quinta-feira, 26 de maio de 2011

[Ed.#117] Portas da Percepção: Enteógenos como desencadeadores de crises transformacionais!

por Chaos Baby

 

Que o uso de enteógenos está ligado a processos espirituais e de desenvolvimento pessoal não é nenhuma novidade, todo mundo já sabe. Mas e quando você não está procurando por isso e uma crise transformacional é desencadeada pela ingestão de algum enteógeno?

 

De fato, nós sempre esperamos algum efeito, mesmo quando estamos apenas interagindo com o enteógeno de uma maneira “recreativa”, esperamos ser arrastados desde as alturas até os mais atormentadores infernos, sabemos que não podemos nunca prever como uma experiência num nível tão alto de consciência pode ocorrer, tentamos ser o mais cuidadosos possível com o ambiente, as pessoas e até mesmo buscamos observar nosso estado de espírito a fim de tentar minimizar efeitos ruins ou as conhecidas bad trips. O que raramente se espera é que o enteógeno desencadeie uma crise transformacional, por Stanislav Grof chamado de Emergência Espiritual.

 

 

"As Emergências espirituais podem ser definidas como estágios críticos e experimentalmente difíceis de uma transformação psicológica profunda que envolve todo o ser da pessoa. Tomam a forma de estados incomuns de consciência e envolvem emoções intensas, visões e outras alterações sensoriais, pensamentos incomuns, assim como várias manifestações físicas. Esses episódios que normalmente giram em torno de assuntos espirituais, incluem seqüências de morte e renascimento psicológico, experiências que parecem memórias de vidas passadas, sensações de união com o universo, encontro com diversos seres mitológicos e outros temas semelhantes".

 

Esse tema acabou sendo levantado e novamente estudado por mim depois da ultima experiência com enteógeno onde a bad trip pareceu não passar, ainda que dias já tivessem passado depois da ingestão. Durante a experiência, que tive com meu namorado, lembranças dolorosas da infância foram levantadas e assimiladas com a situação presente, onde fui arrastada para um campo emocional e mental que em estado comum de consciência eu costumo evitar ou negar a existência. Tais lembranças, assimilação e uma profunda observação de um padrão comportamental repetitivo e altamente perturbador não me levaram prontamente para um despertar espiritual, mas para uma crise transformacional, crise tal que durou dias e que ainda me encontro.

 

Embora tais crises possam nos arrastar para o limbo e estados depressivos, entre outros distúrbios mentais, emocionais e até mesmo físicos, elas também são vistas da perspectiva psicológica e espiritual como oportunidades para a transformação do ser. Temos uma tendência à acomodação. Costumamos deixar-nos viver do que de fato viver a vida, seguimos com nosso script cotidiano interpretando nossos papéis de pais, filhos, irmãos, profissionais, amigos, etc, sem sequer questionarmos porque o fazemos, não questionamos o significado da vida, o seu propósito e o seu valor. Buscamos satisfazer nossos desejos materiais, emocionais, físicos, etc; e caminhamos em busca do prazer, altamente focados no mundo material como se essa fosse a última e final realidade. Muitas vezes nessa vida “consensual” alguns até podem se intitular religiosos e acreditarem em Deus, ir às missas aos domingos e sentir que fez tudo o que poderia fazer em termos religiosos e sentir-se confortável com isso. Mas, quando eu trato de espiritualidade, eu não estou falando a respeito da questão de se ter uma religião ou uma crença, eu reconheço a espiritualidade como toda a nossa experiência interna e externa, nossa verdadeira expressão e manifestação no mundo.

 

Essas crises acontecem justamente porque nosso espírito está sempre ávido a libertar-se, não se trata de sair de nosso corpo, ou de uma questão metafísica, mas todos ansiamos por uma libertação da rotina ou de estados comportamentais condicionados por nós mesmos ou por outros, ou de estruturas mentais convencionais. Sem percebermos, nós encarceramos nosso espírito em velhas formas, evitamos nos aperceber de nossos potenciais criativos, não deixamos essa energia fluir por medo, comodismo ou negação, ou por qualquer outro fator que nos mantém presos e preguiçosos. Quando esse trabalho de libertação se torna necessário ao extremo, mas que não o fazemos voluntariamente, por mais que saibamos que uma mudança está sendo profundamente requerida, então nossa psique trata de dar um jeito nessa situação, subjugando nossa personalidade e gerando crises para forçar o desenvolvimento.

 

Não somente os enteógenos podem desencadear tais crises, a morte de um ente querido, doenças, divórcios, nascimentos, abortos, acidentes, quase morte, práticas de meditação, yoga, entre variadas práticas espirituais intensas e etc, todos podem acabar te levando a uma crise transformacional. O desenvolvimento do ser e/ou despertar espiritual pode acontecer de maneira muito sutil e gradual e com os anos você acaba percebendo o quanto se modificou no decorrer da sua vida. Mas quando essa necessidade é negligenciada ou não é conscientemente aceita por quaisquer motivos, então você pode ter que encarar uma crise. Suas crenças serão abaladas, surgem os questionamentos sobre o seu jeito de ser e de se comportar, de encarar a vida, uma onda de insatisfação vai se tornando crescente, o seu relacionamento com o mundo externo vai se modificando, sua realidade pessoal é abalada, uma mudança súbita ou gradual de sua vida interior pode ser experimentada. A pessoa se sente carente, sente que “alguma coisa está faltando”, sem definição, algo vago que ela não sabe descrever, não sabe o que é. Nesse momento ela está diante de uma Emergência Espiritual.

 

A vida simplesmente é movimento e mudança, ela está constantemente fluindo, mudando, se transformando. Quando estagnamos e não queremos mudar estamos tendo um movimento anti-vida e nosso espírito, psique, alma, ou seja lá que nome você gostaria de dar para isso, que está intimamente ligado a vida, dará um jeito de lembrar-te que você está vivo. Por mais assustadoras ou difíceis que as crises possam parecer, elas estão te invocando para se abrir e deixar que a mudança ocorra. Elas estão dizendo que uma nova pessoa precisa se manifestar, elas estão dizendo “ei, cara, pegue esse atalho”. Ou como o Leary diria: Ligue-se, Sintonize-se e Caia Fora. Ou: Turn on (desperte sua mente), Tune in (sintonize-se com seu interior) and drop out (abandone conceitos pré-estabelecidos, expanda sua mente).

 

Grof enfatiza que a Emergência Espiritual deve ser observada com cuidado, recomendando que se busque apoio nesses momentos. Por ele mesmo:

 

“Devido ao perigo e ao potencial positivo presentes nessas crises, as pessoas que por elas passam precisam de orientação especializada de pessoas que têm experiência pessoal ou profissional com estados de consciência incomuns e que saibam trabalhar com elas e dar-lhes apoio. Para pessoas que passam por uma crise evolutiva dessa espécie, os rótulos patológicos e o uso insensível de várias medidas repressivas, inclusive o controle de sintomas por meio de medicação, podem interferir no potencial positivo do processo. A conseqüente dependência duradoura de tranqüilizantes, com seus conhecidos efeitos colaterais, com a perda de vitalidade e com um modo de vida comprometido são um triste contraste com as raras situações em que a crise de transformação da pessoa recebe apoio e validação e tem permitida a sua complementação. Portanto, não podemos acentuar em demasia a importância da compreensão da emergência espiritual e o desenvolvimento de abordagens amplas e eficazes para o seu tratamento, bem como de sistemas de apoio adequados.”

 

Isso faz com que olhamos para os enteógenos com um pouco mais de respeito e cuidado, ele sempre será uma iniciação, ele sempre trará algum aprendizado para você, ele sempre te arremessará para uma profunda compreensão de si, um reconhecimento, uma descoberta. Se para isso for necessário uma crise, então esteja certo, sua psique dará um jeito disso acontecer e negar-se a viver esse processo de transformação só fará com que seus sintomas intensifiquem, que poderão ser experimentados como um sentimento de solidão profundo e de que ninguém será capaz de nos entender. Sensações de desespero, angustia, medo de enlouquecer, visões, intuições, etc. Esse é o momento de uma busca espiritual, pois ninguém pode passar por uma grande crise e se sair bem com ela sem que tenha uma experiência espiritual e Jung apoiaria essa ultima frase.

 

Buscamos então estarmos abertos para as mudanças, deixar que a crise abra-nos de modo a deixar que nosso espírito se expresse e se liberte, deixarmos que uma nova pessoa venha ao mundo, que nossos potenciais se manifestem. Para isso que as plantas de poder foram e são altamente usadas no Xamanismo e em várias outras religiões e sistemas espirituais. Nós não podemos modificar o mundo, mas temos todas as ferramentas necessárias para mudar a percepção que temos dele.

 

"Viver é surfar o caos. Você não pode modificá-lo, mas pode aprender a lidar com ele surfando seus limites. Tem mais, meu caro: ninguém é realmente místico por mais de cinco minutos. Não está contente ainda? Te digo uma coisa que aprendi na minha vida, aprendi muito profundamente: toda a realidade que nos cerca não passa de uma opinião". – Timothy Leary.

24 comentários:

  1. Eu gostaria de divulgar um espaço de voz coletiva que poderia dar um apoio para a nossa causa:
    http://www.avaaz.org/po/index.php

    Diversas campanhas são divulgadas lá, e uma das atuais se refere a um pedido aos chefes de estado para acabarem com a guerra às drogas. Assinem!
    Divulguem!

    ResponderExcluir
  2. http://www.avaaz.org/po/end_the_war_on_drugs_la/?rc=fb&pv=18

    EDsse eh o link, votem galera, eh rapido

    ResponderExcluir
  3. excelente. atualmente estou a duas semanas sem fumar um baseadinho, pois estava tendo constantes bad trip's. acho que minha psique deu o sinal de que eu deveria dar um tempinho e cuidar mais do meu corpo, mas sem perder meu espirito maconheiro de sempre!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sumemo , maconheiro naão para ...
      maconheiro da um tempo !!

      Excluir
  4. nossa, muito bom o texto! parabens chaos. ''seguimos com nosso script cotidiano interpretando nossos papéis de pais, filhos, irmãos, profissionais, amigos, etc, sem sequer questionarmos porque o fazemos, não questionamos o significado da vida, o seu propósito e o seu valor.'' poetico (:

    -napolitano

    ResponderExcluir
  5. so quem passou pela experiência entende... muito bom o texo!

    ResponderExcluir
  6. Estou saindo de uma Bad aparentemente interminável de quase 3 meses.

    Resolvi peitar tudo e tocar o putero, mudar tudo.

    O texto veio em excelente hora, pois expõe exatamente o que passei e estava pensando, e também para que alguns amigos consigam acordar.

    Ótima mensagem.

    ResponderExcluir
  7. Gostei muito ma cherie

    :)

    Lidar com um bad trip ou peia não é mole, é realmente muito difícil em determinadas circunstâncias, especialmente quando ela não é fugaz. Até porque não existe forte relação, ao que me parece, entre um estado semi-depressivo ou sentir-se mal e a bad trip em estado alternativo de consciência. A mudança no humor, na percepção, confere a experiência uma singularidade incrível e atemorizante.

    O "dom" de deixar o fluxo correr, o "dom" de surfar no caos não é algo fácil e, em determinados momentos, exige do psiconauta uma elasticidade em relação aos seus vínculos mundanos que nem sempre estamos prontos a adotar. Por isso talvez as atitudes orientais estejam tão relacionadas ao início do movimento psicodélico.

    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Ae pessoal, a primeira imagem alguém sabe o nome do artista e da arte????
    É que qdo era criança tinha uma gravura dela na casa de uns amigos do meus pais e sempre achei muito bonita... já vi a imagem em outros lugares mas até hoje não sei o nome...

    ResponderExcluir
  9. muito bom o texto.
    dica de livro - Alimento dos deuses.

    ResponderExcluir
  10. caralho, valeu hempadão por compartilhar a consciencia de mais um cara que pensa como eu, mas que já foi bem mais a fundo e consegue colocar as coisas de forma clara e lógica! virei fã desse cara! ja baixei todos os ebooks por torrent, só vou ter que esperar dar uma melhoradinha no meu inglês!!!!

    oq não sera problema, já que estou indo pra nova zelandia justamente pra aprender o idioma, questionar as diferentes formas de viver, sair da rotina, conviver no caos, aceitando as mudanças e criando nossa própria realidade, pois como o Timothy Leary diz "a realidade não passa de uma questão de opinião".

    ResponderExcluir
  11. Agradeço a todos pelos elogios! Muito obrigada.

    De fato, Heitor, só a experiência é capaz de nos mostrar, nos ensinar e fazer sairmos dela mais sábios! ; )

    Olá, Honey!
    Eu acho que muitas práticas orientais como a Yoga, Meditação, entre outras, acabam conferindo para a pessoa um "treinamento" e maior auto-controle da mente. O que acaba ajudando o psiconauta a lidar melhor com a viagem.
    Ter um maior auto-controle e controle da mente conquistado por práticas yogues e meditativas, não confere obviamente uma barreira efetiva contra a bad trip, mas certamente, a pessoa estará mais habituada a lidar e aceitar aquilo que vem durante uma viagem, justamente por passar muito tempo observando como a própria mente tende a funcionar. Acho que no caso de enteógenos o "Desapego" seria um bom treinamento para que tenhamos uma viagem mais tranquila. O fato de aceitar a possibilidade de uma bad, ao invés de procurar desesperadamente encontrar meio de não se ter uma pode ser fator determinante para o psiconauta ter uma viagem muito mais tranquila.

    O segredo pode estar em não nos levarmos tão a sério, tampouco nossas mentes! Difícl, muito difícil, eu sei. Mas não impossível.

    "A realidade é uma questão de opinião" - Leary foi um ótimo "mago"! hahahaha

    Beijos em todos.
    CB

    ResponderExcluir
  12. eu queria saber onde eu acho mais dessas imagens tbm nao achei por JAN

    ResponderExcluir
  13. ja passei por isso e continuo passando...
    tenho impressão que surgiram depois que abandonei minhas práticas meditativas e me deixei levar pelo caos da mente não atenta.
    terrivel, mas produtivo ao mesmo tempo! hehe

    ResponderExcluir
  14. Não achei por jan tbm... alguém tem outro nome?

    ResponderExcluir
  15. é para todo mundo, mas nem todo mundo é para entheigenia, envolve trabalho sobre si mesmo e estudo de si mesmo.

    ResponderExcluir
  16. "Viver é surfar o caos. Você não pode modificá-lo, mas pode aprender a lidar com ele surfando seus limites. Tem mais, meu caro: ninguém é realmente místico por mais de cinco minutos. Não está contente ainda? Te digo uma coisa que aprendi na minha vida, aprendi muito profundamente: toda a realidade que nos cerca não passa de uma opinião". – Timothy Leary.

    Perfeito

    ResponderExcluir
  17. Muito bom o texto!
    Sempre que passo por uma crise, tento passar mais tempo comigo mesmo, pensando em que estou errando, ou precisando mudar. Acho q o caminho é esse mesmo.
    Abraço à Todos!
    Viva a Juventude Verde!

    www.culturaalternativa.com.br

    ResponderExcluir
  18. estou numa crise desde o meu primeiro uso com o lsd.
    é bastante complicado, mas é muito bom pra sua saúde interior.
    Paz à todos!

    ResponderExcluir