sábado, 21 de maio de 2011

[Ed.116#] RastaFórum: BobBio – Babylon By Bus!

Depois do show, os Wailers pegaram a estrada para uma turnê mundial que incluía não só Europa, Canadá e EUA (Havaí e o Madison Square Garden), mas também, pela primeira vez, Austrália, Nova Zelândia e Japão. Em 15 de junho, Bob recebeu a Medalha da Paz do Terceiro Mundo das delegações africanas das Nações Unidas. Na cerimônia, Mohammadu Johnny Seka, do Senegal, parabenizou Bob por ser um  campeão na luta pela igualdade de direitos e disse que ele (Seka) estava apresentando o prêmio em favor de “500 milhões de africanos”. Bob Marley havia se tornado um ícone internacional e seu papel como porta-voz dos menos afortunados não estava passando desapercebido.

 

“Não é muito bom cantar sobre sofrimento porque eu não me sinto como as pessoas que sofrem e não é uma coisa boa cantar sobre sofrimento. Mas a gente tem que cantar sobre isso porque está acontecendo”, disse Bob em uma entrevista em fevereiro de 1978.

 

No final de 1978, a gravadora Island lançou outro álbum ao vivo, Babylon By Bus, que foi gravado durante o show dos Wailers em Paris no mês de junho anterior. A revista Rolling Stone, que havia criticado o álbum Kaya, deu a volta por cima. A revista deu o maior destaque à resenha do álbum Babylon By Bus em sua edição de 28 de dezembro em que Timothy White escreveu: “Babylon By Bus reverbera com uma incrível fé no poder do amor nos momentos de dificuldades e nas alegrias. É um patamar ao qual Bob  Marley e os Wailers estavam lutando pra chegar a um tempo e explode aqui, com uma humanidade e uma urgência tão potentes quanto quaisquer outras empreitadas anteriores da banda… Bob Marley ajudou a inventar o Reggae e agora, com uma eficácia incrível, ele está designado a reinventá-lo.”

 

Como 1978 chegou ao fim, Bob fez sua primeira viagem à África, visitando o Quênia e depois a Etiópia em uma viagem pessoal sem nenhum show marcado. Na Etiópia, Bob participou de um rally pedindo a independência de Rhodesia, ou Zimbabwe, como os africanos a chamavam, das regras britânicas. A Etiópia foi a terra na qual Bob sentiu que era seu lar espiritual e ele falou em morar lá permanentemente um dia. “Os Rastas deveriam ir para seu lar para a África”, disse ele numa entrevista. “Parece engraçado para algumas pessoas às vezes…como algo louco. Mas é nosso desejo verdadeiro ir para casa na África.”

Um comentário:

  1. http://www.youtube.com/watch?v=RqJhtxwgaNo&feature=channel_video_title


    http://www.youtube.com/watch?v=RqJhtxwgaNo&feature=channel_video_title

    ResponderExcluir