. meditação+marijuana causa uma elevação espiritual louca, e por isso dá pra chamar a erva de enteógeno.

    ResponderExcluir
  38. Ainda estou para escrever minhas últimas experiências com maconha até pra eu mesma entender melhor, mas em resumo: quando estou elevada tenho plena certeza de que lá estou mais próxima da verdade e que o que vivemos em nossa vida cotidiana é apenas simulacro, matrix. Lá sinto a dualidade da existência, procuro caminhar numa corda bamba entre os dois pra atingir o equilíbrio (já caí em bads e em estados de felicidade melhores que qualquer coisa que já vivi na Terra por conta disso) e, ao mesmo tempo, sinto uma unidade entre todas as coisas, uma percepção de que há um tecido envolvendo tudo e que tudo se encaixa e se completa: o movimento que faço com a mão ora se encaixa com o movimento de alguém se movimentando perto de mim e assim com cada movimento ao meu redor, até as engolidas da minha saliva se encaixam com algo ao meu redor e esses "encaixes" são quase sempre em forma de espiral ou algum outro formato, sempre geométrico. Na minha última brisa, que eu apelidei de "ventania" pois estava em São Thomé das letras (MG) os movimentos ao meu redor, sons, se encaixavam com meus pensamentos e lembranças e eu via que o pensamento também compunha a realidade onde vivemos.
    Em todas as brisas, tenho receio de não conseguir voltar e tenho a sensação de que escolho esquecer por não estar preparada para essa realidade mais verdadeira. Tomo a pílula azul e volto.

    ResponderExcluir