domingo, 20 de março de 2011

[Ed.108#] Discovery Hemp: Mais Exercícios Físicos, Menos Maconha? Será?!

A notícia de hoje promete polêmica. Ou talvez sirva como um alívio para aqueles que estejam mesmo querendo dar uma trava na fumaça. Segundo matéria da Revista Época, deste mês, um “estudo de universidade americana mostra que duas sessões de corrida na esteira por semana podem ajudar a diminuir muito o desejo e, efetivamente, o uso da maconha”. O que você acha disso? Leia a matéria na íntegra e não deixe de deixar sua opinião:

 

“Pesquisadores da Universidade de Vanderbilty, em Nashville, nos Estados Unidos, estão estudando usuários de maconha para tentar entender como os exercícios atuam sobre o cérebro – e, quem sabe, usar a atividade física como prevenção e tratamento para usuários da droga. Os participantes (apenas 12, o que inspira futuros estudos para a confirmação dos resultados) relataram uma diminuição significativa na vontade de fumar depois de algumas sessões de corrida na esteira, de acordo com estudo publicado na quinta (10) no PLoS ONE. Esta é a primeira pesquisa a demonstrar que o exercício pode reduzir o consumo de cannabis por pessoas que não desejam parar.

Os cientistas escolheram oito estudantes do sexo feminino e, quatro, do masculino, que se encaixavam no critério de "dependentes" da droga e não queriam qualquer ajuda ou tratamento para parar de fumar. Durante o período acompanhado pelos pesquisadores, o desejo de fumar e o uso efetivo da maconha diminuiu mais de 50% depois de corridas de 10 a 30 minutos na esteira, duas vezes por semana. Isso resulta em 10 sessões, mas já nas cinco primeiras a vontade de fumar já havia diminuído bastante.

Os participantes do estudo, que declararam fumar em média 5,9 cigarros de maconha por dia, frequentaram o centro de estudos de Vanderbilt cinco vezes por semana durante duas semanas para as sessões na esteira. Os pesquisadores mediram a quantidade de exercício necessária para cada um atingir entre 60% e 70% de sua frequência cardíaca máxima, e assim criaram um programa personalizado para cada jovem. Depois da corrida, os estudantes viram fotos relacionadas ao uso da maconha e seu estímulo, para depois rankear seus desejos pela droga. Foi então que expressaram ter menos vontade de consumi-la. Além disso, disseram que reduziram o uso para 2,8 cigarros de maconha por dia durante o programa de exercícios.

"Hoje não há formas de tratar a dependência de cannabis com medicamentos. Essa é uma grande (descoberta), considerando a magnitude do problema do uso da droga nos EUA", diz o co-autor da pesquisa, Peter Martin, diretor do Centro de Dependência de Vanderbilt. Ele diz que é importante repetir tais experimentos em um estudo maior, randomizado e controlado.

Segundo outro pesquisador, Mac Buchowski, o estudo mostra que o exercício pode realmente mudar como o cérebro trabalha e a maneira como ele responde ao mundo. Para ele, o uso da maconha pode parecer "um hábito inocente e recreacional", mas é uma doença que deve ser tratada.

Nos Estados Unidos, o abuso ou dependência da maconha e suas complicações aumentaram em todas as faixas etárias na última década. Em 2009, aproximadamente 16,7 milhões de americanos acima de 12 anos já haviam usado a droga nos meses anteriores, sendo 6,1 milões usuários frequentes – 20 ou mais dias durante o mês.

No Brasil, o consumo também vem crescendo. Em 2001, 6,9% da população usava a droga. Em 2005, passou a 8,8%. Ja a dependência atinge 1,2% dos brasileiros, segundo levantamento domiciliar sobre o uso de drogas psicotrópicas no Brasil feito pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). O último levantamento, de 2007, mostra que o uso de maconha entre mulheres cresceu de 3,4%, em 2001, para 5,1%, em 2005. Entre os homens, o aumento foi de 10,6 para 14,3%, respectivamente.”

53 comentários:

  1. legal depois da corridinha, para com os parcero estora um brenfo pra fica relax!!

    ResponderExcluir
  2. Falo por experiência própria. Entrei na academia em outubro passado e desde então minha vontade de fumar diminuiu bastante!

    ResponderExcluir
  3. comigo é o contrário. depois que pedalo, por exemplo, fico sonhando com o jackzinho me esperando em casa pra dar uma relax.

    ResponderExcluir
  4. Faz sentido! Mas quando agente quer fumar, fuma! Quando eu nadava, não tinha coisa melhor que acender um depois, só pra relaxar.

    ResponderExcluir
  5. É VERDADE QUE CE VOCE FUMA UM CIGARRO OU COME ALGO DOCE, A BRIZA DA MACONHA FICA MENOR, OU CORTA DE VEZ ??

    ResponderExcluir
  6. dar uma corridinha na praia diminui bastante minha vontade de fumar

    ResponderExcluir
  7. Fumar só depois de correr mesmo, pq tenho medo de tomar um tropeção..

    ResponderExcluir
  8. Tou indo correndo fumar um agora!!!

    ResponderExcluir
  9. Fumar só depois de correr mesmo, pq tenho medo de tomar um tropeção.. 2

    ResponderExcluir
  10. E acho que a revista Época, Veja, Isto é etc são ótimas para ser usadas como papel higiênico. Não acreditem em nada que sai nessas revistas compradas.

    ResponderExcluir
  11. LOGO LOGO FAÇO MEU TCC

    DE ED FISICA

    E VAI TER CANNABIS NO MEU TRABALHO

    DE ALGUMA FORMA

    ResponderExcluir
  12. interessante essa pesquisa, pode ser verdade, tem fudamento...rs

    boa noite

    ResponderExcluir
  13. acho que isso aí varia de cada um pra cada um!

    ResponderExcluir
  14. explicaçao do resultado: o usuario fuma menos, porque na hora que esta correndo ele nao fuma, entao diminuis as horas de dia que ele pode fumar e assim diminuiu a quantidade de erva consumidade..

    se ele correr 24 horas na vai fumar nenhuma... né..huahuhua

    so para descontrair depois de uma bongada do verde

    ResponderExcluir
  15. Acho que a pesquisa é polêmica em alguns pontos mesmos.

    1 - Ela parece começar bem, quando fala em REDUZIR o número de baseados por dias para dependentes de cannabis ou o craving (fissura). Neste sentido, ela poderia ser inserida numa linha de redução de danos e riscos, pois, afinal, exercício moderado é bom para quase todo mundo. E, bem, por experiência sabemos que existem pessoas sim que querem ajuda para reduzir o uso da cannabis ou que acabam usando a mesma excessivamente, embora, bem saibamos, se trate de uma minoria da minoria.

    2 - Por outro lado, as declarações do pesquisador beiram o bizarro, quando compara o mero uso da cannabis a uma doença. Não existe argumento científico que embase a tese do uso da maconha como doença, existe sim argumento ultra-moralistas de direita que consideram o uso como tal.

    3 - O estudo é inicial e com amostra muito reduzida. Ele não considera o fator envolvido como determinante que é a própria presença dos pesquisadores na pesquisa. Tal argumento é frequentemente apresentando para ir contra os resultados, p.ex, em estudos de Timothy Leary e sub-utilizado em tais casos. 1 peso e 2 medidas?

    4 - Por último, tudo bem que o exercício possa ser proveitoso, do ponto de vista médico, para uma pessoa com uso "indevido" de cannabis (e para qualquer outra), mas também boa alimentação ou boas horas de descanso, um trabalho agradável, uma boa casa, etc, também o são. rs

    Um abraço

    ResponderExcluir
  16. Por outro lado, para completar, qualquer pessoa que já trabalhou com dependências sabe, muito bem, que o exercício não resolve e não elimina uma dependência por si mesmo. Pode, no máximo, contribuir para outra organização de vida e um aumento na produção de alguns neurotransmissores, facilitando, portanto, uma reestruturação psicossocial do sujeito.

    ResponderExcluir
  17. Eu curto fumar, fazer exercicios, ler e fazer diversos esportes, não considero nenhum deles um problema. é só tomar uma ordem para não fazer um com o outro, e se concentrar no que está fazendo, o pior é o cara que fuma e fica que nem um fresco se culpando por isto e faz isto o dia inteiro, não tem respeito nenhum pelos efeitos enteógenos da planta e se acha um injustiçado no mundo, sempre vivendo em agonia. pra mim a cannabis quando bem usada só traz conhecimento, alegria, as vezes passa-se por uns sofrimentos, mas se entender o motivo dele e o objetivo, dá para passar satisfeito pelo que aprende durante o sofrimento que não tem nada haver com o vicio, e sim com fatores enteógenos ligados a questões pesssoais do individuo.
    tem muitas pesquisas que vem lotadas de intenção, tem que ver o que deve aproveitar delas e o que não, assim deve ser feito com este texto da época.
    abis abis abis viva a cannabis, anta anta anta ela é erva santa

    ResponderExcluir
  18. Quando você faz exercícios muda a dinâmica do seu corpo, sem falar na carga de endorfina que é liberada; é uma outra espécie de brisa. A saída é fazer de tudo, fumar e correr, com moderação.

    ResponderExcluir
  19. Não tem como com apenas 12 pessoas sendo testadas, querer fazer dos resultados algo que tenha validade para todos o usuários. Eu malho a 3 meses, faço esteira todo dia, e nem por isso deixo de puxar unzim nos fins de semana.

    ResponderExcluir
  20. Isso é a maior mentira... eu jogo bola em time grande, e treino pra caraio mesmo assim queimo um

    ResponderExcluir
  21. Treino aikido dez dos 7 anos de idade de segunda a sabado... caminho 3km subindo lomba pro colegio... e sempre que chego em casa depois disso o que mais quero é acende um e esquecer da matéria!

    ResponderExcluir
  22. Concordo com a matéria !
    =)

    estou malhando a 1 mês !
    e tbm percebi que fumei com menos frequência nesse periodo !
    Interessante !
    =)

    ResponderExcluir
  23. corre lá q eu fico fumando

    ResponderExcluir
  24. Que nada. O melhor e chegar da malhação e mandar aquele, comer e ir dormir.

    ResponderExcluir
  25. sei nao acho q pra mim subir numa esteira só fumando um antes pra da coragem

    ResponderExcluir
  26. Como diria os tals: É mentira (tchu tchu) é mentira.
    Qndo corro fico logo pra dar umas tragadas num beckinho massa....

    ResponderExcluir
  27. Posso andar de esteira por 5hr seguidas que a minha vontade de fumar nunca passa (:

    VIVA JAH ! ;p

    ResponderExcluir
  28. Fumava mesmo e pegar o onibus para ir; Mas hoje eu ando apé muito para qualquer lugar aqui no interior de SP. Reparei que minha vontade de fumar diminuiu até a quantidade.

    ResponderExcluir
  29. sei la...eu malho 5 vezes na semana!
    levanto 7 hrs pra fazer ginastica as 8h e dps
    corro mais 2,5KM
    chego em casa...tomo um banho e fumo um na SEQUENCIA!...
    me sinto MTO BEMMMM!

    ResponderExcluir
  30. sem dúvida ! mas sempre veremos barrigudos ao redor de cerveja e tira gosto nas mesas de bar ! rsrs vão se preocupar com a saúde deles e deixe que a nossa a gente cuida sô !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  31. Adoro fumar um antes de bater uma bolinha... Não muda o desempenho, até acho que da mais vontade na hora da partida...

    ResponderExcluir
  32. geralmente quando saio da academia 1º coisa a fazer eeé fumar um :S

    ResponderExcluir
  33. engraçado eu ler isso.

    1 mês atras eu comecei a malhar 2h ou mais por dia, percebi que minha vontade de fumar diminuiu, de modo que não sinto abstinencia. se eu malho eu não fumo. :B

    obs: fumava todos os dias.

    ResponderExcluir
  34. rapaz eu so corro os 20 minuto na academia pq tou lombrado, pq de cara é osso, demora do caralho pra acabar os minutos!!!!! se eu for de cara so corro 10 minutos hehe!!
    corro todos os dias, sem o barro é que eu vou deixar de correr mesmo!! HHEHEHEHEHEHEH

    ResponderExcluir
  35. Mentira. Faço prowrestling, e se der um tijolo a gente queima depois do treino :P

    Fora outros parceiros também que fazem o mesmo, e mesmo assim fumam.

    ResponderExcluir
  36. porra, não vou correr mais..
    vou só andar que é mais de boa ;D

    ResponderExcluir
  37. que piada, depois de um exercício da vontade de estourar uma vela pra relaxar, mas claro, se vc só fuma e não se exercita nada, vc mal vai conseguir correr, e vai fumar menos pra ficar menos mole, mas não acredito nesse estudo, é muito relativo

    ResponderExcluir
  38. pra mim, a academia ajudou na reducao da ansiedade...
    mas nao sei se ajudou na reducao do consumo de cannabis, msmo pq eu amo malhar chapado!! =p
    acho q qm qr dar um brake na maconha tem que botar na cabeça e ser persistente... eu tava precisando estudar pra concurso, então reduzi... hj em dia só rola o "boa-noite". Mas depois que eu cumprir minhas responsabilidades, vai ser só diversão!!
    abraço hempada

    ResponderExcluir
  39. vo comprar duas pedra de um kilo para usar de peso e malhar.

    ResponderExcluir
  40. aaah sei la eu ja pedalei um bom tempo e sempre que voltava do pedal com o brother que morava comigo, tomava um banho colava na sala e estourava a bomba. Isso outras qdo vc nao pega uns picos mto locos e acaba fumando por la com a rapaziada. Isso é tdo balela, se vc nao quer fumar maconha vc simplesmente nao fuma.

    ResponderExcluir
  41. Fumo a metade antes, e a outra metade depois! E fim de papo.

    ResponderExcluir
  42. cara, eu corro 2h por semana, dois dias 1 hora cada.

    corro meia hora... fumo um fino no meio do caminho. e corro no talo os restantes 60% do caminho!

    eá, maconha é meu nitro!

    ResponderExcluir
  43. malho a 2 anos sem interrupcao, e nao senti efeito nenhum na diminuicao do consumo de maconha, consigo segurar a onda fumo em media 2 baseados por dia, feriados e viajens meu consumo sobe de 300% a 500%, vo te fala um negocio, malha doidao e bom demais

    ResponderExcluir
  44. É de se esperar;pois o sistema que produz substancis durante a atividade fisica é o mesmo que recebe THC.

    ResponderExcluir
  45. Pouco antes de entrar no hempadao, estava pensando em algo parecido. Eu sempre curti fazer trilhas e viajar por ai, se eu fumo em casa o dia inteiro naquela moleza da porra a onda do bagulho começa a encher o saco. Se eu saio por ai para fazer trilhas ou algo que exige que eu trabalhe fisicamente, eu prefiro fumar depois e curtir a ganja relaxar o corpo que esta com razão cansado, a consequencia disso é que eu fumei menos mas acho que esse pouco já valeu por uns 10 beck q eu fumo em casa sem fazer nada fisicamente.

    ResponderExcluir
  46. Sabe o que é bom mesmo?
    Estourar unzin e correr os 10 km amarradão!

    Ou no pós treino pra dar aquele relax na musculatura!

    Seu juíz, deixa eu plantar minha erva em paz!!!

    ResponderExcluir
  47. Eu fumo pra correr, e fumo após também!!!!!
    kkkkkk

    ResponderExcluir
  48. os caras tbm fumavam 6 beck por dia?!!!!!

    vai fazer algo pra distrair a mente mesmo!

    Pra mim fumar 6 beck eu tenho q começar cedo e soh parar a noit (dah um beck a cada 2h no periodo q to acordado)

    ResponderExcluir
  49. vishhh como esses maconheiros conseguem????
    se eu correr 30 minutoss.....lógico q vai passar minha vontade...vou estar sem folego....to fora...XD...vo continuar fumando e andando de bicicleta pro colégio...uahsuyahs maconheiro tibiano...XD Fidera , Paola Druida

    ResponderExcluir
  50. quer uma resposta realmente polêmica? Eis aí:

    Fumo maconha há 15 anos. Nunca fumei mais que dois cigarros por dia, a maioria das vezes, fumo só um cigarro... mas SEMPRE antes de treinar!

    Priorizo exercícios de resistência física, como por exemplo, tiros de 100 metros (10x intercalado com corridas lentas entre cada tiro de 100 metros).

    Para corridas longas, também. Ninguém quer ouvir isso. Mas é verdade. A maconha ajuda an concentração exigida para manter o fôlego, anestesia as tendinoses e com isso, treino há anos, estou com quase 40 e em plena forma.

    Abomino outras drogas, inclusive o álcool.

    claro que se eu não fumasse nada, meu desempenho esportivo seria melhor. Mas eu me pergunto: com quase 40, eu treino todos os dias, pelo menos nos últimos cinco anos. Será que se eu não fumasse nada eu teria a mesma disposição? Acordaria cedo para fumar um e treinar todo dia? Não desistiria quando uma lesão inflamatória nos músuculos ou tendões aparecesse?

    Não quero fazer apologia, não gostaria que ninguém começasse algo assim, porque é difícil sair, admito. Mas é difícil porque, principalmente, eu não sinto nenhum prejuízo e sinto excelentes benefícios.

    ResponderExcluir