domingo, 1 de maio de 2011

[Ed.114#] Semente, né?! Reinaldo Azevedo não debate mais com Maconheiros…

Eu tentei mais uma vez… mas quem disse que ele quer papo conosco? Ainda pela manhã de ontem fui avisado que a maconha teria aparecido mais uma vez no blog do Tio Reinaldo. Fui ver, claro. Depois de postar dizendo que não aceitava mais nenhum comentário a favor da legalização da maconha, o colunista fez outro, respondendo o questionamento que deve ter sido ultra recorrente entre os leitores dele: Vai censurar também o FHC? Sobre censura e a nossa necessidade de organização, resolvi escrever – mesmo sem fé – e o que aconteceu? Censurado. 

 

Porque será? Segue abaixo o comentário enviado.

 

-

30/04/2011 às 10:03

Seu comentário está aguardando moderação

 

Olá, Reinaldo

 

“Acho justo você impedir que o debate seja desqualificado por um desocupado que invente nomes para comentar seu ponto de vista, seja ele qual for. Mas ao mesmo tempo, é injusto com quem lhe respeita como formador de opinião e vem até aqui debater com honestidade e todo respeito requerido.

 

As minorias de fato precisam se aparelhar, assim como todo e qualquer grupo vulnerável em busca de proteção. Vivemos em uma sociedade que costuma oprimir as minorias e atualmente, com direito a prisões, preconceitos e tapas na cara, os usuários de maconha se sentem de fato oprimidos e por isso lutam por uma mudança tanto no que tange a lei, quanto no que se refere ao pensamento da ordem dominante.

 

Nos livros A Sociedade em Rede e O Poder da Indentidade, do teórico da comunicação Manuel Castells, ele explica como esses grupos tendem a fundicionar no ambiente cibernético, formando o que ele chama de trincheiras de resistência funcionado em volta do conceito fundamental de identidade. Peço permissão para citá-lo: “- Identidade de resistência: criada por atores que se encontram em posições/ condições desvalorizadas e/ou estigmatizadas pela lógica da dominação, construindo assim, trincheiras de resistência e sobrevivência com base em princípios diferentes dos que permeiam as instituições da sociedade.”

 

Ou seja, nossos espaços organizados para lutar pelo que achamos certo é mais do que legítimo, é natural que aconteça sobretudo através das novas tecnologias. Quem escreveu o prefácio de um dos livros citado acima foi justamente o FHC referido no post.

 

Veja que navegamos por maresias onde também habitam o conhecimento, o empenho intelectual e o desejo pela verdade. Sabe-se que não só o sociólogo Fernando Henrique se posicionou a respeito da Maconha, mas também os 3 pilares da sociologia brasileira o fizeram e de forma explícita e tomaram referência e experiência com a cannabis.

 

Tentar ignorar ou simplesmente abafar os ecos de uma cultura milenar que reverbera em prol de uma erva é também tapar os olhos a movimentação de massa que se identifica e assim se mobiliza no objetivo de normalização e evolução da causa. Não para que mais pessoas usem, mas para que aqueles que assim o optam, possam fazer de forma a não trazer males a toda sociedade, como é o tráfico de drogas.

 

Não vou me alongar, tenho pouca esperança de que o comentário seja sequer lido, mas de qualquer forma, fica aqui meu registro em nome da inteligência: dedique pelo menos algumas poucas horas de estudo sobre a origem da proibição da maconha e sua conseqüência em escala global.

Não falamos que a maconha não faz mal. Ela pode fazer. Mas não mentimos quando dizemos que ela também pode ser medicinal, afinal de contas, isso é uma realidade nos país mais poderoso do mundo e em muitos outros. Não há tabaco nem cerveja medicinal, mas maconha sim.

 

Quanto mais proibido, maior a resistência. Um dia os caretas e proibicionistas vão perceber que a pior coisa foi proibir aquilo que acham deletério. A maconha faz mal, mas a proibição da maconha é muito mais nociva. FHC não é a única mente pensante que percebeu isso. Não é preciso gostar de fumar maconha para perceber isso.

 

Além da origem da proibição, talvez valha a pena buscar saber quais são os usufrutos possíveis através da cannabis. São muitos e vão muito além do uso “entorpecente” da planta. Estamos falando da erva que fez o cordame das embarcações portuguesas e também que serviu como matéria-prima para a revolução de Gutemberg, tendo impresso o primeiro livro do mundo, a bíblia, em papel de cânhamo”.

46 comentários:

  1. Se bem que a maior revolta dele foi porque uns malucos ficaram postando mil coisas com nomes diferentes.

    Se eu tivesse um blog e acontecesse isso até eu ficaria puto :P

    Todos meus comentários foram com MEU nome

    ResponderExcluir
  2. Que hipocrisia,mas é isso ae é so mais força pra nosso militancia...Paz!
    ae galera onde baixo o doc. cortina de fumaça completo?

    ResponderExcluir
  3. Excelente!!! Lindo texto!!!

    Ele censurou lá, mas ele lê a hempada!! E sabe que milhares de pessoas vão ler esse post e saber que ele foge do debate!

    A verdade é essa, mano, os caras estão perdidos!

    Evitam o debate direto em qualquer esfera!

    Sabem que argumentos moralistas ou cientificamente parciais não colam!

    O mundo muda, e o proibicionismo já era!

    É hora de fazer barulho!

    abraxx

    ResponderExcluir
  4. Reinaldo tenta entorpecer mentes. Em muitos casos surte efeito. O povinho precisa de um ti-ti-ti, de um motivo pra segregar, prá fazer uma guerrinha, prá formação de panelinhas, qualquer coisa pra se sentir melhor que os outros.

    Os fanáticos partidários pegam carona, aproveitando-se, tentando entorpecer também.

    ResponderExcluir
  5. Democracia sem debate???? Ele levanta um debate em seu blog mas soh quer a opniao dos favoraveis às suas ideias. Ridiculo!! Tio Rei estah na epoca errada...

    ResponderExcluir
  6. Vai ser triste pra esses caras figurarem como medievais proibicionistas no futuro.

    Num futuro próximo se o mundo não acabar antes, nosso tempo será considerado como 'idade média'. Tempo de 'marias' que ficavam com as mãos na cadeira, na portaria do prédio, vendo quem chega e quem sai.

    Dado o recado: cuidem das suas vidas.

    Claro que a maioria dos que posta contra não acreditam em patavina do que falam.

    claro que até os que tentam jogar pessoas contra nós, exemplo, aqueles que dizem sermos desrespeitosos com familiares de viciados, sabem que a atual lei não contribuiu em nada para que usuários problemáticos não chegassem ao ponto que chegaram.

    Haverá paz e justiça quando as pessoas pararem de mentir.

    E aí estaremos prontos para o consequente auto-governo, sem líderes.

    ResponderExcluir
  7. Engraçado... o canalha mentiroso está desrespeitando as regras da revista:
    .
    » Conheça as regras para a aprovação de comentários no site de VEJA

    Regra Geral
    .
    Aprovamos os comentários em que o leitor expressa a sua opinião, ainda que divergente das apresentadas por autores e/ou entrevistados em reportagens, artigos, colunas, vídeos, fotos e demais conteúdos do site de VEJA.

    ResponderExcluir
  8. Eu quero que o mundo se exploda e q seja um incêndio legal com muita maconha queimando.

    ResponderExcluir
  9. É de entristecer a alma tanta hipocrisia!
    Como podem marginalizar uma cultura com o lema 'Paz e Amor!'
    são cegamente ignorantes!

    ResponderExcluir
  10. Quando o Reinaldo morrer, seus átomos se espalharão pela natureza. Alguns integrarão planta de cânhamo.

    O quê será que o maconheiro vai pensar quando fumar uma 'Reinaldo Sativa'?

    Será que ele vai sair doidão gritando: 'me prende, me prende!" ?

    ResponderExcluir
  11. O cara é um tremendo covarde, posto que ganha uma FORTUNA da Revista VEJA para ficar perseguindo MACONHEIROS MALTRAPILHOS!
    O cara, quando pedia liberdade de impressa, de expressão, chegou a recitar até Voltaire:
    "NÃO CONCORDO COM UMA PALAVRA DO QUE DIZEIS, MAS DEFENDEREI ATÉ A MORTE O VOSSO DIREITO DE DIZÊ-LAS".
    O cara é nazifascista, e, na verdade, é um NAZIBLOGUEIRO, que tenta transformar (se já não conseguiu) a revista Veja em uma NAZIREVISTA...
    Será?

    ResponderExcluir
  12. Mas Deus, em sua infinita Sabedoria, já mandou-lhe, devidamente, UM CÂNCER CEREBRAL, que já lhe afeta a razão, como se lê nas suas vigarices pseudológicas, ditas a um Mar de Analfabetos Funcionais que frequentam aquele blog.
    Se o cara ainda não se tocou, na verdade ninguém lê o Nazifacista.
    O que fazemos lá é ler a REVISTA VEJA.
    O cara se achou...
    Que ele saia da revista, e então poderá conhecer um pouquinho da sua 'audiência', que o idiota imagina ter...
    ha ha ha ha ha ha.
    Até pedi a Revista Veja que colocasse um BLOG SÓ PROS MACONHEIROS poderem se defender, pra eles poderem contar o "Mar de 'Zumbis' " e de "vagabundos" que estão nesta luta!

    ResponderExcluir
  13. Costumo dizer que quando alguém perde a razão, manda calar a boca. É dificil ouvir verdades, pode crer que isso é sinal de vitória, fizemos barulho e ele se irritou, contudo, um ponto negativo pro "maconhista" que tentou se multiplicar virtualmente hehehe

    ResponderExcluir
  14. Não mesmo!
    Esse é o discurso do inimigo, e maconheiros não devem rodar a roda do inimigo, repetindo-lhe as insanidades.
    Fernando Pessoa, escritor maravilhoso, igualmente cultuado até por aquele naziblogueiro, tinha diversos e diversos pseudônimos.
    Se os caretopatas têm o raciocínio lento e não conseguem produzir textos tanto quanto o maconheiráço que se multiplicou, sozinho, em 30,
    MÉRITO PRO MACONHEIRO!
    AÍ, MULTIPLOMACONHEIRÁÇO, TU É DOS BONS, CARA!
    FOI VOCÊ O RESPONSÁVEL POR MOSTRAR A FACE NAZISTA, FASCISTA E PSEUDODEMOCRÁTICA DO NAZIBLOGUEIRO DE PLANTÃO.
    A LUTA TE AGRADECE!

    ResponderExcluir
  15. esse cara ai é um froxo, censura porque nao tem argumentos que se foda ela... quem é ele mesmo?

    LEGALIZA

    ResponderExcluir
  16. OS 30 NOMES QUE O MULTIPLOMACONHEIRÁÇO ESCOLHEU FORAM UMA SINGELA HOMENAGEM DE MACONHEIRO POBRE EM RESPEITO E SINAL AOS MILHÕES DE MACONHEIROS QUE TOMBARAM EM COMBATE, E NA LUTA, NESTES ÚLTIMOS 70 ANOS NO BRASIL!

    ResponderExcluir
  17. Vamos eleger este MULTIPLOMACONHEIRÁÇO A DEPUTADO FEDERAL.
    O CARA É ESCLARECIDO.
    JÁ LERAM OS COMENTÁRIOS DO CARA?
    AINDA ESTÃO LÁ.
    Com uma bancada destas, Thiago, Cinco, Pessoal do Hempadão, Multiplomaconheiráçovirtual etc., o Brasil e o Mundo vão pra frente.

    ResponderExcluir
  18. esse reinaldo é o famoso cu de rola

    ResponderExcluir
  19. oq eu nao entendo das postagens é pq aqui no hempadao todos tem direito de vir e falar oq quiser até mesmo criticar ah mary q ningume vai exclui e nem censura e pq esse cu de rola ano deixa comentarios que apoiem a causa

    ResponderExcluir
  20. ae galera o q acham disso: http://www.justaplant.com/index.html

    ResponderExcluir
  21. Boa Hempadão!!! Continue assim cobrindo os absurdos que rolam em alguns blogs por ai.Nunca vamos desistir de lutar!

    ResponderExcluir
  22. Tentei várias vezes postar comentários divergentes no blog dele, mas nenhum foi aceito pela censura "vejista".. Querem dominar atraves da desinformaçao, alienando leigos incapacitados de se revoltarem com tanta ideologia barata e conservadora. Já dizia José Martí, precurssor da revolução Cubana.. "Ser culto é a única forma de ser livre." Chega de hipocrisia Reinaldo, tenha hombridade pra debater e aceitar opiniões contrárias...
    Lucas Lima

    ResponderExcluir
  23. ESSE CARA É UM CUZÃO CHEIO DE MEDO!

    ResponderExcluir
  24. "Quando o Reinaldo morrer, seus átomos se espalharão pela natureza. Alguns integrarão planta de cânhamo.
    O quê será que o maconheiro vai pensar quando fumar uma 'Reinaldo Sativa'?
    Será que ele vai sair doidão gritando: 'me prende, me prende!" ?"

    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK rachei aki...
    ainda bem q moro longe dakele verme... minha erva nao serah contaminada _\|/_

    ResponderExcluir
  25. Compara a audiencia do hempadao com a audiencia desse cidadão!!

    hauhauhauhau

    sem comparação!

    Ninguem le esse cara!

    ResponderExcluir
  26. Alô, camaradas!
    Corrigindo!
    O cara é

    NAZIBLOGISTA,
    e não
    NAZIBLOGUEIRO!

    Braco, brotheres!

    ResponderExcluir
  27. #

    rodrigo mendes
    -

    01/05/2011 às 16:04
    Seu comentário está aguardando moderação

    venho acompanhando o desfecho dessa “novela”, e agora só tive a vontade de memanifestar.
    O que faz a opnião de FHC melhor que dos outros defensores da legalização? A opnião é a mesma, o sim. o que te incomoda é que o grupo de maconheiros, que a maioria das pessoas julga ser de vagabundo, sem cultura, sem opnião própria se uniu para as pessoas perceberem que não se trata disso. O que há de errado em um blog contra o aumento das tarifas de onibus, contra maus-tratos a animais, etc. ? nada. Eles só estão se unindo para tentar alguma mudança num país onde o povo e as minorias não tem voz. O papel da imprensa seria também dar voz as essas minorias e mostrar para todos os problemas da sociedade. O que há de errado em um blog de maconheiros, que tem uma opnião (com bases cientificas), se juntar para mostrar sua opnião para muitas pessoas que acabam lendo matérias tedenciosas, e acabam julgando essas minorias segundo a opnião da sua matéria. Qual o problema em debater? se o debate era a base da democracia na Grécia antiga, como podemos dizer que hoje em dia vivemos em uma democracia, se a própria imprensa não incentiva o debate?

    ResponderExcluir
  28. Belo texto.
    Belo trabalho.
    avante.

    ResponderExcluir
  29. VAMOS ESCREVER PRA DEUS E MUNDO DENUNCIANDO A CENSURA VEJISTA! VAI CONTRA AS PROPRIAS REGRAS QUE ELA CRIOU!!!

    ResponderExcluir
  30. Cara, não sei se é só eu, mas eu sinto raiva de gente ignorante (vulgo o primeiro comentário feito no blog do cara).

    É lamentável como as pessoas criticam um movimento, mas sem ao menos conhecer os ideais e os efeitos que a cannabis propõe.

    Se alguém ja teve alucinações e confusão mental com a cannabis, que seja no mesmo nível do LSD, por favor, me avise qual espécie é essa aí!

    ResponderExcluir
  31. Mandei um email para veja@abril.com.br, reclamando que o Reinaldo está descumprindo as regras de publicação da revista, que diz:

    "Aprovamos os comentários em que o leitor expressa a sua opinião, ainda que divergente das apresentadas por autores"

    Façam o mesmo galera!

    ResponderExcluir
  32. BOA MANGA LARGA! JÁ FIZ O MESMO.

    ResponderExcluir
  33. São caras reacionários e preconceituosos como Reinaldo Azevedo que me fazem ter mais vontade ainda de lutar pela causa. Temos que lotar as marchas no Brasil esse ano...

    ResponderExcluir
  34. comentario sensacional

    ResponderExcluir
  35. Aqui neste blog temos o respaldo da ética, da moral, da educação e não precisamos nos esconder atrás de pseudônimos. Aqui, existem muitas pessoas inteligentes e de cara limpa e não aqueles que se julgam inteligentes estando chapados. Sem a maconhinha não conseguem proferir nenhuma frase intelegível.


    Véio, óia a pérola que eu li no meio dos comentários... pqp! GYSAGYASGASASHASAHAGASUAS
    Aquele blog é no mínimo engraçado de tanta gente burra, mediocre e cega amontoada. Tem gente ali até defendendo a ditadura... vergonha!

    ResponderExcluir
  36. Ele se assustou.

    Foi falar sobre o quê não conhece pra aparecer...

    Aí deu naquela coisa ridícula como sempre: de um lado gente xingando de outro pessoas argumentando.

    Sem razão e sem educação, xingam, fazer o quê contra os fatos?

    ResponderExcluir
  37. Uma palma pra literatura da hempada!
    E o quadro é o mesmo: continuamos de cara limpa, em busca de debates construtivos e agora quem foge são os caras.
    Está virando sinuca de bico pra eles, nós todos já desmistificamos MUITA coisa. Força que lutando contra essas mentes a gente HÁ de vencer!

    ResponderExcluir
  38. A VEJA, COMO DIZIA O TÍTULO DA MATÉRIA, CENSUROU SIM O PRESIDENTE FHC.
    NÃO POSTOU OS 3 VÍDEOS, 2 DE FHC, E 1 DE FLAGRANTE RACISMO CONTRA OS MACONHEIROS!
    PRECISA DIZER MAIS?
    A 'LEI' DE TÓXICOS NO BRASIL É
    RRRRRAAAAA - CCCIIISSSS - TTTTAAAA.

    http://www.youtube.com/watch?v=CCQ4Fnx7sjI&feature=related

    http://www.youtube.com/watch?v=SEr1teRVzos&NR=1

    http://www.youtube.com/watch?v=K58t2-eF_-A&feature=related

    ResponderExcluir
  39. te jente que fala que maconha fas mal eu tenho ser tesa que nao fas mal por que eu carburo macnha des dos 10 anos de idade eu agora tenho 19 anos de idade e eu fui um dos melior alunos da minha sala de aula poriso eu nao paro de carbura maconha isso fas minto bem a saude decha agente alegre muito felis poriso eu falo que fumar macnho nao fas mal

    ResponderExcluir
  40. Só um detalhe; o tabaco também proporciona cura e harmonização, mas claro que não da maneira como usamos e cultivamos. Tabaco também pode ser usado como medicina, mas nem sequer é tragado.

    ResponderExcluir
  41. Os proibicionistas analfabetos funcionais estão todos desesperados.
    É a gentalha do Brasil...
    Gentalha = Proibicionista Ignorante

    ResponderExcluir
  42. Esse não é aquele câncer que vive pregando aí que a "liberdade de expressão está sendo ameaçada"? O exemplo vem de casa, Reinaldo Cotonete.

    Ele só diz que não vai mais "falar de maconha" porque seus argumentos falhos já se esvaziaram, e sabe que vai tomar uma sova verbal, se abrir espaço para o debate lá.

    Uma coisa eu aprendi com o tempo, e sempre repito: Reinaldo Azevedo disse que sim? Então sou contra. Disse que não? Então sou a favor.

    ResponderExcluir
  43. Vocês estão brigando com o cara errado.
    Reinaldo Azevedo é contra as cotas para negros, a criminalização da homofobia, um estado palestino e a luta ecológica.
    Ele descobriu um espaço para ser a voz do ultrconservadorismo.
    Mas o lance dele mesmo é grana

    ResponderExcluir
  44. Li Azevedo muitas vezes (muito válido por denunciar certas forças que degradam nossa sociedade: o polificamente correto no judiciário, por exemplo, os falsos movimentos sociais, os falsos políticos solidários que são bandidos por trás de líderes sindicais, os métodos do PT, etc, etc) e consumi maconha por poucas vezes na minha vida (em locais onde pude notar que as plantas - poucas - eram destinadas ao consumo dos que a plantavam, e não ao comércio). Hoje, (vez ou outra dou uma passada lá no blogue dele, mas ultimamente) não muito, até em razão desse tipo de posição que ele tem a respeito de alguns assuntos. Ninguém é fonte de sabedoria absoluta, o que o inclui obviamente. Na ponderação acho a preocupação com certas drogas discutível, na veemência, acho estupidez e hipocrisia o tratamento discriminado à Cannabis. Parece que, na ocasião da legalização, todos nós estaríamos à beira de uma grave crise social. Bobagem! E tem muita gente que crê nisso.
    A legalização da maconha não mudaria em nada a nossa sociedade, apenas traria mais um produto (com algumas qualidades comprovadas e cujo consumo, especialmente excessivo também pode ser nocivo como a cerveja, por exemplo) ao mercado. Só isso.
    Eu coninuaria a utilizando como sempre - eventualmente.

    Quem consome a Cannabis é tratado, via de regra, como bandido. Eu não consumi mais vezes, pra ser sincero, por não poder plantar a erva, o que me faria depender de alimentar uma indústria cuja estratégia de funcionamento me é das mais repulsivas.

    Se o produto estiver disponível algum dia - para consumo, farei como faço com a cerveja: consumo de duas a três vezes por semana (o vinho, por exemplo, consumo todos os dias).

    É algo muito simples e países civilizados e democráticos como a Holanda, por exemplo, testaram sob algumas condições, e nem por isso o país ruiu, a ética foi prejudicada, a moral foi corrompida. Acho até que o álcool (com seu poder de encorajar atos de violência e vandalismo) seja muito mais corrompedor da identidade de um sujeito.

    Álcool pode fazer bem na dosagem correta. E maconha, ídem.

    Outra conversa mole (principal argumento dos que condenam a cannabis) é de que ela seja convite para outras drogas e que, mais tarde, estaríamos tentados em legalizar a cocaína, por exemplo...

    Só uma coisa a dizer: "Nenhuma lei é aprovada por um congresso de bêbados ou zumbis, sancionada por um doente mental e avalizada por uma sociedade de delinqüentes. Por sermos racionais e politicamente instruídos, estaremos SEMPRE debatendo a conveniência ou não de cada ação de governo. Não precisamos de sermos estúpidos sob o discurso da cautela. Seres também políticos e sociais que somos, somos igualmente críticos por natureza."

    Vejo como defeito de blogues que conseguiram grande número de adeptos (caso do blogue do Reinaldo) não utilizarem a possibilidade de propõr idéias (especialmente idéias quanto a economia e meio ambiente, cujas propostas alheias não raro apenas depredam) das quais possam se embasar parlamentares, enfim... muito se perde em destruir coisas que não deveriam estar no foco.

    Nesse tocante, não creio que algum dia ele entenda. Ele parece ter se fechado para isso. Ser reacionário é algo que todos nós podemos ser com relação a diversos assuntos. Ser boçal (sob o disfarce de um português culto) é diferente.

    ResponderExcluir
  45. Só um adendo ao comentário anterior: A legalização da maconha, que pode ser vista como a garantia de liberdade aos muitos (!) consumidores de seu produto seria o 'voto' da maioria daqueles que têm nível superior (ou que ao menos estudaram o assunto) que conheço.
    O que existe quanto ao consumo é desinformação da massa, ação de alguns grupos extremistas e o consumo "calado" de uma grande parcela da população - que trabalha, estuda, e contribui para o país.

    Quem ingressou numa faculdade nos últimos 15 anos pode atestar tranqüilamente o que estou dizendo.

    Quanto mais se busca uma associação entre "conhecimento técnico e científico" e "repúdio à maconha", mais se percebe que são pólos literalmente opostos.

    ResponderExcluir
  46. Eu também não discuto - tenho coisas mais importante para debater do que o vício dos outros.
    Maconha é problema dos maconheiros.

    ResponderExcluir