quinta-feira, 14 de julho de 2011

[Ed.124#] Portas da Percepção: Enteogenia e Trans-formações!

por Fernando Beserra

 

De acordo com Jonathan Ott, existem quatro modos de uso dos enteógenos nas culturas originárias, a saber:

 

· O uso solitário, extático;

· O uso terapêutico;

· O uso comungante em cerimônias de massa;

· O uso lúdico.

 

Distante da moderna violação do direito básico de alteração do seu estado de consciência, um dos precursores no estudo dos usos tradicionais dos enteógenos foi R. Gordon Wasson, que teve um contato muito próximo com Maria Sabina, a famosa “sábia dos cogumelos”, uma das importantes figuras no xamanismo de Huatla de Jimenez – pequeno povoado em Oaxaca, famosa terra das resistências zapatistas.

 

 

Wasson passou por experiências muito intensas, e chegou a dizer que Maria Sabina foi “a religião encarnada, a hierofania, a taumaturga, a psicopompa em cuja pessoa os problemas e aspirações de inumeráveis gerações da família da humanidade encontravam seu alívio”.

 

Sem desconsiderar a influencia xamã, os usos terapêuticos continuam ganhando destaque com experiências igualmente intensas e transformadoras. Um exemplo é o atual evento promovido pelo coletivo DAR falando sobre os psicodélicos, que foi, se me permitem dizer, excelente.

 

Stanislav Grof chama a alteração significativa em estruturas da personalidade, através dos psiquedélicos, de transmodulação, entendendo por esse termo a modificação radical de níveis de interação com o mundo. Segundo Grof, a transmodulação pode alterar o “sistema governante” no tocante aos sistemas de representações condensadas, as matrizes perinatais ou mesmo as matrizes transpessoais. Dizendo de modo mais simples, é como se existisse a possibilidade, mesmo através de uma única ou poucas sessões, de deixar de ver o mundo em termos de “esse planeta é o local do sofrimento”, para visualizarmos uma miríade de possibilidades de ser feliz, encontrando um sentido na existência. Isso não significa, é claro, que toda interação com enteógenos seja positiva, pois sem um facilitador adequado ou ambiente propício, existem riscos da operação transmodular simplesmente substituir um nível de sofrimento por outro.

 

Jonathan Ott considera que o uso mais promissor dos enteógenos se dá em psicoterapia e na psiquiatria. Por exemplo, na década de 1960 começou a ser desenvolvida a terapia psicodélica com altas doses de psiquedélicos e sessões pouco frequentes, ou a terapia psicolítica, com doses baixas e frequentes.

 

Dois usos significativos da terapia com enteógenos foram o uso com pacientes terminais e com farmacodependentes intercalado com psicoterapia breve. Esperamos que no Brasil possamos também desenvolver essas pesquisas, além, p.ex, da pesquisa de Dartiu com ayahuasca, mas uma pesquisa realmente da psicoterapia com psiquedélicos.

7 comentários:

  1. sensacional mesmo o evento de hoje na usp.
    professor henrique carneiro sensacional!

    ResponderExcluir
  2. O cara é impressionante. Muito conhecimento numa pessoa só, rs

    ResponderExcluir
  3. liberdade sagrada de uso faz parte do planeta,

    ResponderExcluir
  4. Há gravação do debate promovido pelo Coletivo DAR? Eu gostaria de assisti-lo.

    ResponderExcluir
  5. eu tambem gostaria, se alguem souber da gravaçao....

    ResponderExcluir
  6. Apoio totalmente pesquisas com as ervas, muitas delas pode 'causar' epifania. Quem sabe as pessoas não procuram tratamento pra mudar o modo de pensar sobre si e o mundo.
    Tem muita gente que precisa mudar a mentalidade...

    ResponderExcluir
  7. Não vi ainda o debate do DAR no youtube... o pessoal do growroom disse que ia disponibilizar o debate acho..

    Tomara

    ResponderExcluir