por Tales Henrique Coelho
Quem usa o twitter deve ter percebido que durante toda a última segunda-feira, dia 30 de maio, a hashtag #maconha ficou no topo da lista dos Trending Topics, os assuntos mais comentados pelos usuários brasileiros. O principal motivador deste fenômeno foi a exibição, um dia antes, de uma matéria com o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso no Fantástico, em que ele fala de seu novo filme, “Quebrando Tabus”, em que defende a legalização da maconha e outras drogas.
A matéria exibida pelo Fantástico pode ser considerada um marco histórico, pois foi a primeira vez que os argumentos pela legalização da maconha foram exibidos na poderosa Rede Globo sem preconceitos, com falas de especialistas renomados na área, em horário nobre. O contraponto, claro, ficou por conta do psiquiatra Ronaldo Laranjeira, que há 30 anos é dono de clínicas de reabilitação, e se posicionou contra a mudança na lei. Fácil de entender. Para ele é bom que as coisas fiquem como estão, e suas contas bancárias continuem engordando.
FHC está cumprindo um papel importante, e a estreia do filme deve acender ainda mais o debate. Quebrar o tabu é essencial para uma discussão franca e honesta sobre este problema que atinge a todos, usuários ou não, mesmo que muitos não percebam. E para isso, o peso de um ex-presidente fazendo este debate deve causar muito impacto na sociedade. Ponto para FHC.
O que esperamos é que nosso ex-presidente não faça como o Pelé, que sofre de dupla personalidade. O FHC acadêmico que está fazendo esta discussão precisa ser o mesmo FHC político, líder de um dos (por enquanto) maiores partidos do País. Uma atuação dentro do PSDB e com outros políticos, deputados, senadores, governadores, para quebrar o tabu sobre o assunto, também seria muito bem vinda.
Que Fernando Henrique não se limite a fazer a discussão na mídia, o que já é muito importante, mas tenha também uma atuação política. FHC ainda é uma das principais lideranças da politica, principalmente entre os mais conservadores que costumam defender a proibição. Basta lembrar que seu partido controla o governo de SP, o mesmo que mandou a PM reprimir a Marcha da Maconha.
primeiro na roda LEGALIZE
ResponderExcluirlegalize it
ResponderExcluirFernando Hidro Cannabinol
ResponderExcluirIsso ae ! Legalize !
ResponderExcluirFHC+THC=LEGALIZAÇÃO
ResponderExcluirÉ o que diz um artigo no blog Conversa Afiada do Paulo Henrique Amorim - PHA: o PSDB espanca os maconheiros na rua e alisa na TV.
ResponderExcluirhttp://www.conversaafiada.com.br/politica/2011/05/30/psdb-espanca-%E2%80%9Cmaconheiros%E2%80%9D-na-rua-e-%E2%80%9Calisa%E2%80%9D-na-tv/
Tem algum interesse político essa manobra do FHC.... fica a duvida ql seria.... ando mto desconfiado... esse cara não vale nada....
Mas ainda bem que ele tem defendido o debate com razão e honesto em relação á política de drogas no Brasil.
Abraços hempada, parabéns pelo trabalho!
OUTRA SUPERMATÉRIA DO ESTADÃO:
ResponderExcluirhttp://tv.estadao.com.br/videos,marcha-da-liberdade-reune-duas-mil-em-sao-paulo,139276,250,0.htm
braco.
Hiiii que confusão.
ResponderExcluirQuem mandou reprimir a passeata foi a justiça, não o governo do Estado.
A polícia pode ser o braço armado do governo do estado, mas se um juiz dá uma ordem eles precisam cumprir e ponto final.
Não que o governador seja grande coisa, mas não vamos fazer também uma bagunça de informação. O governador até foi para a TV dizer que houve sim abuso, que a polícia tem condições de manter a ordem sem violência e que os abusos seriam averiguados, como estão sendo.
Não podemos deixar eles passarem reto com essa palhaçada e quem estava na marcha tem mais é que ir na corregedoria de polícia e abrir uma reclamação contra os comandantes da operação. Queria ver uma avalanche de reclamações na corregedoria para ver se esses fdps não perdiam o cargo.
E o Amorim é outro oportunista. Na Record ele já meteu o pau em maconheiro um monte de vezes.
Apolônio, a PM de SP fez o que fez porque tem grande respaldo no campo político SIM.
ResponderExcluirEles estão bastante acostumados a agir desta forma contra professores, sem-teto, os maconheiros são só mais um grupo de uma grande lista.
Uma prova de que o executivo tem grande culpa pelo que aconteceu é que eles ordenaram que a PM não intervisse na Marcha da Liberdade, depois que viram a repercussão negativa que a porradaria gerou.
Mas não se engane. A ordem para cumprir a decisão da "justiça" na base da porrada na primeira Marcha partiu de quem dá as cartas no executivo. No caso, o PSDB paulista.
Vida Longa FHC....se continua assim né? ahushuahushuahsuhuahsuhasuhaushaushuash
ResponderExcluirSe o governo de Sp tivesse algo a ver com a ordem de repressão dada à polícia, o Alckmin não se pronunciaria sobre o caso.
ResponderExcluir"Para ele (Limoeiro) é bom que as coisas fiquem como estão, e suas contas bancárias continuem engordando."
ResponderExcluirE também lhe é muito interessante que usuários de drogas acreditem que precisam de tratamento.
é a prova de que não falta muito para conseguirmos ver uma regulamentação no nosso país.
ResponderExcluirhttp://www.avaaz.org/en/end_the_war_on_drugs/?vl
ResponderExcluirvamo assina ai galera e dar um apoio pra quem quer nos ajudar
http://www.avaaz.org/po/end_the_war_on_drugs_la
ResponderExcluirvota ae galera!
Fernando Henrique Paloso
ResponderExcluirFernando Hidro Cannabinoso
Nem vi ainda, mas que bom.
ResponderExcluirVendo essas matérias assim dá ate uma esperança da erva ser descriminalizada. Mas a sociedade é muito idiota, aposto que vai ter muita gente que n vai querer assistir por medo, medo de mudança.
ResponderExcluirBom parabéns FHC, discurso lógico claro, só n percebe que a proibiçãao não é o caminho pra se tratar a questão das drogas quem realmente não quer enxergar.
Paz a todos
Quem acha que o PSDB não tem nada a ver com a truculência da marcha é bem ingênuo.
ResponderExcluirTambém acho estranho FHC fazer propaganda assim do nada, desconfio que seja porque o PSDB anda perdendo espaço entre os jovens em SP depois de todo rodoviarismo, truculencia e conservadorismo nesses anos todos governando o estado e a cidade.
Mesmo desconfiando acho sensacional um líder político ter a coragem de assumir essa posição diante de um país conservador como o nosso (talvez o povo seja menos conservador que sua grande mídia). Acho importante que continue essa discussão...
Só para esclarecer melhor o assunto sobre a repressão e o FHC...
ResponderExcluirA grande maioria das pessoas está entendendo completamente errado essas 2 situações e vou procurar dar minha contribuição pessoal para que não se mantenha essa deturpação da realidade:
1) A repressão policial ocorrida na Marcha da Maconha foi ordem do Sr. Geraldo Opus Dei e do Kassab SIM, junto com o comando da Polícia Militar de São Paulo.
É dessa forma que o governo do PSDB tem reprimido, historicamente, as manifestações populares das minorias que ocorrem durante o seu governo. É assim como já dito pelo Thales com os professores, maconheiros, grevistas em geral. Eles não querem nem saber, sentam a porrada.
Inclusive, durante a presidência do FHC várias vezes foi usado força policial e inclusive do exército para reprimir manifestações populares. Na época da privatização os funcionários da Petrobrás fizeram um protesto contra a venda da empresa e o FHC mandou o EXÉRCITO entrar lá e calar td mundo!
O fato de o Geraldo Opus Dei ter dito nas entrevistas que é contra a repressão e vai averiguar se houve abuso prova o quão mentiroso, falso e corrupto é esse político e seu partido. Aliás, ele quis usar como desculpa a violência da polícia o fato de os manifestantes da Marcha terem invadido a Av. Paulista.... aí é demais né...... e além disso há 16 anos o PSDB vem governando o estado de SP e sempre foi na porrada a repressão;
Só para terminar esse assunto: a grande e velha mídia, o famoso PIG - Partido da Imprensa Golpista - é a favor do PSDB, por isso relatou a repressão da marcha mas não procurou associar ao governo da prefeitura ou do estado. Mera coincidência??? Não sejamos assim tão ingênuos! O máximo que ocorreu foi que a Folha de São Paulo relatou de fato a repressão só pq seus repórteres tbm levaram porrada lá e noticiaram pessoalmente os fatos, mas se dependesse desse tendencioso jornal, teria feito uma edição como foi a do Jornal Nacional sobre a Marcha, mentirosa e colocando os manifestantes como bandidos e a polícia como correta, afinal eles apoiaram a ditadura!
2) O FHC está usando a discussão da legalização da maconha por OPORTUNISMO! Ele tem algum plano maior, escuso, senão nem se daria ao trabalho. Por mais que seja bom um político com o gabarito dele a favor da nossa causa, temos que ver que ele se atrasou um pouco em apoiar a legalização, podendo ter feito algo durante seu (des)governo; atualmente como oposição usa o tema para criar polêmica e desestabilizar o atual governo; está tentando se colocar como líder e como idealizador da proposta de liberação que tem nomes como Paulo Teixeira que é muito mais importante (mas ele tbm fez isso com o plano Real, com o tratamento da Aids etc - ou seja, rouba a idéia de alguem); e por fim: ele tenta angariar votos para o PSDB e tenta falar a língua da juventade, visto o poder eleitoral que tem.
Só uma observação em relação ao PSDB: não existe preto pobre e puta (os 3 P´s) ou qualquer outro tipo de reprimido como membros do partido, não existe minoria nas convenções do partido. Só existe os "nobres" empresários, sociólogos, banqueiros, engenheiros, economistas, brancos, ricos.
Entendam que o FHC tem falado nossa língua, mas não necessariamente é um martir da nossa causa!
Em relação ao Paulo Henrique Amorim: ele é completamente contra a liberação da maconha, ironiza os maconheiros e tem censurado meus comentários pró-liberação no seu blog www.conversaafiada.com.br; mas ele é acima de tudo lúcido e honesto, e é por isso que insisto em comentar no seu blog e em indicar sites bons como o Hempadao, Coletivo DAR e Grow Room.
Aliás, um recado ao Hempadão: hoje em dia existe um grande movimento dos blogs sujos progressitas (sujos pq o Serra na campanha eleitoral tentou descridibilizá-los chamando de sujos, visto que denunciavam os abusos e falcatruas de PSDB e aliados), que é de cunho político. Eu vejo o Hempadão como um grande blog sujo progressita Cannábico que deveria participar da discussão da internet livre e verdadeira que queremos. Atualmente, tem feito encontros em diversos estados para fortalecer o movimento para impedir que se crie a jurisprudência de proibição da informação pela internet. O Hempadao e outros sites cannábicos necessitam de tais discussão e serão diretamente afetados pelo que acontecerá no futuro próximo com a liberdade na internet, e deveriam se apresentar trazer informação aos que lá se encontram e participar do debate!
ResponderExcluirPesquisem sobre esses encontros, e um tal de Barão de Itararé!
Fica o recado!
Abracos
Fernando Hidro Cannabinol [2]
ResponderExcluirkkkk
rachei
http://www.conversaafiada.com.br/politica/2011/05/30/psdb-espanca-%E2%80%9Cmaconheiros%E2%80%9D-na-rua-e-%E2%80%9Calisa%E2%80%9D-na-tv/
ResponderExcluir"pistoleiros do PIG"
Lembrei daquele figura daquela revista.
Neguin tá viajando em dizer que o FHC tá sendo oportunista, quem fala isso deve tá achando que ele falou isso superficialmente e só pra aparecer no Fantastico. Errado. FHC tá nessa faz tempo, tá no Comite de Drogas defendendo a discriminalização, ele fez um Documentário caralho! O cara não tá sendo oportunista, ele realmente quer isso. E mesmo se tivesse sendo, temos é que agradecer por ele tá fazendo essa frente pq era disso que precisavamos, um ícone respeitado pra falar pra todos esses cabeças fechadas o que nós já sabemos faz tempo: MACONHA TÁ RODEADA DE HIPOCRISIA! VALEU FHC, TAMO JUNTO!
ResponderExcluir