por Renato Cinco
Galera,
Desta vez estive em Minas Gerais para participar de um debate durante o Encontro Nacional de Estudantes de Ciências Sociais. Foi como um túnel do tempo, desde 98 não participava de um ENECS.
Hoje eu queria falar de outro assunto, que foge ao tema da cannabis mas interessa a todos nós.
No próximo sábado, dia 30 de julho, vai rolar a “Marcha por uma Copa do Povo” com o objetivo de exigir transparência nos gastos públicos, respeito aos direitos das pessoas atingidas pelas obras e um legado que beneficie o povo. Quem está convocando é o Comitê Popular da Copa e das Olimpíadas, do qual estou participando.
A experiência dos Jogos Pan Americanos de 2007 foi muito ruim, houve superfaturamento das obras, bilhões de gastos públicos e nenhum legado para o Rio. E parece que vamos pelo mesmo caminho com a aprovação do Regime Diferenciado de Contratações que dificulta a fiscalização das obras e um projeto de Olimpíadas feito por encomenda para beneficiar a especulação imobiliária com a remoção de 120 comunidades pobres de áreas que serão entregues ao mercado.
Aliás, você acha que a lei da meia entrada vai valer para a Copa do Mundo?
Valeu Renato!
ResponderExcluirtambém acho que deveria ter uma manifestação sobre a Copa e as Olimpiadas. Com a construção do Itaquerão (com dinheiro público), o mínimo que a gente tem que exigir é o incentivo ao desenvolvimento para Itaquera num longo prazo.
ResponderExcluirTemos que mostrar pra eles que estamos de olho neles!
onde vai ser a marcha Renato? vai ter em SP tbm?
ResponderExcluiressa copa só vai individar o país, e o povo é quem paga a conta, os lucros nunca veremos.
ResponderExcluirSó vai restar a crise economica para nós.
E o povo ainda acha maravilhoso a copa no brasil, esperem pra ver.
Para tweetar:
ResponderExcluirMarcha por uma Copa do Povo! Sábado, 30 de julho. Concentração 10h no Largo do Machado. Você pensa que a (cont) http://tl.gd/bstrc1
essa copa vai ser no mesmo exemplo da africa,imprensa vedada de mostra a verdadeira africa,só a (beleza da copa)e depois oq isso trara de bom apos a copa?aki em sao paulo vao gastar 800 milhoes no estadio pra abertura e depois de que vai servir como se aqui ja nao tivesse estadio o suficiente,porque nao investem esse dinheiro na saude publica ao inves de estadio pq nao se constroi clinicas para os dependentes de crack agora construir estadio pra gringo ve futebol ai sim né pq brasileiro ja nao vai em amistoso da seleçao quanto menos num jogo de copa do mundo exemplo disso é pegar qualquer show internacional e ve o preço dos ingressos e de estacionamento agora imagina o custo q sera pra ve um jogo da copa o maior evento do planeta
ResponderExcluirRemovendo pobres e suas casas na marra...
ResponderExcluirNessas horas, cadê a porra da igreja ?!
Quando é p ficar calada rezando porque o Estado é laico, se intromete pra falar sobre o que não entende. E na hora de ter atitude humanista e intervir, fica quietinha, capetalistamente calada.
Organizar a torcida contra a seleção brasileira e promover e divulgar boicote aos eventos desde já.
ResponderExcluirPoder do povo organizado, conforme Homem Erva disse.
Isso é BRASIL SIL SIL SIL!
ResponderExcluirBOA! O POVO DEVIA IR A RUA E SE REBELAR CONTRA TODA ESSA PODRIdão POLITICA!
ResponderExcluirMuito foda esse ENECS,massa demais apesar dos problemas.
ResponderExcluirNa luta contra essa copa que privilegia algumas poucas pessoas em detrimento de milhares(nada diferente da logica do atual modo de produçao hegemonico)