domingo, 24 de abril de 2011

[Ed.#113] Discovery Hemp: Feliz Paz Oca – Que mal a Maconha tem diante do Açúcar?!

É verdade que muitos de vocês deve estar com algum presente de chocolate guardado para a próxima larica. Baseado, fome de 10 mendigos, chocolate. Essa ordem pode ser normal ainda mais na época da Páscoa, mas o presente que temos para você é muito mais vital, acredite. Investindo em laricas de informação, o Hempadão vem sugerir um doce e irresistível questionamento do ponto de vista científico deste editorial: o açúcar não seria uma droga perigosa?

 

O nome de chocólatras se destina a uma grupo de pessoas que produz tramas complexas de vontade, arrependimento, prazer e culpa a cada chocolate. Isso porque o açúcar vicia e não teria como não viciar. Todas as indústrias, do alimento ao entretenimento, investem pesado no sonho dessa vida repleta de açúcar, mas sem tanto afeto. O que o açúcar nos afeta de fato? Substância refinada, ele vai direto para o sangue quando ingerido e provoca alterações físicas e mentais. A insulina se encontra com um aminoácido chamado triptofano, que é convertido no cérebro em serotonina, um tranquilizante natural.

 

Então não é mentira que alguns se sintam melhor, mais “felizes” ao comer chocolate. Assim como se tem a tradição da dose de água com açúcar para quem está muito nervoso por qualquer situação traumática. Pois bem, o açúcar é um ácido cristalizado que pode matar de overdose. Acredita-se que 2 kilos de açúcar seriam suficientes para acabar com a vida de um homem de 80 kg. Além de engordar e causar doenças graves como diabetes, o açúcar vicia, o que é interessantíssimo para as indústrias que inventam sempre novas formas de empurrar açúcar. Até cigarros e sedas com gosto doce…

 

O açúcar no Brasil e no mundo fez história e moveu o enriquecimento de estados e também o suor dos escravos. O açúcar já foi traficado como droga, em época que a Europa não havia o descoberto e seu custo era altíssimo, reservado somente a nobreza. Há séculos antes de Cristo médicos na Índia dosavam açúcar como remédio. Como todos sabem, o limite entre o remédio e o veneno é a quantidade. Hoje em dia somos expostos a uma quantidade absurda de açúcar em praticamente todos os alimentos da vida moderna, desde o pão ao chopp. Épocas como a Páscoa servem para alimentar as vendas e até gerar alguns empregos, mas os prejuízos dessa reverberação cultural do consumo exagerado é simplesmente incalculável.

 

Agora quem tem a coragem de dizer para alguém que o açúcar é mais perigoso que a maconha, do ponto de vista de perigos a saúde e contexto empírico do consumo em massa? O vício em açúcar é perigoso porque ele não é uma fonte primária, ou seja, ninguém come açúcar puro, e sim misturado em diversos produtos de cada hábito. Um dos mais comuns, o refrigerante, produz estatísticas bizarras como: “quem bebe refrigerante regularmente tem 83% mais chance de ter diabete do que quem bebe uma vez por mês”.

 

Chocolates de todos os preços, sabores e qualidades… que atacam diretamente o imaginário de nossas crianças. Há o que alguns críticos já chamam de ditadura do açúcar, uma forma lucrativa e covarde de se vender ovos de páscoa mas não informar sobre os males que isso pode ocasionar. As matérias do jornal costumam incentivar o comércio, pois lucram em publicidade rios de dinheiro.

 

Esse post foi sugerido por um leitor que fez a principal pergunta: Compara ao açúcar, que mal faz a maconha?! É difícil responder essa pergunta, mas hoje é o dia ideal para pensar o quanto tudo isso faz, ou não, algum sentido. Ele nos enviou em anexo um livro completo sobre o assunto, escrito por Fernando Carvalho, chamado O Livro Negro do Açúcar. Vale a pena baixar e ler com atenção toda a história de dominação e controle exercida através de pretensa doçura e sabor. Para fazer o download, clique AQUI.

12 comentários:

  1. Mas a sociedade continua "NEM AÍ".
    É chato isso, mas é real.
    Vamos continuar plantando e colhendo.
    Paz e Calma.

    ResponderExcluir
  2. Valeu Hempadão, é isso ai!
    Passar informação de qualidade é a intenção :)

    ResponderExcluir
  3. comão a vontade so nao esquece de queimar um depois para abaixar a glicemia :D

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Ah bicho..

    Eu JURO que ri MUITO quando li: "tente provar que o açúcar é mais perigoso que a maconha".

    ResponderExcluir
  6. mato esse bolo sozinho

    ResponderExcluir
  7. Queria um ovo de pascoa com um greencrack dentro.

    ResponderExcluir
  8. VALEU HEMPADÃO POR POSTAR MINHA SUGESTÃO DE POST !!!!! SALVE SALVE HEMPADÃO

    ResponderExcluir
  9. Texto irado, muito bem escrito. Parabéns, de novo, Hempadão. Vocês estão melhorando, e muito, a cada dia que passa. Mas só uma pergunta depois dos elogios: qual é o açucar em questão nesse texto? Pois existem vários tipos (glicose, frutose, e outros oses) e muitos são essenciais à nossa sobrevivencia, como fonte de energia.

    excelente texto, continue assim.

    ResponderExcluir
  10. legal..
    bom saber pois comi um ovo inteiro duma vez só.. nao faço cerimonia hahaheheha :(

    ResponderExcluir
  11. aaaah galera porem mesmo sabendo dessas informações, quem num curte manda um pra mente e larica um chocolate, um docinho depoois ??? *--* é bom demais, só cuidem com a diabetes >D

    ResponderExcluir