quarta-feira, 18 de maio de 2011

[Ed.116#] Discotecanábica: Ópio – Fundo de Quintal [1985, Divina Luz]

Hoje o Discotecanábica vai dar uma variada considerável no cardápio. Todo mundo sabe que a erva está para a música em um grau de profundidade muito maior que a maconha para reggae, não é mesmo? Pois então… não seria de se espantar se, assim como o mestre Marcelo D2, nossa editoria de hoje se voltasse para o samba só pra vislumbrar um possível vestígio de “Amor Proibido”, como diria Cartola.

 

Bandeira Brasil O disco de hoje é de 1985, de um dos mais tradicionais grupos de samba do Brasil, o Fundo de Quintal, que na época contava com a ilustre presença de Arlindo Cruz como integrante. A música é assinada por Cleber Augusto, também da banda, e um célebre compositor de música popular, o Bandeira Brasil, autor de canções eternizadas na voz de Zeca Pagodinho e outros bambas. E a bandeira que eles deram foi já no título: Ópio. E em seguida, os primeiros versos da música: “Amo a flor e a substância desse amor / É o néctar que me embriagou”. E esses não são os únicos versos passíveis dessa interpretação. Dá play e curte aí, sem preconceitos:

 

 

 

Mesmo que não tenha sido escrita com a intenção dessa intertextualidade, esse exercício é válido, afinal, a maior função da boa letra ou poesia é justamente a multipla possibilidade de interpretação. Eu sei é que eu amor a flor. E ela é mulher [fêmea], sem luxo e sem maldade. Mesma flor, seu perfume me faz tanto bem e, no mais, meu universo astral é etério zen! Cada verso parece confirmar mais e mair o amor por uma planta… será que o nome Ópio não foi só pra disfarçar?! Meu palpite é que “meu vizinho jogou uma semente” no meu Fundo de Quintal. Olha a letra aí:

 

Amo a flor e a substância desse amor
É o néctar que me embriagou
Bem-me-quer, malmequer até joguei
E o resultado final eu ganhei

 

Se ela tiver que me deixar eu não sei
Mesma flor, teu perfume me faz tanto bem
A malícia e o olhar que ela tem
Meu universo astral é etério zen

 

Estrela, deusa, ser fatal, furta-cor
Reversa os membros natural
Doce amor

Meu vinho, meu licor
Projeto de vaidades


As conseqüências desse amor
Me dão a noção de liberdade

A flor é uma mulher
Sem luxo e sem maldades
Meus Deus conserve a flor


Vou levando, vou lhe amando

Fazendo o que ela quer
Se eu me flagrar chorando
Seja o que Deus quiser

3 comentários:

  1. Será q essa galera tomava pico ??? =O

    ResponderExcluir
  2. Finalmente SAMBA !!!
    e tem muitos do samba pela causa, nao precisa nem falar de Bezerra e Marcelo D2 ..
    Aliás, como ressaltaram o nome do glorioso Arlindo Cruz,criador de inúmeras e famosos sambas poéticos, ele utiliza da erva para diversos fins tais como o despertar da criatividade quando escreve suas letras maravilhosas !
    Samba tem MUITO mais a ver com maconha do que todos pensam..
    E SALVE O SAMBA .

    ResponderExcluir
  3. Finalmente SAMBA !!!
    e tem muitos do samba pela causa, nao precisa nem falar de Bezerra e Marcelo D2 ..
    Aliás, como ressaltaram o nome do glorioso Arlindo Cruz,criador de inúmeros e famosos sambas poéticos, ele utiliza da erva para diversos fins tais como o despertar da criatividade quando escreve suas letras maravilhosas !
    Samba tem MUITO mais a ver com maconha do que todos pensam..
    E SALVE O SAMBA .

    ResponderExcluir