por Cacá R. Müller
A iniciativa popular é um instrumento da democracia direta. Consiste em possibilitar à população a apresentação de projetos de lei. Estes projetos de lei, através da iniciativa popular, devem apresentar determinados pré-requisitos para que venham a tornar-se um PL oficialmente. Atravessado este itinere, o hipotético projeto de lei será levado a votação pelas duas casas do Congresso Nacional.
Para debater um pouco este instituto da democracia nacional, vou trazer dois excertos de um texto muito bem escrito sobre o tema (segue o link de referência):
- Como se faz um Projeto de Lei por Iniciativa Popular?
“A população pode participar da elaboração de leis através dos Projetos de Lei (PL) de Iniciativa Popular. Eles consistem na apresentação de um abaixo-assinado à Câmara dos Deputados, subscrito por, no mínimo, 1% do eleitorado nacional, distribuído por, pelo menos, cinco Estados, com não menos de três décimos por cento dos eleitores de cada um deles.
Os PLs de Iniciativa Popular seguem a mesma tramitação no congresso que os projetos de iniciativa de um parlamentar. São submetidos à aprovação dos deputados, senadores e do Presidente da República como todos os outros projetos de lei.
Os projetos de iniciativa popular são regulamentados pela Lei 9709/98, que também rege os plebiscitos e referendos. Estes dois são consultas formuladas ao povo para que delibere sobre assuntos de grande relevância de natureza constitucional, legislativa ou administrativa.
A diferença entre eles é que o plebiscito é convocado com antecedência a um ato legislativo ou administrativo, deixando a cargo da população a decisão sobre o rumo que o assunto tomará, enquanto o referendo é um instrumento que vem depois do ato, cumprindo ao povo ratificar ou rejeitar a decisão.” (FONTE)
- Exerça seus direitos!
“Cabe à população usar dos meios que possui para pressionar os deputados e exigir a aprovação dos projetos de lei que realmente atendem à necessidade do povo. Você pode contribuir com suas opiniões, acompanhar o andamento e até pressionar nas decisões. Para isso, utilize recursos como fax, telefone, cartas e e-mail.
Abaixo-assinados sempre são válidos como meio de pressão popular. Lembre-se que os deputados trabalham pelos nossos interesses e, por isso, têm o dever de nos atender e defender. Segundo a Comissão de Defesa do Consumidor, o projeto pode ganhar maior importância na votação, e aos olhos dos deputados, quando "cai na mídia".
Se você quiser acompanhar de perto o andamento das proposições, pode se cadastrar no sistema do site da Câmara. É necessário apenas cadastrar seu e-mail e você será avisado sempre que houver qualquer alteração no projeto.” (FONTE)
Observe, reflita, pense, critique, evolua e mude o mundo.
muito bom =)
ResponderExcluirAi hempada boa notiçia nao axa ? vo posta tbm em meu blog abç ai..
ResponderExcluirhttp://www1.folha.uol.com.br/poder/903960-pt-vai-discutir-legalizacao-do-plantio-da-maconha.shtml
Vamlos lá galera ,agente precisa lutar pelos nossos direitos .
ResponderExcluirlegaliza brasil !
http://noticias.uol.com.br/ultnot/cienciaesaude/ultimas-noticias/estado/2011/04/18/medicos-defendem-uso-terapeutico-da-maconha.jhtm
ResponderExcluirjuntos venceremos um por todos e todos por um!!!!!!
ResponderExcluirBem que o o pessoal da marcha podia bolar um projeto.
ResponderExcluira regulamentação do plantio caseiro para consumo proprio, tem q ser feita imediatamente!
ResponderExcluirvamos elaborar um projeto de lei de iniciativa popular!
maconheiros vamos nos unir, e aproveitar a onda de regulamentação q anda ocorrendo em alguns países, principalmente na america latina, essa é nossa hr!
http://www.youtube.com/watch?v=OjWYqHjv_ys&feature=related PRIMEIRA MARCHA DA MACONHA
ResponderExcluirQue tal montarmos um projeto de lei onde encerra-se as eleições e passe a vigorar um sistema de CONCURSO PÚBLICO para eleição de vereadores, prefeitos, deputados (federais e estaduais), senadores, governadores e presidente? CHEGA DE LADRÃO VAGABUNDO NO PODER! Tem gente morrendo de fome enquanto outros filhos da puta de terno e gravata enchem o cu de dinheiro! CHEGA DE INJUSTIÇA!
ResponderExcluirconcordo com o anonimo acima: O coletivo Marcha da Maconha poderia elaborar um PL, e coletar assinaturas até mesmo durante a marcha.
ResponderExcluirEu assino e conseguiria muitas assinaturas no meu estado (SC).
nao deixem suas ideias guardadas, exponham...
ResponderExcluirClareou, galera.
ResponderExcluirEkxelente!!!
ResponderExcluirOs Ativistas do GROWROOM já têm um Projeto de Lei pronto prevendo a regulamentação do ciclo economico completo da Cannabis!
ResponderExcluirAgora vamos decidir como levar a frente tal proposta! Ou iniciativa popular ou através de um legislador que compre nossa briga!
Quem tiver opnião de como deve ser a lei ideal para os maconheiros, o GROWROOM está aberto para sugestões!
abraxx
sano
VAMO AEEE!!!
ResponderExcluirhttp://www1.folha.uol.com.br/poder/903960-pt-vai-discutir-legalizacao-do-plantio-da-maconha.shtml
ResponderExcluirJá tá lá. É só encaminhar pro Paulo TEixeira o projeto do Growroom pra ele mesclar e ver o que que dá.
Se cada um que le a hempada mandar um e mail para os deputados que ainda não apoiam a legalização, com certeza ganharíamos mais alguns militantes.
ResponderExcluirtenho certeza q juntos somos mais de 1% do eleitorado brasileiro...
ResponderExcluir^E acredito que a bancada aprove. Acho que não vão deixar de seguir a tendência como Uruguai e Argentina.
ResponderExcluirAntes que percam o controle de vez e isso se transforme num México ou Colômbia.
Acredito ser prioridade 1 enfraquecer o tráfico.
deveria ser feita uma lei na qual políticos corruptos fosse presos, o maior problema do pais esta na corrupção!
ResponderExcluirIbiúna sem duvida nenhuma colaboraria com pelo menos uns 8 mil Maconheiros que gostariam desta lei ''legalizar o plantio na sua casa sem fins lucrativos''...
ResponderExcluirMD2 ... ''A culpa é de quem ??
O lance seria escrever um rascunho de "projeto de lei" e espalhar na rede, ir aperfeiçoando, com ajuda de advogados, para que não caia direto no limbo das leis "inconstitucionais" e seja arquivado.
ResponderExcluirAlguém sabe se já tem algo escrito, se a galera que organiza a marcha da maconha já fez algo parecido?