sábado, 16 de julho de 2011

Últimos Suspiros do Rei do Reggae – A Morte de Bob Marley!

A turnê Tuff Gong Uprising foi cancelada depois daquele show e Bob voou para o Hospital Cedars of Lebanon em Miami, onde os médicos o mandaram novamente para o norte, para o New York’s Memorial Sloan-Kettering Cancer Center. Em 7 de outubro, seus médicos o falaram que ele tinha câncer no cérebro, no pulmão e no estômago. Ele começou a fazer tratamentos com radiações e, depois de um outro pequeno ataque, começou a quimioterapia. Em 4 de novembro, Rita e Bob se batizaram na Ethiopian Orthodox Church. Ele pegou o nome Berhane Selassie.

 

Seguindo o conselho de seu amigo, o médico jamaicano, doutor Carl ‘PeeWee’ Frazier, Bob deixou New York em direção à Alemanha para se submeter ao tratamento com Joseff Issels, que se especializou em tratar pacientes com câncer a quem outros médicos já não davam esperanças de vida. Bob chegou na clínica do D. Issel em Rottach-Egern em 9 de novembro e lá ficou por quase sete meses com sua mãe e Rita quase que o tempo todo ao seu lado.

 

De volta à Jamaica, os filhos de Bob não tinha ideia do quão doente seu pai havia ficado. “Nós ficamos sabendo que ele estava doente, ou algo do tipo”, disse Ziggy. “Mas nós não sabíamos o quão sério era. Nós fomos a Nova Iorque visita-lo e ele estava ótimo, brincando, fazendo piadas. Quero dizer que me afetou sim vê-lo daquela maneira, doente... essas coisas. Mas ele não sentia pena de si mesmo. Ele estava fazendo piadas e sendo feliz, sabe?”

“Ele conseguia demonstrar felicidade ao ver nossos rostos,” Rita se lembrou de uma vez em que ela e a mãe de Bob sentaram com ele na Alemanha. “Ele também sussurrou que ele tinha tido um sonho na noite anterior, e ele riu disso e disse ‘Agora, vocês duas vieram.’”

 

Em 6 de fevereiro de 1981, os Wailers, a família de Bob e seus amigos foram pra Alemanha comemorar seu aniversário de 36 anos. Sua mãe queria leva-lo de volta a Miami, mas o Dr. Issels disse que não, que queria que Bob continuasse o tratamento. Em maio, no entanto, as condições de Bob haviam piorado até um nível em que Issels se rendeu aos desejos de Cedella.

 

Um avião fretado foi escolhido para levar Bob de volta para Miami, em 9 de maio, onde ele foi imediatamente admitido para o Cedars of Lebanon. No dia seguinte, os filhos de Bob foram visita-lo. “Foi muito esquisito, eu nunca tinha visto meu pai sem cabelo. E ele disso algo do tipo: ‘Estou feio?’ e eu disse ‘Não, você não está feio. Parece um bebê.’”, disse sua filha Cedella.

 

De acordo com Rita, Bob disse a Stephen: “Dinheiro não compra vida”, e disse a Ziggy: “Quando você estiver pra cima, me levante. E quando cair, não me deixe cair.”

 

No mesmo dia, Bob disse a sua mãe: “O que quer que seja, eu estou feliz. Estou feliz que minha música se espalhou pelo mundo. E quem não ouve? Minha mensagem foi pelo mundo e quem não a ouve, sinto muito.”

 

No dia seguinte, ao meio-dia, segunda-feira, 11 de maio, Robert Nesta Marley morreu.

 

Clique AQUI para ler todos os posts do RastaFórum, editoria semanal em que contamos toda biografia do único ídolo da música do terceiro mundo.

22 comentários:

  1. mas vivo em nosso corações eternamente, porq soh quem sente sab...

    ResponderExcluir
  2. Linda a mensagem dita á sua mãe! As palavras, como sempre, foram sábias, parecia que ele estava prevendo a sua morte no dia seguinte.

    O Bob não se foi para sempre, ainda podemos sentí-lo nas músicas. Ele era diferente, fazia diferente e pensava diferente.

    Homenagens à ele não limitam-se apenas em fumar erva, são também pregar irmandade e paz para toda humanidade...

    VIDA LONGA AO REI!

    ResponderExcluir
  3. Palavras sabias do mestre que foi bob marley.

    ResponderExcluir
  4. Mesmo sabendo que irira morrer ele nao perdeu a felecidade, que coisa bonita isso veio . Bob sempre sabio e com palavras mto forte, salve bob 4 ever

    ResponderExcluir
  5. UM DIA EU SONHEI COM O REI... FUI PRIVILEGIADO PELO MARLEY!

    ResponderExcluir
  6. forever loving jah, king marley

    ResponderExcluir
  7. caralho,bob eternamente em nossos corações!

    ResponderExcluir
  8. ele morreu de cancer de tanto fumar é? :S

    ResponderExcluir
  9. :( bob meu ponto de equilibrio !!

    ResponderExcluir
  10. Bob Marley tinha uma melanona (câncer de pele), em uma lesão em um dos dedos do pé direito (vide primeira foto). Esse tipo de câncer é bem agressivo, com grande capacidade de metastases, sendo os principais focos cérebro, pulmão, estômago e ossos. O câncer dele não se deve ao fumo, sendo relacionado a exposição solar.

    Bob morreu, porém suas músicas permacem até hoje encantando a todos que ouvem. É assim que se atinge a eternidade.

    ResponderExcluir
  11. Grande músico, artista... presença de palco como poucos!! Um líder e grande figura da humanidade...

    ResponderExcluir
  12. Fui salvo pelo Mestre Marley!!

    ResponderExcluir
  13. Bastante tempo que não posto no hempadão, mas nessa edição teve boca não, hehe.

    Bob era foda e continua foda até hoje, mesmo depois de sua morte carnal. Quão bom seria se todas as pessoas sentissem suas músicas, entendessem suas letras e aplicassem esses ideais, que Bob passou, nos dias de hoje. Só assim haveria a tão sonhada "liberdade" e igualdade para todos.

    Salve Bob, o mais foda de todos!

    ResponderExcluir
  14. Algumas pessoas falam que Bob Marley teve cancer por fumar muita maconha!
    Será isso verdade ?

    ResponderExcluir
  15. mas a cultura rastafari nao permite agulhas e nenhuma perfuraçao do tipo. nao é ?

    ResponderExcluir
  16. quase chorei no final véi

    ResponderExcluir
  17. AINDA SALVA MUITA GENTE COM SUAS MESSANGENS...SO NAO PERCEBEU Q O VERDADEIRO LEAO DE JUDAH...O TODO PODEROSO JAH RASTAFARI ERA ELE MESMO!!!!!!LEIAO A PROFECIA.....E ENTENDAO

    ResponderExcluir
  18. tenho 14 anos, sou doido para fumar maconha e sou um eterno soldado do exercito de jah, mas nao tenho ngm que fume para experimentar e Bob Marley sempre sera meu maior ídolo. Linda historia do rei

    ResponderExcluir