sexta-feira, 17 de junho de 2011

[Ed.120#] bONG: Dura Federal de 12 horas por Conta de 2 Baseados!

 

Esta semana contamos um caso recente que foi resolvido ajuda da militância antiproibicionista do Rio de Janeiro. Um flagrante de consumo de maconha feito pela polícia federal dentro da UFRJ resultou em uma detenção de quase 10h para oito jovens. Foi necessária a intervenção do advogado André Barros para acabar com os abusos e humilhações oficiais. Leia abaixo o relato de uma das vítimas.

 

"Era um dia normal no IFCS (Instituto de Filosofia e Ciências Sociais) da UFRJ, que fica no Centro do Rio de Janeiro. Faltando cerca de 20 minutos para o início das aulas estávamos dentro de um espaço quase “canabicamente institucionalizado” do prédio, onde era possível abrir as portas da percepção.


Na roda encontravam-se 8 pessoas, dos cursos de filosofia, ciências sociais, história, biologia e um conhecido que não era da UFRJ. Os policiais, dois deles a paisana, passaram umas 2 vezes por nós e na terceira chegaram já com a carteira da Polícia Federal aberta e mandando ninguém correr. Todos permaneceram sentados.


Ninguém tentou esconder o flagrante e, mesmo com a revista, a polícia encontrou apenas um beck aceso e outro que estava sendo preparado. Um dichavador também foi apreendido como prova do crime. Fomos levados à direção onde a negociação não rendeu. O máximo que o Diretor conseguiu foi que não saíssemos algemados do prédio. Mesmo assim, saímos de lá com a escolta de Tiras vestindo coletes a prova de bala e segurando metralhadoras. Por um instante me senti como um verdadeiro narcotraficante internacional. Ainda não consegui entender como alguns alunos puderam aplaudir a nossa prisão.


De lá fomos dirigidos à 4ª DP, na Central do Brasil, onde categoricamente o delegado negou-se a receber os oficiais da PF. O detalhe é que do lado de fora da delegacia havia um ônibus lotado de pessoas que haviam sido presas em um arrastão. Sem conseguir uma resposta positiva, os policiais federais nos colocaram em outros 4 carros (dessa vez 2 eram da polícia militar mesmo) e nos dirigiram à 1ª DP, na Praça Mauá, onde fomos “esquecidos” por umas algumas horas.


Durante esse tempo, os oficiais da PF foram almoçar e nós acabamos pro trocar uma idéia com os policiais civis da delegacia. Alguns já se achavam tão íntimos ao ponto de fazer piadinhas sobre a larica e a boca seca. Descobrimos que o delegado não queria essa dor de cabeça e torcia para que a PF deixasse todos sob a sua supervisão para que o caso fosse encerrado nenhuma complicação para a galera. Para nossa infelicidade, ele avisou também que os dois oficiais da PF - os mesmo que haviam feito a prisão - estavam com más intenções.


Na volta do almoço os policiais federais exigiram os telefones dos nossos pais ou responsáveis. Todos os detidos tinham mais de 18 anos e, mesmo sabendo que minha família já tinha conhecimento dos meus hábitos, não era nada confortável receber uma ligação da polícia. Então optei por fornecer o meu próprio telefone e ainda avisei sobre a escolha. Diante deste fato o policial me segurou pela nuca e gritou que “Maconheiro não tem direito não! Coloca agora o telefone dos teus pais! Coloca também os nomes deles e o endereço porque se não conseguirmos falar com eles, a gente vai pessoalmente agora de viatura buscar.”

 

Não tendo conseguido uma resposta positiva na segunda delegacia, já que o flagrante se deu dentro de um terreno federal, fomos levados de camburão para o prédio da polícia federal na Praça Mauá. Lá permanecemos um bom tempo (totalizando 12h de detenção) sem nenhuma alimentação. A liberdade só foi conquistada às 22h, depois de assinarmos o Termo Circunstanciado e contar a ajuda do advogado André Barros. Na audiência por conta do crime de portar dois baseados a punição ficou apenas na advertência verbal."

57 comentários:

  1. policia = raça do caralho mesmo ! pqp ... não consigo ver tais atos de repressão e não sentir odio !

    ResponderExcluir
  2. hoje você me caça,
    amanhã eu vou te caçar,
    porque com essa injustiça eu não vou ficar calado
    porcos fardados seus dias estão contados
    (Planet Hemp)

    ResponderExcluir
  3. PORCOS FARDADOS SEUS DIAS ESTÃO CONTADOS ! éopapo ! planet hemo s2s2

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Eu imagino eles se roendo depois da legalização.

    ResponderExcluir
  6. fiquem atentos ao horario em q essa reportagem foi postada HUAHEUHAIEHAUIHEAEUIAHIU

    ResponderExcluir
  7. FDP policia nojenta corrupta.... morte para os plicias fdp

    ResponderExcluir
  8. vão prender bandidos cambada de vagabundo

    ResponderExcluir
  9. ou seja tempo, dinheiro e aparato do estado desperdiçados.. vão atrás de corruptos (se é que vcs não são)

    ResponderExcluir
  10. é foda eu tmb ja fikei detido por causa de uns 2 beck, so q eu fikei das 1:00 as 8:30 da manha.

    ResponderExcluir
  11. POLICIAL FILHA DA PUTA17 de junho de 2011 às 08:54

    hoje você me caça,
    amanhã eu vou te caçar,
    porque com essa injustiça eu não vou ficar calado
    porcos fardados seus dias estão contados
    (Planet Hemp)

    ResponderExcluir
  12. Cara não consigo entender!!! O cara é da POLÍCIA FEDERAL, uma polícia que temos orgulho pelas prisões que faz e estão preocupados em prender maconheiro, que está dentro da universidade estudando??? São uns fdp mesmo!!! Aposto que na mesma hora tinha um neguim aplicando algum golpe de estelionatário por ali e eles nem tomaram conhecimento!!! Será que esses PF não tinham mais nada de importante para fazer!!! Acho que até ficar na sede da PF caçando pedófilos na net seria bem mais útil!!!
    Vamos acordar galera, maconheiro não é bandido, maconheiro estuda, trabalha e tem família!!! Porrra!!!!
    Indignado...
    Att,
    Floyds.

    ResponderExcluir
  13. porcos fardados seus dias estão contados!!(2)

    ResponderExcluir
  14. Os alunos que foram tratados dessa maneira deveriam ingressar com uma ação de indenização por danos morais, materiais e a imagem, uma vez que foram expostos ao rídiculo dentro da universidade, tendo sido tratados como meliantes de alta periculosidade pelos policiais.
    A própria PF deveria tomar providências quanto aa conduta de seus agentes. Mas é claro que isso não ocorre, porque nem na mídia não sai (a não ser na mídia especializada como é o caso).
    Apesar de eu achar a PF um exemplo, com esta notícia vejo que no Brasil ta tudo errado mesmo, nos dias atuais ninguém mais pensa em combater o crime, em solucionar casos, querem mesmo é ganhar bem sem se arriscar muito...
    Ainda bem que os colegas conseguiram a ajuda de um colega advogado, e esse vez valer a Constituição, mesmo que após um longo período de abusos...

    ResponderExcluir
  15. Que absurdo, policia para quem?
    Fiquei mais chocado ainda de saber que alunos aplaudiram a prisão dos estudantes.
    A luta nunca para amigos, até a descriminalização muitas águas vao rolar.
    abraço a todos e força aos injustiçados

    ResponderExcluir
  16. Porcos fardados, seus dias estão contados !!!

    ResponderExcluir
  17. porcos fardados seus dias estão contados!!(4)

    ResponderExcluir
  18. mlq doido, se tinham dois policias a paisana da FEDERAL dentro da sua facul, pode ter certeza que o Diretor tinha conhecimento

    ResponderExcluir
  19. NÃO TEM NADA DE MACONHA! É A MENTALIDADE POLICIALESCA DE ABUSO DE PODER! SE TINHA GATINHA, OS CARAS TAVAM TENTANDO DESCOLAR UM ESTUPRO E UM ACHAQUE, TÔNICA DA "POLÍCIA" tupinico! É por isso que os proibiciopatas têm que concordar com a legalização, pra não foderem com as filhas deles, sacaram, proibicionistas analfabetos?

    ResponderExcluir
  20. eu teria era vergonha de dizer que era policial!
    olha o trabalho do cara=embaçar a vida de cidadãos...
    absurdo!

    ResponderExcluir
  21. Inadmissível a conduta dos oficiais da lei...
    Ainda mais por serem federais, e terem o nível superior concluído, deveriam saber interpretar melhor a lei...
    O art. 28 da lei atual é bem claro com relação ao usuario de entorpecentes...
    Brasil... Daqui a pouco Estaremos aí mudando esse quandro!!!

    Valeu STF... Agora é que o congresso tem que fazer o debate, e nossa missão é incentivar isso com as MARCHAS DA MACONHA... E quem sabe propomos até imaginar em uma ação popular em prol Descriminalização...

    Usuário não é Traficante e deve ser julgado face a lei 9.099/95 Essa é Jurisprudência sobre o artigo 28 da lei 11.343/06.

    ResponderExcluir
  22. POLICIA = TORTURADORES!!!!!!!!!!!!

    JA FUI TORTURADO MUITO PELA POLICIA NO RIO!!!!!

    SAO TODOS COVARDES!!! COVARDES!!! COVARDES!!!


    BATEM EM GAROTOS INDEFESOS COM ARMAS NA MAO E A GANGUE DO ESTADO!!!!

    TEMOS QUE PROCESSAR A UNIAO!! PROCESSAR O ESTADO!!!!! TORTURA E CRIME!!!!!

    TORTURA E CRIME!!!!

    ResponderExcluir
  23. e nosso dinheiro sendo usado pra esse circo todo.

    ResponderExcluir
  24. É lamentável pessoal o comportamento da PF...
    Alguém sabe se está confirmada a Marcha Amanhã (18/06) em Copacabana?
    Paz de Jah!
    Samm

    ResponderExcluir
  25. Podem is la na faculdade todo dia porque todo dia vai ter um maconheiro para voce humilhar, porco FDP.

    ResponderExcluir
  26. sou aluno do IFCS, ex-frequentador da ratoeira... isso que ocorreu foi pura politicagem! Aposto 10 pratas que foi o REITOR da UFRJ que caguetou. O PF ta pouco se fudendo pra quem fumava um baseado la, sempre foi assim, todos sabemos.

    VAmo acordar galera,o inimigo é outro! como diz a musica> SAO SOLDADOS DO REI PRONTO PRA JOGAR O POVO NO CHÃO.

    ResponderExcluir
  27. E a Dilma ainda está hesitando em instituir a COMISSÂO DA VERDADE.

    Tem que pôr na prisão perpétua os torturadores da ditadura.

    Assim, esses figuras (até tu, PF?!) vão pensar 10 vezes antes de fazer isso.

    Estatismo escroto, capitalismo escroto, mas acima de tudo, quanto ser humano escroto.

    Titãs estava certo: "aqui na face da Terra só bicho escroto é que vai ter!"

    ResponderExcluir
  28. "VAmo acordar galera,o inimigo é outro!"

    De certa forma sim, por outro ponto de vista, não...A cúpula do governo, altas autoridades, como estamos vendo, até que estão tendo atitudes libertárias.

    Esse e vários outros casos é problema de FALTA DE CARÁTER, FALTA DE ESCRÚPULOS, ALMAS APODRECIDAS.

    ResponderExcluir
  29. No dia que um maconheiro abrir fogo contra esses usurpadores que pensam que têm direito sobre o corpo do outro, aí a mídia oportunista vai fazer um escarcel.

    ResponderExcluir
  30. Quanto custou, em salario dos agentes, combustiveis, etc. toda essa operação? MILHARES DE REAIS POR CAUSA DE DOIS BASEADOS.

    ResponderExcluir
  31. Não adianta falar 500 anos a mesma coisa: gasto de combustível, gasto disso, daquilo, gera corrupção e monstruosidades, etc, etc, ...

    Que que adianta?

    Todo dia é essa merda e ninguém pega esses filhas das putas algemados e trancafia. Com transmissão pelo Jornal Nacional.

    Quando? Até quando?

    ResponderExcluir
  32. Infelizmente ainda sofremos com esse tipo de autoridade escrota!

    abaixo a repressão, e sim a descriminalização!

    Paz nas quebradas!

    ResponderExcluir
  33. Nossa lei é Falha, Violenta e Suicida!!!

    Como assim maconheiro nao tem direito?? Vsf seu porco fardado.. desgraçado. Seu abuso de poder é mais nocivo do que qualquer maconheiro que vc poderia ter encontrado dentro de uma universidade.. Aliás, o que vc estava fazendo dentro de uma universidade, não tem o que fazer nao?.. porra! vai prender bandido. Tava querendo era aparecer.. e conseguiu por q teve outros tao Fdps quanto vcs, que ainda aplaudiram. #QUE VERGONHA BRASIL !!

    ResponderExcluir
  34. Enquanto pedimos paz os porcos ganham com a guerra..

    ResponderExcluir
  35. Não podemos criticar os policiais pois eles tbm são vitimas das politicas impostas! Se não existisse essa politica anti droga ( criada pelos EUA e que tinha como lema "um mundo livre das drogas" ¬¬ ) Os policiais foram criados e tiveram suas cabeças feitas para combater bandido e vagabundo e infelizmente pessoas que usam drogas são considerados bandidos ou vagabundos! Ao invés de criticar a policia devemos pressionar o governo que não faz mais nada que atender os desejos das grandes companhias ao invés de atender os desejos da população! Nós nos submetemos às leis por pensar que o governo está ao nosso lado porem ele está no lado do interesse de quem pode mais.

    ResponderExcluir
  36. Esses dois PFs tavam querendo estorquir $$ do pessoal!!! Nao generalizem a policia... assim como em qlqr outra profissao, existem os ruins e os bons...
    Mesmo sendo a maconha proibida, quem nunca passou por algumas "vistas grossas" de policiais???

    ResponderExcluir
  37. Policiais não esculacham maconheiros por desinformação.

    É má índole mermo.

    ResponderExcluir
  38. porcos fardados seus dias estão contados

    ResponderExcluir
  39. PORRA MEU VCS SÃO VAGABUNDO MESMO
    FICAM FUMANDO DENTRO DO PREDIO DA FACUL?
    PUTA QUE PARIL HEIN

    ALUNOS DOQUE TBM NEA CIENCIAS SOCIAIS BANDO DE ZÉRUELA

    FRACASSADOSS

    POEM A CARA EM UM CURSO DESCENTE DAI VCS VER SE ROLA FUMA MACONHA NAS DEPENDENCIAS DA FACULDADE BANDO DE DESOCUPADO

    OO GALERA QUEM KISER SER FRACASSADO IGUAL ESSES KRA AI SEGUE ELES
    VAUM TODOS PRA MERDA JUNTO


    VIRA GENTE FUME SUA MACONHA NÃO DESCARADAMENTE A FITA AINDA EH ILEGAL OTARIO!

    ResponderExcluir
  40. Quando legalizar, vou fazer questão de fumar um na frente de um posto policial! :)

    ResponderExcluir
  41. DESCULPA SR POLICIAL COMO SR DISSE SOU MACONHEIRO SIM , MAS TAMBEM SOU CIDADAO E COMO CIDADAO TENHO MEUS DIREITOS SIM. PONTO

    ResponderExcluir
  42. Sou estudante, trabalhador e maconheiro em horas vagas(rs), já passei por este constrangimento uma vez e até assinei meu "B.O." como usuário.
    O que lí neste artigo foi quase uma descrição do dia em que eu e mais 10 amigos meus tivemos prazer(-not) de sermos enquadrados por policiais civis, embora em lugares e de formas diferentes, a cituação foi a mesma tanto fora quanto dentro da delegacia.
    Fui humilhado, agredido verbalmente por policiais civis e militares que na delegacia se encontravam; e, como era previsto, o delegado que já não estava gostabndo nada da situação, após 7 horas de detenção, nos deixou seguir nossos rumos solitarios. Infelizmente, havia um 'menor'(amigo A), e, um 'maior'(amigo B) que respondeu por corrupção de menores e por pouco, também, não responderia por tráfico, por estar com uma "paranga"; na verdade, a situação se agravara quando policiais militares(dentro da delegacia) encontraram mais duas "parangas" com o 'menor' que logo foi despençado e toda culpa cairia em cima do 'Amigo B'. Bom, como todos nós já sabemos, temos o direito de permanecer em silêncio(foi oque nos salvou de algo pior).
    Nos fim das contas, após esculaxos e "escrotizações", um dos civís que mais dificultou aquelas horas de tensão, chamou meu nome e disse: - Você vai assinar só como testemunha, ok?

    td muito desagradável, a situação em casa e etc...

    Por essas e outras que o Brasil não vai pra frente. Deviam estar prendendo narco-traficantes e serial-killers, se não fossem tão ociosos.


    -=bola+1=-

    ResponderExcluir
  43. Bom de mora em cidade pequena é isso... Nunca me pararam, mas sempre que pegam algum conhecido meu, eles falam que só levam um tapao na oreia e vão embora, tem vez que nem pega a maconha pegam...

    ResponderExcluir
  44. NÃO SOU POLICIAL
    FUMO MACONHA DESDE 14 ANOS

    JA LEVEI MUITA DURA DOS HOME

    JA ASSINEI BO E TALZ

    ODEIO A RAÇA DELES

    MAIS NÃO CONSIGO ENXERGAR EU FUMANDO UM BASEADO NA MINHA FACULDADE FEDERAL!

    COISA DE VAGABUNDO

    AINDA MAIS FUMAR DENTRO DE UM PREDIO DA INSTITUIÇÃO

    ISSO SÓ ME DEMONSTRA Q SUA INSTITUIÇÃO DE ENSINO É UM LIXO

    PRA MIM VC TEM QUE ASSINAR MAIS Q UM BO TEM Q LEVAR UNS TAPA NA ORELHA MESMO PARA DE SER VAGABUNDO ISSO SEMPRE É COISA DOS CURSOS SOCIAIS

    MALDIÇÃO VCS
    O PAIS PRECISANDO DE TECNOLOGIA E VCS NÃO FAZEM PORRA NENHUMA
    ESSA EH A REAL

    VAUM SE FUDER

    ResponderExcluir
  45. tapa na cara é tortura e é crime inafiançável, bem como apologia à tortura!

    ResponderExcluir
  46. Não vejo a hora de legalizarem logo pra não ser obrigada a ver coisas como essa!!12 hrs por dois baseados...palhaçada mesmo!Não aguento mais tanta repressão!

    ResponderExcluir
  47. Minha opiniao éde que os policiais a principio estavam fazendo o trabalho deles, mais a forma de abordagem é conduzida pela "falsa sensaçao de poder" que os policiais acumulam durante os anos, a advertencia verbal no proprio local ( sem recorrer a nenhuma forma de humilhar o usuario comofazer comer o beck aceso, violencia policial que é profissional e nao deixa marcas, ou o famoso sermao), mais a questao é a erva não é legalizada, o espaço é federal(os coxinhas ficam putos msmo) intaum fuma na casa do pedrinho^^ antes de ir pra aula.

    ResponderExcluir
  48. excessiva a ação dos policiais e tal, mas po!! fumar dentro da faculdade é mancada, isso que queima o filme dos maconheiros!! tem que para de dar pala galera, não fumem na faculdade! não se pode, em termos, beber na faculdade, não vejo razão pra que se possa fumar maconha. Fumem em casa e fiquem parcialmente livre da repressão policial!

    ResponderExcluir
  49. fiquei 12h por conta de uma ponta apenas... os caras a paisana me seguiram de carro e me pararam após o consumo mas o cheiro e a ponta eles acharam.
    Quando vi já haviam exatas 5 viaturas e umas 30 pessoas da rua olhando a cena...
    tomei o chá de cadeira... assinei e fui embora
    Por ironia do destino ou não, neste mesmo dia uma pessoa foi assassinada na cidade por falta de policiamento defensivo...(noticia do jornal)

    ResponderExcluir