quinta-feira, 7 de abril de 2011

[Ed.110] Adão e Erva: Maconha Cura? – Fechado Hermeticamente!

Como eu queria acreditar naquele mito de imunidade e irmandade entre os adeptos da fumaça de thc. Fumam poetas e pedreiros, professores e políticos. Mas também fumaram os nóias, os bandidos, os dolabelas, alguns covardes de cabeça fraca. Gostaríamos de acreditar na função pura, da erva pura, em uma pureza que não temos, por isso colhemos com mãos sujas de humanidade a erva no pé, mas nem assim… ou assim pior.

 

São egos e dengos, vidas e vias, fomes e fúrias, condições e condutas, éticas, estéticas e etecéteras… tudo isso mexido por sistemas endocanabinóides em fogo.

 

Ninguém deixa de ser humano por fumar um baseado, pelo contrário, dizem os sábios: o enteógeno tem a capacidade de atenuar o que já há dentro de cada um. Tal como elixir da verdade, a cannabis age? Falácia. A verdade não tem ação, só paira no infinito absurdo e obscuro da percepção. A maconha age. É preciso respeito e coragem: pra vida.

 

Isso não é texto de autoajuda. É mero desabafo de um homem milenar que viu até Jesus morrer na cruz. E de lá pra cá está acostumado a ver muitos notáveis serem crucificados. Muitos dão um dois, muitos são vinte e dois. Vários desde 2002 não param de falar mal do D2, como se um músico não pudesse fazer o novo, sendo o novo o mais inspirador do trabalho. Só porque não tem o que querem, xingam, ofendem. Como aqui na roda, por várias e várias vezes.

 

Adão não liga, fala sem medo e bota o dedo na larica de reflexão. Talvez pelo contrário do que se pensa… ao invés de na bênção santa verde clara de Jah, o usuário de maconha – muitas vezes marcado pela cultura de repressão – carrega seus traços de mazelas sociais explícitas. Se esconde e de tanto o fazer, talvez se esqueça do dever de fazer acontecer. Ou ainda pior, no hábito soturno, se perde no rumo de egoísmo e perde noções: gasta milhões pra manter vício igual crakudo, mas é incapaz de doar dez reais para a Marcha, ou contribuir comprando um livro ou um CD.

 

Fazer o quê? Arquétipo da realidade mais rasa da nação, um povo sem educação ou capacidade de interpretação já esculachou Adão, mesmo ele sendo amante da Erva. Comentaristas profissionais e torcedores xingando o juiz da arquibancada, mancada, Adão é filho de Jah e segue na caminhada. Mas de marginal que somos, vamos à beira. E o que vemos na subida é mais pobre e miserável do que algumas escadas de Madureira.

 

Adão já viu gente de nariz em pé porque planta e o outro não. Tão absurdo quanto ter nariz em pé porque tem biscoito e o outro não, carro, moto, tênis, inteligência, capacidade, ou qualquer coisa. Ter uma boa maconha não baixa o nariz de gente que se faz feliz com o aquilo que não condiz com a lei do homem, nem a lei de Marley.

 

Ou seja, Adão sempre quis acreditar que, além de todas as enfermidades passíveis de cura com a cannabis, que ela também pudesse agir na alma dos usuários. Erro pensar assim. Ela não age, a alma que age sob efeito dela e assim pode se achar em outras sintonias e sinapses. Mas ao sinal do silêncio das lápides, sem sermos livres ou termos livros para nos livrar, longe da legalização e mais perto da destruição da natureza, o que dizer? Obrigado por ler. E aconteça o que acontecer, lembre-se: Adão é você.

42 comentários:

  1. Desde às 4:20 esperando pelo post!

    ResponderExcluir
  2. porra mano, me emocionei mesmo, valeu por ter escrito isso cara .

    ResponderExcluir
  3. Parabéns!
    adorei o texto!

    ResponderExcluir
  4. galera do hempadao
    passa seus msn ai
    so careta no meu msn =(

    ResponderExcluir
  5. ÓTIMO POST, PARABÉNS HEMPADA !

    ResponderExcluir
  6. PU-TA QUE PA-RIU!
    to sem palavras

    ResponderExcluir
  7. Evoque o Adão que sempre esteve dentro de você! Adão claramente é JAH o rei dos reis, PAZ

    ResponderExcluir
  8. muito foda o texto..e, VIDA AO ADÃO EXISTENTE EM CADA UM DE NÓS!

    ResponderExcluir
  9. vo le denovo chapado, foda :P

    ResponderExcluir
  10. EVOLUA CRITIQUE MUDE GRITE MARCHE E... MORRA , sÓ AI PARE!

    ResponderExcluir
  11. Simplesmente fantástico. Como sempre, mais um ótimo texto.

    ResponderExcluir
  12. Muito inspirado. De verdade.

    Algumas dúvidas. Em:
    " o enteógeno tem a capacidade de atenuar o que já há dentro de cada um. Tal como elixir da verdade, a cannabis age? Falácia."

    Seria 'acentuar'ao invés de 'atenuar'? Ou seja, os traços da alma seriam intensificados com o uso, como muitos defendem, inclusive eu. Em outras palavras, ninguém fica mau ou bom pelo uso. Apenas vem à flor da pele o que temos dentro.

    Sobre 'elixir da verdade'...Quando comecei a fumar há uns 25 anos tive essa sensação. O ambiente era propício, pois já não havia mentiras entre eu e um dos meus poucos grandes amigos.
    Mas mesmo assim, cheguei a comentar com ele exatamente essa expressão 'elixir da verdade'. Disse-lhe 'cara impossível mentir quando se fuma maconha.'.
    Com o tempo vi que não era bem assim, pois como dito no texto, sangue bom e sangue ruim fuma.
    Essa tese, no meu entender, com o passar do tempo, caiu.

    "pudesse agir na alma dos usuários. Erro pensar assim. Ela não age, a alma que age sob efeito dela..."

    Perfeito. Afirma de outro modo a primeira assertiva.

    ResponderExcluir
  13. Ai, minha carapuça.

    Desculpa aí, tem hora que dá muita raiva, vou procurar me controlar e não mais baixar nível xingando.

    Foi mal.

    ResponderExcluir
  14. ler coisas assim estimula muito a fazer mudanças... Otimo! 10!



    Sativos...

    ResponderExcluir
  15. Parabéns pelo testo. "E aconteça o que acontecer, lembre-se: Adão é você."

    ResponderExcluir
  16. Do caralho !!! Muito bom msm Hempadão e Hempadinha hehehehehe

    ResponderExcluir
  17. careta nao escreve textos assim

    ResponderExcluir
  18. Ótimo texto, realmente inspirado.

    Mano, tenho filho pra criar e ganho 3 salarios, 10 reais faz uma falta fim do mes, mas assim que der uma folga, contribuo com a marcha. ATIVISMO ATIVO ai galera.

    ...Não será por acidente.

    ResponderExcluir
  19. Texto tri inspirado. Curti mesmo.

    ResponderExcluir
  20. Mando bem no texto chara!

    ResponderExcluir
  21. fumo maconha toda hora huahauhauahuahuahauhauhauahhuahuauhahuahahahauhaua

    ResponderExcluir
  22. respiro maconha
    e sopro marola

    ResponderExcluir
  23. Já vi cara tendo orgulho
    de que só porque fuma
    maconha se achar mais
    *qualquercoisa* que caretas.

    Valeu pelo texto adão!
    Sempre de ótima qualidade

    Legalize CTBA!

    ResponderExcluir
  24. NAO ACHO Q GASTAR DINHEIRO COMPRANDO CD VAI AJUDAR EM ALGO...A COISA TEM Q SER DE GRAÇA E TODOS PARTICIPAREM...DINHEIRO É SÓ DINHEIRO

    ResponderExcluir
  25. Belíssimo texto, e muito verdadeiro!

    ResponderExcluir
  26. pra que o dinheiro no meio ?

    ResponderExcluir
  27. Como pra que dinheiro no meio?
    Porque não é por ideal que as gráficas imprimem panfleto. Ou que um carro de som se dispoem a fazer barulho. Não é sem dinheiro que se mantem um site. Vocês tão loucos?

    ResponderExcluir
  28. Falar o que muito bom o texto e com muitas reflexões.Parabens Empatão por existe,por que nesse site verdadeiramente se falar a verdade, que muitas midias distorceram atraveis da historia sobre MACONHA.

    ResponderExcluir
  29. MAIS EAE PRA Q PANFLETOS E CARRO DE SOM...É MELHOR VC TER MTA GENTE E FAZER UMA MANIFESTAÇÃO DO Q FAZER PANFLETOS..PRA Q? VAO TDS SEREM JOGADOS NO LIXO DPS... E CADÊ A SUA AJUDA AO PLANETA VC QUER A LEGALIZAÇÃO DE UMA PLANTA MAIS MATA OUTRAS FAZENDO PAPÉIS...EAI?

    ResponderExcluir
  30. devemos inverter a ordem que determina
    1 ponto de divergência para nos afastarmos e assim azcheremos vários para nos unirmos...

    ÓTIMO TEXTO

    ResponderExcluir