quarta-feira, 20 de abril de 2011

[Ed.112#] Aspilão: Folha de São… publica resposta de Paulo Teixeira!

“No domingo (17/4), fui surpreendido pela capa deste jornal com os dizeres “Petista defende uso da maconha e ataca Big Mac”.


Como o petista, no caso, era eu, e minhas posições sobre política de drogas no Brasil são mais complexas do que a matéria publicada, achei por bem do debate público retomar o tema, com a seriedade e a profundidade que merece.

A reportagem se baseou em frases pinçadas de palestra minha em seminário sobre a atual política de drogas no Brasil, há dois meses.

Lá, como sempre faço, alertei para os perigos do uso de drogas, sejam elas ilícitas ou não. Defendo a proibição da propaganda de bebidas alcoólicas e a regulação da publicidade de alimentos sem informações nutricionais. A regulamentação frouxa fez subir o consumo excessivo de álcool. O cigarro, com regulamentação rígida, teve o consumo reduzido.

 

Não defendo a liberação da maconha. Defendo uma regulação que a restrinja, porque a liberação geral é o cenário atual. Hoje, oferecem-se drogas para crianças, adolescentes e adultos na esquina. Como pai, vivo a realidade de milhões de brasileiros que se preocupam ao ver seus filhos expostos à grande oferta de drogas ilícitas e aos riscos da violência relacionada a seu comércio.

Por isso, nos últimos 15 anos, me dediquei ao tema, tendo participado de debates em todo o Brasil, na ONU e em vários continentes.

A política brasileira sobre o tema está calcada na Lei de Drogas, de 2006, que ampliou as penalidades para infrações relacionadas ao tráfico e diminuiu as relacionadas ao uso de drogas.


É uma lei cheia de paradoxos e que precisa ser modificada. Não estabeleceu, por exemplo, clara diferença entre usuário e traficante.
Resultado: aumento da população carcerária, predominantemente de réus primários, que agem desarmados e sem vínculos permanentes com organizações criminosas.

Do ponto de vista do aparelho estatal repressivo, há uma perda de foco. Empenhamos dinheiro e servidores públicos para acusar, julgar e prender pequenos infratores, tirando a eficácia do combate aos grandes traficantes.

 

Outros países têm buscado formas alternativas de encarar o problema. Portugal viveu uma forte diminuição da violência associada ao tráfico por meio da descriminalização do uso e da posse. Deprimiu-se a economia do tráfico e conseguiu-se retirar o tema da violência da agenda política, vinculando as medidas ao fortalecimento do sistema de tratamento de saúde mental.

 

Na Espanha, há associações de usuários para o cultivo de maconha, para afastá-los dos traficantes. A única certeza é a de que não há soluções mágicas. Nossos jovens usuários não podem ter como interlocutores a polícia e os traficantes.

 

É preciso retirar o tema debaixo do tapete e, corajosamente, trazê-lo à mesa para que famílias, educadores, gestores públicos, acadêmicos, religiosos e profissionais da cultura, da educação e da saúde o debatam. Esta posição é exclusivamente minha, não é em nome da liderança do PT.

Não tenho, conforme sugeriu a Folha, divergências com a postura da presidenta da República sobre o tema. Aplaudo os esforços extraordinários do governo Dilma no combate ao narcotráfico e na ampliação dos serviços de saúde de atenção aos usuários de drogas. Nesse sentido, sugiro ao governo que eleja uma comissão de estudos de alto nível para ajudar nessa discussão.

A questão não pode ser tratada de forma rasa. O debate público sobre as políticas de drogas deve envolver o conjunto das forças políticas e sociais de todo o país.”

 

PAULO TEIXEIRA, 49, advogado, é deputado federal (PT-SP) e líder do Partido dos Trabalhadores na Câmara.

21 comentários:

  1. Poderiam colocar o link da replica, por favor?

    ResponderExcluir
  2. A mídia é de fato sensacionalista e manipuladora, uma manchete maldosamente formulada como essa serve pra formar opinião de muitos desinformados mundo a fora.. Lucas Lima

    ResponderExcluir
  3. revoltante...

    http://tribunadonorte.com.br/noticia/planalto-isola-defensor-da-maconha/179086

    ResponderExcluir
  4. PQP, revoltante demais esse link do comentário acima.
    A manipulação da mídia aparece descarada aí, e ninguém nota, e no fim, o Paulo Teixeira, que fez comentários sérios sobre o tema, é considerado o "vilão" da história.
    Fiquei MUITO indignado com isso, sinceramente.
    Teixeira tem total apoio meu e de todo o pessoal aqui do sul!

    ResponderExcluir
  5. Mas valeu a pena pelo debata, e bem antes da Marcha da Maconha, devemos todos comparecer em peso!!!

    ResponderExcluir
  6. Jogar merda no ventilador é a especialidade deles.
    Com Calma e paciência vai-se conseguindo um pouco de luz sobre a questão.
    Avante.

    ResponderExcluir
  7. Está muito clara a posição dele relativa à maconha, malditos repórteres que lêem e extraem pedaços que, sem contexto, vão contra todas as convicções do autor.

    PS.: PresidentA ?
    Vacilo dele ou da transcrição??

    ResponderExcluir
  8. HIPÓCRITAS DISTORCEM MINHAS PALAVRAS! SISTEMA DE MERDA! PAZ

    ResponderExcluir
  9. E a anistia para réus primários, que agem desarmados e sem vínculos permanentes com organizações criminosas ?Quem ta pensando nessa galera ?

    ResponderExcluir
  10. Problema é que as pessoas acreditam em tudo o que vem na TV e nos Jornais. Se tivessem menos preguiça e fossem pesquisar se eles realmente estao falando a verdade, procurassem livros, varias paginas de internet, para assuntos tao importante quanto Drogas, esse país ja tinha saído do buraco a tempos

    ResponderExcluir
  11. PQP ridiculo o link do cara ali avvvvvvv

    ResponderExcluir
  12. Poisé...infelizmente, pra variar, a nossa maravilhosa mídia se preocupa mais em fazer sensasionalismo barato do que informar.

    ResponderExcluir
  13. muita viadagem....legaliza essa porra Dilma vez...

    ResponderExcluir
  14. manda o e-mail desse cara!! vai ser a boa

    ResponderExcluir
  15. Lixo de imprensa, ainda bem que temos a internet!!!

    ResponderExcluir
  16. Todo apoio ao Paulo Teixeira!

    Abaixo a Folha hipócrita! Viva a Folha da paz!

    rs

    Abraços

    ResponderExcluir
  17. Paulo Teixeira deu entrevista exclusiva para o hempadão ou isso é mais um post que não cita fontes?

    Conheço o Hempadão desde o ano passado e ainda não entendi porque insistem em não citar fontes.

    ResponderExcluir
  18. KD O LINK DA REPORTAGEM?????????????????????????????????????????????????????????????????????

    ResponderExcluir
  19. Já esta claro porq poucos governantes tem coragem de levantar a bandeira da legalização, com a mídia e a população preconceituosa q temos q lidar fica difícil esclarecer as reais intenções com a legalização; o mais triste é saber q qse todos ja foram influenciados pela mídia de uma forma ou outra.

    ResponderExcluir