segunda-feira, 23 de maio de 2011

[Ed.#117] Baseado na Lei 18ª Edição – Dura Realidade!

por Cacá R. Müller

 

A irresponsabilidade de certas autoridades judiciais e policiais deveria ser punida como crime. Mais uma vez a sociedade testemunhou retrocessos, em pleno Maio Verde. Além das injustiças perpetradas contra a Marcha em São Paulo e Curitiba, mais uma vez testemunhei um simples usuário ser considerado traficante.

 

A Marcha foi proibida pela Justiça de dois estados. Com base em que? Alegam que a Marcha consiste verdadeiramente em Apologia ao Crime. Este crime, no presente caso, contrapõe-se ao princípio constitucional da liberdade de expressão. Qualquer bacharelando em Direito sabe que a Constituição é nossa Lei Maior. Ora, como pode uma lei qualquer afirmar que o Direito Constitucional de Expressar-se é crime? Condenaram a Constituição brasileira ao proibirem a Marcha. A ditadura do autoritarismo faz com que, novamente, a Justiça se distancie da realidade e a injustificada manutenção do status quo ante trabalhe em prol de uma sociedade com valores artificialmente construídos e que de longe já faliu.

 

Muitas vezes recalcada, a Justiça Brasileira nos decepciona não só contra todo o coletivo da Marcha da Maconha, enquanto movimento organizado. Pontualmente, o Maconheiro é alvo de desmandos reiterados dia-a-dia. Recentemente fui acordado na madrugada para acompanhar um caso criminal: um “degustador da cannabis” foi preso em sua chácara, onde reside, com cerca de 30 gramas de Maconha e uma arma. A autoridade policial o enquadrou como traficante, disse que o mesmo estava inserto no crime de porte ilegal de arma também[1]. A irresponsabilidade da autoridade policial ao enquadrar sadicamente o cidadão em crime diverso  daqueles que de fato o mesmo teria praticado. Um usuário de Maconha com posse de uma arma não vai preso, enquanto o traficante com porte ilegal de arma é notícia, são louros e elogios dos jornais e estatísticas. Enquanto isto, um pai de família amargou dias subtraídos de sua vida dentro de um presídio, sujeito à corrupção humana pelo convívio com criminosos profissionais.

 

Não se pode deixar de elogiar e jogar confetes aos bons profissionais do Direito. Membros da magistratura brasileira que aplicaram a Constituição e permitiram a realização da Marcha dentro de suas competências territoriais, o Ministério Público (em especial o do Estado de Pernambuco) que agiram com equilíbrio e distantes da ânsia condenatória afeita a muitos de seus membros, os colegas Advogados que militam em favor da nossa causa e o nosso povo que marcha e canta a favor de seus Direitos: meus parabéns! Vocês fazem do mundo um lugar mais justo e igual. #MaioVerde é nosso! Observe, reflita, pense, critique, evolua e mude o mundo.

29 comentários:

  1. quero ver em campinas vou ta la e nao duvido que seja igual em SP ;s aqui o preconceito é alto infelizmente.

    ResponderExcluir
  2. O que aconteceu em São Paulo foi um massacre da Policia!

    Agiram na crocodilagem!! não importava se era mulher ou criança se estivesse no caminho apanhava! no fomos perseguidos a tiros de borracha e bombas a Paulista inteira!

    Basta!!!! a 3 semanas a policia deu "abrigo" a nazistas na manifestação a favor de Bolsonaro!

    E nós que estavamos em Paz recebemos tiros e bombas!

    ResponderExcluir
  3. EU TAVA LA, GRITEI, MARCHEI E CORRI.

    A PAULISTA FICOU PEQUENA PARA TANTAS FAMÍLIAS E PESSOAS QUE LUTAM POR UM BRASIL MELHOR!!!

    POREM: POLICIA PARA QUEM PRECISA. POLICIA PARA QUEM PRECISA DE POLICIA !

    VALEU GALERA DO HEMPADÃO, VALEU A TODOS QUE COMPARECERAM !!!

    OQUE ESTA ACONTECENDO ESSE MAIO DEVERIA SER REPETIDO TODO O MES !!!

    VAMO LEGALIZA QUE A NOSSA CAUSA ESTÁ AO LADO DA RAZAO !!!!

    ABRACO A TODOS !!!

    PS: Por um lado é triste o modo que a policia agiu, mas por outro EU VI A NOSSA FORÇA EM AÇAO !!! ´E ASSIM QUE AGENTE CONSEGUE UM PAIS MELHOR!!!



    PARABÉNS A TODOS QUE COMPARECERAM!!!!!

    VAMOS LUTA POR NOSSOS DIREITOS!!!!

    ResponderExcluir
  4. Infelizmente a polícia usou de violência desnecessária contra argumentos sólidos..uma vergonha!

    ResponderExcluir
  5. Muitoo bom, ótimo texto e muito bem empregado!
    Uma vergonha em um país que se diz ser democrata e e livre pra expressão do povo, acontecer uma repressão tão horrorosa como a de São Paulo por exemplo.
    Precisamos conscientizar a população do mal que a proibição traz pra sociedade. Não é apenas liberar as drogas de maneira descontrolada ,mas sim fazer uma regulamentação, para que haja um controle real das substâncias que hoje financiam o crime e a corrupção do nosso país.

    Legalize!!

    ResponderExcluir
  6. Deve ser muito difícil para um maconheiro entender(já que a maconha torra a capacidade cognitiva), mas vou tentar explicar.

    A liberdade de expressão existe apenas na atividade livre na qual não exista apologia ao crime. A liberdade de expressão que induza ao crime, neste caso, pelo Parágrafo 2º do Artigo 33 da Lei 11.343 (lei antidrogas), diz:
    § 2o - Induzir, instigar ou auxiliar alguém ao uso indevido de droga:
    Pena - detenção, de 1 (um) a 3 (três) anos, e multa de 100 (cem) a 300 (trezentos) dias-multa.

    Tanto é assim que a marcha foi proibida justamente por este intuito, oposto ao ordenamento jurídico vigente, de propalação da droga, da propaganda (implícita e explícita) de supostos "benefícios", entre outras contravenções evidentes nas fotografias.

    Isso que dá se achar acima das Leis! Tem que tomar pau mesmo! A polícia é o braço armado da democracia!

    ResponderExcluir
  7. Consequências de um sistema centenário e falho.
    A democracia como conhecemos é uma piada, o poder doestado está claramente limitado pelo poder do sistema monetário e das mega coorporações internacionais.
    Quero saber, quando que o povo vai parar de trabalhar e ir para as ruas!? quando vestirão uma camisa vermelha e irão as ruas lutar por seus direitos!?Quando irão punir severamente esses traidores que todos os dias roubam nossos dinheiros com impostos, juros e extorsões.
    Quando o sangue desses impuros irá regar nossos bosques!?

    ResponderExcluir
  8. Braço armado da democracia??? Esse 1º anonimo ai é filho do Bush?

    Filhão, vai estudar um pouco, democracia que se impõe armada (contra manifestantes desarmados) é uma contradição em si.

    E quanto ao aspecto legal, a manifestação não estava induzindo ao uso, e sim questionando uma lei (isso é a verdadeira democracia!). A escravidão, por exemplo, era permitida por lei e, no Brasil, só foi abolida em 1888.

    Talvez a diferença seja que no século 19 os abolicionistas defendiam a libertação dos escravos mas nem por isso eram criminosos...

    ResponderExcluir
  9. "Isso que dá se achar acima das Leis! Tem que tomar pau mesmo! A polícia é o braço armado da democracia!"

    Anônimo, primeiramente, não precisa se esconder, ninguém aqui é bandido ou vai te perseguir.
    No seu ponto de vista "democrático", usuário de maconha tem que "tomar pau" da polícia.

    Isso que é se achar acima das leis, abusando da autoridade.

    Já no meu ponto de vista democrático, falta democracia.

    "Deve ser muito difícil para um maconheiro entender(já que a maconha torra a capacidade cognitiva), mas vou tentar explicar."


    Nem preciso falar nada sobre isso, ja que concerteza, você se acha muito esperto e inteligente. Só reveja seus conceitos, você não parece ser tão esperto, quanto acha que é.


    E pode o Brasil pegar fogo, que o fogo vai servir pra acender meu baseado.


    Igor T.
    Pai e Funcionário Público.

    ResponderExcluir
  10. MACONHA SIM, CENSURA NÃO, LEGALIZA A LIBERDADE DE EXPRESSÃO!
    vamo marchar NATAL!

    ResponderExcluir
  11. A marcha da maconha nao faz apologia ao crime, como se vê em vários cartases: "Quem é contra a legalização é a favor do tráfico".

    Todos nós somos a favor da legalização como forma de diminuir esse tipo de crime. Não venha aqui para falar besteiras Sr. Anônimo, procure se informar antes.

    ResponderExcluir
  12. Paulo Francis defendendo o uso da maconha:

    http://blogdovampirodecuritiba.blogspot.com/

    (tem de copiar e colar)

    ResponderExcluir
  13. "Os cães ladram mas a caravana nunca vai parar..."

    ResponderExcluir
  14. POOOOOOOOOORRA FOI O MELHOR PROTESTO , ESSES VERMES AE SAO UNS TROUXAS PQ NAO PRECISAVA FAZER TUDO QUE FIZERAM , PQ NAO ESTAVAM LIDANDO COM TRAFICANTES E BANDIDOS , MAIS SIM COM PESSOAS , QUE TEM EMPREGOS , ESTUDAM , TEM FAMI.LIAS E SO ESTAVAM LUTANDO PELO QUE ACHA QUE É CERTO , É ISSO AE QUANDO TIVER OUTRA MARCHA ME AVISEM POR FAVOR

    ResponderExcluir
  15. Desabafo de militantes da Marcha da Maconha.
    Não estou aqui fazendo apologia, muito menos discutindo se legalizar a MACONHA é viável no Brasil, estou escrevendo por algo muito mais importante, estou escrevendo por um direito que nos foi negado no ultimo dia 21/05/2011, o direito de protestar por um ideal que hoje vem acompanhado de variáveis sócio-culturais que não devem ser deixados de lado, nossa sociedade é regida por leis que nos dão direito e deveres como HOMENS, pois esses mesmos direitos são atropelados pelos interesses políticos de pessoas que não possuem o conceito básico para defender o interesse de uma nação que é: HUMANIZAÇÃO e RESPEITO, esses mesmos políticos que aprovam aumento salarial abusivos para os seus semelhantes, enquanto o povo passa fome e procuram emprego, esses mesmos indivíduos que viajam o mundo e empregam seus familiares com o nosso dinheiro, esses mesmos IPÓCRITAS que “se lixam” para a essência da palavra democracia.
    A partir de HOJE 23/05/2011 a luta vai ter um novo significado, e não tem a ver com legalizar nada, tem há ver com respeitar o próximo independente de sua cor, classe social ou religião, tem há ver com fornecer uma vida melhor a todas as pessoas que movem esse país, vamos olhar para a maior ferida social brasileira que é o descaso com o interesse publico, vamos pedir policiamento para nos defender nas ruas e não para impedir que pessoas pacificamente façam um protesto por seus ideais.

    Obrigado.
    Att,
    Lucas M. Ortega.
    Devemos nos manifestar e unirmos forças para combater a hipocrisia desses que julgam trabalhar para cuidar dos nossos interesses que enriquecem com nossos impostos e deixa a sociedade a mercê de voz ativa. Liberdade de expressão e manifesto do pensamento.
    Não a repressão, violência e abuso de poder.
    Obrigado
    Att,
    Fernando Marques Passos

    ResponderExcluir
  16. São Paulo é capital da Corrupção e do Tráfico

    ResponderExcluir
  17. Não adianta espernear, não adianta agredir, não adianta bater. O movimento é forte, pode se curvar, mas não vai se partir.

    A maconha nos dá e dará sempre a criatividade necessária para enfrentar os opressores e nós vamos sim atingir todos nossos objetivos.

    ResponderExcluir
  18. Independente da interpretação que se dê a cada caso, ou seja, mesmo que haja controvérsia ou suspeita sobre o fato da pessoa autuada ser usuário ou traficante, um princípio tem que ser respeitado e não está sendo: todos são inocentes até que se prove o contrário.

    Deixar o cara preso pra ao final, como no caso do cara do Recreio, concluir que não houve tráfico, isso sim é prática criminosa.

    Em Sampa o skinhead responde a processo por homicídio e lesão corporal gravíssima em liberade.

    Durma-se com barulho de bombas de gás, sob aplaudos dos evangélicos anti-Cristo.

    ResponderExcluir
  19. AÍ, GALERA!
    FIM DO FASCISMO NO BRASIL – EM BREVE!
    A QUESTÃO É DE JUSTIÇA!
    NÃO É PARLAMENTAR, MUITO MENOS DE ‘PLEBISCITO’ DIRECIONADO E PATROCINADO!
    CELSO DE MELLO – MINISTRO DO STF
    A MARCHA DA MACONHA É LEGAL
    O ministro do STF antecipa seu voto ao dizer que o cidadão tem o direito de defender sua posição em passeata
    (Por Octávio Costa e Hugo Marques)
    A FAVOR
    Para Mello, relator da ação de legalidade da droga, manifestação pública não é apologia
    Quem visita o gabinete do ministro do Supremo Tribunal Federal Celso de Mello está acostumado a ouvir música clássica. O som de Franz Liszt é sua inspiração ao redigir os pareceres em processos sempre empilhados aos montes sobre as mesas, para tentar dar conta de um trabalho invencível. Aos 63 anos, sem esmorecer diante da infindável demanda jurídica, o ministro completa quatro décadas de dedicação ao que para muitos seria enfadonho ou repetitivo, mas, para ele, é paixão. Por isso é reverenciado no mundo jurídico. Ele não delega a redação de seus votos a ninguém e muitas vezes trabalha até as cinco horas da manhã. Homem de hábitos simples, um de seus maiores prazeres é comer hambúrguer no McDonald’s.
    Ao receber ISTOE, fez questão de demonstrar a revolta com o que está acontecendo no Senado. “Os atos secretos me preocupam não apenas como juiz, mas como cidadão desta República.” Explicou que raramente aplica o sigilo aos processos dos quais é relator. Ao contrário, muitas vezes antecipa suas decisões. Revelou que votará a favor dos organizadores de passeatas pela descriminalização da maconha, acusados de apologia da droga.
    - “Se o cidadão não pode expor seu argumento a favor do uso da maconha, ele está tendo o direito de opinião cerceado.” O cidadão deve exigir que os administradores sejam íntegros, os juízes incorruptíveis e os legisladores probos e honestos”

    http://www.istoe.com.br/assuntos/entrevista/detalhe/17359_A+MARCHA+DA+MACONHA+E+LEGAL?pathImagens=&path=&actualArea=internalPage

    ResponderExcluir
  20. ah nao boto fé? se poder marchar aqui em curitiba, vai da muita gente ein :D

    ResponderExcluir
  21. Olha, me sinto envergonhado de ser paulistano uma hora dessas!
    Veja bem, nasci e cresci em Sampa, no Itaim Paulista, lá por ser um bairro periférico conheci muita gente, de diversas regiões do Brasil e do Mundo.
    A cidade mais cosmopolita do Brasil é também a mais ignorante, cabeça fechada que existe, não me admira nada, pois numa cidade refém do medo onde cada vez observamos mais pessoas morando em condomínios achando ali uma sensação de falsa segurança e de suas poltronas o mundo lhes chega através de emissoras de TV tendenciosas.
    Pude observar 2 videos no youtube, um da Folha de São Paulo e outro que foi ao ar no JN.
    Deixo aqui os 2 links.
    http://www.youtube.com/watch?v=fCfxshW2OME
    http://www.youtube.com/watch?v=-G97vFIpClc
    Nos 40s do vídeo do JN ela mostra uma prisão de um possível jornalista, muito bem capturado pela lente do repórter fotográfico da Folha.
    Bom, eu já tenho minha opinião formada sobre essa emissorazinha, que até bem pouco tempo atrás estava falida mas que milagrosa-mente conseguiu se restabelecer!

    ResponderExcluir
  22. Desembargador que proibiu Marcha da Maconha em SP foi condenado por agressão.
    Teodomiro Mendez foi condenado por espancar um empreiteiro e um servente no interior da delegacia de polícia de Campos do Jordão.
    O desembargador do Tribunal de Justiça de São Paulo Teodomiro Mendez, que na última sexta-feira proibiu a Marcha da Maconha alegando que a manifestação era uma desculpa para o uso público de drogas, foi condenado a quatro meses e 20 dias de prisão, em 1999, por ter espancado o empreiteiro Walter Francisco da Silva e o servente Benedito da Silva Filho no interior da delegacia de polícia de Campos do Jordão, em 1993.
    O desembargador e o investigador de Polícia Renato dos Santos Filho, que também foi condenado por participar das agressões, não foram presos porque já haviam se passado seis anos desde o crime e, portanto, a pena prescreveu. Ele foi condenado pelo órgão especial do próprio TJ-SP.
    Teodomiro Mendez também foi condenado em primeira instância a pagar indenização por danos morais ao empreiteiro e ao servente. O valor da causa é de R$ 695 mil. O desembargador recorreu da sentença. A apelação será julgada pelo TJ-SP.
    Segundo relatos das vítimas reproduzidos no acórdão que condenou o desembargador, o empreiteiro e o servente foram detidos por volta das 16h do dia 1º de julho de 1993. Eles foram identificados pelo porteiro do condomínio Véu da Noiva, em Campos do Jordão, como responsáveis pelo furto de uma máquina de lavar roupa da casa do desembargador.
    Eles negaram a autoria do crime e o inquérito do no qual eram acusados de furto foi arquivado a pedido do Ministério Público em 1997.
    De acordo com o relato, Mendez teria saído de São Paulo, onde ocupava à época o cargo de desembargador do TJ-SP, e chegado à delegacia com o investigador Santos. Com autorização do delegado os dois entraram na cela do empreiteiro com o objetivo de conseguir uma confissão.
    Como o empreiteiro se recusava a confessar, Santos teria iniciado uma sessão de espancamento. Com um corte na cabeça e cuspindo sangue, Walter Silva pediu que o desembargador interviesse em seu favor. Mendez teria respondido então: “Ele (Santos) vai parar, quem vai bater agora sou eu”.
    A camisa rasgada do empreiteiro deixou à mostra a cicatriz de uma cirurgia renal feita poucos dias antes. O desembargador, ainda segundo o acórdão, percebeu a marca e começou a bater no local da cirurgia. Conforme a vítima, Mendez o agrediu com um SOCO na nuca, uma CABEÇADA na testa, CHUTES e mais SOCOS no abdômen e no rosto.
    Depois o desembargador e o policial foram para a cela de Benedito. O servente também teria sido agredido com socos e chutes para que confessasse o crime. Benedito negou até o momento em que o desembargador encostou o cano de um REVÓLVER na sua orelha e, finalmente, confessou. Depois, em juízo, Benedito voltou a negar o crime.
    Dias depois o desembargador teria se gabado das agressões em uma conversa presenciada por um marceneiro que serviu de testemunha de acusação.
    O desembargador foi procurado por meio da assessoria de imprensa do TJ-SP mas não foi localizado. O iG procurou também a advogada de Mendez, Maria Eduarda Azevedo Oliveira, que não retornou as ligações. O Conselho Nacional de Justiça não informou se o desembargador responde a algum processo administrativo. Segundo o CNJ, todos os processos envolvendo magistrados são sigilosos.

    ResponderExcluir
  23. Abuso e retrocesso na Paulista
    Repressão à marcha pela liberdade de expressão resulta em ação da PM com nível de violência e brutalidade como há muito não se via.

    http://emdefesadaeducacao.wordpress.com/2011/05/23/abuso-e-retrocesso-na-paulista/#more-1586

    http://www.midianews.com.br/?pg=noticias&cat=24&idnot=51622

    ResponderExcluir
  24. DEPOIS DA TORTURA..

    ALCKMIN DIZ NÃO ‘COMPACTUAR’ COM A TRUCULENTA AÇÃO VIOLENTA DA POLÍCIA MILITAR (PM) NA MARCHA DA MACONHA CONTRA MACONHEIROS DESARMADOS.
    Geraldo Alckmin diz não ‘compactuar’ com ação da PM na Marcha da Maconha.
    O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), criticou nesta segunda-feira a ação da Polícia Militar durante protesto realizada na tarde de sábado na avenida Paulista e mandou apurar se houve abusos.
    “Houve um erro, porque não se justifica fechar a avenida e atrapalhar o direito de ir e vir das pessoas. Mas um erro não justifica o outro. A polícia tem competência, tem experiência para lidar com essas questões (…) sem cometer violência. Nós não compactuamos com isso, por isso vai ser averiguado se houve abuso, se houve excesso”, disse o governador.

    http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/919865-alckmin-diz-nao-compactuar-com-acao-da-pm-na-marcha-da-maconha.shtml

    ResponderExcluir
  25. O meu amigo anônimo, creio que você é meio mal informado. Na Marcha ninguém faz apologia a nem um tipo de uso de droga. Nós só reivindicamos o direito que temos em plantar e consumir legalmente uma planta, que NINGUÉM deixa de usar só por que é proibida! E ainda trazendo problemas, porque não se tem um controle devidamente correto, não um sistema falho e hipócrita que poem a traz das grades um simples usuário ao invés de prendeer os traficantes que só se tornaram traficantes porque o sistema proibiu, dando início ao marcado negro.

    Amigo, se informe antes de falar, porque "maconheiro" se informa, não usa pq é louco ou coisa parecida... Simplesmente sabem o bem que se retira do seu uso!

    Paz

    ResponderExcluir
  26. EM CAMPINAS ESTAREI EU E PELOMENOS MAIS 5 BROTHER REPRESENTANDO NOVAMENTE, SE PRECISAR NOIS ATÉ TROCA COS COXA! MALDITOS VERMES FARDADOS, LEMBRO ATÈ AGORA DO MOMENTO ONDE AQUELA VIATURA EM SP ESTAVA SOZINHA AKELE "PULICIA" CAMINHANDO CONOSCO E JOGO UMA BOMBA NO MEIOD E TODOS, VARIAS PEDRADAS NA BARCA EU VI HAHAHHA!

    NÂO VAO NOS CALAR, QUEM DEVE TEME!

    ResponderExcluir
  27. NOSSA VITÓRIA NÃO SERÁ POR ACIDENTE!!!

    ResponderExcluir