quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Encontro – Ayahuasca e o Tratamento da Dependência! [Portas da Percepção Ed. 132#]

Galera,

Um passo à frente na discussão dos enteógenos está prestes a ser dado no Brasil. Sim, semana que vem será realizado em São Paulo o evento “Ayahuasca e o tratamento da dependência”, organizado por Beatriz Labate, Marcelo Mercante, Edward Macrae e José Magnani com amplo apoio.

 

Recentemente, em São Paulo, a ABLUSA (Associação Beneficente Luz do Salomão), liderada pelo médico psiquiatra Wilson Gonzaga (antigo mestre da União do Vegetal) realizou um trabalho ajudando dependentes de “drogas” moradores de rua. Neste processo de ajuda, dentre outras assistências e resgates da dignidade, eram ministradas sessões de ayahuasca para alguns moradores, contribuindo para a superação da farmacodependência e para a melhoria da qualidade de vida destas pessoas.

 

 

O pesquisador Marcelo Mercante, um dos organizadores do evento, acompanhou a pesquisa e produziu, a partir daí, o artigo: “Ayahuasca, dependência química e alcoolismo”.

 

Aqui no Portas da Percepção temos observado, desde o início, o potencial terapêutico de determinados enteógenos, em contextos específicos, e como contribuem para a desterritorialização e renovação de perspectivas, transformação de condicionamentos daninhos e realização do processo de individuação. De acordo com editores do Psychedelic Review (citado no artigo acima) existem resultados do tratamento com psiquedélicos que indicam que estas substâncias “parecem ser agentes efetivos no tratamento de alcoólatras crônicos que têm sido recalcitrantes em relação à qualquer outra forma de tratamento”.

 

O evento será realizado de 12 a 14 de setembro no Anfiteatro do Departamento de Geografia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo (USP).

 

Vemos com entusiasmo o evento em questão com votos de que o mesmo seja um enorme sucesso!

10 comentários:

  1. É impressionante. Naturais sempre ajudam a livra dependentes das químicas. Maconha x Cocaína, Ayhuasca x Álcool. Cogumelos tmbm devem aparece por ai...

    ResponderExcluir
  2. o projeto é bom pra quem ja pensou em se livrar do vicio, ja é uma força pro dependente tomar uma iniciativa de bota a cara pra brigar com a a abstinência.. sem dúvidas o poder dos enteógenos com sessôes diárias de "mete fogo no barato" aumenta a porcentagem de livra o doidao das químicas..

    ResponderExcluir
  3. eu estava lendo um livro, que dizia que antigamente era bastante comum, alcoolatras serem trados com LSD.

    ResponderExcluir
  4. só tem um probleminha...um dos principais grupos que usam a ayuhasca em rituais é comandado por um demagogo hipócrita completamente conservador e reacionário, que insanamente tem levantado a bandeira da proibição de todas as drogas, inclusive organizando passeatas (obviamente mal sucedidas) pelo proibição total ,destacadamente da erva, é claro (só pode ayuhasca, a velha história: poder e controle).
    Não cito o nome da organização e do sem carater por trás dela pq estaria ajudando a divulgar esse pilantra, mas quem é do meio sabe muito bem de quem to falando.E falo todas essas coisas pq acredito que devemos manter o foco da causa pela legalização absoluta da erva, e tomar muito cuidado com a associação com essas outras frentes. Mesmo pq eles já obtiveram os resultados pretendidos no que diz respeito ao uso ritualístico da ayuhasca, mas acho que infelizmente o ponto de vista e os objetivos deles são bem diferentes da longa batalha que nós temos pela frente: a legalização do cultivo doméstico e uso pessoal e recreativo da canabis.
    Fora isso somos todos irmãos e companheiros de luta pela liberdade.
    Paz e respeito.

    ResponderExcluir
  5. Faz muito sentido.. criar centros de recuperação de alcoólatras com enteógeno é um grande passo para outros.. força !

    ResponderExcluir
  6. verdade, hempadão fica atento tem muitos ayahuasqueiros que falam que a maconha foi "negativada" segundo eles e por isso deve ser mantida proibida. mas o ayahuasca em si não é mal

    ResponderExcluir
  7. Que isso gente! Essa coisa toda com a maconha é exceção dentro da religiosidade ayahuasqueira. Se muitos não usam maconha, não significa que sejam contra ela.

    Só aquele babaca que é sacaneado pelos Lakota que fala muita merda..

    Ayahuasca é enteógeno.

    Liberdade é a lei.

    ResponderExcluir
  8. foooortissimo, me ajudo muuito, fui toma pra tratar problema com a cocaina e resolveu parei de vez, quando eu fui tomar me falavam q maconha tbm não eram bom, discordo, parei com o pó, mas meu fuminho verde eu não largo ;)

    ResponderExcluir
  9. da esse negocio pros cara num pico , na praia sei la ! fechado em um lugar é muitaa bad , fui toma uns cogu esses dias em casa não aguentei a brisa não , tive q sai pa rua procura um pico com viisu ! ainda bem q do lado da minha casa tem a pedra grande, serra da cantareira aqui em atibaia ! ;D

    ResponderExcluir