quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Contradições Culturais do Rock in Rio! [Hemportagem #131]

por Pietro

Para todos os amantes da música os festivais sempre foram marcos responsáveis pela conexão de todos os nichos amantes da mesma composição harmônica. O Rock in Rio, por onde já passaram artistas como Ozzy, AC/DC e Queen agora recebe artistas não muito tradicionais ao seu gênero que carrega no nome. Neste ano, o evento que por muitas vezes foi chamado de  Woodstock brasileiro, resolveu optar por uma outra linha que para muitos afundou o posicionamento do festival em um mar de contradições.

 

A programação deste ano contará com artistas do mundo Pop como Shakira, Elton John, Rihanna e Claudia Leite, o que frustrou muito dos adeptos das roupas pretas, faca na caveira e cabelos longos. Outra questão que desvirtuou o Rock in Rio de suas origens ocorreu em 2006, quando o evento migrou para o nosso velho amigo colonizador Portugal.

 


Do velho Rock'n Roll ao novo Pop, da praia de Copacabana aos ares europeus, a nova contradição é a que mais surpreende a redação da Hempada. Isso porque o festival levantou uma pitoresca e curiosa campanha "Rock'n Rio – Eu vou sem drogas".

 

Ao tratar da temática das drogas de forma generalista a organização abriu um espaço para um mar de crítica que logo apontaram para algumas contradições da campanha. A maior delas está justamente na lista de patrocinadores do evento, que leva o nome de uma marca de cerveja. Ai logo surge a pergunta que até o momento não foi respondida: Cerveja não é droga?

36 comentários:

  1. Rock in Rio ja era, o negócio agora é fica em casa carburando um fino :)

    ResponderExcluir
  2. Rock in Rio = Marketing in Rio!

    ResponderExcluir
  3. quando ouvi fala que tinha ivete sangala e cluadia leite eu desisti de tenta batalha meu ingresso, isso é a morte do rock in rio...

    ResponderExcluir
  4. Sinceramente, dinheiro é um problema mto grande, olha o que acontece com um evento de rock.

    ResponderExcluir
  5. http://www.youtube.com/watch?v=QkUEI0YUCQ8 Gil Brother Away da o papo!

    ResponderExcluir
  6. Cerveja é droga e ainda por cima das pesadas.

    É muito pior que um baseadinho.

    Embora a combinação cerveja boa e baseadinho seja muito boa...!!!

    I like.

    ResponderExcluir
  7. para alguem assistiu as bandas que o luciano huck esta escolhendo pra tocar no rck´n rio pura geraçao restart ja eraa esse evento

    ResponderExcluir
  8. Ae galera olhem este site: http://www.leapbrasil.com.br/
    é importante q todos os usuarios se cadastre e façam a divulgaçao. Vamos vencer!
    o q acharam do site?

    ResponderExcluir
  9. porque você num falam o nome HEINEKEN'????

    ResponderExcluir
  10. Concordo, mesmo sendo fã do stevie wonder (ele vai tocar lá, hehehehe, e eu vou, HAHA, sou fã né... ai é foda) mas não vou ser hipocrita, acho ridiculo isso, primeiro que o rock in rio deixou o rock no primeiro evento do festival, que com certeza foi a melhor edição, e esse papo de não vá sem drogas, tendo como patrocinador uma marca de outro tipo de droga, A CERVEJA, quer dizer, não dá p/entender né? HIPOCRISIA!!!

    ResponderExcluir
  11. Pra nào fazer o que ela quer, ser divulgada pelo evento!

    ResponderExcluir
  12. Fui em todas as edições anteriores e a coisa só foi piorando. Este ano ficarei em casa, até pq será televisionado e vou assistir fumando um beck, tomando uma Original geladaça e quicando pela sala, hehehe.
    []ões

    ResponderExcluir
  13. Vou ficar é no picolézinho, mas alguém ai pode me dizer que palhaçada é essa aqui?? http://entretenimento.r7.com/humor/noticias/sorvete-de-maconha-chega-ao-brasil-20110826.html SORVETE DE MACONHA PRA AJUDAR VICIADOS EM MACONHA.... ASUHAUHSAUHSHUA, TEM Q AJUDAR VICIADO EM CERVEJA E CIGARRO...

    ResponderExcluir
  14. Culturas para min Rock 'n' Rio ja foi a época, o rock tem que renovar e muito talvez é melhor forma de critica em sociedade eu acho.Emicida fala o rap dele no improviso e tal. Mas a forma que se faz o rock ninguem sabe e nunca foi discutido o assunto e sempre foi uma merda a imagem do rock no brasil, é hora de renovar o rock e regular a lei para direitos do cidadão jovem viver bem sem problemas mentais.
    A cerveja é medicina brasileira né todo final de semana ta lá enxendo a cara.Foda :\

    ResponderExcluir
  15. Apesar de vários artistas de merda nesse festival, o dia do metal até que ficou muito bom, e estou feliz de saber que estarei lá queimando um baseadão ouvindo metalica. ;p

    ResponderExcluir
  16. Galera capitalista focando o evento para o dinheiro, e não para a satisfação dos amantes do evento.

    ResponderExcluir
  17. O rock não morreu, o rock continua resistindo.

    ResponderExcluir
  18. Curtam a banda Red Felps de Belo Horizonte, fazendo jus ao nome da música e do Rock 'N' Roll! http://www.myspace.com/redfelps/
    Banda Instrumental Psicodélica com muito groove e feeling (e influências da ganja é claro!)
    Abraço e muita música a todos

    ResponderExcluir
  19. show vai ter na argentina( estadio do river plate) ano que vem;roger waters ( the wall) isso sim é show pra maconheiro nenhum botar defeito. flw

    ResponderExcluir
  20. SWU MIL VEZES MELHOR!!!
    SWU = S.O.J.A.!!!

    ResponderExcluir
  21. Rock in Rio? Tá mais para Pop in Rio, lixo de evento, totalmente voltado para o lucro maximo e respeito minimo. O SWU tá longe de ser ideal mas nos dois dias de rock vai ter mais atrações de qualidade do que essa merda de evento.
    Como o cara disse ai em cima show bom vai ser o the wall, e nem isso brasileiro sabe aproveitar, a dois meses fizeram um cadastro mundial de quem gostaria de ir no show do Roger Waters, teve tanto argentino assinando que ao invés de 1 show que iria ter aumentaram para 7!!! Enquanto isto no Brasil ninguém mostrou tanto interesse e cancelaram as datas para poder ter os shows na Argentina (vão remarcar para outro dia, mas ficamos em segundo plano).
    O jeito quando vier é tomar 1200 mics e fumar um kunk.....

    ResponderExcluir
  22. NA VERDADE DO FORMATO ORIGINAL DO ROCK'N RIO SÓ TEM O NOME E A MARCA. NÃO SOU FÃ DE ROCK, MAS SOU MÚSICO E RESPEITO TODOS AS SONORIDADES, E ESSE EVENTO É UM DESRESPEITO AO ANTIGO FORMATO DO EVENTO E SOBRETUDO AO ROCK BRASILEIRO QUE TEM MUITAS BANDAS DE ROCK DE QUALIDADE SOBREVIVENDO NO MUNDO UNDERGROUND E QUE TERÁ QUE VER CLÁUDIA LEITE, RIHANA E SHAKIRA ANIMAR UM EVENTO COM ESSE NOME.

    ResponderExcluir
  23. o negocio é festa rave !

    ResponderExcluir
  24. E olha o oitavo show do tio Roger Waters na Argentina.... e nóis aqui na torcida para vir...

    ResponderExcluir
  25. nos devíamos nos unir e fazer um "hempfest" só com as maiores estrelas do rock.

    ResponderExcluir
  26. álcool é droga pesada e duríssima.
    todo mundo aí já se esqueceu da morte da Amy Winehouse, é? que memória curta, pá!
    ÁLCOOL É DROGA DURA E MATA.

    ResponderExcluir
  27. TIRO NO PÉ DOS PROIBICIONISTAS: MATÉRIA DA GLO PROVA QUE A ENTRADA PARA AS DROGAS DURAS É O 'TRAFICANTE', E NUNCA A MACONHA! as novas gerações vão comprar maconha - porque é proibido plantar - e, embalados muitas vezes pela cachaça, acabam indo na onda e comprando o que tem. essa é a real. a glo diz que 'o traficante incentiva o consumo de crack'. leia, repasse. materia global prova que porta de entrada para drogas duras - crack e oxi - É O PROIBICIONISMO, que ela historicamente defendeu.

    http://g1.globo.com/videos/jornal-nacional/t/edicoes/v/jornal-nacional-flagra-venda-de-drogas-no-recife-antigo/1618087/

    ResponderExcluir
  28. o Rock morreu e o enterro foi colorido... muito triste isso :'(

    ResponderExcluir
  29. manda todo mundo pro inferno

    ResponderExcluir
  30. Rock morreu somente para os que acreditam que eventos como este representam o Rock. Tem milhares de bandas fazendo som de qualidade mundo a fora, é só procurar que encontra bandas de qualidade, e outra, o período dos anos 60 e 70 existem centenas de milhares de discos de qualidade que a maioria nunca ouviu (eu sou um deles), estou com 500 gb de cd´s e ainda é muito pouco, a internet salvou o rock, só questão de procurar....

    ResponderExcluir
  31. só discordo em relação ao Elton John. Convenhamos que o cara manda muito no som. e não tem como dizer que não é rock. não é pq não tem uma guitarra distorcida que não é um rock de qualidade. Mas agora.. shakira, rihanna, claudia leite. Isso realmente é uma vergonha pro festival, considerando todos que ja passaram por ele.

    ResponderExcluir
  32. ridículo, eu, meu pai, nossos amigos e parentes nem vamos mais, queremos maryjane e um bom rock, pegamos o dinheiro dos ingressos e vamos fazer uma festa aqui em Blumenau mesmo hehehe \o/

    ResponderExcluir