por Tales Henrique Coelho
O estado do Rio de Janeiro deu nesta segunda-feira (14/3) um grande passo para começar a entender de fato o problema da violência muitas vezes vista apenas pela lente da guerra às drogas, do preconceito e do discurso moralista. Foi instalada no Estado do Rio a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI)que vai investigar o Tráfico de Armas, criada e presidida pelo deputado Marcelo Freixo, o mesmo que investigou as milícias e mostrou que os bandidos não deixam de ser maus só por se esconderem atrás de cargos na segurança pública e das máscaras de moralismo da guerra contra o uso e a venda de drogas.
Freixo quer entender o problema de fato, quer saber como tantas armas vão parar nas mãos de grupos criminosos, sejam traficantes, milicianos, bicheiros e outros. Ele quer entender por quê no Rio o crime tem um poder de fogo tão grande, diferentemente de cidades tão grandes ou violentas. “Quem ganha com o tráfico de armas? O tráfico não começa e não termina nas favelas. A gente precisa ter o entendimento de quem lucra com isso que traz tanto dano à população do RJ”, diz ele. A CPI terá até seis meses de trabalho para investigar o problema, indiciar culpados e propor ações de combate efetivo ao tráfico de armas no estado.
Por muito tempo o foco do combate à violência ficou na favela, no tráfico varejista de drogas, e nas famosas “duras” da polícia para combater os perigosos usuários. Nunca se pensou como tantas armas vão parar nas mãos de criminosos, sendo todas elas produzidas legalmente. É isso que a CPI quer mudar, saber quem vende as armas para os bandidos. Portanto, não se espante se algum “conhecido” seu de farda aparecer do outro lado da grade na foto do jornal, como já aconteceu com a Operação Guilhotina, que vai ajudar a CPI. Inclusive, os deputados já consideram convocar o delegado Carlos Oliveira, preso pela Guilhotina, acusado de revender para bandidos da favela da Rocinha armas apreendidas com outras facções.
“Nenhuma arma é produzida ilegalmente. Estas armas são sempre produzidas legalmente. Em algum momento deste circuito das armas ela se torna ilegal e vai parar na mão de grupos criminosos. Em que parte ela se torna ilegal? Isso é decisivo para que a gente entenda o tráfico de armas”, defende Freixo.
Esta é uma CPI fundamental que pode mudar muita coisa no Rio de Janeiro. A sociedade precisa entender o problema por completo; há muito a se avançar investigando o tráfico de armas, inclusive na luta pela legalização das drogas, mais até do que muitos perceberam até agora.
O Hempadão estará ligado, acompanhando o trabalho da comissão, que é composta também pelos deputados Wagner Montes, Zaqueu Teixeira, Flávio Bolsonaro e Luiz Paulo. Segundo Freixo, o trabalho será intenso e não vai acabar em pizza. “Não há limite para uma CPI como esta. Se for para investigar uma parte do que deve ser investigado, era melhor nem criar CPI”.
NÃO NÃO NÃO HÁ CORRUPÇÃO
ResponderExcluirAos poucos chegaremos lah...podia ser mais rapido...masssssss..ta indo..igual a net discada....xD
ResponderExcluirTODA CPI termina em PIZZA, não avredito nesse politico ai, sei que ele tem mais policias no seu gabinete que alguns bairros inteiros do rj, algo que nao é correto...
ResponderExcluirComo a esperança é a ultima que morre, espero que de em algo de bom essa CPI.
Porem o correto de fazer é descriminalizar o AUTOCULTIVO PARA O AUTOCONSUMO
GROWER OPRIMIDO
Porra, mas na comissão só gente boa hein
ResponderExcluirBolsonaro bandido
Wagner montes é brincadeira
Zaqueu investigado por ter financiado a campanha com dinheiro de caça níquel
Ai fica foda
Meu amigo Grower Oprimido,
ResponderExcluirO Freixo tem no gabinete dele um delegado, o Vinicius George, que é um cara excelente, ajudou muito na investigação das milícias e está jurado de morte até hoje. Os outros policiais são seguranças tanto do Freixo quanto do George, que ajudaram a fazer com que os milicianos fossem presos, coisa que nunca tinha acontecido.
Quanto a terminar em Pizza, é só você ver os resultados da CPI das Milícias: mais de 200 indiciados, vários presos, incluindo deputados e vereadores, e 58 propostas concretas para o combate a este tipo de crime.
Além disso, a CPI mudou totalmente a visão que a sociedade tinha das milícias. De um "mal menor", passaram a ser vistas como um mal pior, que se apropria do estado em benefício próprio. O Tropa de Elite 2 mostra bem isso.
Se a CPI das Armas mostrar que tem muita gente que posa de bonzinho e na verdade está enrolado até a alma com o crime, já será ótimo. Com certeza você já ouviu de um PM a velha história: "Você está financiando a violência". Agora muitos dos que diziam isso vão aparecer como fornecedores de armas e munição para o crime e aí sim vamos ver quem ajuda a violência no Rio.
A esperança é a última que morre, e você pode esperar que vai sair coisa boa dessa CPI.
Esse carra vai morre misteriosamente... Ou vair eceber uma propina e não vãod escobrir nada
ResponderExcluirCaro Teles, conheço muito bem esse meio da politica, ninguem é santo, as milicas estao mais forte do que nunca, onde eu moro chegou a upp e junto com a upp chegou a milicia... que maravilha.
ResponderExcluirEu vejo policias vendendo armas para traficantes des dos meus 13 anos
Como moro em uma comunidade, sei muito bem o que o estado faz e deixa de fazer, ja vi tanta coisa que voce nem imagina, e na boa a policia do RJ é 99% corrupta nao vou falar 100% para nao generalizar...
Justiça no Brasil eu nao acredito!
Sendo Preto, pobre e fodido eu sei quem vai preso, é só entrar nas prisoes que verá...
Na ALERJ estao os piores bandidos do RJ como vou acreditar em qualquer coisa dessa...
Espero que voce esteja certo, pois aqui a UPP chegou com a Milicia...
UPP projeto nazista de opressao e violaçao dos direitos humanos, policia integrada com a populaçao isso é uma balela.
BONCONHEIRO
coisa boa esse policial torres ter caído junto...tomara q joguem ele na jaula junto com os traficantes q ele prendeu.....CADEIA PRA ESSES FDP....
ResponderExcluirTambém não entendi Freixo junto com Wagner e Bolsonaro.
ResponderExcluirQue que deu no Freixo?!
Se for verdade esse lance de segurança do Freixo por policiais, começo a me arrepender de meu voto.
ResponderExcluirNo Rio são 11 corruptos em cada 10 policiais. Onde que ele ia conseguir vários policiais íntegros, de confiança? Na Suécia ou na Inglaterra?
Nunca vi depoimento algum de maconheiro dizendo ter sido simplesmente conduzido à delegacia, sem proposta de suborno e sem abuso de autoridade, além de escárnio, pressão psicológica, ameaças, etc, etc.
ResponderExcluirPortanto, aparentemente, não salva nenhum macho o suficiente pra nadar contra a corrente, não ser maria-vai-com-as-outras e fazer papel decente.
Por isso é fácil concluir que 100% dos policiais cometem abusos ou coisa pior.
Diariamente depoimentos de abusos e ninguém em academia nenhuma toma providência no sentido de seleção rigorosa dos concursados aprovados, com exame psicotécnico rigorosíssimo.
Na tentativa de aferir se o futuro funcionário públcio quer ajudar a fazer um país ou tem intuito de descarregar recalques em quem momentaneamente estiver por baixo.
Prezado anônimo, das 2x que fui conduzido à DP, não me ofereceram suborno, então, vou concluir que 100% não são corruptos? Não pode generalizar nada cara.
ResponderExcluirE sim, o freixo precisa de seguranças, pois ele é jurado de morte em grande parte do Rio. Nenhuma área próxima as áres controladas por milicia ele pode andar, e as outras não são seguras....
E ai thiago foi para dp porque? tinha quanto? onde foi pego? qual a cor da sua pele? profissaos dos seus pais?
ResponderExcluirA Lei não é igual para todos!
Você tem rabo preso dom freixo, ou recebe algum $$ dele? e do cabide de empregos?
Olha o discurso da cidinha sobre o freixo e seus 1000 seguranças...
Policia 99% corruptos porque tem os que tem um dia de casa e ainda nao começaram a robar extorquir, sequestrar, traficar e matar...
ROUBARAM A ENQUETE!! Substituiram a parada na cara dura, sem qualquer satisfação! APAGARAM!!!
ResponderExcluirVamos deixar comentários sobre o roubo da enquete!!!
É amigo Sergio vivemos na Democracia da Ignorancia....
ResponderExcluirQueria saber de voce se tem alguem no Brasil com permissão para cultivar sua propria erva, para fins medicinal ou subsistencia consumo proprio... ou para pesquisadores como biologos, botanicos, eng agronomo e etc?
grato pela atençao e por favor responde amigo.
Essa merda toda por conto dos $$$$$ nas contas bancárias. Bando de mesquinhos.
ResponderExcluirFloyds.
O Anônimo aí de cima que falou do discurso da Cidinha sobre o Freixo.
ResponderExcluirLeia a resposta do Freixo. Ninguém gosta de andar com seguranças 24h por dia, mas isso é necessário quando há vários policiais querendo te matar.
Todos sabemos de onde vem essas armas...
ResponderExcluirVem da maior e mais bem organizada organização criminosa que já existiu, a Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro...
Isso claro se você não quizer culpar o Tio Sam que as produz...
A MERDA IA FEDER TANTO QUE ABAFARAM A OPERAÇÃO GUILHOTINA
ResponderExcluirIA CAIR O MITO "NÃO SE PODE GENERALIZAR"
O CARALHO QUE NÃO PODE
BRASIL SERIA MANCHETE INTERNACIONAL: "POLÍCIA RJ, 'SE GRITAR PEGA LADRÃO NÃO FICA UM, MEU IRMÃO' "
TODOS OS CAMINHOS LEVAM A ROMA, QUE O DIGA O SUPERINTENDENTE DA PF
Paulo Mello é presidente da merda da alerj?
ResponderExcluirCombina: merda com merda.
O verme que frauda concurso público.
Dentre vários concursados, vimos dois que entraram pela janela.
E ainda panfletavam dentro da repartição.