quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Festival de Brindes para Blogs Genéricos!? [Adão e Erva #133] Cultura não é Loja!

Já é de praxe na psicologia social a razão natural entre invenção e convenção. Assim se modula a cultura, numa espécie de deslocamento entre vanguardas e gerações. Adão nunca foi surpreendido pela racionalização de sua tarefa, por isso vislumbra no infinito além, muito além, dessa vaga esfera. Ano passado o Hempadão produziu o 1º Festival Nacional da Cultura Canábica, com direito a mais de 100 inscritos em seis categorias artísticas, além de uma festa para entrega de prêmios que contou com mais de mil pessoas, exposição de fotografia e artes, e um show histórico da banda Cone Crew Diretoria além de várias atrações do rap carioca.

 

O festival ganhou destaque na mídia e saiu em diversos portais de notícia pelo Brasil após entrevista dos organizadores para a Agência Estado. O I FENACUCA foi um sucesso. Tanto que a galera achou que ia ter remake, mas não… a iniciativa não tem nada a ver com o Festival feito para promover a produção cultural entre texto, arte e multimídia. Lá de São Paulo veio a ideia do quase homônimo “1º Festival da Cultura Canábica”. Que não pode passar em branco aqui na Hempadão, claro.

 

 

Maconheiro não era um povo dotado de criatividade? Sim, tanto que inventou e convencionou um termo que agora é ideal para título e slogan de qualquer empresa. Mas o maconheiro tá mais pro que adora festa, ou pro que adora o espírito crítico e olho – por mais que vermelho – bem aberto sobre o procedimento de cada convenção? Será que convence? Infelizmente não poderemos presenciar o “Festival”, mas só de acontecer dentro da PUC, já é uma grande notícia – excelente palco para se debater o assunto.

 

O Festival vai contar também com um concurso de Miss 4:20. Sacou? Miss 4:20! O que dizer? Se por um lado chovem blogs de conteúdo canábico altamente duvidoso e publicidade sempre igual, é por esse mesmo lado de significação que correm as interpretações de quem olha e vê. Adão desde o início da humanidade é parceiro da honestidade, por isso mal pode crer.

 

Eu acho, portanto… que o Primeiro Festival da Cultura Canábica já foi, ano passado, e foi Nacional – contando com participação e presença de pessoas de vários estados – e esse ano vai ter de novo! Enquanto em breve vamos anunciar os votos do Juri especial do Miss Marijuana 2011.

 

Em São Paulo o Festival acontece amanha e o preço da Breja e Cachaça são destaque do panfleto virtual. Antes que na roda se promova o Festival de Asneiras Anônimas, vale lembrar que o Hempadão apoia todas as iniciativas originais tanto em relação a blogs quanto eventos. Infelizmente há uma cultura de criação de dezenas de blogs genéricos que servem tão somente para veicular publicidade de determinada loja, e não para movimentar e alimentar a cultura canábica de forma minimamente autoral. A replicação de conteúdos ou mesmo iniciativas acaba por criar uma banalização dos atos e termos que certamente incomoda quem trabalha e vive focado na militância informativa.

 

Encorajamos atos em favor da legalização que aconteçam em todos os lugares do Brasil, de norte a sul, leste a oeste, do beco do rato à esquina da imaginação. Adão tá pronto pra escrever essa história: a Hempada cresceu, cresceu, e alimentou toda uma revolução. No princípio era só Adão e Erva. Seja o que Jah quiser.

16 comentários:

  1. HAHAHAHA!
    Prepara... porque essa galera le o blog mais que vocs msms. Mt gente ve isso aqui, vocês são loks.

    Todo mundo já tá ligado no que rolou nesse bagulho aeeeee. Marketero, tá querendo tirar de boba a nação dos maconhero?

    ResponderExcluir
  2. Ih, olha só, a parada foi proibida!!! http://www.pucsp.br/sites/default/files/pucsp/noticias/Ato_do_Reitor_no_127-2011.pdf

    ResponderExcluir
  3. O Senhor Reitor moiou a PUC!!!

    ResponderExcluir
  4. ai galeraaa mesmo quem nao e alunooo! colem amanha na puc as 4 e 20 avera uma manifestacaao!
    vamo faze barulhooooooo A HORA DE LUTAR CHEGOUU!

    ResponderExcluir
  5. Quem se dá bem é o semente de macumba que prometeu os premios, apareceu com o link no evento, na filipeta... nego é troxa demais.

    Pena que geral ja se ligooww

    ResponderExcluir
  6. 2 reportagens sobre a repressão, vale a pena deixar uma opinião de cidadão
    Assunto: Festa da Maconha que foi proibida de ultima hora, qualquer semelhança com com alguma Marcha, terá sido mera coincidencia??

    http://www1.folha.uol.com.br/colunas/gilbertodimenstein/976200-a-festa-da-maconha-na-puc-e-um-problema.shtml

    http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/976159-reitor-da-puc-sp-suspende-aulas-para-evitar-festa-da-maconha.shtml

    ResponderExcluir
  7. todo ativismo é válido.. o texto é claro, mas soa como inferiorização o termo genérico aqui citado, meo brother.. saúde e sossego!!

    ResponderExcluir
  8. Válido, é... Mas cada um com seu valor. Uns valem mais, outros menos ;)

    ResponderExcluir
  9. HAa , eu vi isso mesmo pelos grupos do facebook da vida .. soh que não vai nem rolar mais né ! O reitor Gente boa lá acabou com a parada ..

    Mas falando nisso .. E o FENACUCA II vai rolar ?! esse não posso perder !

    ResponderExcluir
  10. eu acho que a arte deve se propagar, não importa como

    ResponderExcluir
  11. O Hempadão no começo lutava pela causa, agora luta pela 'fama', lamentavel.

    ResponderExcluir
  12. Que bom que a cultura cannabica está crescendo! Que ruim quando não se dão ao trabalho de fazer algo criativo, afinal, a cannabis ajuda nisso, não é?

    De qualquer modo, mesmo com os problemas, acredito que devemos saudar a iniciativa. Espera-se que os organizadores na próxima possam mandar ainda melhor e fazer conexões com os eventos já existentes ou então criar novas marcas.

    Abraços,
    Fernando Beserra

    ResponderExcluir
  13. hsuhaushuas .. Essa é boa. Neguim copia geral e cola e ainda acha que tem razão. Pelo menos quando copiar algo em algum lugar, que ponha a fonte de pesquisa. É chato ver um maconheiro sem criatividade! Geral já se ligou! né?
    Criatividade galera.

    ResponderExcluir
  14. Adão - o primeiro,
    temo participar da roda de Asneiras Anônimas,
    mas a ti me dirijo
    ao auge de seu poder criativo
    para dizer… Que sim, o I FENACUCA
    foi um sucesso. Vi, mesmo que com
    olhos vermelhos e cansados, vindos de
    outro estado, sua magnitude histórica.

    Infelizmente, diferente daqui,
    do Vosso espaço de conteúdo inquestionável e
    publicidade variada, como sugeres,
    existem blogs "veiculadores de publicidade,
    que atrapalham aqueles que
    trabalham,
    focados na militância".

    Assim como vossa Senhoria,
    desde o princípio, Adão,
    encorajo todos os atos em favor
    da legalização, em qualquer lugar
    do Brasil, não só em minha casa,
    mas até no beco do rato. Mas, diferente
    de Vós, nunca trabalharei com um prazer.

    E, preciso partilhar, humildemente,
    palavras sussurradas a mim,
    não se enciúme,
    por Erva…
    "o que nos incomoda, é o defeito que temos."
    Acompanho a tempos o Hempadão,
    desde antes da publicidade ser maior que o logotipo,
    e percebi a evolução da coisa. Acho que foi mesmo
    o sucesso do Fenacuca - pois quase invejei o efêmero poder,
    de me sentir no Hall dos Pioneiros…
    de uma planta mais antiga que eu :)

    ResponderExcluir