por Marco Hollanda
Ainda em clima de ressaca de Carnaval o WeedNews desta semana começa uma lamentável notícia. Em uma postura que lembra os tempos de Inquisição, quando Igreja tinha uma lista de livros proibidos, nosso companheiro de militância Sérgio Vidal foi denunciado por um promotor do Espírito Santo por fazer apologia por conta da publicação Cannabis Medicinal – Introdução ao Cultivo Indoor. Tão insano quanto esta acusação é a forma como tudo aconteceu.
Na última quinta-feira Sérgio Vidal saiu de Aracaju (SE) e foi até Guarapari (ES) para participar como testemunha de defesa no caso do Moqueca, cultivador preso como traficante em uma batida policial pra lá de esquisita. Em seu depoimento ele explicou ao juiz as várias problemáticas de um cultivo caseiro de maconha, como o fato de apenas as plantas fêmeas serem aproveitadas, a quantidade de erva que cada pé pode produzir, os equipamentos necessários, etc.
Em relato publicado no Growroom nosso amigo Sérgio Vidal relatou o deboche do promotor diante das explicações técnicas sobre o cultivo caseiro de maconha para uso pessoal. Se não bastasse isto ele ainda tentou desqualificar o depoimento do Sérgio como testemunha de defesa acusando mesmo de produzir um conteúdo incentivasse a prática de ato criminoso.
Para completar, a audiência ainda acabou sendo remarcada por conta da ausência de uma testemunha de acusação. E o bizarro desfecho desta história pode ser explicado de forma bem simples. O Moqueca continua preso, o Ricardo, outro réu que supostamente teria envolvimento com o tráfico ganhou a liberdade, e o Sérgio Vidal, que foi até como testemunha, saiu denunciado por apologia. Parece maluquice, mas é a justiça brasileira.
Enquanto isso... ali no Uruguai!
Na mesma semana em que o ativismo canábico brasileiro sofreu este duro golpe, uma notícia de uma terra não muito distante chama atenção por conta da contradição com a nossa circunstância. Parlamentares do Uruguai concluíam os detalhes do projeto de descriminalização do cultivo caseiro de maconha para ser colocado em votação.
O deputado Sebastián Sabini explicou que o projeto foi elaborado com o também deputado Nicolás Núñez. A proposta situa em 25 gramas a quantidade de maconha que o cidadão pode portar e em oito as plantas que pode cultivar em casa. Com a fixação de uma quantidade específica, o deputado acredita o judiciário será mais preciso na hora separar usuários de traficantes. “É preciso gerar um debate a respeito da necessidade de adequar as penas às quantidades apreendidas, com a possibilidade de impor multas econômicas ou prestação de serviços comunitários".
Essa do Sérgio Vidal foi triste. Já até imagino o "tipão" desse promotor... só lamentos.
ResponderExcluirAs autoridades brasileiras ainda demonstram retrocesso mental...
ResponderExcluirGrande pais de políticos e Defensores Públicos de merda. Enquanto aqui do lado um pais que teoricamente é menos desenvolvido, ou menos visado como Brasil está a Milhares de kilomêtros de na nossa frente em relação ás drogas.
ResponderExcluirTinha que levar o nome da LEAP Brasil para o juiz procurar informações em casa.
ResponderExcluirEu fiz 3 anos de Faculdade de Direito e sei bem q os baixareis, ou seja, futuro advogados e também juizes, devem atualizar-se constantemente. Isso mostra a falta de ateção e pouco caso, junto ao conceito conservador e moralista de alguns promotores que nao procuram saber na jurisprudencia todo o aspecto de um usuario e um taficante. Quer dizer: o que ele ja aprendeu ta bom, foda-se a realidade do país.
ResponderExcluirLamentável esse fato. Nos deixa triste mostrando o retrocesso de nosso poder judiciário perante uma causa que se torna complicada por conta da hipocrisia de nossa sociedade. Lamentável.
ResponderExcluirja comprei minha passagem
ResponderExcluirO ponto negativo da cannabis é o meio de obtençao ilícita, ponto este q só existe até hj por total preconceito e hipocrisia do governo juntamente com a sociedade, neste caso nosso judiciário mostra-se totalmente despreparado para levar o Brasil pra frente, ao contrario, tenta regredi-lo culturalmente impondo questoes moralistas tão pobres em argumentos.. deixem o Brasil crescer!!!
ResponderExcluiré mesmo lamentavel que uma conspiração que começou em 1937 tenha chegado a isto.
ResponderExcluiruma salva de palmas ao Uruguai!
ResponderExcluiré uma pena que o nosso Brasil, esse país tão lindo, tenha tantas deficiências em seus sistemas...
LEGALIZA BRASIL!
queremos paz, nada demais.. apenas o direito de saudar a JaH!
tipico de justiça brasileira, tem muito que mudar ainda essa porra de pais
ResponderExcluirtoca pro uruguai haha
ResponderExcluirÉ até inacreditável esse tipo de coisa, mas vamos continuar lutando para que a informação vença a falta da mesma e que o Brasil pare de retroceder. Palmas para o uruguai!
ResponderExcluirjustiça vergonhosa! cheia de mentes atrasadas, sujas da poluição cultural que tantas coisas produzem no dia-a-dia... acaba resultando nisso, um promotor que esquece que o trabalho dele é para a sociedade e não para o que se passa na cabeça suja dele.
ResponderExcluirmoro a 2h do uruguai e, se aprovada a lei, certamente surgiram coffeshops, bares.. que atrairão o turismo, gerando renda..
ResponderExcluireu frequentarei :D
A justiça brasileira é uma merda, nos precisamos continuar a brigar pelos nossos direitos como consumidores da ervaaa!
ResponderExcluirPaz pra todos aee!
By : Danilo
Uma pena morar em um Estado-ES que tenha promotores como esse, uma merda que o Brasil continua no mesmo buracooo.
ResponderExcluirSou do Espirito Santo, por aqui tem uns dois anos que vejo isso.. uma caça aos cultivadores caseiros... muitos aqui estao tendo problemas... mais com certeza eles (os cachorros farezadores) vão ter muito mais trabalho porque aqui no estado so aumenta o cultivo caseiro....
Uma hora essa mascara cai...
Enquanto isso o Crack mata milhoes destroi familiaasss....
Paz ao cultivo caseiro.
Ass: Um cidadão brasileiro Capixaba....
Não importa meu nome e sim a minha causa...
Em um Pais que até uma manifestaçao pacifica é enquadrada como APOLOGIA AS DROGAS, um pais onde vc usar uma camisa com uma folha de cannabis é apologia, um pais onde 78% da populaçao é analfabeto funcional, a justiça o estado perdem seu tempo, dinheiro e etc, para reprimir e levar a prisão um cidadao que nao quer participar da violencia e nem patrocinar o trafico de drogas seja preso mesmo antes de er julgado, um promotor e uma policia que nao respeitam a legislaçao, e ainda mais usam do seu poder para fazer o que querem mesmo passando por cima da legislaçao, e essa tal de legislçao brasileira e uma merda, leis mal feitas, sempre interpretativas e sempre favorecendo os grandes corruptos, ladroes, e etc, ES estado com muita violencia, esse promotor e policia deveriam estar preocupados com outras coisas e nao perder seu tempo por causa de um grower.
ResponderExcluirTrsite ver o Sergio sendo enquadrado como apologia, isso so mostra o abuso de poder e a ignorancia.
Nos usarios temos culpa nisso, pois todo se escondem uma minoria vai as marchas, uma minoria cultiva, uma minoria uma minoria....
Temos que nos unir e por milhares na marcha se nao milhoes...
Brasil pais de merda, corrupçao, industrias das multas e etc.. justiça da injustiça...
JUSTIÇA BRASILEIRA É RIDICULA.. POLICIA 100% CORRUPTA E POLITICOS 200% CORRUPTOS E ALGO MAIS...
VERGONHA E QUEM É PRESO SAO OS MACONHEIROS...
EXILIO POLITICO, MACONHEIRO É PRESO POLITICO A MINHA VISAO....
E O CRACK T SOLTO, COCAINA, ANFETAMINA DROGARIAS VENDENDO TODO TIPO DE DROGA SEM PAPELADA MEDICA....
ResponderExcluirCRACK NA PORTA DO PLANALTO EM BRASILIA
DILMA É RIDICULA BOTOS OS MENSALEIRO NO GOVERNO DEVO PARA ROBAREM MAIS...
POVO MANSO E BURRO.. NAO VAI AS RUAS, NAO RELCAMA, SO LEVA NO CU E VAI PARA PRISAO...
http://vimeo.com/17530268 video ai galera sobre essa realidade fdp no brasil
ResponderExcluirDrug and prisons in brazil
Ae, pelo menos algum páis da américa do sul representando. Boa Uruguai! Já o Brasil sem comentários..,
ResponderExcluirfazer o que né..
ResponderExcluirenquanto isso vou fumando "escondido" msm
pode crer ? ;P
Se a Canabbis for regulamentada no Uruguay, eu acredito que ja sera um largo passo a frente para toda a América Latina, servido como exemplo até mesmo para o Brasil!
ResponderExcluirSomos brasileiros(zuados) e não desistimos nunca.o/
O Brasil, como sempre, ultimo em tudo que é serio nesse mundo.
ResponderExcluirBrasil, um país de Tolos!
isso é o cumulo...
ResponderExcluirsou formando em direito e isto nao existe.
existe alguns juristas no brasil q sao malukos..fazem coisas q os mesmos sabem q nao ai dar em nada so para aparecer...
essa denuncia nao tem nexo Liberdade de Expressao.. voces deem recorrer desta decisao imediatamente...entrem com um Habeas Corpus no T.J. o mais rapido possivel e pode pedir o relaxamento da prisao...
Tô indo para o Uruguai na quarta feira... Estou com receio de levar cannabis comigo... Achei que o país fosse mais careta kkk...
ResponderExcluirO importante é que somos brasileiros e não desistimos nunca.
ResponderExcluirOq me enche os olhos é ver nego comentando "Nos usarios temos culpa nisso, pois todo se escondem uma minoria vai as marchas, uma minoria cultiva, uma minoria uma minoria...." e posta como Anônimo?
ResponderExcluirJá dizia Ponto de Equilíbrio: - "Hipócritas, distorcem minhas palavras. Hipócritas, filhos do sistema."
Infelizmente nao acredito na legalizacao da maconha no Brasil por meios de valorizacao da cidadania do individuo. Talvez fosse hora de procurarmos um novo vies para a legalizacao.
ResponderExcluirEsse tal de rude em vez de criticar o fdp do juiz ou promotor vem falar da opniao de neguim que posta aqui,.... pelo visto vc adora julgar né... quem julga será julgado... seu filho do sistema fumador de pau podre....e concerteza um playboy
ResponderExcluirUma minoria mesmo se manifesta, geral é omisso, fuma mas tem vergonha de falar q é maconheiro, nao tem coragem de levantar uma bandeira, nao tem coragem de ir contra o sistema e cultiva sua propria erva pois tem conciencia que comprado estará fazendo algo errado, dando seu dinheiro para pessoas erradas com armas...
ResponderExcluirComo li em outro post aqui no hempadao...
Nesses foruns so tem playboyzinho filho de mamae, futriqueiro e etc... se nao me engano foi amigo novato 2004 e eu concordo plenamente com ele.
Eu fui em todas as marchas que teve ate agora aqui na minha cidade rj, e visto a camisa, nao sou omisso, muito maconheiro ficam fumando na praia no posto 9 e quando passa a marcha para propor uma mudança de lei para eles deixarem de ser marginalizados pelo sistema, preferem ficar omisso e nao berrar e lutar pelo o que acha certo....
Valeu Playboy que nunca teve q suar para ter uma prato de comida, que nunca colheu um flor que só sabe criticar os amigos...
Termino com a frase do Mr Catra: O simpatico para de formar cao...
E assino em baixo
quer o cpf, rg endereço//?
Assino: alguem que lutar contra essa legislaçao e esses sistema opressor.
O Jeito eh ir po Uruguai.. Pq aki no brasil isso nunca vai acontecer.. Liberdade pro camarada Moqueca !! Justiça seja Feita..
ResponderExcluirEsse é o nosso Brasil! Que beleza...
ResponderExcluir