segunda-feira, 18 de abril de 2011

[Ed.112#] Baseado na Lei 13ª Edição – Porque não Maconheiros Legisladores?

por Cacá R. Müller

A iniciativa popular é um instrumento da democracia direta. Consiste em possibilitar à população a apresentação de projetos de lei. Estes projetos de lei, através da iniciativa popular, devem apresentar determinados pré-requisitos para que venham a tornar-se um PL oficialmente. Atravessado este itinere, o hipotético projeto de lei será levado a votação pelas duas casas do Congresso Nacional.

 

Para debater um pouco este instituto da democracia nacional, vou trazer dois excertos de um texto muito bem escrito sobre o tema (segue o link de referência):

 

- Como se faz um Projeto de Lei por Iniciativa Popular?

 

A população pode participar da elaboração de leis através dos Projetos de Lei (PL) de Iniciativa Popular. Eles consistem na apresentação de um abaixo-assinado à Câmara dos Deputados, subscrito por, no mínimo, 1% do eleitorado nacional, distribuído por, pelo menos, cinco Estados, com não menos de três décimos por cento dos eleitores de cada um deles.

Os PLs de Iniciativa Popular seguem a mesma tramitação no congresso que os projetos de iniciativa de um parlamentar. São submetidos à aprovação dos deputados, senadores e do Presidente da República como todos os outros projetos de lei.

Os projetos de iniciativa popular são regulamentados pela Lei 9709/98, que também rege os plebiscitos e referendos. Estes dois são consultas formuladas ao povo para que delibere sobre assuntos de grande relevância de natureza constitucional, legislativa ou administrativa.

A diferença entre eles é que o plebiscito é convocado com antecedência a um ato legislativo ou administrativo, deixando a cargo da população a decisão sobre o rumo que o assunto tomará, enquanto o referendo é um instrumento que vem depois do ato, cumprindo ao povo ratificar ou rejeitar a decisão.” (FONTE)

 

- Exerça seus direitos!

 

Cabe à população usar dos meios que possui para pressionar os deputados e exigir a aprovação dos projetos de lei que realmente atendem à necessidade do povo. Você pode contribuir com suas opiniões, acompanhar o andamento e até pressionar nas decisões. Para isso, utilize recursos como fax, telefone, cartas e e-mail.

Abaixo-assinados sempre são válidos como meio de pressão popular. Lembre-se que os deputados trabalham pelos nossos interesses e, por isso, têm o dever de nos atender e defender. Segundo a Comissão de Defesa do Consumidor, o projeto pode ganhar maior importância na votação, e aos olhos dos deputados, quando "cai na mídia".

Se você quiser acompanhar de perto o andamento das proposições, pode se cadastrar no sistema do site da Câmara. É necessário apenas cadastrar seu e-mail e você será avisado sempre que houver qualquer alteração no projeto.” (FONTE)

 

Observe, reflita, pense, critique, evolua e mude o mundo.

22 comentários:

  1. Ai hempada boa notiçia nao axa ? vo posta tbm em meu blog abç ai..
    http://www1.folha.uol.com.br/poder/903960-pt-vai-discutir-legalizacao-do-plantio-da-maconha.shtml

    ResponderExcluir
  2. Vamlos lá galera ,agente precisa lutar pelos nossos direitos .
    legaliza brasil !

    ResponderExcluir
  3. http://noticias.uol.com.br/ultnot/cienciaesaude/ultimas-noticias/estado/2011/04/18/medicos-defendem-uso-terapeutico-da-maconha.jhtm

    ResponderExcluir
  4. juntos venceremos um por todos e todos por um!!!!!!

    ResponderExcluir
  5. Bem que o o pessoal da marcha podia bolar um projeto.

    ResponderExcluir
  6. a regulamentação do plantio caseiro para consumo proprio, tem q ser feita imediatamente!
    vamos elaborar um projeto de lei de iniciativa popular!

    maconheiros vamos nos unir, e aproveitar a onda de regulamentação q anda ocorrendo em alguns países, principalmente na america latina, essa é nossa hr!

    ResponderExcluir
  7. http://www.youtube.com/watch?v=OjWYqHjv_ys&feature=related PRIMEIRA MARCHA DA MACONHA

    ResponderExcluir
  8. Que tal montarmos um projeto de lei onde encerra-se as eleições e passe a vigorar um sistema de CONCURSO PÚBLICO para eleição de vereadores, prefeitos, deputados (federais e estaduais), senadores, governadores e presidente? CHEGA DE LADRÃO VAGABUNDO NO PODER! Tem gente morrendo de fome enquanto outros filhos da puta de terno e gravata enchem o cu de dinheiro! CHEGA DE INJUSTIÇA!

    ResponderExcluir
  9. concordo com o anonimo acima: O coletivo Marcha da Maconha poderia elaborar um PL, e coletar assinaturas até mesmo durante a marcha.

    Eu assino e conseguiria muitas assinaturas no meu estado (SC).

    ResponderExcluir
  10. nao deixem suas ideias guardadas, exponham...

    ResponderExcluir
  11. Os Ativistas do GROWROOM já têm um Projeto de Lei pronto prevendo a regulamentação do ciclo economico completo da Cannabis!

    Agora vamos decidir como levar a frente tal proposta! Ou iniciativa popular ou através de um legislador que compre nossa briga!

    Quem tiver opnião de como deve ser a lei ideal para os maconheiros, o GROWROOM está aberto para sugestões!

    abraxx

    sano

    ResponderExcluir
  12. http://www1.folha.uol.com.br/poder/903960-pt-vai-discutir-legalizacao-do-plantio-da-maconha.shtml

    Já tá lá. É só encaminhar pro Paulo TEixeira o projeto do Growroom pra ele mesclar e ver o que que dá.

    ResponderExcluir
  13. Se cada um que le a hempada mandar um e mail para os deputados que ainda não apoiam a legalização, com certeza ganharíamos mais alguns militantes.

    ResponderExcluir
  14. tenho certeza q juntos somos mais de 1% do eleitorado brasileiro...

    ResponderExcluir
  15. ^E acredito que a bancada aprove. Acho que não vão deixar de seguir a tendência como Uruguai e Argentina.

    Antes que percam o controle de vez e isso se transforme num México ou Colômbia.

    Acredito ser prioridade 1 enfraquecer o tráfico.

    ResponderExcluir
  16. deveria ser feita uma lei na qual políticos corruptos fosse presos, o maior problema do pais esta na corrupção!

    ResponderExcluir
  17. Ibiúna sem duvida nenhuma colaboraria com pelo menos uns 8 mil Maconheiros que gostariam desta lei ''legalizar o plantio na sua casa sem fins lucrativos''...

    MD2 ... ''A culpa é de quem ??

    ResponderExcluir
  18. O lance seria escrever um rascunho de "projeto de lei" e espalhar na rede, ir aperfeiçoando, com ajuda de advogados, para que não caia direto no limbo das leis "inconstitucionais" e seja arquivado.
    Alguém sabe se já tem algo escrito, se a galera que organiza a marcha da maconha já fez algo parecido?

    ResponderExcluir