Resolvi escrever essa carta porque minha vida é um caos. Sou mais velha que Adão e Erva e toda história da humanidade, afinal de contas, sou uma Erva. Me chamo Maconha e muitos dizem que meu nome quer dizer má companhia. Mais de 90% dos pais entram em choque quando veem seus filhos em minha companhia. Sou marginal há pouco tempo, mas utilizada há milênios. Resolvi escrever essa carta para tentar explicar, a quem não me conhece, quem eu sou.
Segundo a teoria cristã, nasci no terceiro dia, junto com todas as plantas. De acordo com os registros mais antigos da cultura oriental, sempre fui útil para finalidades medicinais diversas. Em minha família botânica, a Cannabaceae, tamém se encontra a Humulus, cuja mais conhecida espécie é a Humulus Lupulus, o chamado lúpulo do qual se produz cerveja. O problema é que não tive a mesma sorte que minha irmã, e longe dos comerciais em horário nobre ou cargo de patrocinador da seleção de futebol, eu – Cannabis Sativa – sou compreendida por boa parte da população como amiga do crack, da violência e outras mazelas.
Eu peço – pelo amor de Deus – que seja observado o processo histórico que criou toda essa base aparentemente sólida de ódio e sofrimento. Compreender é um caminho para poucos, mas a educação é a oportunidade para todos e a leitura dessa carta não vai doer, pelo contrário, vai aliviar. Vai alinhavar a verdade e fazer perceber nossos rastros remotos de preconceito – ainda vivos não sei como. Não sei como ensinam o descobrimento do Brasil sem falar de mim. Era com as fibras do meu corpo que se faziam as cordas e velas das caravelas portuguesas.
Se perguntam como a maconha chegou ao Brasil, dizem que foram os escravos que trouxeram. Será possível? O cânhamo é meu nome industrial, destinado às fibras e outras finalidades. Quando é necessária resistência extrema ou de sofisticação absoluta, só a fibra de maconha serve, sendo assim usada tanto nos paraquedas do exército norteamericano quanto em bolsas e vestidos de alto luxo. Um dia pode ser que os portugueses assumam que já conheciam a maconha antes de ganhar os mares, mas enquanto isso, dão de presente essa cultura para os quilombos.
Assim como repreenderam a capoeira e o candomblé, fui proibida no Brasil. E em todo o mundo fui associada a povos marginais, com alegações absurdas nunca respaldadas pela ciência. Permaneci sendo cultivada e apreciada por muitos, gente de toda classe social, toda cor, todo credo, todo o planeta. Mesmo sendo anterior ao homem e a fala, e às línguas, ganhei uma palavra que me arruinou e passou a significar um sinônimo obsucuro do mal, afinal, chamam de drogas a mim e também ao remédio, comprado na drogaria.
Até que os EUA declararam guerra às drogas, ou melhor, à algumas drogas. E com isso declaram que eu deveria ser uma planta extinta, já que onde quer que eu fosse achada, deveria ser destruida, assim como meus donos punidos severamente. Acontece que a grande difusão da minha cultura era anterior a cultura de massa e toda essa articulação medonha do mundo ocidental por armas, mortos e controle social/territorial. Então cai na boca do povo, ganhei as ruas com a Marcha em meu nome, e tive a oportunidade de escrever essa carta, de ser representada num blog, em fóruns e revistas pelo mundo todo.
É certo que meu uso pode ser perigoso em alguns casos, como de toda e qualquer substância na face da Terra, mas de longe sou aquilo que taxam. Isso se comprova ao ver o irreparável traço de cultura e o entrelaçamento que tenho na história do homem. Comigo foi feita a impressão da primeira bíblia de Gutemberg e também impressa a constituição dos EUA. Uma carta é pouco para contar todas minhas funcionalidades, mas é suficiente para mostrar que há um horizonte diferente daquele que é mostrado pelos jornais de televisão. Ofuscada pela proibição, minha imagem no coletivo é bizarra. Mas assim como raiz, folha e flor, eu tenho esperança. Esperança de que um dia vou conseguir a minha liberdade. Nem que seja com o fim da humanidade.
VIVA!
ResponderExcluirLegalize it!
ResponderExcluirChapei
ResponderExcluirate quando ? ;/
ResponderExcluirÓtima Carta... Canabis não se preocupe, em breve esse conceito atual vai ser banido!! A Cultura Canábica ainda trará uma solução logica ao problema das drogas!! Viva a Maconha, Viva a Canabis Sativa..
ResponderExcluirdemais!
ResponderExcluirInformaçoes e argumento temos um milhao porem a sociedade reacionaria e hipocrita mantem as lei e a oproessao ao nosso povo, grower e usuarios... cansado dessa vida marginalizada, preconceito, perseguiçao e ser estigmatizado por ser gostar de uma planta....
ResponderExcluircansado de ler informaçoes e nada mudar...
Por mim vamos para vias de fato, ruas, luta e etc,.
Até luta armada se for preciso, so nao quero ser oprimido por esse ESTADO CORRUPTO
Muito foda a carta!
ResponderExcluirSensacional !! tem que ser muito divulgada !
ResponderExcluirme emocionei o.o
ResponderExcluiré brow, qria presenciar essa liberdade ..
gostei tanto nao, achei apenas uma forma poética daquilo que todo mundo sabe.
ResponderExcluirpois eh poetica ,e acesivel..se vc puder fazer melhor , por favor nao fique timido e nos mostre do que eh capaz óh anonimo reclamao...
ResponderExcluirvenho aqui parabenizar todo o esforço do hempadão em prol da santa kaya que sai em defesa dessa planta sagrada que para muitos é o remedio natural! parabens hempada pelo seu esforço em tentar mostrar o verdadeiro valor dessa planta
ResponderExcluirPÉ NA MARCHA _\|/_
me deu água nos olhos.........
ResponderExcluirparabens pela carta irmao.. sabendo que ja foi obrigação prevista em lei plantar maconha, na visao da planta o ser humano é um bicho muito doido.
ResponderExcluira mesma descrença e setença que tiveram com Cristo é dado a quem é pego no trafico da Canabis,e o foco são os mesmos que Cristo citava que é a EDUCAÇÃO !
ResponderExcluir140.000 pessoas cuja a entrada no sistema carcerario brasileiro é por trafico de maconha...um exercito inteiro algemado...
ResponderExcluirLIBERDADE JÁ !!"!!
Congratulações pela carta.
ResponderExcluirPazzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz pra cannabis!
ResponderExcluirPazzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz pro verde!
Att,
Floyds.
parabens pela carta !
ResponderExcluirdizem q vivemos num pais livre , mas nesse mundo nao há um pais livre ,
AINDA nao há !!
liberdade já !
Parece até carta inspirada, mano.... JAH LIVE!
ResponderExcluirCriada por DEUS e banida pelo homem!
ResponderExcluirUM DIA ELA PODERÁ SER LIVRE, E NÓS TAMBÉM!
Otima cara...isso deveria ser impresso e entregue em maos de todos os cidadao desinformados...
ResponderExcluirMuito prazer, eu sou seu FÃ!!!!
ResponderExcluirA maconha tem toda a razão
ResponderExcluirnunca vi a ela mata , quem mata é quem proíbe ela e ninguém pune esses.
Senhores,
ResponderExcluirGostaria de fazer uma entrevista com a Senhora Maconha. Onde posso encontra-la !?? kkkk
Maconha não mata. Quem mata, são os homens.
Muuuuuuuuuuuuitissimo bom hempadao,mais uma materia otima .
ResponderExcluira equipe está de parabeens
o Final foi muito forte !
ResponderExcluiròtimo Marijuana òtima carta
a babilonia há de cair, e cairá.
ResponderExcluircom fé em Jah e nada nos faltará !
o fim dos filhos da puta no planeta esta proximo se não for de um jeito vai ser de outro,mas ainda nós nos livraremos das correntes do mal disfarçados de politicos bons, bom para os capetas das turmas deles.
ResponderExcluirNOSSA VITORIA NÃO SERÁ POR ACIDENTE!!
ResponderExcluirLEGALIZE JAH
Otima carta, muito legal!!
ResponderExcluirviva a maconha!
LEGALIZE JAH!
#Tôtravado
ResponderExcluiro metodo mais facil para atingir a legalizaçao é acabar com a iginorancia da populaçao
ResponderExcluirGALERA POR FAVOOORRR
ResponderExcluirMe ajudem nessa discussão. Escrevam!
http://laudaamassada.blogspot.com/2011/03/marcha-da-maconha-o-que-alimenta-o.html?showComment=1301625012597#c3620021295368390308
- Carta foda demaiss ! Parabeens !
ResponderExcluirPorra carta me embrazooo ... show ..
ResponderExcluirSomos criminosos perigosíssimospor fumarem uma planta.
ResponderExcluirVAMOS TODOS!!!!!
ResponderExcluirVamos todos, convocar e sair em uma mesma hora e data, cada um em seu territorio, em seu bairro onde estiver, e acender 1 uma ganja tds juntos......como se fosse uma rebelião, quero ver se o estado vai querer botar e se haverá cadeia pra todos.....é muita ambição, mas gostaria de paga pra ver
Se depender de mim essa erva nunca será extinta!!!
ResponderExcluirExcelente carta, chega até nos felicitar, mas a realidade podre não nos permite, mas temos esperanças!!
ResponderExcluirVIVA O GANJA!
ResponderExcluirfoda, preciso de uma parceria com vc´s pro site que assina ai a postagem...falem comigo no reggaeculturadepaz@hotmail.com
ResponderExcluirVou ter usar colirio para chorar 0.o
ResponderExcluirMuito bom brow, pode crê!