por Cacá R. Müller
Há quem afirme que a internação compulsória fere o direito à liberdade do cidadão, consagrado no artigo 5º, da Constituição Federal. A partir desta perspectiva, pode-se inferir que internar uma pessoa contra a sua vontade caracterizaria crime, denominado como cárcere privado.
Também existe uma segunda corrente para a qual o princípio constitucional que deve ser protegido pelo Estado é o direito à vida, o maior bem que um ser humano possui. Dizem que no caso específico dos dependentes químicos, em razão da dependência às drogas, em sua maioria os usuários perdem o discernimento, não mais conseguem decidir o rumo de sua vida, o que justificaria a internação compulsória.
Existe um forte debate acerca dos limites entre o vício e a virtude. Uma pesquisa americana revelou que 50% dos dependentes químicos apresentam algum tipo de transtorno mental, sendo o mais comum deles a depressão. Mas, no caso da Cannabis, por exemplo, não há um estudo prático que determine se a Maconha é de fato a droga ou o remédio para inúmeras patologias psíquicas.
O ordenamento jurídico brasileiro possui o Decreto-Lei 891, de 25 de novembro de 1938, em plena vigência, que regulamenta a fiscalização de entorpecentes, legislação que reconhece que o usuário de drogas é doente, que é proibido tratá-lo em domicílio e cria e regulamenta a figura da internação obrigatória de dependentes químicos, quando provada a necessidade de tratamento adequado ao enfermo ou quando for conveniente à ordem pública. A norma é válida, contudo, antiga. Será que encontra-se atualizada com as mais recentes descobertas dos especialistas da área?
A Maconha deve ser tratada com seriedade: a mesma pode até ser uma opção no tratamento dos dependentes químicos. No entanto, continuam condenando-a em fogueiras tão ilógicas quanto as da Inquisição. Observe, reflita, pense, critique, evolua e mude o mundo.
Internar ? JSAOJSAOIJSIOA.
ResponderExcluirVamos internar quem usa a erva sagrada e deixar solto os políticos que nos rouba :D
politicos...um quer ser maior que o outro.
ResponderExcluiro ser humano criou tudo isso, nao vamos conseguir sair disso... só temos q aprender a ''dançar na tempestade'' e ter fé
poo, cada um de nós tem uma vida, isso é perfeito, aproveite ela :D
_\|/_ precisamos de um louco no poder!
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluir"Quando provada a necessidade de tratamento adequado ao enfermo ou quando for conveniente à ordem pública."
ResponderExcluirCONVENIENTE À ORDEM PÚBLICA?
Essa conveniência se baseia em quê?
É sempre assim, caretas tentando passar as pernas na constituição pra justificar suas vidinhas.
Temos que entender é sempre melhor encarar o problema. Mas o ser humano sempre joga a sujeira pra baixo do tapete, ou afasta pra onde não pode enxergar...
LIGALIZE MARIJUANA!!!!
PQ NAUM VÃO NOS BUTECOS DA VIDA POR AÍ E INTERNAM TB O PESSOAL QUE PASSAM O DIA BEBENDO ????? OU AS PESSOAS QUE FUMAM UM CIGARRO ATRÁS DO OUTRO ???
ResponderExcluirQUEM SÃO ELES, QUEM ELES PENSAM QUE SÃO ........
As crianças abandonadas nas ruas somente serão 'assistidas' pelos 'governos' quando começarem a usar crack? Quando 'enfeiarem' o visual da cidade aos olhos dos fresquinhos da oligarquia?
ResponderExcluirSe aqui fosse Argentina o povo já estaria na rua há muito tempo. Só que aqui é país de bêbados.
ResponderExcluirCrianças entregues nas mãos de sádicos. Ainda dizem que país não está preparado pra legalização. Não está preparado é pra cuidar de ninguém. Paizinho onde quem não tem plano de saúde morre. E quem tem, talvez também morra.
ResponderExcluirapós fumar 1 ano eu desenvolvi depressão e depois fobia social.... tive que parar de fumar... mas sigo acompanhando o hempadão e pesquisando a respeito da erva, até meu TCC vai ser a respeito da cannabis sativa mas para uso zootécnico.
ResponderExcluirTem gente que não pode fumar maconha, eu sou uma delas.
talvez voce nao possa fumar uma strain da erva.. ja tentou uma Indica? se eu fumar sativa, tenho ataque de pânico, com sativa me cura o pânico e a ansiedade... foda que o prensado aí do Brasil é tudo cocôtiva..
ResponderExcluircorrigindo: a INDICA me cura o pânico.. Sativa não me faz bem..
ResponderExcluirIsso é uma desculpa para limpar as ruas para que o Brasil pareça mais receptivo durante a copa do mundo e olimpiadas.
ResponderExcluirDaki a pouco vao querer internar compulsóriamente nos maconheiros. Isso é um crime terrivel, violação do direito a liberdade, afinal estas pessoas nao cometeram um crime de serem viciadas.
Tantos problemas e o Brasil querendo fazer copa e olimpíadas. Triste... muito triste...
ResponderExcluir"após fumar 1 ano eu desenvolvi depressão e depois fobia social.... tive que parar de fumar..."
ResponderExcluirNosso Sistema é mesmo opressor mano. Queria ver se na Jamaica você iria sentir fobia social ou depressão. As causas disso tudo são frutos da nossa sociedade enferma e cheia de pré-conceitos.
É pessoal. Sou farmacêutico (mas não dono da verdade por isto) e eu sei que tem uns camaradas que nem o Eduh aí em cima que tem má relação com a erva. Eu inclusive admito que já tive alguns problemas com a ganja no passado, mas, no meu caso, os prós compensam os contras de longe. Eu não curto quando alguém fala que maconha é uma planta e não é tóxica no sentido técnico do termo e : a meu ver ela é claramente tóxica. E embora realmente seja uma planta, o tabaco também é e é extremamente danoso. A cocaína, queiramos ou não, é NATURAL. Agora não jogo contra: a maconha possui propriedades medicinais asseguradas e é relativamente pouco danosa à saúde. Nada que justifique essa proibição ridícula. Eu prefiro fumar um para relaxar do que colocar um único benzodiazepínico na boca (Dormonid, Rivotril, Frontal, Diazepam, etc.). E fogo na Babilônia. Até
ResponderExcluirEDUH, Será que não está havendo um equívoco na sua interpretação da origem dos problemas relatados? Não é comum a erva produzir tais sintomas, isso vem do social. Se você se tranquilizar psicologicamente com o meio onde vive, rolará uma viagem tranquila.
ResponderExcluir