quinta-feira, 30 de junho de 2011

[Ed.122#] Adão e Erva: Para onde vai a Marcha da Maconha? “Vem comigo… no caminho eu explico”

Cinco milhões de pessoas na Marcha para Jesus. 4 milhões de pessoas na Parada Gay. Marcha da Maconha no Supremo Tribunal Federal significou centenas de veículos de comunicação falando o nome do nosso movimento. Milhões assistiram e passaram a saber da existência da Marcha da Maconha, mas como fazer com que essas pessoas saiam do armário e passem a ir às ruas defender o direito de fumar seu baseado?

 

Há 15 anos atrás eram apenas duas mil pessoas na Parada Gay de São Paulo, a mesma que hoje é a considerada a maior do mundo. Há números que dizem existir 200 milhões de pessoas que já fumaram maconha e levando em consideração que não são somente essas pessoas que defendem a legalização – nós também temos nossos simpatizantes – então está mais do que provado o potencial milionário do nosso movimento pela legalização. Mas a pergunta persiste, como mexer com a multidão por trás do arbusto canábico?

 

O registro mais antigo que Adão conhece de passeatas é a procissão. É verdade que o ritmo é lento, mas pelo menos todo mundo acendia a vela. A caminhada era cheia de simbolismo, marcada uma vez por ano para ser um dia especial. Se não no mesmo dia, era marcada sempre na mesmo época, para que as pessoas pudessem saber quando o evento se aproximava. Mas algo visível era que o combustível daquela movimentação de gente era a fé. Sim, a fé seja no que for, mas a certeza de que andar e cantar em coro fazia sentido diante do sentimento espiritual. Pela legalização é mais do que isso até, é quase fome – é uma necessidade urgente de parar de tomar tapa na cara por causa de uma portaria que proíbe uma planta.

 

As Marchas para Jesus são lotadas de fiéis – ônibus lotados trazem seguidores de igrejas de tudo que é canto. Eles querem ouvir os líderes falando. A multidão pede por liderança e obedece aos chamados não só de Deus, mas de cada líder militante que comunga o ato de união chamado organização. O lema da nossa bandeira pode não servir para caracterizar perfeitamente o nosso país, mas ao menos parece coeso para nosso contexto: ordem e progresso. Até que provem a possibilidade de se avançar com desordem, ficamos combinados que, tal como disse Chico Science, somente nos organizando podemos desorganizar.

 

Liberada, a Marcha da Maconha escreve sua história de forma bem doidona. Somos muito mais do que espectadores ou meros participantes, somos parte dessa luta e se ignorarem esse direito/dever, talvez um dia a Marcha vire coisa de soldados, como na musiquinha infantil – imaginem, todos de uniforme, por enquanto são só alguns. A Marcha segue sem dono, como deve ser… mas nada existe sem domínio. Nossa caminhada para o sucesso depende de nossa capacidade de comunicar com as multidões, de dialogar com os meios e navegar nas mídias sociais. A Marcha da Maconha só pode crescer e alcançar o topo se ela for conduzida por um coletivo que fale em seu nome – sabe porque?

 

Porque Marchas de Milhões de pessoas costumam se dar em torno de causas gerais, não de indivíduos ou casos específicos. Coletividade é produzir independentemente de pessoas ou mesmo grupos ou interesses pessoais. A luta pela planta deveria fugir da individualidade. A luta pela erva não deveria passar pelas mão de Minerva, deusa grega da estratégia de Guerra, sob pena de dar tiros em seu próprio pé. Adão concorda comigo – a Marcha não deveria ser reduzida de tamanho por falta de divulgação ou organização, sob pena de ser confundida pela imprensa como uma Marcha ré.

26 comentários:

  1. otimo testo hempadao !

    ResponderExcluir
  2. Marcha Brasil! fogo na bomba!

    ResponderExcluir
  3. http://g1.globo.com/videos/globo-news/globo-news-em-pauta/v/pesquisadores-afirmam-que-shakespeare-usava-maconha/1550398/

    ResponderExcluir
  4. LEGALIZA BRASIL! acreditem na mente humana e no seu poder de agir de acordo com a RAZÃO!

    ResponderExcluir
  5. Tenho medo da marcha ré...

    ResponderExcluir
  6. Concordo, mas acho que isso é apenas uma questão de tempo, eu fui na marcha da maconha quando eram poucas pessoas, acho que não chegava a mil pessoas e a ultima se não me engano, deu em torno de 5 mil pessoas, eu acho isso significativo. Quem sabe não vira a maior marcha da maconha no mundo??? =)

    ResponderExcluir
  7. No Brasil a Marcha é para apresentar urls!!!!!!!!!!!!!!
    Nego não faz fixa para a MARCHA, faz para seu próprio SITE aparecer na Marcha!

    Vergonhoso... querem aparecer força e acham que ningu[em tá vendo. Contra-marketing de inteligência.

    ResponderExcluir
  8. Na Marcha para Jesus, pelo menos, todas as Igrejas se unem e fazem faixas, materiais para a Marcha. Não se vê faixas da Igreja Universal, faixas da igreja da Graça,.... Naquele dia, com aquele propósito, estão todos unidos pela causa deles!

    É assim que a nossa deveria ser. Esse ano a marcha do Rio só não encheu como previsto porque os coletivos se separaram ao invés de se unirem. Poderia ter enchido muito mais!

    Hempadão apoiado! Temos que nos unir!

    ResponderExcluir
  9. Salve Salve Filhos de Jah _\|/_

    É isso ai, tem que haver união tanto fisica quanto virtual, como moro em uma cidade aonde não existe Marcha (ainda) faço minha parte na Internet, como?...Buscando no google noticias a respeito do que saiu sobre nossa querida planta....depois acesso a noticia e lá coloco meu comentario a favor ou contra do que esta escrito...o Problema esta sendo que na maioria das vezes não publicam o comentario, como por exemplo no link abaixo saiu uma noticia, eu coloquei um comentario mais não inseriram.
    "http://www.correiodopovo-al.com.br/v3/alagoas/15417-Marcha-Maconha-Arcebisto-entra-polmica-diz-fazer-marcha-contra-liberao.html"

    Segue abaixo o comentario a respeito desta noticia.

    "É a mesma coisa que ter um bar e parar de vender cerveja e começar a vender 51”"

    Alcool pode né!!!
    Quanta hipocresia, defende o alcool e denigre uma planta.

    Comparar Maconha com CRACK E COCAINA é o mesmo de comparar estilingue com escopeta.

    a Fazenda esperança não tem ninguem que esteja lá por ser usuario apenas de maconha...lá esta tratando dependentes de COCAINA CRACK..aliás o CRACK é o que deveria ser combatido.

    Dizer que a Maconha é porta de entrada para drogas mais pesadas é mentira.

    Maconha é uma Planta que é usada a mais de 5mil anos....

    A Igreja deveria diferenciar a maconha de outras drogas, pois esta confundido a cabeça dos catolicos, aliás esse é o maior problema da Igreja, confundir a cabeça das pessoas....
    Sim pois há inumeros casos de pedofilia na Igreja e nunca vi a Igreja promover uma Marcha contra a Pedofilia.
    Na cidade aonde moro um Padre um padre chapou o "coco" com Vinho após a celebração de um casamento, depois na madrugada aprontou e foi preso....depois disse que tomava remedio controlado e por isso ficou fora de si.... Pd .Silvio Andrei.

    Agora demonizar uma planta colocando nela toda culpa pela imcapacidade dos Pais de amar e educar seus filhos é no minimo hipocresia.

    Pensem e busquem informação, a epoca da Inquisição passou....

    Mr BeckBrazil

    -------------------

    Bem é isso temos expor nosso pensamento e mostrar que não somos dementes e perdidos....

    Parabens ao hempadão sempre presente.

    ResponderExcluir
  10. PLANTA SAGRADA DO SENHOR DEUS TODO PODEROSO !!!
    NENHUM, E NINGUÉM E NADA, PODE ME IMPEDIR DE USAR OU CULTIVAR OU GUARDAR PARA MANTIMENTOS
    MINHA BOA ERVA SANTA . ELAS NAISCEM EM ALGUNS ESTADOS CIDADES MUNICIPIOS VILAREJOS NATURALMENTE SEM NINGUÉM IR A CULTIVAR E ESPERAR CRESCER . DEUS PAI TODO PODEROSO A CRIOU E A FEZ BROTAR SOBRE A TERRA. E NENHUM HOMEM E NINGUÉM IRA CHAMALA DE MALDITA , PORQUE MALDITA E A LÍNGUA FALADORA QUE CHAMA A BENDITA ERVA DE DEUS DE MALDITA ! PAZ AMOR HARMONIA SENTIR O AMOR TER A PAZ !!! FIQUEM COM O PAI O FILHO E O ESPIRITO SANTO , E A BOA ERVA PARA SEGUIR ENFRENTE !! ABS
    '' PESSOAS MENTES FECHADAS '' PRECISÃO DA LUZ SANTA !!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  11. " Adão concorda comigo – a Marcha não deveria ser reduzida de tamanho por falta de divulgação ou organização, sob pena de ser confundida pela imprensa como uma Marcha ré. "

    Sem mais, é isso !

    ResponderExcluir
  12. TAH... ENTAUM ME DIGAM... O Q FIZERAM CONTRA QUEM DEU AQUELE RAPA NO REPÓRTER Q CAIU NO CHÃO NO CANTO DA CALÇADA??? E CONTRA AQUELE OUTRO QUE INDA DEU UMA VOADORA NO MESMO?????

    ResponderExcluir
  13. ja disse o Robert Fisk. São Paulo é governado por uma quadrilha muito mais perigosa que o Taliban

    ResponderExcluir
  14. Ao meu ver, um próximo passo seria informar a população dos usos industriais da planta, mostrar a todos o potencial que ela tem para salvar o meio ambiente, deixar bem claro o que ela pode fazer. Mas sem ficar citando empresas, sabe porque? AS pessoas desinformadas, alienadas, nos ouvem falando sobre empresa X que quer que a maconha continue proibida porque faz bem para o seu bolso e acha que somos loucos, que estamos inventando teorias de conspiração, etc. Temos que simplesmente mostrar todos os usos e beneficios da planta. Essa é a hora de nos organizarmos, e mostrarmos todo o outro lado que está escondido há muito tempo. Temos que aproveitar que levantaram a discussão, e colocarmos mais informação a disposição de todos.

    ResponderExcluir
  15. aqui deveria ser tipo o twitter, comentarios muitos longos são chatos e eu nem leio...

    ResponderExcluir
  16. foda o texto!
    a verdade bem a tona ninguém gosta...
    mas a MARCHA vai engolir quem pensa que tem o controle sobre ela!!!

    ResponderExcluir
  17. Parabéns ao Hempadao pela reportagem!

    ResponderExcluir
  18. Ahhh, nada de twitter não!
    O twitter já existe pra ele mesmo!
    O massa do blog é justamente podermos treinar nosso poder de argumentação pra discutir com os caretas na boa depois!

    ResponderExcluir
  19. Como diria raulzito "sonho que se sonha só, é só um sonho que se sonha só, mas sonho que se sonha junto é realidade "

    ResponderExcluir
  20. "...comecei a pensar
    Que eu me organizando posso desorganizar
    Que eu desorganizando posso me organizar"

    Grande Chico Science

    ResponderExcluir
  21. faca uma festa...um trio eletrico com os melhores djs de sao paulo!

    ResponderExcluir
  22. Muitoo bom ! Mas como? muita gente fuma, mas não procura se informar, considera como uma droga mesmo, por motivos religiosos, ou por ignorância de nao se informar. Mas com certeza vamos mudar isso!

    paz e luz

    ResponderExcluir